placardpt
    Sónia Silva marcou o único golo de que há registo

    Só por uma vez Portugal conseguiu marcar à Alemanha e já lá vão 24 anos: «Foi um resultado para a história»

    2021/11/29 15:06
    E1

    Esta terça-feira, a seleção nacional feminina tem um importante encontro marcado com Alemanha, na caminhada para o Mundial de 2023. A equipa das Quinas está numa excelente posição para saltar para a liderança do grupo - em caso de vitória -, mas o histórico entre as duas equipas está longe (mesmo muito longe) de agradar à equipa Quinas

    Nos registos da Federação Portuguesa de Futebol, e das quatro décadas de história da seleção feminina, estas duas seleções só se defrontaram cinco vezes - quatro oficiais e uma de cariz amigável - e o balanço está longe de ser positivo. 

    Cinco jogos, quatro derrotas, um empate, 42 golos sofridos e... um golo marcado! Foi precisamente contra a Alemanha que Portugal sofreu a maior derrota da sua história - 13x0 em 2003 - ... Ainda assim, há resultado que salta à vista no meio deste historial: o empate a uma bola em 1997

    O jogo foi de cariz amigável, realizou-se em Oliveira do Hospital, mas o contexto em que as duas equipas se defrontaram coloca este empate num patamar histórico. A seleção alemã tinha acabado de vencer o Europeu pela quarta vez nas últimas cinco edições e acabou por ser travada por Portugal.

    Sónia Silva, a autora do único golo marcado à Alemanha

    Neste sentido, e de modo a perceber melhor todo o envolvimento deste jogo, o zerozero chegou à fala com Sónia Silva, 28ª jogadora com mais internacionalizações pela seleção, e autora do único golo marcado por Portugal à Alemanha

    A antiga internacional portuguesa, que agora é professora de Educação Física, continua ligada ao futebol e integra atualmente o corpo técnico da equipa Sub-19 feminina do SC Braga. 

    ©Arquivo pessoal
    Em conversa com o zerozero, Sónia começou por recordar os momentos mais importantes que viveu ao serviço da equipa das Quinas. No total, foram 59 internacionalizações e nove golos marcados.

    «São as melhores recordações possíveis. Uma saudade imensa. Apesar de também ter conseguido ser profissional numa altura em que não havia a visibilidade e os empresários [que há hoje] e desse momento ter sido muito importante, sem dúvida que o mais importante foi quando recebi a chamada para ir à seleção nacional. Tinha 19 anos e a partir daí foi uma constante de oito anos, penso eu. Tive o prazer de trabalhar com três selecionadores nacionais - António Simões, Graça Simões e Nuno Cristóvão -, tendo este sido o último com quem trabalhei e numa altura em que Mónica Jorge já estava a iniciar os trabalhos como treinadora assistente». 

    Avançada de posição, Sónia Silva tem no registo vários golos perante adversários poderosos. Além do jogo com a Alemanha, tudo começou no jogo de estreia com a Dinamarca, havendo ainda registo de golos à Suécia e aos Países Baixos, todas estas seleções de topo no panorama europeu do futebol feminino. 

    «O primeiro jogo foi com a Dinamarca (1x7). Apesar de termos sofrido sete golos, esse também é daqueles jogos que ficou na memória. Não só por ter sido o primeiro e por ter marcado, mas recordo-me que esse jogo foi uma alegria enorme. Depois passou o resumo na televisão e foi muito engraçado porque, mesmo já estando a perder por 7x0, quando marquei o golo festejámos como se tivesse sido uma vitória. Levámos sete, mas aquele golo soube bem porque a Dinamarca era, e é, um colosso do futebol feminino e foi um momento bonito», relembrou, salientando também a reviravolta que selou diante dos Países Baixos em 2001, num apuramento para o Mundial (2x1). 

    «Nem me recordo muito bem do golo. Recordo-me mais das emoções»

    Sobre o histórico jogo com a Alemanha, em dezembro de 1997, Sónia explicou-nos as sensações da equipa antes do embate perante as campeãs europeias que, meses antes, tinham conquistado o troféu  pela quarta vez nas últimas cinco edições - 1989,1991,1995 e 1997

    «As recordações são muito vagas. Recordo-me que nos dias antes destes jogos, contra equipas deste nível - que já naquela altura era das melhores da Europa - a ansiedade e a vontade de jogar era tremenda, porque íamos jogar contra as melhores jogadoras do mundo e era sempre uma aprendizagem a todos os níveis. Claro que é preciso dizer que na altura não éramos profissionais. Treinávamos apenas três vezes por semana e íamos defrontar uma equipa em que a grande parte já era profissional e, nesse sentido, tínhamos sempre aquela sensação de: 'Vamos à luta', mas sempre com o espírito de sofrer o menor número de golos possível. Porque principalmente a nível físico elas eram muito fortes, assim como também ao nível técnico-tático...Nós, as jogadoras latinas, sempre tivemos alguma habilidade acima da média na relação com bola, mas claro que o poderio físico aliado à capacidade tática tornava tudo muito mais difícil para nós», começou por dizer, recordando as sensações do resultado.

    «Nem me recordo muito bem do golo. Recordo-me mais das emoções: 'Epá! Conseguimos empatar com a Alemanha!'. Penso que seria mais ou menos um início de época, em que a Alemanha ainda estaria a consolidar processos, mas foi realmente um resultado que ficou para a história, perante uma equipa que já era de topo e ainda o é», acrescentou, relembrando o pesado embate de 13x0 em que também esteve presente. 

    «Este acabou por ser um jogo bem mais equilibrado do que aquele que tivemos depois com a Alemanha e em que também estive presente. Há um que foi para esquecer, o 13x0. Esse foi muito complicado. Fomos à Alemanha e elas iam receber o troféu de campeãs do mundo e acabámos por ser o alvo naquela festa. Penso que nos aguentámos bem até ao intervalo [3x0], mas lembro-me que a segunda parte foi mesmo para esquecer. O estádio estava cheio para receber as campeãs do mundo e acabámos por fazer parte dessa festa. Elas entraram com tudo na segunda parte e nós fisicamente também nos fomos abaixo», recordou. 

    Ainda sobre o empate, que no fim de contas não passou de um jogo amigável, Sónia realçou o entusiasmo com que o grupo encarava este tipo de jogos, numa altura em que o número de partidas realizadas era muito inferior ao atual. 

    «Todos os jogos que nós tínhamos pela seleção, fossem amigáveis ou não, eram absolutamente incríveis. Os estágios eram escassos e por isso qualquer jogo era sempre um confronto que nos dizia muito a nível emocional. Então contra uma das melhores seleções do mundo...», atirou. 

    17 anos se passaram desde o último confronto

    Apesar do histórico extremamente negativo para Portugal, a verdade é que as duas seleções já não se defrontam desde...2004. Desde aí, o panorama do futebol feminino em Portugal mudou e, por isso, é com alguma expetativa que se encara o encontro desta terça-feira.

    «Nestes 17 anos, Portugal teve um crescimento enorme. Nós temos jogadoras muito talentosas, temos um campeonato que a nível competitivo ainda não é o ideal, mas que já está melhor. Temos grandes equipas a apostar no futebol feminino e na formação e isso foi um passo extremamente importante que nós demos e que está a dar frutos. Repare-se no Benfica, no Sporting e no SC Braga, que são os grandes clubes que a esse nível têm feito um trabalho muito bom e em que a maior parte das jogadoras já integram as equipas principais e também a seleção. Há um trabalho que está a ser bem feito e que está a dar frutos: veja-se também o recente exemplo do Benfica na Liga dos Campeões, que chegou a uma fase que nenhuma equipa portuguesa tinha conseguido», contextualizou, abrindo a porta a surpresas neste próximo jogo. 

    ©Arquivo pessoal
    «Eu sou uma pessoa muito otimista e por isso se há 24 anos - que eram outros tempos - foi possível aquele resultado, imagine-se agora com esta evolução. Penso que Portugal, se as jogadoras entrarem concentradas como têm feito nos últimos jogos e se forem competentes nas suas posições - porque temos jogadoras em todas as posições com um potencial enorme - eu penso que tudo é possível. Apesar de ser um jogo complicado, com uma das melhores equipas do mundo, precisamos de deixar o ranking para trás e pensar que é uma competição e que há três resultados possíveis. Por isso, penso que podemos esperar um Portugal que, com certeza, vai surpreender pela positiva, porque acho que estas meninas têm sido fantásticas e têm feito um trabalho extraordinário. Tenho muito orgulho na nossa seleção», elogiou a antiga internacional portuguesa, deixando um conselho às atuais comandadas de Francisco Neto.

    «Agora parte da forma como é que as atletas vão encarar o jogo e penso que se encararem o jogo de igual para igual - olhos nos olhos -, e acreditando no potencial das nossas atletas, penso que Portugal vai dar uma excelente resposta na próxima terça-feira. Estou mesmo com uma expetativa bastante positiva em relação ao desempenho da nossa seleção». 

    Portugal
    Sónia Silva
    NomeSónia Cristina Peixoto Teixeira Silva
    Nascimento/Idade1976-11-13(47 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAvançado (Extremo Direito) / Médio (Médio Ofensivo)

    Fotografias(3)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Portugal feminino
    2021-11-29 16h05m por moumu
    Um empate outra vez era bem bom embora precisem da vitória. Mas também não podemos ser muito exigentes.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Central dos dragões de volta às opções
    A três dias do Clássico frente ao Sporting, há novidade no Olival. Depois de vários dias a constar no boletim clínico, Fábio Cardoso voltou a trenar sem ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53