placardpt
    Eriksen caiu inanimado, mas recuperou

    Finlândia fez história no dia do melhor golo dos Europeus

    2021/06/12 20:38

    12 de junho de 2021. Um dia que marcou a estreia feliz da Finlândia em grandes competições, mas acima de tudo, um dia em que se marcou o mais belo golo da história dos Europeus.

    Ao minuto 43, todos os olhos ficaram colados à televisão e ao relvado, a aguardar pelas melhores notícias. Nas memórias mais recentes estão ainda marcados os malogrados Miklos Fehér ou Antonio Puerta e nestes momentos surge a pergunta «como é possível?», quando estas coisas acontecem a desportistas de alta competição.

    No entanto, após vários minutos (que pareceram horas) de espera surgiram as notícias que todos queríamos ouvir. A evolução da medicina desportiva e a rápida intervenção dos intervenientes ajudaram Christian Eriksen a marcar um golaço, o mais belo de todos.

    Em segundo plano, o jogo. Também esse histórico para a Finlândia, que se estreou com uma vitória por 1x0 sobre a Dinamarca e assumiu a dianteira do Grupo B do Euro 2020.

    Depois do susto, o melhor 'golo' deste Europeu

    A realizarem a sua estreia em grandes competições, os finlandeses partiram para este duelo nórdico como os underdogs. No entanto, a sua entrada em cena foi arrojada, esboçaram um primeiro ataque... e ficaram-se por aí. Como era de esperar, foi a turma de Kasper Hjulmand a assumir o controlo das incidências.

    Orquestrados por Christian Eriksen, os dinamarqueses carregaram no ataque, aproveitando alguns dos poucos espaços concedidos pela defesa adversários e conquistando vários cantos. Contudo, apenas Jonas Wind e Pierre Hojberg foram capazes de assustar Lukas Hrádecký, que manteve as suas redes a zeros.

    ©Getty / Friedemann Vogel
    À passagem da meia hora de jogo, uma série de paragens para assistência médica quebraram os ritmo e ajudaram os pupilos de Markku Kanerva a susterem o ímpeto dinamarquês. Já perto do intervalo, o momento que marcou o jogo e, provavelmente, o Euro'2020...



    A dois minutos do intervalo, na sequência de um lançamento lateral, Christian Eriksen caiu inanimado no relvado. O momento gerou muito apreensão, mas após vários minutos de assistência médica, o médio de 29 anos recuperou os sentidos, foi transportado e estabilizado no Rigshospitalet (Copenhaga).

    Estreia gloriosa para os finlandeses

    Depois do susto e da longa espera, as boas notícias começaram a chegar e, consequentemente, a partida acabou por ser reatada. As Seleções voltaram a subir ao relvado do Parken e regresso da Seleção dinamarquesa foi marcado por uma ovação dos adeptos e dos jogadores da Finlândia.

    Neste reatamento, Mathias Jensen ocupou o lugar de Christian Eriksen, uma troca que em nada mudou o rumo dos acontecimentos. A Seleção da casa encostou o adversário às cordas, no entanto não conseguiu criar situações claras de golo, recorrendo à meia distância dos seus médios para tentar esse objetivo.

    ©Getty / Martin Meissner
    Sem que nada o fizesse prever, numa transição rápida, Jere Uronen cruzou para a área dinamarquesa e Joel Pohjanpalo (60') surgiu nas costas de Joakim Maehle para bater Kasper Schmeichel, com um cabeceamento que surpreendeu o guardião de 34 anos. Eficácia total: um remate, um golo. 

    Em desvantagem, o selecionador Kasper Hjulmand mexeu na sua equipa e quase colheu frutos: Paulus Arajuuri rasteirou Yussuf Poulsen dentro da área finlandesa, contudo Lukas Hrádecký adivinhou as intenções de Pierre Hojberg e defendeu o penálti. Até ao apito final, a Dinamarca ainda tentou chegar à igualdade, mas a atitude defensiva da Finlândia valeu um triunfo histórico.

    Além deste momento marcante para a história do futebol finlandês, ficarão na memória outros momentos marcantes, posteriores ao susto de Eriksen. Da união e atitude da Seleção dinamarquesa à intervenção de jogadores, árbitro, equipas médicas (a finlandesa foi a primeira a saltar do banco) e paramédicos, passando pelas ovações e solidariedade entre adeptos e jogadores.

    Uma vitória de Christian Eriksen, do verdadeiro espírito do futebol e da vida!

    U Sábado, 12 Junho 2021 - 17:00
    Parken
    Anthony Taylor
    0-1
    Joel Pohjanpalo 60'
    Parken
    Parken
    Dinamarca
    Copenhaga
    Lotação38 065
    Medidas105 m x 68 m
    Inauguração1911
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo BJornada 1
    Lances Capitais
    60´
    GOLO Finlândia!
    Joel Pohjanpalo marca
    Joel Pohjanpalo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    74´
    Pierre Højbjerg (Dinamarca) falha a grande penalidade! O médio foi demasiado previsível e atirou com pouca força. Hrádecký fez uma grande defesa
    A Chave

    Minuto 43 - Quando Christian Eriksen caiu inanimado, a apreensão tomou conta de todos. No entanto, graças à rápida e eficaz ação dos intervenientes e da assistência médica o médio dinamarquês recuperou do susto.

    O Árbitro

    Jogo de fácil gestão para a equipa de arbitragem comandada por Anthony Taylor. O juiz inglês assinalou 23 faltas e mostrou dois amarelos, ilustrativos do critério adotado. No lance de análise mais complicada (penálti sobre Yussuf Poulsen), o árbitro de 42 anos decidiu bem.

    O Melhor
    Golaço de Eriksen

    Apesar da vitória histórica da Finlândia, há que distinguir Christian Eriksen e não só. A rápida e eficaz intervenção de jogadores, árbitro e corpo médico ajudou o médio de 29 anos a marcar o melhor golo de todos. Depois do susto, nada melhor do que celebrar esta grande vitória.

    O Pior
    Susto

    Num jogo atípico, o momento em que Christian Eriksen caiu inanimado no relvado fez-nos recordar tragédias anteriores e temer o pior. Felizmente, todas as nuvens foram dissipadas e os fantasmas foram afastados. Tudo não passou de um susto.

    Forma
    Dinamarca
    2020/2021
    11J
    7V
    2E
    2D
    25-8G
    Finlândia
    2021
    5J
    0V
    2E
    3D
    5-9G
    Sabia que...by playmaker stats
    A Finlândia foi a 10.ª seleção a vencer o jogo de estreia num Europeu:
    2021 Finlândia
    2016 País de Gales
    2012 Ucrânia
    2000 Noruega
    1996 Croácia
    1988 Irlanda
    1972 Alemanha
    1964 Espanha
    1960 Jugoslávia e URSS
    A Finlândia marcou no único remate que realizou na partida.

    A Dinamarca que dominou estatísticamente a partida, fez 22 remates, 6 deles à baliza.
    Nos últimos sete jogos em fases finais, a Dinamarca só venceu uma partida (1V, 3E, 3D), uma vitória por 1-0 contra o Peru no Mundial 2018
    A Finlândia regressa às vitórias sete jogos depois.

    Foi a primeira vitória da Finlândia frente à Dinamarca em provas oficiais (1V, 2D).

    Em 59 jogos, os finlandeses venceram apenas 12 partidas (11 amigáveis)
    Desde que há fase de grupos em Europeus (1980), após vitória no 1.º jogo, só 2 estreantes em 6, passaram à fase seguinte:
    1996 Croácia, chegaram aos quartos de final
    2016 País de Gales, chegaram às meias-finais
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    DINAMARCA
    EMPATE
    FINLÂNDIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sensatez
    2021-06-14 01h37m por marcosteixeira949
    Concordo José, houve alguma falta sensatez de cada parte, até compreendo decisão dos jogadores ao continuar do jogo por respeito do Eriksen mas se eles não estavam em condições decidir ao retomar e quando mais jogar, só pensar o desconforto dos jogadores após duas horas do acontecimento, sem dúvidas a decisão mais sensata seria retornar o jogo no dia seguinte mas já sabemos como é a UEFA, não queria perder o dinheiro. . .

    As melhoras Eriksen!
    JO
    Bucksin6
    2021-06-13 11h15m por Josec78
    Nem os jogadores estavam em condições de decidir isso e, com todo o respeito pelo Eriksen, muito menos estava ele depois de ter estado uns minutos sem respirar.

    Mas hoje em dia, o futebol é para quem não pensa pela própria cabeça: se o Eriksen tivesse dito para se atirarem a um poço, havia aqui utilizadores a defenderem a posição do jogador e que tal devia ser honrada pelos restantes, porque a partir do momento em que ele tem este acidente, tudo o que diz é ouro.
    ler comentário completo »
    Ah ok
    2021-06-13 00h42m por 19Rick_and_Morty04
    Pronto, tudo bem. Vão parar o jogo contra os desejos dos jogadores dinamarqueses que queriam jogar para honrar o amigo que lhes tinha pedido para jogar.

    Era essa a vontade deles, mas só porque uns militantes da internet acham melhor não, vamos parar o jogo para que assim eles ainda fiquem mais revoltados e psicologicamente abalados porque não foi cumprida a vontade deles.

    Nada democrática essa decisão de adiar o jogo. . .
    Saomarino - fora de jogo
    2021-06-12 21h48m por matrioska_russa
    Tenho 99% de certeza que essa regra não existe. Não foi fora de jogo porque o árbitro considerou que a bola chegou ao Lukaku porque o defesa perdeu a bola. Logo, quando a bola vem directamente da equipa a defender, não há foras de jogo.

    Mas a questão é não ter entendido que a ação do defesa foi condicionada pela presença do Lukaku (em fora de jogo no momento do cruzamento). Para mim foi e por isso seria fora de jogo.
    Bucksin6
    2021-06-12 21h45m por rs24bfc
    A sensatez tem de prevalecer? Então querias que a uefa obrigasse a equipa a não jogar? Já pensaste no que isso significaria? Esta é daquelas decisões que iria sempre recebercríticas o que quer que fizesse. Os jogadores não são crianças, nem a uefa é o papá para decidir por elas
    ZA
    Bucksin6
    2021-06-12 21h44m por Zagorakis
    É fácil falar deste lado, mas se foi a vontade dos jogadores, pouco ou nada os delegados podiam fazer. Também é necessário lembrar que os jogadores podem ter decidido que jogar era a melhor coisa a fazer, claro que estavam afectados, mas procuraram jogar para "esquecer" o que tinha acontecido.

    E o Eriksen até pode ter sido um dos jogadores a convencer a equipa a jogar o que faltava, segundo alguns jornais.

    É uma situação complicada mesmo para os jogadores que não foram directamente afectados.
    Saomarino
    2021-06-12 21h37m por babel17
    É verdade, eu não tinha percebido nas primeiras repetições: o defesa russo até toca na bola ao tentar cortar.
    Assim sendo, nada a dizer.
    Parabens à Finlândia
    2021-06-12 21h20m por gattuso_v2
    Completamente alheia às circunstâncias do jogo a partir do minuto 43, venceu na estreia no Euro, mas principalmente queria deixar uma palavra ao jogador que marcou, pois não só festejou, como arrefeceu os ânimos dos colegas, e também a alguns adeptos da Finlândia que decidiram não festejar o maior golo na historia do seu país por respeito 👏
    SA
    Golo Lukaku
    2021-06-12 21h20m por Saomarino
    o golo é 100% legal, também fiquei com essa dúvida, mas pelos vistos há uma regra bizarra em que basta o defesa tentar jogar a bola que mesmo que não toque deixa o jogador em posição legal
    Bucksin6
    2021-06-12 21h12m por DabidBTV
    Maldita UEFA que fez a vontade a ambas as equipas que quiseram retomar a partida. Que malvados!!
    iSMURF4
    2021-06-12 21h10m por babel17
    Tens toda a razão, percebe-se perfeitamente que o Lukaku está offside na imagem parada. . . nem é preciso colocar as linhas.
    Francamente não entendo como o VAR deste jogo deixou passar o lance em claro, quando agora se tiram foras-de-jogo por centímetros. . .
    Simplesmente inacreditável!!! 😳
    ZA
    Finlândia
    2021-06-12 21h08m por Zagorakis
    Vitória surpreendente e logo na estreia, mas mas marcada pelo susto com o Eriksen. Ver o que estes jogadores conseguem fazer contra a Bélgica e a Rússia. Fizeram mais do que eles próprios pensariam talvez.
    ZA
    Bucksin6
    2021-06-12 21h06m por Zagorakis
    De acordo com as notícias que sairam, foram os próprios jogadores dinamarqueses que quiseram voltar a jogar.
    . . .
    2021-06-12 21h00m por 19Rick_and_Morty04
    Foram os próprios jogadores da Dinamarca que pediram para retomar o jogo com apoio do próprio Eriksen que fez videochamada com eles.

    Temos zero moral para andar a reclamar de todos os envolvidos. Somos uns meros espectadores, não vamos andar a escrever moralismos na internet. Aceitem só a vontade de quem sofreu muito mais que nós ao ver tudo isto.

    Força Eriksen!
    e a Bélgica
    2021-06-12 20h54m por iSMURF4
    já está a ser levada ao colo. . . . golo do Lukaku em fora de jogo CLARO. . . incrivel como com tantas ferramentas disponíveis. . . e nem se dignam a ir ao VAR. .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...