placardpt
    Antevisão ao FC Porto x Atlético Madrid

    Milhões à distância de uma vitória (ou empate)

    2021/12/06 23:05

    Tudo ou (quase) nada. É assim o jogo desta terça-feira para o FC Porto, que está a uma vitória de garantir a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões e encaixar 9,6 milhões de euros (para além dos 2,8 milhões de uma eventual vitória), algo que só não aconteceu por uma vez nas quatro temporadas de Sérgio Conceição ao leme dos dragões. Para isso, os azuis e brancos terão de superar um Atlético Madrid que só falhou os oitavos por uma vez nas últimas oito temporadas, sendo que um empate também pode ser suficiente.

    Vamos às contas… Só uma vitória do FC Porto garante automaticamente o apuramento para a próxima fase. Um empate também pode ser suficiente, mas apenas se o AC Milan não vencer o Liverpool. Caso o Milan vença, segue-se a Liga Europa para os homens de Sérgio Conceição. Por fim, uma derrota significa uma passagem colchonera aos oitavos, sendo que ainda pode chegar para atingir a Liga Europa, mas, mais uma vez, apenas se o AC Milan não derrotar o Liverpool.

    Muitas dores de cabeça…

    Os dragões, que até foram apontados como favoritos por Diego Simeone, chegam a esta partida numa das melhores fases da época, pelo menos a nível interno, e também com um onze cada vez mais estável, sendo que deixaram bem claro na primeira volta que têm qualidade suficiente para superar este Atlético Madrid, mas há várias dores de cabeça para Sérgio Conceição.

    Para além do castigado Matheus Uribe, o técnico não vai poder contar com Marcano, Pepê e, muito provavelmente, Francisco Conceição, João Mário, Marko Grujic e Pepe. Uma lista longa e, pior do que isso, na qual constam vários titulares habituais e jogadores muito importantes. As limitações devem fazer com que o onze seja semelhante ao das últimas partidas, com o regresso de Sérgio Oliveira à titularidade para fazer dupla com um Vitinha que vive o melhor período ao serviço dos dragões.

    Liga dos Campeões 2021/22

    Portugal FC Porto
          5J  1V 2E 2D (3-8)
          Forma: EDVED
          LC: Atlético Madrid (C) 07/12
    Espanha Atlético Madrid
          5J  1V 1E 3D (4-7)
          Forma: EVDDD
          LC: FC Porto (F) 07/12
    Mas as dores de cabeça não são só para Sérgio Conceição… Diego Simeone não vai poder com Savic, Felipe e José Giménez, o que o deixa apenas com um central disponível para o encontro – Mario Hermoso. O mais provável, que é, de resto, avançado pela imprensa espanhola, passa pela adaptação de Kondogbia ao eixo central, numa defesa a quatro. Há também a possibilidade de voltar a uma linha de três centrais, com uma outra adaptação, mas parece menos provável. Quanto a João Félix, tendo regressado recentemente de lesão, é provável que comece o jogo no banco.

    No caso de Simeone, as dores de cabeça não se ficam pelo boletim clínico ou pelos castigos, mas também pela forma. Ao contrário do FC Porto, o Atlético Madrid chega ao Estádio do Dragão numa das piores fases da época, tendo vencido apenas três dos últimos 10 jogos disputados em todas as competições, sendo que na última jornada até foram surpreendidos por um modesto Mallorca depois de terem estado a vencer, algo pouco habitual nos colchoneros.

    Com as duas equipas a saber que só uma vitória é garantia total de apuramento, parecem estar reunidos os ingredientes para um grande jogo, mas pareceram também estar reunidas as condições para que o FC Porto faça jus ao renome europeu e conquiste a passagem à próxima fase. Bastam 90 minutos «à Porto»!

    U Terça, 07 Dezembro 2021 - 20:00
    Estádio do Dragão
    Clément Turpin
    1-3
    Sérgio Oliveira 90' (g.p.)
    Antoine Griezmann 56'
    Ángel Correa 90'
    Rodrigo de Paul 90'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo BJornada 6
    Convocatória
    FC Porto
    Atlético Madrid
    R Castigos

    Matheus Uribe (Série Amarelos);

    Felipe (Expulsão);

    a Lesionados

    Pepe (Lesão Muscular);
    Iván Marcano (Lesão pé direito);
    Francisco Conceição (Lesão pé esquerdo);
    João Mário (Lesão Muscular);
    Pepê (Covid19);
    Marko Grujic (Entorse);

    José Giménez (Lesão Muscular);
    Ivan Saponjic (Lesão);
    Kieran Trippier (Lesão);
    Stefan Savić (Lesão Muscular);

    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco

    Mbemba;

    Vitinha

    João Félix;

    Kondogbia;

    Luis Suárez

    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    FC Porto
    2021/2022
    21J
    14V
    4E
    3D
    47-20G
    Atlético Madrid
    2021/2022
    20J
    9V
    6E
    5D
    31-23G
    A diferença passa por...
    FC Porto
    Luis Díaz

    Minutos: 433

    Golos: 2

    Assistências: 0

    Performance ZZ: 32

    Média Performance ZZ: 6.4

    Atlético Madrid
    Antoine Griezmann

    Minutos: 196

    Golos: 3

    Assistências: 0

    Performance ZZ: 5

    Média Performance ZZ: 5

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Liga dos Campeões 2021/22)

    FC PortoAtlético Madrid
    72Posição48
    75Pontos48
    83Golos marcados47
    88Golos sofridos77
    5
    Jogos
    5
    8
    2
    Golos Marcados
    3
    7
    Sabia que...by playmaker stats
    CONFRONTOSA última vitória do Atlético Madrid em Portugal foi em 2015/16: 1-2 ao Benfica
    CONFRONTOSO último jogo do Atlético Madrid frente a equipas portuguesas em Portugal foi em 2017/18: derrota por 1-0 frente ao Sporting, então na Liga Europa
    CONFRONTOSO Atlético Madrid tem desvantagem nos jogos realizados em Portugal frente a equipas lusas: em 11 jogos, soma três vitórias, três empates e cinco derrotas
    CONFRONTOSA última receção do FC Porto a uma equipa espanhola foi em 2014/15: vitória por 2-1 frente ao Athletic
    CONFRONTOSA última derrota caseira do FC Porto frente a equipas espanholas foi, precisamente, frente ao Atlético Madrid, em 2013/14
    CONFRONTOSO FC Porto venceu as duas últimas receções a equipas espanholas
    CONFRONTOSO FC Porto apresenta vantagem nas receções a equipas espanholas: em 22 jogos, soma 10 vitórias, quatro empates e oito derrotas
    CONFRONTOSA única vitória do FC Porto em casa frente ao Atlético Madrid foi em 2009/10: 2-0
    CONFRONTOSO último jogo entre as duas equipas no Estádio do Dragão foi em 2013/14, com triunfo do Atlético Madrid por 1-2
    CONFRONTOSTudo empatado nos duelos entre as duas equipas em casa do FC Porto: uma vitória para cada equipa e dois empates
    CONFRONTOSFC Porto e Atlético Madrid defrontaram-se por nove vezes, com duas vitórias dos portistas, quatro empates e três triunfos dos colchoneros

    Fotografias(50)

    Champions League: FC Porto x Atlético Madrid
    Champions League: FC Porto x Atlético Madrid
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    ATLÉTICO DE MADRID

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JS
    O Milão vai ganhar ao Liverpool
    2021-12-07 18h46m por jsilva77
    Vamos ter muitas mudanças na equipa do Liverpool e o Milão irá jogar tudo por tudo na máxima força, por isso . . . De qualquer forma dependemos de nós, e se não passarmos será sempre por culpa própria, uma vez que a responsabilidade está numa vitória da nossa parte e fazermos o que nos compete, sem estarmos à espera de favores de terceiros . . .

    Depois de ver as ausências para logo, as possibilidades e até o jogo da Youth league . . . Não estou muito confiante e provavelm...ler comentário completo »
    DS
    redlegion
    2021-12-07 14h37m por DSaraiva90
    Sim sei, já a apaguei. Obrigado
    DSaraiva90
    2021-12-07 14h24m por redlegion
    Sabes que podes apagar a conta antiga, não sabes?
    AS
    Atenção
    2021-12-07 14h04m por AsMo
    Algo me diz, que o Atlético vai fazer o seu melhor jogo da fase de grupos, e com a sobranceria do Ceição , e com o expectável em Milão , iam para quarto.
    De qualquer forma , acredito que empatam e pelo menos passam em terceiro para a Liga Europa.
    O Liverpool vai rodar, portanto quase que me arrisco a dizer que o Milão vai ganhar, agora será entre o FCP e o Atlético onde tudo se decidirá .
    DS
    Pestinha
    2021-12-07 13h27m por DSaraiva90
    Eu nao tenho que te provar nada, eu tinha foto do Ronaldinho no meu avatar e ficou por alguma razao o simbolo do boavista. Tanto que fiz esta nova por essa razão. Obrigado por te dares ao trabalho de ires buscar comentários de 2017. Vai à procura de comentarios meus nesta conta e põe aqui e vê se andei a atacar alguém tb.
    -I
    Drifter
    2021-12-07 12h59m por -IvanSilva-
    Atençao, eu até considero que o Mbemba foi mal expulso em Madrid mas aceita-se. Se ia marcar ou nao fica a dúvida. O Taremi tambem ia marcar e conseguiram anular-lhe o golo sem sequer marcar falta do Oblak. Muita coisa podia ter acontecido.
    Em Milão nao gostei e nao foi só pelo autogolo que se calhar nem se conseguia evitar o golo. A meu ver ficou um vermelho claro por lhe mostrar (felizmente para nós) e isso sim podia ter-nos saido caro.
    O Porto sem o Pepe treme muito na de...ler comentário completo »
    -I
    AdeptoContinuid ade
    2021-12-07 12h55m por -IvanSilva-
    Atenção que eu concordo contigo quanto à situação Corona / Fábio Vieira. Apenas tento ser um pouco mais realista e conhecendo o SC como conheço nao tenho dúvidas que quem joga hoje é o Corona. Se verificares, ele quando planeia colocar um jogador por norma no jogo anterior lança-o sempre para ir ganhando ritmo de jogo e na ultima sexta feira deu precisamente minutos ao Corona e ao Wendell (e tambem ao Grujic que certamente estava planeado jogar hoje também).
    O Corona de outros tempos ...ler comentário completo »
    -I
    Corona
    2021-12-07 12h08m por -IvanSilva-
    A insistencia na titularidade do Corona terá a ver com a experiencia neste tipo de jogos que o Fábio Vieira nao terá. Nao digo que fiquemos mal servidos com o Fábio mas o Corona tem outra presença e impõe outro respeito do lado de lá.
    Eu para mim o Corona nao voltava a calçar enquanto nao renovasse mas já conhecemos bem o SC e sabemos que para ele as situaçoes contratuais sao irrelevantes.
    -I
    AdeptoContinuid ade
    2021-12-07 12h06m por -IvanSilva-
    Atenção que o Manafá ainda não nos enterrou na Champions este ano e mesmo na época passada fez exibições decentes. Zaidu o ano passado idem na champions mas depois quando chegava ao campeonato a história era outra, este ano tem estado mal ficando imediatamente na retina o golo oferecido ao Salah no dragão e o falhanço em Madrid.

    Mas e entao que dizer do Mbemba? Nao é tão criticado como os restantes e para mim é dos que mais tem enterrado esta época. Sem um Pepe ao lado parece...ler comentário completo »
    DS
    Comentário anterior
    2021-12-07 11h43m por DSaraiva90
    Ja nao comentava aqui ha bastante temp e fiz login pela conta antiga. Antes que chamem vira-casacas, essa imagem do Boavista nao fui eu que pus, um bug qualquer do zerozero. Sou benfiquista de gema😂
    DS
    Porto vs Atleti
    2021-12-07 11h27m por DSaraiva
    Por aquilo que o Porto nos habitou acho que hoje irá fazer um grande jogo e vencer. A mentalidade que colocam em campo nestes jogos faz toda a diferença e nisso o Porto é bastante forte. Tenho a certeza que o Benfica neste grupo já tinha ido de vela há muito tempo.
    Ver o miúdo Vitinha a jogar encanta-me, se tivesse no Benfica estava a calçar no banco devido ao JJ.
    Boa sorte ao Porto para mais logo (ao sporting tb mas ja está qualificado)
    Saudações benfiquistas
    -I
    AJcompsHD2
    2021-12-07 11h21m por -IvanSilva-
    Concordo que será esse o 11 apresentado, mas não nesse sistema.
    DC
    WM CM FC ZS
    VF SO
    JC OM LD
    MT
    4231

    Mas já sabemos que o que interessa nao é a tática no papel mas sim as tarefas dos jogadores dentro de campo.
    Antes de mais preferia o Wendell a DE pela superioridade a nivel técnico e pelo que o Zaidu nao tem mostrado na Champions este ano (nem na champions nem em lado nenhum). Já tivemos de substituir o Zaidu bem cedo duas veze...ler comentário completo »
    AJ
    Parece-me que vai ser este o Onze
    2021-12-07 10h17m por AJcompsHD2
    GR: Diogo Costa
    DE: Zaidu
    DD: Manafá
    DC: Fábio Cardoso
    DC: Mbemba
    MC: Vitinha
    MC: Sérgio Oliveira
    ME: Corona
    MD: Otávio
    PL: Taremi
    PL: Luis Diaz
    AJ
    Porto vs ATM
    2021-12-07 10h10m por AJcompsHD2
    Preocupa-me bastante as ausências do Uribe e do Grujic!
    SO
    Porto
    2021-12-07 10h03m por SomosPorto1989
    As possíveis ausências são sem dúvida o mais preocupante para logo principalmente na defesa já que se o Atlético vai jogar sem os seus dois centrais nós poderemos ter o nosso esteio (Pepe) da defesa de fora e nas laterais no lado direito o João Mário poderá não estar apto que também será grande baixa embora aqui prefira 1000 vezes jogar com o Manafá que o Corona a fazer campismo e no lado esquerdo Wendell ainda está à procura do melhor ritmo depois da lesão assim como no meio-campo Uribe será um...ler comentário completo »
    JS
    Vai ser muito complicado
    2021-12-07 08h07m por jsilva77
    Se do lado Espanhol estão apenas com um central disponível, no nossa caso só temos Mbemba e Fábio Cardoso . . . Nas laterais, os nossos laterais serão Manafá e Zaidu, Wendell ainda deve estar à procura da sua melhor forma depois de lesão, será ??? Só aqui, além de Wendell no banco, temos de fora, João Mário, Pepe e Marcano . . .

    Que dizer de um meio campo sem Gruijic e Uribe ??? O equilíbrio defensivo da equipa entregue a Bruno Costa e / ou Sérgio Oliveira ??? Deixem-me ...ler comentário completo »
    11 FC Porto
    2021-12-07 06h06m por SoulEfect
    Saudações desportivas ilustres users da ZZ. Que seja um grande jogo de futebol e ganhe o FC Porto claro!. Seja com quem for e por onde for, temos de marcar + golos que o Atlético Madrid, só a vitória interessa. Eis o meu 11:

    D. Costa
    Manafá Mbemba Cardoso Wendell
    Sergio Vitinha Otávio
    Taremi Evanilson Diaz

    Prog: 3x0
    Taremi
    Evanilson
    Diaz
    ZY
    Porto vs Atlético
    2021-12-07 05h59m por zyxw4321
    Desejo boa sorte ao Porto e que, seja com empate ou vitória, consigam apurar-se para os oitavos-de-final.
    prognóstico
    2021-12-07 03h53m por moumu
    2-0
    Jogo
    2021-12-07 01h39m por jogasimples
    Ambas as equipas com muitas baixas.

    Ainda estou a ver uma surpresa do Conceição em começar com o Bruno Costa de início ao lado do Sérgio Oliveira - começar o jogo durinho. Depois para a entrada no início da 2a parte de vitinha para o lugar do menos inspirado ou mais cansado ou amarelado dos 2. Como alternativa a estes 3 só colocando a meio do jogo Otávio a 8 para entrar corona ou Fábio Vieira para a ala. Poucas soluções para o meio campo para o jogo de hoje.

    <...ler comentário completo »
    Não será fácil
    2021-12-07 00h58m por champions2004
    Jogo difícil, porque, contrariamente daquilo que tenho lido, o Atlético não joga mal. Tem peso e individualidades de luxo, um treinador que sabe apostar pela certa e é também o tudo ou nada para eles.
    O Liverpool já denunciou que irá jogar com os suplentes e, naturalmente que o Milan irá ganhar o seu jogo. O empate não serve.
    Temos a favor o facto de Simone ter apenas um central, mas também nos faltam Uribe, Pepe e João Mário.
    Tenho confiança no grande Porto, po...ler comentário completo »
    ImBlankSpace
    2021-12-07 00h13m por edhelvar
    Neste momento prefiro mil vezes o Manafá que é mais seguro a defender e ao menos não está lá só a fazer presença como o Corona tem estado nos últimos tempos. . . Isso e preferia o Wendell se estiver bem fisicamente mas pronto. .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Italiano
    Vecchia Signora mantém o terceiro posto
    No segundo jogo desta sexta-feira na Serie A, a Juventus deslocou-se ao terreno do Cagliari e resgatou o empate já na reta final do encontro (2-2).