placardpt
    Benfica empata em Guimarães

    Vitória tirou flow ao líder

    O Benfica voltou da pausa para o trauma do primeiro deslize. Depois das 13 vitórias consecutivas, o primeiro empate. Este sábado, no «vulcão» de Guimarães, o líder nunca viveu confortável perante um Vitória SC que soube emprestar ao jogo a estratégia e a atitude correta. 

    Proibido transitar pelo centro

    A pausa quebrou o flow do líder. Essa é uma contestação inegável. Roger Schmidt tinha alertado para essa possibilidade, depois de uma série imaculada, ainda que também tenha destacado a importância do descanso. Mas foi um Benfica longe do fulgor de outras tardes/noites esta temporada, aquele que se apresentou em Guimarães.

    Desde logo, por mérito do Vitória SC. Moreno percebeu onde morava o perigo encarnado e, por isso, usou da melhor estratégia que tinha: povoar o meio para «tirar», sobretudo, Enzo Fernández e Rafa Silva da equação de qualquer perigo; e funcionou, porque nem um nem outro conseguiram ser decisivos num D. Afonso Henriques em ebulição. 

    E se esses se apagaram, André André e Tiago Silva subiram a protagonistas. Os dois médios vitorianos foram os «tampões» de serviço à frente de uma linha defensiva que teve em Ibrahima Bamba outros dos impenetráveis. 

    Sobraria, pensou Roger Schmidt, o talento individual para resolver os problemas causados pela equipa da casa. Já tinha sido assim noutras ocasiões. Mas nem esse sobrou às águias, porque se Rafa foi anulado, João Mário, David Neres e Gonçalo Ramos viveram apagados de um jogo que nunca lhes pertenceu.

    Desperdício vitoriano

    Com tamanha dificuldade para criar jogadas de envolvimento à frente, o Benfica pode resguardar-se na fortuna por não ter saído de Guimarães com a primeira derrota da temporada. Sobretudo na primeira parte, o Vitória foi perigoso.

    Só nos 25 minutos iniciais, cinco bolas ameaçadoras para Vlachodimos. Jota foi o primeiro, aos quatro minutos, com um remate que passou ao lado; aos 15, Zé Carlos meteu a «quinta» e criou espaço para Nélson da Luz tentar a sorte. Seguiu-se perigo na sequência do canto e, aos 22 minutos, Bamba aventurou-se no ataque, tirou dois benfiquistas do lance, e serviu Jota para um desvio de cabeça perigoso.

    Momento crítico aos 72

    O Vitória ficou, por tudo isso, a dever a si próprio outro resultado. Perigo efetivo do Benfica só aos 41 minutos, quando Rafa até contornou Bruno Varela, mas perdeu-se no exercício do raciocínio. Por essa altura, porém, já o líder se tinha recomposto em parte, não permitindo, pelo menos, que a equipa da casa «cheirasse» zonas proibitivas.

    Mas foi pouco, muito pouco de uma equipa que chegou à cidade-berço com o lastro da perfeição na época. E ainda que o início de segunda parte tenha provado que o Vitória estava menos perigoso, o Benfica não parou de sofrer. Aos 72 minutos teve de viver com a sombra de uma grande penalidade, depois de Rui Costa assinalar falta de Vlachodimos sobre Safira. O VAR interveio e a decisão acabou revertida.

    Na cartada final, Schmidt tentou surpreender. John Brooks, central de profissão, foi arma de recurso à frente. Ainda foi a tempo de servir Draxler no derradeiro lance do encontro, mas o alemão - apagadíssimo - atirou para a bancada. 

    U Sábado, 01 Outubro 2022 - 20:30
    Estádio D. Afonso Henriques
    Rui Costa
    0-0
    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 8
    A Chave

    Minuto 72. Rui Costa assinala grande penalidade a favor do Vitória. A equipa de Moreno viu uma oportunidade de ouro para chegar ao golo, mas após consultar as imagens, o árbitro da partida reverteu a decisão. Lance difícil que seguramente vai fazer correr tinta.

    O Árbitro

    Rui Costa quis segurar o jogo desde cedo e, com isso, tornou-se demasiado interventivo. Apitou em demasia e não permitiu que o jogo ganhasse a fluidez que o Vitória até queria emprestar. Aos 72 minutos assinalou grande penalidade por falta de Vlachodimos sobre Safira, mas o VAR interveio e a decisão foi revertida. Antes, um lance entre Florentino e André André também causou protestos, sendo que ambos os lances poderiam ter sido ajuizados de forma diferente.

    O Melhor
    Que ambiente!

    Guimarães, mais concretamente o D. Afonso Henriques, tem fama de fervor clubístico, mas a coreografia preparada para a receção ao Benfica elevou o ambiente na casa vitoriana para outro nível. Foi um clima de jogo grande, indiscutivelmente.

    O Pior
    Até quando, Enzo?

    Enzo Fernández é um craque. Disso ninguém tem dúvidas. Mas o internacional argentino precisa de descansar, algo que Roger Schmidt não parece estar disposto a conceder. O médio joga, joga e joga e a qualidade de jogo começa a ressentir-se. 

    Forma
    Vitória SC
    2022/2023
    12J
    5V
    3E
    4D
    11-9G
    Benfica
    2022/2023
    14J
    13V
    1E
    0D
    35-6G
    Sabia que...by playmaker stats
    E ao 14.º jogo o Benfica não consegue vencer uma partida.

    O ciclo vitorioso das águias foi interrompido e não foi possível quebrar o recorde Sven-Goran Eriksson de 1982 com 15 triunfos nos primeiros 15 jogos da época.
    Tal como na época passada, o Benfica depois de 7 vitórias consecutivas na Liga, perde os primeiros pontos à 8.ª jornada:
    Benfica 0-1 Portimonense (2021/22)
    Vitória SC 0-0 Benfica (2022/23)
    15 jogos depois o Benfica volta a ficar em branco.

    Não acontecia desde o jogo do título do FC Porto na Luz (0-1).
    Os vimaranenses há 7 anos e meio que não travavam os encarnados em casa. Em 2014/15, a igualdade a zero bolas deu o bicampeonato ao Benfica à 33.ª jornada.

    O Vitória SC não vence o Benfica há 10 anos para a Liga Portuguesa.
    O Benfica que vinha de uma média de 20.7 remates/jogo, e que em duas jornadas cifrou o recorde da Liga com 29 remates, só consegui fazer 6 remates.

    Este registo de 6 tentativas de golo é o pior das águias desde 2020/21, quando empatou 1-1 vs FC Porto
    Até à 7.ª jornada o Benfica tinha uma média de 11 faltas por jogo, esta noite fez 22 faltas.

    É o segundo pior registo de uma equipa num jogo da Liga bwin 2022/23:
    23 Famalicão
    22 Benfica
    22 Arouca
    22 Santa Clara
    O Vitória SC está na melhor série sem perder na Liga bwin 2022/23, com dois empates e uma vitória.

    Em 6 jogos nesta temporada, os vitorianos só sofreram um golo do Casa e que ditou a única derrota no D. Afonso Henriques.

    Fotografias(36)

    Liga BWIN: Vitória SC x Benfica
    Liga BWIN: Vitória SC x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Drifter4
    2022-10-02 16h45m por Minnowkr
    Os resumos da sportv e da VSPORTS no youtube, utilizam as mesmas imagens, e desde sempre que só mostram lances os que foram assinalados, isto é válido para todos os clubes e já há muitos anos que é assim.
    TH
    MisticaEncarnad a
    2022-10-02 16h26m por TheColorBlue
    Contornaste a questão muito convenientemente, desculpa lá. Consegues ser muito correcto em muita coisa, mas repara, se tu estás no teu direito de referir o Salah e o Neymar, para te dar legitimidade para "não defenderes o Taremi", porque não gostas de simulações, porque não referes o Jonas ou Di Maria? Também podia dizer o JVP ou o Dominguez ou o Deco ou o Hulk, já agora.

    Agora, ser isento é uma coisa. Dizer coisas politicamente correctas para branquear mensagens sublim...ler comentário completo »
    Dragonkiller
    2022-10-02 15h46m por MisticaEncarnada
    Acontece muito raramente haver um penalty a favor do Benfica que eu ache que seja mal assinalado mas acontece por vezes (está no sangue do jogador de futebol) tentar simular algum e os árbitros, E BEM, na grande maioria das vezes (aqui tenho de aplaudir os árbitros nesse aspecto) não vão na cantiga das simulações.

    Nota: falo muito poucas vezes de arbitragens porque na maioria dos casos a equipa que está pior não ganha e como não falo de arbitragens no que toca a rivais também ...ler comentário completo »
    Dragonkiller
    2022-10-02 15h36m por MisticaEncarnada
    Olha, falando do Taremi, eu não o defendia. Não o ataco porque não faz muito parte da minha "natureza" mas não o defendo. Eu não gosto de jogadores que jogo sim jogo sim simulam faltas. "Jogo sim jogo sim" é uma forma de expressão, com alguma regularidade, vá. Dou-te um exemplo, até acho o Salah um jogador muito bom e já foi melhor só que não gostava das simulações. Igual falando do Neymar e gosto bastante dele. Não sou fã, não gosto, fica mal e se estiver a ver TV falo mal se um jo...ler comentário completo »
    Dragonkiller
    2022-10-02 15h25m por MisticaEncarnada
    Andaram todos na mesma escola, quantas vezes ouviste um treinador dizer que uma decisão de arbitragem beneficiou a sua equipa? Lembro-me uma vez do Mourinho dizer que o Real Madrid foi beneficiado contra o United quando ele lá estava mas isso comparando com as centenas de vezes que ele já se queixou da arbitragem são peaners, como dizia o outro.
    Só o homem ter uma postura de jeito a falar e dizer por miúdos que o Benfica não jogou nada já não é mau. Não é muito frequente.
    2022-10-02 13h45m por EagleRebornOnceMore
    Mas o que é que o comportamento fora de campo tem a ver com o comportamento dentro dele? Nada. A falta de seriedade refere-se às simulações constantes, não a opiniões políticas. Mas pronto, quem branqueia isso e ainda ataca o Jonas (é uma lata e ignorância sobre a quais não me pronuncio senão o zerozero passa-me o lápis azul) está apresentado. É este o ponto que me faltou referir no comentário ao Ultras- é por isto que o Benfica pode ter à equipa do City e o Porto a do Vizela que não ganha ...ler comentário completo »
    . . .
    2022-10-02 13h28m por rayman
    Que ambiente ontem! É de facto um privilégio nascer vimaranense e vitoriano. A coreografia no início do jogo foi arrepiante. Clube sem igual em Portugal.
    Só faltou a vitória (pela superioridade durante os 90 minutos e o penalti que ficou por marcar sobre o André).
    Destaque para o Bamba e Zé Carlos (dois craques) e o Afonso Freitas (depois de dois jogos tremido, meteu o Neres no bolso).
    Grande respeito pelo Roger Schmidt. O treinador do "maior de Portugal" (ontem foi ...ler comentário completo »
    Cavalheiro
    2022-10-02 13h05m por amo-te-vitoria
    "Ganhámos 1 ponto"
    As palavras do treinador adversário de ontem resumem o jogo. Já agora, parabéns pela honestidade e cavalheirismo, coisa rara no futebol português.
    Num ano de desinvestimento gritante e de óbvia transição, tenho um orgulho enorme dos nossos miúdos que estiveram sempre confortáveis em jogo e dominaram tacticamente o adversário, tendo tido mais lances perigosos que a equipa visitante.
    Não vou falar de arbitragem, porque o lance do André André é tão obvio, que doi.
    Ultras-__FCP
    2022-10-02 12h55m por MisticaEncarnada
    A questão é que não são os "nossos" árbitros. Vejam jogos da Premier League regularmente e vão começar a gostar mais das nossas arbitragens, é o que vos digo. A diferença é que aqui se um dirigente fala de árbitros e incendeia a praça pública apanha 500 euritos de multa, lá se um treinador (já nem falo dirigente) fala alguma coisa leva 40 mil ou 50 mil libras de multa e nem é preciso ser muito grave. Se isso fosse implementado aqui garanto-te que alguns dirigentes dos 3 grandes não acabavam...ler comentário completo »
    Para Inglês Ver
    2022-10-02 12h28m por batenarede
    Não sei porque insistimos em continuar a seguir esta liga miserável. Os casos sucedem se e esta mais que visto que o campeonato este ano está entregue.
    O única piada é acharmos os treinadores estrangeiros sempre mais sérios ate que surge um penalti claríssimo e ai ele já fica caladinho.
    BITW
    2022-10-02 12h03m por TheFCPorto
    Mas é possível que o Porto use o antídoto que tem usado nos jogos grandes, recuando (em alguns momentos do jogo) o Uribe. Só achei interessante o uso da linha defensiva tão avançada, mas claro que o Porto iria dar mais espaço entre linhas. Ainda assim acho que recuando um pouco o Uribe (focado no Rafa), mas mantendo uma pressão alta da linha média (com Eustáquio e Otávio a não deixarem Florentino e Enzo construir tranquilamente) e avançada, o Porto pode fazer mossa com recuperações no meio...ler comentário completo »
    BITW
    2022-10-02 11h38m por Minnowkr
    Não digo que não possas ter razão, mas na minha opinião o que ontem o Schmidt viu foi que jogadores como Rafa, João Mário, Neres e Ramos estavam completamente abafados, não estavam a produzir nada ofensivamente e tentou colocar jogadores mais físicos, e apostar num futebol mais direto mas mesmo aí o Vitória limpou praticamente tudo. . Acho que foi uma visão muito prática do nosso treinador, fizemos um mau jogo, não estávamos a conseguir mudar nada, mas num lance para a área com este tip...ler comentário completo »
    Rui Costa. . .
    2022-10-02 10h28m por pedro_23fixes
    É o arrioz do costume, faltas onde há não marca, onde há deixa seguir, amarelos por sopros, passa em claro agressões etc. . .
    É o normal neste árbitro.
    A. A efetivamente tem 2 lances que podem ser passiveis de amarelo e no caso seria o 2o, mas amarelo que leva é questionavel, depois há N jogadores que levaria amarelo por faltas também e em alguns casos em 2 ou 3 lances, logo se formos ver por ai talvez houvesse expulsões dos 2 lados.

    Depois os lances...ler comentário completo »
    Benfica. . .
    2022-10-02 10h18m por AmoFutebolAmoSLB
    Somente quem não vê os jogos é que pode ficar surpreendido com o que (não) aconteceu ontem.

    De alguns jogos a esta parte, o SLB tem sido uma autentica nódoa dentro de campo. . . a exceção foram o jogo frente ao Marítimo, no Bessa e a segunda parte frente à Juventus. . . tudo o resto é um "Valha-nos alguém que nos acuda. . . "

    E escrevo mais. . . se tivéssemos as arbitragens do ano passado, em que a cada 10 grandes penalidades claras, foram marcadas apenas 1...ler comentário completo »
    Benfica - parte 2
    2022-10-02 09h55m por TheFCPorto
    Acresce que parece que apenas tem um plano A. Pensava que seria inevitável colocar um segundo avançado ao lado do Ramos, mas Schmidt só fez isso quando colocou o Brooks (parece uma substituição à tugão) a ponta de lança.
    Quando falamos em plantéis, é unânime dizer que o do SLB é o melhor do campeonato, mas quando olho para os jogadores que entraram são um claro downgrade a quem lá estava.
    Benfica
    2022-10-02 09h39m por TheFCPorto
    Fica a ideia de que pode ser "fácil" travar este Benfica: usar a defesa alta com especial atenção a Rafa (o único que explora a profundidade com diagonais perigosas); manter as linhas bem juntas, ocupando principalmente o espaço interior (a tendência do Benfica passa a ser procurar as alas para cruzar, mas tendo 3 centrais vs Gonçalo Ramos, a tarefa torna-se vantajosa para quem defende).

    Fica também a ideia de que se deve explorar a ala esquerda do Benfica (por exemplo, um Pe...ler comentário completo »
    SLB
    2022-10-02 04h09m por moumu
    Bom resultado para a concorrência, tudo em aberto na liga!
    Este árbitro
    2022-10-02 04h06m por luisFilipe791
    Tal como muitos outros, estragam jogos por pequenos promenores, o André André andou o jogo todo a queixar se, e nunca levou o segundo amarelo, o Rafa num lance vai ter com o árbitro, queixa se, e leva amarelo, aqui não teve igualdade, o André André, leva amarelo numa falta que faz, e continua a queixar se, e em outros lances que nem esta envolvido, volta novamente a queixar se, e nada, são estes promenores que estragam um jogo, os árbitros devem ir para os jogos, com medo, que a...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2022-10-02 03h24m por Ultras-__FCP
    O pessoal não entende que não há maldade nos erros, só incompetência mesmo. Os nossos árbitros são horríveis, muito fracos mesmo, acho que a formação dos árbitros merecia outro tipo de investimento.
    Benfica
    2022-10-02 02h46m por Footblu
    Mais uma vez os árbitros a dar uma mãozinha. . . . . . inacreditável como não se marca a grande penalidade sobre André André.
    Cultura Portuguesa
    2022-10-02 02h25m por MisticaEncarnada
    A culpa do nosso insucesso é sempre dos outros, neste caso os árbitros. Se o nosso clube não for campeão a culpa é dos outros.
    Quanto ao lance do Florentino, era penalti, o VAR deveria ter intervido. Do jogo não falo que não vi. Disseram-me que o Benfica jogou mal.
    Já agora, o problema do Benfica não é as pausas, não é ir a Guimarães jogar fora, é a Liga dos Campeões daqui a dias. É preciso é matar o coiro em campo nesse jogo para daqui a 1 ou 2 anos estarem a ganhar 5...ler comentário completo »
    Diegocisse
    2022-10-02 02h15m por tiagoferreira349
    O Natal está a chegar, aproveite para pedir ao pai Natal duas palas e uma carroça.
    Tenha uma boa noite.
    EagleRebornOnce More
    2022-10-02 02h14m por Ultras-__FCP
    Ainda é muito cedo para fazer previsões, acho que o jogo no Dragão vai ser importante, porque em caso de vitória ficamos em igualdade pontual e vocês ainda têm o Braga e o Sporting na primeira volta, agora é preciso ganhar, porque também pode acontecer o Benfica sair do Dragão com mais 6 pontos, ou sair do Dragão com a tabela igual. Eu não acho que o Porto tenha equipa para ganhar o campeonato este ano, mas adorava estar errado.
    DI
    Tiagoferreira
    2022-10-02 02h13m por DiegoCisse
    Para analisar esse temos de puxar a fita atras: o jogador envolvido nesse lance, Andre Andre ex-Porto, faz duas faltas passiveis de cartao amarelo quando ja havia sido admoestado com um anteriormente.


    Claramente ja nao deveria estar em campo nessa altura.
    Ultras
    2022-10-02 02h13m por tiagoferreira349
    É com cada comentário de gênio que as pessoas no passar do anos ainda não aprenderam que o campeão só se começa adivinhar normalmente a 3 jornadas do fim. É bruxos e bruxarias a começar pela comunicação social.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Tiago Araújo, ala esquerdo português de 23 anos, vai desfalcar o Estoril Praia no que falta disputar da temporada, depois de se ter lesionado frente ao Chaves (2-2) e ter ...