placardpt
      Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
      Treinadores estiveram na zona mista após o jogo

      Joel Rocha sublinha a confiança e o acreditar e Nuno Dias aponta à falta de serenidade

      2021/06/06 19:22
      E0

      Após o jogo, que, recorde-se, o Benfica venceu por 7x5, já no prolongamento, os dois treinadores estiveram na zona mista do Pavilhão Fidelidade para falarem com os jornalistas.

      Sobre o jogo: «Depois destes 50 minutos, alma, sangue, coração, superação, e confiar e acreditar. Confiar naquilo que somos, naquilo que temos feito esta época, confiar nas qualidades que temos, individuais e coletivas, e acreditar que conseguimos. Houve alguns momentos esta época, três em particular, onde é mais fácil identificar que apesar de acreditar e confiar não conseguimos, o que se traduziu nas derrotas, mas hoje estivemos a capacidade e o discernimento e obviamente a qualidade para carimbar o conseguir. Foi um jogo muito difícil como são todos. O Benfica sai na frente do resultado e depois estamos a perder por uma diferença de 2 golos, conseguimos recuperar um 3x1 para um 3x3, e não foi só na qualidade técnica, tática e estratégica, foi em tudo aquilo que eu disse anteriormente, no acreditar e no confiar.

      Começamos a segunda parte com 3x3 e levamos com 4 e 5x3, novamente com 2 golos de desvantagem, e novamente a conseguir empatar e levar o jogo para prolongamento. E penso que essas duas recuperações, do ponto de vista do acreditar, do confiar, da superação, da qualidade também que houve nas decisões desses momentos foi muito importante.»

      Sobre a eficácia do 5x4+GR: «Aquilo que hoje nos sorriu a nós, por mérito nosso também, mas que hoje nos sorriu e que às vezes não sorri, que é a abordagem que fizemos no início do prolongamento, em que nós com 4 faltas, o Sporting com 2, por dois objetivos: primeiro, para evitar que do ponto de vista defensivo cometêssemos a 5ª falta ou alguma falta próxima da baliza, porque foi assim que o Sporting fez o 4º e o 5º golo, através de livres muito perto da nossa baliza nas relações entre fixos e pivot, então nós temos duas formas de impedir que a bola lá chegue. Ou conseguimos defender bem essa situação, e nem sempre é fácil porque o Sporting tem jogadores que colocam a bola às cegas no pivot e o pivot é extremamente forte - os dois -  e é um jogo de muito contacto, portanto nós tínhamos que evitar isso. Havia duas formas, que é defender bem, e nem sempre o conseguimos, ou ficar com a bola. Ter a bola. E na parte do ter a bola, nas situações de 4x4 nem sempre o conseguimos fazer, então recorremos à situação de colocar o Tiago Brito como guarda-redes avançado, com a intenção de ter a paciência necessária para aproveitar a oportunidade que surgisse, quando surgisse, de forma inteligente, porque o jogo estava empatado, o Benfica não estava a perder. E hoje sim, fomos felizes nesse momento, conseguimos ser eficazes e fizemos o golo. Ficamos nós por cima, conseguimos fazer mais um golo e empatamos a final do play-off.»

      Sobre os momentos em desvantagem: «Nós nunca gostamos nem queremos sofrer golos, e não podemos retirar o mérito ao adversário. Mas sobretudo os dos golos da primeira parte, o 2x1 e o 3x1, aí parece-me que fomos algo passivos do ponto de vista defensivo. Nem agimos nem reagimos, ficamos assim um pouco expectantes. E são esses momentos que queremos obviamente eliminar para sermos mais consistentes porque não gostamos de ser essa equipa bipolar. Mas se tivermos que ser uma equipa bipolar ou tripolar, e marcar mais um golo que o Sporting no final do jogo, eu assino por baixo, não tenho problemas nenhuns.»

      Sobre o próximo jogo: «Queremos evitar e eliminar [os erros], mas temos a consciência que o nosso adversário é altamente capaz, forte, competitivo, e vai ser uma final sempre assim. Equilibrada e disputada até ao último segundo.»

      Nuno Dias: «Penso que poderíamos ter feito mais»

      Sobre o jogo: «O jogo foi equilibrado, como são todos estes dérbis, como normalmente são os jogos de final de campeonato, em que tudo se vai decidir ali. Foi tão equilibrado e por isso é que foi para prolongamento. Por isso é que acabou no final dos 40 minutos com o resultado de 5x5. Penso que poderíamos ter feito mais. Poderíamos ter sido mais serenos para segurar a vantagem quando ela teve por dois golos, por duas vezes, e podíamos ter feito melhor nessa altura, e segurado. Mesmo com o Benfica a crescer no jogo poderíamos ter sido melhores nessa altura e não permitir que o Benfica encurtasse tanto. Se calhar deixamos de ser pressionantes, deixamos que o Benfica controlasse o jogo na posse de bola, fomos menos intensos e agressivos. Se calhar tivemos medo de ganhar, eu acho que tivemos medo de ganhar. Quisemos segurar a vantagem para que o Benfica não marcasse mais e esquecemo-nos que poderíamos continuar a atacar e poderíamos continuar à procura de mais e melhor.

       

      ©Sporting CP

      Mas é assim. Eliminatória no 1 a 1, como é normal. As equipas equivalem-se, os jogos são equilibrados, e a eliminatória está 1 a 1. Faltam duas vitórias ao Sporting para ser campeão nacional, faltam duas vitórias ao Benfica para ser campeão nacional.

      Sobre desperdiçar a vantagem de dois golos: «O que eu acho é que nessa altura poderíamos ter sido melhores, e mais serenos não só a segurar a vantagem e acho que até o problema foi esse. Quisemos mais só segurar a vantagem e menos preocupação em continuar a atacar e continuar à procura do resto. Acho que começamos cedo de mais a defender uma vantagem com muito tempo ainda para jogar.

      O jogo é assim. Uns aproveitam melhor os deslizes, outros aproveitam pior e o resultado no prolongamento acaba por se ajustar. O Benfica arriscou, foi eficaz quando subiu com o guarda-redes avançado no início do prolongamento, e assim foi.»

      Sobre o próximo jogo: «Acho que temos que ser mais intensos nas disputas dos lances, já que os árbitros estão a permitir isto. Já que os árbitros permitem que os nossos pivots não consigam jogar e vocês se repararem nós somos uma equipa leal no jogo, não precisa de estar a agarrar o tempo todo, não precisa de estar a bater o tempo todo, não precisa de se estar a pendurar nos nossos pivots o tempo todo, e acho que somos uma equipa muito mais leal, mas se calhar vamos ter que o deixar de ser porque não tiramos vantagens nisso, antes pelo contrário.

      Nós queremos jogar, queremos é movimentar e jogar, e quando nós temos a bola nem sempre nos permitem fazer isso à margem das leis. Acho que temos que ser um bocadinho mais espertos a entender o que os árbitros estão a permitir e não estão a permitir, e se calhar ser um bocadinho mais intensos nas disputas de bola nos pivots, não os deixar jogar com o à vontade com que estão a jogar, porque nós não gostamos de fazer aquilo que os jogadores do Benfica fazem.»



      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BENFICA
      EMPATE
      SPORTING

      Fotografias

      Liga Placard| Benfica x Sporting (Final 2)
      Liga Placard| Benfica x Sporting (Final 2)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      jogos históricos
      U Domingo, 06 Junho 2021 - 14:00
      Pavilhão Fidelidade
      7-5
      a.p.
      Hossein Tayebi 2' 15' (g.p.)
      Robinho 11'
      Arthur 31'
      Jacaré 34'
      Tiago Brito 44'
      Fábio Cecílio 48'
      Taynan 4' 23' 26'
      Pany Varela 5'
      Pauleta 10'

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Francês
      Jovem está a dar os primeiros passos em Paris
      Um dos grandes objetivos da época do Paris SG pode ser conquistado esta semana. Em caso de vitória diante do Lorient (e se o Monaco não triunfar diante do Lille), os parisienses ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      Ispeaksempolemicas 23-04-2024, 16:33
      moumu 23-04-2024, 16:19
      RI
      river_shannon_is_bac 23-04-2024, 16:18
      moumu 23-04-2024, 16:17
      moumu 23-04-2024, 16:16
      Platinum-Returns 23-04-2024, 16:11
      ZH
      zhar 23-04-2024, 16:10
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:06
      johnspencer 23-04-2024, 15:35
      Tobin 23-04-2024, 15:28
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 15:25
      carlos_batuta 23-04-2024, 15:14
      felipecamargodelima 23-04-2024, 15:13
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 14:58