placardpt
    Análise a todas as equipas do Euro

    GRUPO B | Rússia: Tentar renascer sem largar o passado

    Com o início do Euro 2020 ao virar da esquina, está na altura de conhecer as todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

    São 17 milhões de quilómetros quadrados que tornam a Rússia no maior país do mundo, de longe, mas a dimensão geográfica não tem transparecido para o futebol. Coloquemos da seguinte forma: Cabem, dentro da Rússia, cerca de 186 Portugais, mas quantos russos caberiam na convocatória de Portugal para este Campeonato da Europa? Não há resposta certa, mas possivelmente nenhum.

    Nem tudo é mau, afinal esta é uma seleção que foi mais longe do que portuguesa no último Mundial, atingindo os quartos de final da prova onde foi anfitriã, mas repetir esse feito é uma missão dificílima para Cherchesov. Com uma equipa já ligeiramente envelhecida, a passar pelo início de uma transição de pessoal, prever o futuro desta equipa não é nada simples. Fica claro o objetivo: passar a fase de grupos.

    Ninguém é velho para esta guerra

    O passado soviético é algo bem presente na mente do adepto russo, pois é associado aos momentos de glória desportiva. Foi a USSR que venceu o primeiro Euro, em 1960, e desde aí nunca foi atingida outra conquista semelhante, mas apesar de todas as mudanças geopolíticas há certas constantes que ficam. Como a Katyusha, velha canção soviética que ainda é cantada pelos adeptos.

    ©Getty / Julian Finney
    Também velha é a Dzyubamania que se vive na Rússia. Essa referente ao avançado e capitão Artem Dzyuba, que é amado por metade do país enquanto que uma outra porção - maioritariamente composta por adeptos do Spartak, que nunca o perdoaram pela mudança para o Zenit -, o detesta. Dzyuba é responsável pelos golos, mas também é um símbolo de tudo o que esta seleção da Rússia representa...

    Em primeiro lugar, o ponta de lança simboliza o potencial por cumprir de uma geração que começa a dar «as últimas». Não é o mais velho (Zhirkov vai a caminho dos 38), mas a maneira como a equipa depende dele é alegórico do envelhecimento coletivo. Em segundo lugar, e mais importante, é o seu espírito forte e combativo, que tão bem representa o futebol de guerra que Cherchesov «defende».

    Defesas, médios e avançados, de todos é esperada luta em campo, o que justifica a ausência de nomes como Fedor Smolov (avançado mas móvel e veloz) da convocatória de 26 nomes. Há espaço para futebolistas mais tecnicistas, como Golovin, Miranchuk, Cheryshev ou o jovem Maksim Mukhin, mas para terem minutos com este selecionador precisam de correr, muito. 

    Com resultados inconstantes, tanto em apuramentos como em fases finais, é difícil saber o que esperar desta Rússia. Em 4x2x3x1 ou em 3x4x2x1 (aí existe alguma flexibilidade), vai aparecer uma equipa aguerrida e motivada, resta apenas saber se tem capacidade de lutar com a Dinamarca pelo 2º lugar do grupo.

    jogos históricos
    U Sábado, 12 Junho 2021 - 20:00
    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Mateu Lahoz
    3-0
    Romelu Lukaku 10' 88'
    Thomas Meunier 34'

    ESTÁDIO

    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Lotação68 134
    Medidas-
    Inauguração2017

    COMPETIÇÃO

    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo BJornada 1
    A Estrela
    Aleksandr Golovin

    Talvez a par de Miranchuk, Golovin é um dos poucos jogadores desta Rússia que está ponto de rebuçado. Aos 25 anos, o médio do Monaco está no seu auge, e ele quem carrega aos ombros o fardo criativo desta equipa russa. Perdeu três meses de competição por uma série de lesões, mas desde janeiro que está recuperado e em grande forma, sendo uma das principais figuras de um Monaco que terminou no pódio da Ligue 1.

    O Técnico
    Stanislav Cherchesov

    O bigode de Cherchesov, quase tão icónico como seu futebol bélico, vai ser novamente parte integrante de uma fase final de uma prova de seleções. Três anos depois de ter levado a Rússia, anfitriã, aos quartos de final do Mundial, o selecionador de 57 anos renovou e está pronto para uma nova aventura, mas não vai ter uma tarefa fácil... 

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BÉLGICA
    EMPATE
    RÚSSIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Moscovo não acredita em lagrimas
    2021-06-07 08h04m por xithombo
    Esta Rússia vai realizar a fase de grupos em casa, o que pode ser um catalisador para uma prestação positiva e apurar-se para outra fase.
    O estilo de jogo do Cherishev faz recordar, com nostalgia, os tempos de Lobanovsky, um dos maiores mestres do jogo da bola. Não fosse a guerra fria na época, o seu Dynamo de Kiev teria ganho, pelo menos, uma taça dos campeões e a URSS um mundial, pois qualidade para tal tiveram. O Dynamo dos anos 70, 80 era uma autêntica máquina de jogar fut...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Praia
    Antevisão
    SC Braga vs AFD Torre
    Foi há quase sete meses que a época 2023 teve o seu fim, com a final da Taça de Portugal. Pelo meio houve Mundial, mas a última aparição dos clubes foi mesmo ...