placardpt
    àguias batem Boavista nos penáltis

    Benfica escala, mas o castelo ainda está longe...

    Foi um Benfica feliz o que, seis anos depois, assegurou novo regresso à final da Taça da Liga. Porém, não se pode dizer que tenha sido melhor do que o Boavista, que até tinha mais baixas e maiores problemas, mas que se agigantou, como nos velhos tempos, para disputar o jogo de igual para igual e para o levar para os penáltis. Aí, o desacerto das panteras foi maior e os encarnados seguiram em frente. Mas terão de jogar bem mais para ganharem o troféu. O castelo em Leiria está mais perto de ser conquistado, se bem que ainda faltam... muitas melhorias.

    Cebola para cozinhar a final

    Nem Veríssimo, nem Petit tinham todos os ingredientes para este jogo. As seleções tiraram alguns, as lesões e a Covid-19 tiraram outros, mas houve bastante sal e pimenta para um jogo bastante saboroso e condimentado. Os maiores problemas estavam na muito remendada defesa do Boavista, onde faltavam muitos dos habituais titulares.

    Curiosamente, neste paralelismo com alimentação, seria Nathan, um dos habituais titulares, a meter água. Aproveitou-a Everton, o Cebolinha, que não vacilou na finalização.

    Morato começou muito bem, mas fez penálti ©Catarina Morais / Kapta +
    Pensava-se, numa plateia com muito mais benfiquistas, embora com muito mais ruído boavisteiro, que a diferença de forças seria mais acentuada, mas Arouca foi há poucos dias e não pareceram ter sido aprendidos, por parte do Benfica, os erros aí cometidos que fizeram com que, numa exibição muito sofrível, a equipa se pusesse a jeito.

    Aconteceu igual, só que com a diferença de o adversário ser mais competente. Numa primeira parte onde as águias tiveram, a espaços, alguns bons momentos, as panteras responderam com muita vontade (que o jogo era bastante especial) e com uma estratégia correta, a pressionar a saída de bola das águias. Quando esta chegava ao trio de meio-campo (Weigl, João Mário e Paulo Bernardo personificaram o 4x3x3 que Veríssimo parece querer adotar), o problema era menor, mas nem por isso acabava: a pressão boavisteira era boa, doseada e incómoda.

    Não deu frutos nesse primeiro tempo, mas percebia-se que estava longe de ser um assunto resolvido para o Benfica. Nem lá perto...

    Luís Santos foi novidade à direita e fez jogo em crescendo ©Catarina Morais / Kapta +
    A segunda parte começou com um erro de Morato, muito bem aproveitado por Musa - mais uma bela exibição. Do penálti, surgiu o golo, e toda a ementa ganhou outra cor. Surgiu água na boca de quem via duas equipas niveladas em campo, bem diferente dos milhões que as diferenciam no papel.

    Grande Boavista, até aos penáltis

    Nélson Veríssimo demorou pouco a mexer e a mudar, pois precisava de fazer algo de diferente para espevitar. Só que, tal como nas bancadas, também em campo o entusiasmo estava todo de um lado e a pressão toda do outro. Vinham alguns assobios do lado dos adeptos benfiquistas, muita boa vibração do outro e, como tal, havia uma nuvem psicológica de tons diferentes.

    Boavista foi mais forte na segunda parte ©Catarina Morais / Kapta +
    Ora, o treinador do Benfica mexeu duas peças e alterou para 4x4x2, juntando Ramos a Yaremchuk. A equipa passou a explorar mais o jogo exterior, largando o jogo interior (de ontem tinham saído os tais bons momentos no primeiro tempo), e referenciou Grimaldo e Everton para os cruzamentos, só que o Boavista, com a tal moral em alta, tinha muito mais certezas nos duelos e dividia-os com afinco, anulando com relativa facilidade a maior qualidade técnica do adversário.

    Por isso, e também porque a equipa nunca deixou de ter coragem e fibra para atacar, as melhores oportunidades depois do empate foram das panteras, que viram Vlachodimos negar-lhes uma ambição bem real.

    Nos últimos minutos, a equipa de Petit congelou o jogo, impedindo um assalto final que parecia estar finalmente a acontecer por parte das águias, e levou o jogo para os penáltis.

    Também aí não se pode falar de um Benfica menos errático, só que o Boavista foi mais e acabaram por ser os encarnados a chegar à final... onde terão de jogar muito mais para vencer.

    U Terça, 25 Janeiro 2022 - 19:45
    Estádio Dr. Magalhães Pessoa
    Fábio Veríssimo
    1-1
    Everton 16'
    Gustavo Sauer 53' (g.p.)
    Estádio Dr. Magalhães Pessoa
    Lotação23 888
    Medidas105x68
    Inauguração1958
    FaseMeias-Finais
    Lances Capitais
    16´
    GOLO Benfica!
    Everton marca
    Everton marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    Everton marcou o seu 13º golo na equipa (78 jogos)
    53´
    GOLO Boavista
    Gustavo Sauer marca de grande penalidade!

    Gustavo Sauer marca o seu 4º golo na prova (4 jogos)
    Gustavo Sauer marcou o seu 12º golo na equipa (97 jogos)
    A Chave

    Intervalo fez bem: não estava a ser uma mau Boavista, nem lá perto, mas a mensagem ao intervalo veio cheia de riqueza, o golo ajudou e os axadrezados ameaçaram, e de que maneira, a reviravolta.

    O Árbitro

    Arbitragem com alguns percalços momentâneos, mas bem nos lances capitais. Podia ter dado mais tempo de compensação.

    O Melhor
    Que bom ver-te, Boavistão

    Sem as armas de outros tempos e também sem várias boas armas deste plantel, o Boavista bateu-se de forma fantástica e abrilhantou bastante a meia-final, não ficando qualquer sensação de ter sido inferior ao seu adversário. Excelente prestação, juntamente com os seus adeptos, a demonstrarem que este é um grande clube, que até pode estar algo adormecido, mas que tem condições para mais.

    O Pior
    Divórcio evidente

    Tirando um grupo de adeptos que foi cantando, quase como que em missão obrigatória, a larga plateia benfiquista permaneceu silenciosa durante quase todo o jogo. Zero entusiasmo. É óbvio que um adepto não tem de ir para o estádio cantar, mas é evidente que não há ligação nenhuma nesta altura. Nota para quando Luisão, na ida para os penáltis, pediu o apoio da bancada... e nada recebeu.

    Forma
    Benfica
    2021/2022
    35J
    22V
    7E
    6D
    78-35G
    Boavista
    2021/2022
    25J
    7V
    11E
    7D
    32-36G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Boavista perdeu os 2 desempates por grandes penalidades que disputou na Taça da Liga
    Em 6 desempates por grandes penalidades na Taça da Liga, o Benfica venceu 5
    Benfica é o 1.º finalista da Taça da Liga: 8.ª final dos encarnados na prova - venceram as 7 finais que disputaram

    Fotografias(35)

    Allianz Cup: Benfica x Boavista (Final Four / Meia-Final 1)
    Allianz Cup: Benfica x Boavista (Final Four / Meia-Final 1)
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    BOAVISTA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Problemas do Benfica
    2022-01-26 14h08m por estaramosold
    Os problemas que existiam desde o tempo em que Rui Vitória foi embora continuam lá todos, com o acréscimo de outros que vieram acumular.

    Gestão desportiva inacreditável, como é possível que Rui Costa, que era supostamente o tipo que percebia alguma coisa de futebol na direção de LFV tenha chegado a Presidente com o tipo de gestão desportiva que se fez nos últimos anos no Benfica.

    Um plantel de milhões que não joga a ponta de um corn*.
    Nesta época o ún...ler comentário completo »
    pormenortatico
    2022-01-26 13h02m por fcpinvicta
    concordo que ele tenha de sair, o Sporting normalmente estaria a 15 pontos do Porto. e já agora fora Pinto da Costa, uma vergonha só estar 6 pontos à frente deste Sporting. Acho melhor n haver jogo no Dragão, capaz do Paulinho marcar um hat trick e sermos goleados pelo colosso
    PO
    Quando se lê slbs
    2022-01-26 11h54m por PORTOTUGA2
    A "insurgirem-se" com rivais por causa da péssima equipa que é actualmente e dizerem as verdades, custa perceber que uns poucos slbs conseguem ver a floresta em vez da árvore. . . por isso os slbs na sua maioria são considerados diletantes. . . por isso o slb é, de facto, uma casa a arder.
    Boavista
    2022-01-26 10h45m por reginacosta
    😢 mereciamos a final.
    Adeptos mereciam uma alegria.
    Parabéns pela prestação.
    JS
    Para todos os Benfiquistas
    2022-01-26 10h21m por jsilva77
    Que falam de arbitragem . . . Conspirações . . . Esquemas . . . Covid . . . Lesões . . . E afins, estaria bem mais preocupado com as fracas exibições da equipa, a falta de dinâmica, a falta de querer . . . Isso para. mim seria bem mais preocupante, enquanto se refugiarem em desculpas e não na realidade do que se (não) se passa dentro do campo, estarão sempre mais perto do fracasso e a depender de um fator que faz parte do jogo, mas não pode ser quase exclusivo . . . Sorte . . . De ...ler comentário completo »
    Só vi a 2 parte
    2022-01-26 09h15m por Shadows
    E gostei do que vi do Boavista. Fez um bom jogo, mais remates, mais oportunidades, mais tudo. . . Petit preparou bem o jogo, o Boavista merecia mais.

    Do Benfica o que vi foi mais do mesmo. Uma equipa sem ideias, sem atitude, sem intensidade, uma equipa muito dependente das individualidades. Independentemente do adversário da final (Sporting ou Santa Clara) muito dificilmente o Benfica a jogar desta forma ganha a Taça da Liga.
    10 anos à frente. . .
    2022-01-26 08h49m por AcaroInformatico
    Na verdade, são somente 4 anos à frente. . .

    Para quem não se lembra, ou anda por cá há pouco tempo. . . há muito eu escrevi, que enquanto não saírem aqueles que queimaram o Rui Vitória e o B. Lage, o SLB nunca mais ganha nada. Escrevi isto quando saiu o Rui Vitória e mais convencido fiquei quando saiu o B. Lage e algures até escrevi, que nem JJ ou Mourinho conseguiriam vencer neste SLB.

    Uma equipa que faz uma segunda volta imaculada e é campeã, e depois...ler comentário completo »
    Neste jogo
    2022-01-26 03h30m por champions2004
    A melhor equipa em campo perdeu.
    Já devem de ter saudades do JJ.
    MisticaEncarnad a
    2022-01-26 00h55m por DrierLumber27
    Este plantel, salvo um ou outro jogador, dificilmente se vai valorizar. Aliás, muitos destes atletas estão prontos para ir fazer um último grande contrato para as Arábias ou mesmo caminhar para a reforma. Uma equipa demasiado envelhecida e acomodada a estatutos, que só existem num Benfica sem liderança. Por isso, sim, precisa de haver uma limpeza em grande escala e não só no que ao plantel diz respeito, mesmo que seja a conta-gotas. Mas a verdade, é que não vejo ninguém a mexer-se pa...ler comentário completo »
    DrierLumber27
    2022-01-26 00h21m por MisticaEncarnada
    Gostava de saber que tipo de jogadores que é que se contraria vendendo metade do nosso actual plantel que está altamente desvalorizado.
    Têm de sair 5 ou 6 jogadores no Verão (minha opinião) e entrar 3 ou 4 bons jogadores que entrem de caras no 11.
    Tal como as saídas não vão acontecer todas juntas também não se terão 100 ou 150M€ para construir um plantel novo. Tem de ser gradual, uns da B, 3 ou 4 de fora que valham a pena, aproveitar um ou dois emprestados. . .
    Ganhou, mas não convenceu.
    2022-01-25 23h35m por eduardonlirio
    É um Benfica com falta de muita coisa e dar a volta a isto é complicado.
    MisticaEncarnad a
    2022-01-25 23h32m por DrierLumber27
    Não costumo concordar com o OrgulhoBenfiquista, mas nesse ponto, estou totalmente de acordo com ele. Como é óbvio, não se consegue despachar tantos jogadores num curto espaço de tempo. Mas uns quantos agora e outros tantos depois, dava para ser tudo bem despachadinho. Já tinha dito hoje e volto a dizer, do plantel atual, só ficava com 7 jogadores e só 2 desses 7, seriam titulares
    SO
    O que vale
    2022-01-25 23h26m por Soldado_9
    O que vale é que ganhámos. O que vale é que os que dizem que não jogamos nada jogam tanto que são eliminados pelo santa clara. Tenham mas é vergonha
    R_
    Benfiquistas. . .
    2022-01-25 23h25m por R_Pinto
    Não tenho nada a ver com os 2 clubes, mas aproveitei para ver o jogo. . . Espreito aqui os comentários e vejo os típicos comentários benfiquistas (ou de adepto de clube grande). . . Vocês NÃO jogaram sozinhos! Jogaram contra uma equipa MUITO bem organizada e que fez uma exibição muito boa. A vossa 1ª parte foi até bastante boa e podiam ter ampliado a vantagem, na 2ª o Boavista superiorizou-se. . . Saibam dar mérito ao adversário. Não é só o vosso clube que joga mal. Pelo que vi, até nem...ler comentário completo »
    OrgulhoBenfiqui sta69
    2022-01-25 23h13m por MisticaEncarnada
    Com essa reestruturação toda do plantel ainda ficamos é em 4º no próximo ano. Não
    e preciso mudar assim muito, basta tirar umas primadonas e contratar um bom DC, um bom MC e um extremo com qualidade e que tenha golo. Um MDF também não é mau, só um cego é que deixa ir o Ugarte para o Sporting por 6, 5M€.
    De resto temos alguns bons jogadores mas altamente desmoralizados.
    Imagina um plantel assim (vou aqui meter uns jogadores do Porto e Sporting):
    Vlachodimos,...ler comentário completo »
    Orgulho Benfiquista
    2022-01-25 23h08m por yogamaster
    Entao para ti o Everton e flop? Eu esperava muito dele do que jà tinha visto no Brasil e ainda espero melhorar com um treinador com mais capacidades, agora chamar flop a um extremo com 13 golos e 16 assistencias em epoca e meia sem jogar sempre de inicio parece me absurdo. Fossem todos flops como ele e o Darwin.
    Numa segunda nota acho uma comedia os comentarios Sportinguistas que nao devem andar a ver a sua equipa a jogar ultimamente. O Benfica esta mal mas o Sporting melhor nao esta ...ler comentário completo »
    Se fosse para o campeonato. . .
    2022-01-25 23h01m por rravv
    Eram mais dois pontos de vela. . .
    Benfica muito fraco.
    Verissimo muda, muda mas não há melhoras. . .
    Aquilo está tudo podre.
    A continuar assim vai ficar a 20 pontos como já aconteceu em anos não muito distantes.

    Abraços (des)portistas
    Minnowkr
    2022-01-25 22h59m por MisticaEncarnada
    É sempre arriscado contratar um treinador agora pelo simples motivo de que se a equipa continuasse com as exibições sofríveis e perdesse, por exemplo, na Luz com o Porto na segunda volta e fossemos eliminados pelo Ajax e por aí fora, o novo treinador ia começar a ficar com a corda na garganta ainda nem uma época tinha feito à frente da equipa. A imagem do treinador perante os próprios jogadores ia ficar desgastada. Esse é o principal risco. Sim, porque desenganemo-nos que no Verão não vão...ler comentário completo »
    Benfica
    2022-01-25 22h46m por Somel12
    Primeira parte qb. Segunda terrível. Nota-se uma falta de confiança gritante por parte dos jogadores.
    É preciso jogar muito mais. Não desgosto do 4-3-3, mas quer João Mário quer Paulo Bernardo tem que se movimentar muito mais. O Everton até foi dos melhorzinhos.
    O Boavista fez um belo jogo. Aquele Musa joga muito!
    Bruno Valença
    2022-01-25 22h46m por brunovalenca
    Já não tenho palavras para esta equipa dói me a alma ver o que esta o a fazer com o meu clube equipa sem alma nem querer. . metam la o Bruno Pinheiro já devia fazer melhor que verissimos o Benfica precisa de um treinador com querer alma e raça que meta os jogadores a comer a relva se for preciso
    BFC
    2022-01-25 22h41m por moumu
    Perdemos nos penalties, mas pela crónica ganhamos uma equipa. Quer dizer já a tinhamos, mas fico feliz por darmos excelente réplica ao SLB que é sempre um adversário muito dificil. Espero que a próxima época seja preparada com afinco para objectivos superiores. Quero o BFC nas competições europeias!
    Benfica x boavista
    2022-01-25 22h41m por OJ_Silva
    Jogo equilibrado e muito mal jogado. Qualquer um podia ter vencido. . . calhou ao benfica
    Limpeza quando ?
    2022-01-25 22h37m por OrgulhoBenfiquista69
    Equipa técnica ? Lixo
    Direção ? O Vieira está lá em espírito.

    Jogadores ? Lixo.

    Helton Leite despachar.
    Vertonghen reforma.
    André Almeida despachar
    Gil Dias despachar
    Lázaro despachar
    Gilberto despachar
    Pizzi despachar
    Meite despachar
    Radonjic devolver
    João Mário despachar que gajo fraco!
    Yaremtosco despachar. Flop
    Everton despachar . Flop

    E são os que me vem a ...ler comentário completo »
    JS
    Uma palavra de apreço
    2022-01-25 22h36m por jsilva77
    Para o Boavistão, clube meu rival aqui da terra, mas por quem torci hoje e continuarei a torcer para que façam o campeonato, simplesmente porque acho que têm equipa para fazer um campeonato tranquilo e não desdenharia de ter um ou outro jogador no meu FCPorto . . . Deram muita luta ao SLBenfica hoje e mereciam a vitória, sem dúvida nenhuma, resultado injusto e, lá diz um amigo meu . . . Pobre é sempre pobre e todo igual, não há volta a dar . . .

    Não sei se é impressão m...ler comentário completo »
    RA
    Benfica
    2022-01-25 22h23m por razga
    Mais um jogo mal conseguido, fizeram uma ou outra boa jogada o que comparado com o último jogo já é uma evolução. Weigl foi o melhor jogador do Benfica, é o único que nunca está desorientado. Acho que as substituições foram bem feitas mas o Gil Dias e o Radonjc acusaram a falta de ritmo, Meite até surpreendeu, gostava de o ver a titular com Weigl e João Mário/Paulo Bernardo no próximo jogo, nota para o Pizzi que já nem para marcar penalties serve.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...