placardpt
    Escócia x República Checa

    Ninguém tem nada a perder

    Um jogo como o Escócia x República Checa é um daqueles tesouros escondidos nestas provas. O alargamento recente do Campeonato da Europa está a dar oportunidades a mais seleções de estarem presentes nas grandes competições e em boa altura. É que, nesta fase do futebol, já não há seleções fracas ou mal organizadas, mas, porém, há seleções que jogam sem responsabilidade e isso é ótimo.

    Porque, das duas uma, ou vamos chegar ao fim da fase de grupos e dizer «naturalmente, os escoceses/checos, foram eliminados» ou «que boa surpresa a fase de grupos dos escoceses/checos. Jogar sem pressão dá nisto, jogos entretidos, onde o resultado é totalmente incerto e onde podem nascer histórias incríveis...quem não se lembra do que fez a Islândia há uns anos.

    Mas vamos então falar do jogo em si. Escoceses e checos estão numa fase semelhante das suas gerações na seleção. Não há um talento abundante, não há uma forma de jogar de posse de bola atrativa, mas há uma organização extrema e uma vontade grande de chegar à baliza do adversário.

    Jogo que pode valer mais

    ©Getty /
    Partindo do princípio (nem sempre bate certo) que Inglaterra e Croácia vão acabar por ficar nos dois primeiros lugares do grupo, o jogo entre a Escócia e a República Checa vale mais do que três pontos. Quem ganhar sabe que fica numa posição extremamente interessante na luta pelo apuramento, seja de forma direta, seja pela via dos terceiros classificados.

    Naturalmente só poderemos ter certeza disto por volta das 16h de segunda-feira, mas fica a ideia que este jogo pode ser um daqueles que ficará na memória coletiva deste Europeu. A grande questão será perceber se vamos ter equipas a jogarem sem complexos por ninguém esperar muito deles, ou com receio...Esperemos que seja a primeira hipótese.

    U Segunda, 14 Junho 2021 - 14:00
    Hampden Park
    Daniel Siebert
    0-2
    Patrik Schick 42' 52'
    Hampden Park
    Lotação52 103
    Medidas-
    Inauguração1903
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo DJornada 1
    Forma
    Escócia
    2020/2021
    5J
    2V
    3E
    0D
    10-5G
    Rep. Checa
    2020/2021
    5J
    2V
    1E
    2D
    10-9G
    A diferença passa por...
    Escócia
    Ryan Christie

    Naturalmente, o jogador mais conhecido e de maior qualidade da Escócia é Andrew Robertson, mas, ainda assim, a chave da qualidade de jogo da equipa escocesa acaba por ser Ryan Christie. O criativo jogador do Celtic é a peça que mais pode trazer coisas fora da caixa nesta equipa e isso é sempre interessante de ver.

    Rep. Checa
    Tomás Soucek

    Patrik Schick seria uma opção interessante, mas Tomás Soucek acaba por ser o motor da equipa. O médio do West Ham é o box to box dos checos e passa muito por ele a capacidade de transição e ocupação de espaços.

    Confrontos

    Golos
    Resultados
    Sabia que...by playmaker stats
    EQUIPASEm seis presenças em Campeonatos da Europa, a Rep. Checa perdeu o jogo inaugural por quatro vezes
    EQUIPASA Rep. Checa perdeu o jogo de estreia nos dois últimos Campeonatos da Europa: 4-1 frente à Rússia (2012) e 1-0 diante da Espanha, no último torneio
    EQUIPASA Rep. Checa vem de uma vitória (3-1 à Albânia, em jogo de preparação), depois de duas derrotas consecutivas
    EQUIPASA Escócia não disputa uma fase final há mais de 20 anos: o seu último jogo numa grande competição foi em 1998, no Campeonato do Mundo, quando perdeu por 3-0 frente a Marrocos
    EQUIPASA Escócia não marcou em quatro dos seis jogos que disputou em Campeonatos da Europa
    EQUIPASA Escócia não marcou no jogo de estreia em Campeonatos da Europa - ambos frente à Holanda: derrota por 1-0 em 1992 e empate 0-0 em 1996
    EQUIPASA Escócia não perde há cinco jogos
    CONFRONTOSO último jogo entre as duas equipas foi em outubro de 2020, com triunfo escocês em casa por 1-0, na Nations League
    CONFRONTOSA Escócia venceu os três últimos jogos realizados frente à Rep. Checa
    EQUIPASA Rep. Checa não ganha em Campeonatos da Europa há quatro jogos (um empate e três derrotas)
    EQUIPASA Escócia só venceu um dos seis jogos que disputou em Campeonatos da Europa, curiosamente o último, frente à Suíça (1-0, em 1996)
    CONFRONTOSEscócia e Rep. Checa defrontam-se pela 1.ª vez em fases finais
    CONFRONTOS10.º jogo entre Escócia e Rep. Checa, com o histórico de confrontos totalmente empatado: quatro vitórias para cada equipa e um empate
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESCÓCIA
    EMPATE
    CHÉQUIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Escócia
    2021-06-14 10h44m por afonsofarense2000
    Tal como a Macedónia e a Finlândia, estou a torcer para que façam uma surpresa no Europeu. E concordo com o Ultras FCP, o Gauld acrescentaria algo mais à seleção escocesa, é pena alguns jogadores com esta qualidade passarem ao lado :(
    Gauld
    2021-06-14 09h44m por Ultras-__FCP
    Tem qualidade mais que suficiente para estar nesta convocatória.
    Escócia x República Checa
    2021-06-14 00h09m por Tekashi
    É um autêntico 50/50, não existe favorito a meu ver.

    Com jeitinho qualquer uma destas equipas pode acabar na segunda posição deste grupo, a Croácia que se cuide.

    Gosto destes jogos alternativos admito.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Norte-Americano
    Equipa reduzida temporariamente a 10
    A Major League Soccer já está em curso há vária semanas, mas só à jornada 10 colocou em prática uma nova regra: a dos 10 segundos.