placardpt
      Sporting perdeu frente ao Ajax

      Evolução do Leão ainda não chegou para o boss Ajax

      O resultado, derrota, foi o mesmo, mas os números e a forma como aconteceu foram totalmente distintos. A qualidade individual e coletiva do Ajax voltou a superiorizar-se, mas o Sporting de Rúben Amorim deu a cara à derrota, 4x2, e mostrou o quanto evoluiu desde esse tal 1x5, em Alvalade, além de várias peças dos campeões nacionais terem mostrado que são opções reais, seja para o futuro, com para o presente.

      Rúben Amorim prometeu e cumpriu. Com tudo resolvido no grupo, o Sporting apresentou-se em Amesterdão para defrontar o líder invicto Ajax com algumas novidades no onze inicial, onde se destacaram as titularidades de jogadores como João Virgínia, Gonçalo Esteves, Daniel Bragança, Bruno Tabata E Tiago Tomás. Do outro lado, Erik ten Hag apresentou-se praticamente na máxima força, com a principal novidade a ser a titularidade de David Neres no lugar de Dusan Tadic.

      Erros pagam-se caro

      O treinador dos leões já havia avisado na antevisão da partida que iriam defrontar uma das melhores equipas da Europa em ataque organizado e os holandeses começaram por pressionar alto e de forma intensa, o que praticamente não permitiu ao Sporting sair do seu meio campo. Contudo, o golo chegou logo aos sete minutos de grande penalidade, após uma má abordagem de Daniel Bragança a um lance aparentemente «inofensivo», que permitiu ao suspeito do costume, Sébastien Haller, inaugurar o marcador.

      Nuno Santos igualou para o Sporting ©Getty / Soccrates Images
      Apesar do erro e golo madrugador, o Sporting não se deixou abater. Os leões procuraram responder rápido e foram para cima, colocando um pouco de maior velocidade nos seus processos para causar perigo, com destaque para o dinamismo imposto pelo jovem Gonçalo Esteves na ala direita. e pelos movimentos de Bruno Tabata para o meio. Passados alguns minutos dessa pressão, o Sporting voltou a dar maior iniciativa de posse de bola ao Ajax e apostou em tentar aproveitar a pressão muito alta dos holandeses - que diversas tinham apenas dois defesas mais recuados - na velocidade do seu ataque.

      Foi, de resto, dessa forma que o golo do empate chegou. Ao minuto 23, com espaço, Bruno Tabata trabalhou da direita para o meio e fez um grande passe para as costas da defesa neerlandesa, ao qual Nuno Santos respondeu da melhor forma com um remate de primeira. Estava feito o primeiro golo sofrido pelo Ajax em sua casa nesta edição da Champions League.

      Este golo acabou por trazer novas dinâmicas ao jogo e o Ajax procurou trazer a mesma intensidade e pressão que se havia verificado nos primeiros minutos do jogo. Neres tentou na esquerda e criou dificuldades a Gonçalo Esteves, mas o jovem lateral foi bem apoiado pelos seus colega na cobertura e por isso coube a Antony, na direita, causar estragos. O extremo brasileiro foi abrindo o livro aos poucos e foi uma autêntica dor de cabeça para Esgaio com o seu drible curto e movimentos de rotura para o meio, mas nem o mesmo imaginaria que o seu golo chegasse de forma tão caricata. Já em cima do intervalo, o Sporting procurou jogar de forma curta, como habitual, mas Gonçalo Inácio perdeu a bola em zona proibida, no coração da área e Antony praticamente só teve que encostar.

      Errar a fazer história

      A 2ª parte trouxe duas equipas bem menos entregues ao jogo e o ritmo da partida baixou consideravelmente, mas o Ajax mostrou estar sempre mais confortável  e foi fazendo da posse de bola a sua principal arma. O Sporting, por sua vez, não estava a conseguir ter o esférico no meio campo adversário nem por muito tempo e acabou por ser vítima do mesmo que havia acontecido na 1ª parte: erros próprios.

      Primeiro, foi Nuno Santos quem, aos 58 minutos, escorregou e permitiu a saída em ataque rápido do Ajax, quando a equipa leonina estava balanceada para o ataque e, por isso, mal posicionada. O central Schuurs aproveitou uma entrada «à queima» de Neto e o mau posicionamento de Gonçalo Esteves, isolou Neres e este não perdoou. Quatro minutos depois foi a vez de Berghuis colocar a bola pelo buraco da agulha para fazer o 4x1 e deitar abaixo os leões.

      Antony foi uma dora de cabeça para os leões ©Getty / Soccrates Images
      Com o resultado mais desnivelado, Rúben Amorim foi colocando em campo alguns dos habituais titulares - Sarabia, Pote e Paulinho - e até voltou a dar minutos ao jovem Flávio Nazinho. O ataque do Sporting ficou nitidamente mais fluído com estas mudanças - não fosse o habitual ataque titular - e já no último quarto de hora Bruno Tabata, que foi sendo dos mais perigosos em campo, chegou ao merecido e bom golo, aproveitando um belo cruzamento de Esgaio na direita.

      Até ao fim, o resultado não sofreu mais alterações, apesar das tentativas portuguesas, mas nota ainda para a entrada de Dário Essugo, ao minuto 81, tornando-se o mais jovem sportinguista de sempre a jogar na Liga dos Campeões - superando Gonçalo Esteves, que tinha batido o recorde após o apito inicial - e um dos mais jovens de sempre na história da prova. Com este resultado, as contas do grupo ficaram fechadas. O Sporting terminou em 2º lugar, com nove pontos, seguindo para os «oitavos» com o líder Ajax, que fez o pleno de vitórias. O Borussia Dortmund segue para o play-off da Liga Europa e o Besiktas termina a fase de grupos sem qualquer ponto conquistado.

      U Terça, 07 Dezembro 2021 - 20:00
      Johan Cruyff Arena
      Davide Massa
      4-2
      Sébastien Haller 8' (g.p.)
      Antony 42'
      David Neres 58'
      Steven Berghuis 62'
      Nuno Santos 22'
      Bruno Tabata 78'
      Johan Cruyff Arena
      Lotação53 748
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração1996
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo CJornada 6
      Lances Capitais
      GOLO Ajax
      Sébastien Haller marca de grande penalidade!
      Sébastien Haller marca o seu 10º golo na prova (6 jogos)
      22´
      GOLO Sporting!
      Nuno Santos marca
      Nuno Santos marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
      Nuno Santos marcou o seu 13º golo na equipa (60 jogos)
      42´
      GOLO Ajax!
      Antony marca
      Antony marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
      58´
      GOLO Ajax!
      David Neres marca
      David Neres marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
      62´
      GOLO Ajax!
      Steven Berghuis marca
      Steven Berghuis marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
      78´
      GOLO Sporting!
      Bruno Tabata marca
      Bruno Tabata marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      Bruno Tabata marcou o seu 3º golo na equipa (33 jogos)
      A Chave

      O Sporting sofre três golos nascidos de erros próprios, mas aquele que mais deitou a equipa abaixo foi o lance do 3x1, quando Nuno Santos escorregou e permitiu o contra-ataque do Ajax. Logo de seguida chegou o 4x1 e a reação dos leões com o golo de Tabata acabou por chegar tarde para relançar a partida.

      O Árbitro

      O italiano Davide Massa teve um jogo relativamente fácil de ajuizar. O VAR «ajudou-o» a ver a grande penalidade e os jogadores do Sporting ainda pediram o segundo cartão amarelo para Schuurs, mas não pareceu que se justificava.

      O Melhor
      Há potencial na profundidade

      Embora com alguns erros cometidos, foi notório alguns bons lances, individuais e coletivos, por parte deste Sporting com várias novidades. Gonçalo Esteves esteve bem no ataque, embora frágil na defesa, Virgínia esteve seguro entre os postes, apesar dos golos sofridos, e Tabata foi abrindo o livro aos poucos até marcar mesmo.

      O Pior
      Erros, erros e mais erros

      São ossos do ofício, é verdade. E também é verdade que é com este tipo de jogos e de erros que os jogadores irão crescer, mas também não deixa de ser verdade que o Sporting só sai de Amesterdão com quatro golos sofridos por causa desses mesmos erros. Aprender para o futuro.

      Forma
      Ajax
      2021/2022
      22J
      17V
      3E
      2D
      68-11G
      Sporting
      2021/2022
      23J
      18V
      2E
      3D
      46-20G
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      AJAX
      EMPATE
      SPORTING

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Azulado
      2021-12-08 10h49m por keyser_soze
      Se houve uma altura para estares calado, é esta.
      Boa sorte no playoff da Liga Europa.
      Jogo
      2021-12-08 07h42m por DepoisPago
      Sem grande história só para cumprir calendário de resto como varios dos que foram jogados ontem tirando um ou outro
      Mais q obvio que ia rodar a equipa n havia necessidade d por o 11 base e arriscar possíveis lesoes ou desgaste físico quem faz destes jogos piada só deve olhar para os clubes ou coisa assim
      AZ
      Fortíssimos
      2021-12-08 07h09m por azulado
      Os fortíssimos lagartos levaram 9 nos dois jogos com o Ajax. Que seita de apanhados!
      Jogo
      2021-12-08 01h23m por pedrinho_dgl
      Sem muita história, esta equipa do Ajax é superior ao Sporting, e claro que ainda é mais superior à equipa suplente do Sporting.
      Contudo, como diz o RA, são dores de crescimento e este jogo foi importante para muitos daqueles que estiveram em campo, é a jogar com os melhores que eles melhoram.
      O Gonçalo Esteves tem muito potencial, tem que ser bem trabalhado. O resto da equipa também não esteve mal, o Tabata tem muita qualidade, só falta a consistência.
      O único q...ler comentário completo »
      AU
      Ridículo!
      2021-12-08 01h04m por Aurelio_Carvalho
      Existe aqui pessoas que precisam de crescer. . . sinceramente!

      Quanto ao jogo deu pra perceber porque Amorim utiliza sempre os mesmos. Hoje a equipa não esteve bem. . e o Ajax jogou quase na máxima força ao contrário do Sporting!
      Marsá
      2021-12-07 23h31m por Iceman1143
      Foi pena não ter tido minutos. Estava com curiosidade para ver o que ele vale, mas se não foi lançado é porque está muito verdinho. Não sei porque vejo comentários a arrasar o Nuno Santos e o Inácio. Nuno Santos é um jogador com muita garra que dá tudo o que tem e pode não ser tão virtuoso no " um para um" mas oferece números (golos e assistências), ou seja, objetividade. . . Muito melhor que extremos do tipo Carillo e outros que tivemos no passado. Um jogo mau qualquer um tem, e se num ...ler comentário completo »
      RA
      ai ai ai os benfiquistas. . .
      2021-12-07 22h48m por rarva
      . . . sempre a menosprezar o sporting. . . nao passavamos da fase de grupos. . . agora não passamos dos oitavos. . . ao menos ja não tenho que comer com a parvoice do costume que não passamos do natal!
      E digo mais. . . que tenho que sair. . . vai calhar o ajax ao benfica. . .
      e vai ganhar o benfica com dois golos do cebolinha!
      SL
      RA
      slbmeireles
      2021-12-07 22h36m por rarva
      Não acredito nem desacredito.
      Sinceramente, esta equipe é uma inconita.
      A partir daqui tudo pode acontecer. . . cair ja a seguir. . . ou fazer-nos gritar de alegria. . .
      Seja como for. . . para mim, mero espectador é disfrutar desta vontade de ganhar que esta estrutura tem!
      E sim que venham de lá os brutos! Aqui ninguem está assustado ;)
      rarva
      2021-12-07 22h23m por slbmeireles
      ahahahah
      o Sporting deve cair antes da final? mas tu acreditas mesmo que o Sporting vai chegar tão longe?
      Mais depressa passa o Ajax aquele que dizes que podem cair ja na proxima eliminatória que passam vocês.
      É que agora veem City, Liverpool, Real Madrid, Bayern, Chelsea.
      RA
      os centrais. . . os centrais. . .
      2021-12-07 22h22m por rarva
      Mas que raio, tou a ver pessoas. . . até de outros clubes preocupados com centrais!
      temos 5 jogadores a fazer de central que estao a corresponder. . . e sim o sporting foi buscar mais um central. . . o marsa.
      e pela maturidade de uma equipe hoje se apresentou cheia de jogadores abaixo dos 20 anos. . . mas onde é que está o problema? por mim ponham os centrais jovens a jogar que tou com ganas de os ver!
      comentadeiros
      2021-12-07 22h21m por fut_master
      o jogo foi dominado pelo ajax em todos os aspetos do jogo com alguns momentos de equilibrio e a ave rara q estava a comentar disse q o resultado é injusto e podiam ter sacado o empate LOL

      como sempre digo o bragança é fraquissimo mas dias atras houve aqui um genio q disse q era para o nivel barça. . . . . . . so podia estar a trollar

      nuno santos banalissimo qnd sobe a exigencia e o inacio farta se de meter agua basta ser pressionado mas andaram campanhas para irem ...ler comentário completo »
      Sem história
      2021-12-07 22h19m por Aleaotejano
      Era para dar tempo aos miudos. . . e assim foi. Já se sabia que era derrota, a questão era se por muitos ou poucos.

      Bons apontamentos, foi pena o erro do Inácio mesmo antes do intervalo. Mas foi um bom jogo de se ver, overall. 6 golos e oportunidades para ambas as equipas.

      Venha sábado, "É DIA DE JOGO, TODA A GENTE SABE QUE EU VOOOUUUU. . . "
      LE
      Pestinha
      2021-12-07 22h19m por leoes18
      Ninguém te aguenta
      Pestinha666
      2021-12-07 22h18m por ilovesporting
      tenho alguma dificuldade em processar a possibilidade de seres uma pessoa real com opiniões reais e não uma conta troll. . .
      RA
      Que boas indicações!
      2021-12-07 22h12m por rarva
      Muitos jogadores com menos utilização, mas calmos, concentrados e seguros.
      Ajax a continuar a ser uma equipe de enorme qualidade. . . mas. . . de todos os jogos que vi deles. . . sempre com uma sorte desgraçada como se veêm a ganhar logo no inicios dos jogos. . . penalti. . . tá bem arbitro, leva lá a bicicleta. . . dois erros nos dois golos seguintes.
      Porem a equipa do sporting nunca perdeu o foco, sempre calmos. . . que boas indicações!
      Quanto a previsões. . ....ler comentário completo »
      Miseria
      2021-12-07 22h08m por Pestinha666
      Isto vai ser o Sporting a nivel interno a curto prazo. É só sairem 2 ou 3 jogadores influentes e iremos competir com jogadores que lutam no presente para não descer á 4ªdivisão!
      Reforços? O dinheiro não entra em alvalade. . . . .
      Mas não se passa nada. . . . é o grau de exigencia que o Frederico vendeu com sucesso a uma certa franja de sócios-
      Para terminar o melhor em campo foi o Paulinho novamente. . . . nem o vi!
      Defeito da tv?
      Sporting
      2021-12-07 22h04m por 999SCP
      Resultado pouco interessava foi mais para os miúdos jogarem e terem minutos nesta competição, mesmo assim ainda conseguimos equilibrar na primeira parte apesar do erro do Inácio e também do penalty. Agora é pensar no Boavista.
      RJ
      2021-12-07 22h04m por RJAR8
      Parece-me que o Sporting podia ter sacado um empate, e neste caso € também.

      Geralmente os treinadores fazem ao contrário… colocam a equipa a vencer e depois sim, apostam em jogadores jovens e fazem rotação.

      Aqui foi ao contrário.

      A rever…
      Sporting . .
      2021-12-07 22h02m por 14K
      Bom jogo de treino , agora apontar baterias na máxima força para o Boavista . .
      Jogo que foi divertido de se ver e deu para tirar ideias dos nossos meninos . .

      SL

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      Para duas semanas, segundo Klopp
      Pouco tempo após o regresso de dois meses de fora por lesão, Diogo Jota é novamente baixa para o Liverpool. A confirmação chegou esta terça-feira, ...