placardpt
    Análise a todas as equipas do Euro

    GRUPO B | Bélgica: Última chance para a geração dourada?

    Com o início do Euro 2020 ao virar da esquina, está na altura de conhecer as todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

    Foi há cerca de uma década, quando começaram a surgir na Bélgica alguns talentos verdadeiramente promissores, que se começou a falar de uma geração de ouro. Apesar de ser uma previsão difícil de fazer, a verdade é que a maior parte desses talentos atingiu o seu potencial, tornando esta seleção numa das mais fortes do mundo.

    As medalhas de bronze no Mundial serão recordadas, mas seria uma pena se esta geração não vencesse algo. Qualidade não falta, e é suficiente para deixar a Bélgica entre os favoritos à conquista do Euro, mas com o envelhecimento da espinha dorsal da equipa (em particular a defesa) fica difícil não perguntar o seguinte: Será que esta é a última chance dos belgian red devils ganharem algo?

    Equipa para dar chocolate

    Na verdade, esta seleção da Bélgica não alcançou assim tão pouco nos últimos anos. O terceiro lugar no Campeonato do Mundo será certamente mais recordado em futuros longínquos, mas a consistência que tem demonstrado com Roberto Martínez é merecedora de realce.

    São já três anos desde que a equipa atingiu o primeiro lugar no ranking da FIFA, e desde aí nunca mais de lá saiu. Com bons resultados em todas as fases de qualificação - 10 vitórias em 10 jogos para chegar aqui -, a Bélgica sabe impor o seu jogo independentemente do calibre do adversário e não há dúvida que sabe como chegar ao golo, pois marcou 40 e sofreu três na qualificação.

    Qualidade e união ©Getty / VIRGINIE LEFOUR
    A consistência dos últimos cinco anos verifica-se também a nível tático, com um 3x4x3 em que um dos alas sobe mais que o outro, e a nível de jogadores, como a convocatória o demonstra. Thibaut Courtois é a escolha para a baliza, onde terá pouco trabalho com Toby Alderweireld e o encarnado Jan Vertonghen. A experiência é notória, mas a idade pesa e talvez por isso surja Denayer a completar o trio, em detrimento de Vermaelen.

    No miolo, a dupla incontornável é Axel Witsel e Kevin De Bruyne, mas o primeiro está lesionado e tem o Euro em risco, enquanto que o segundo vai falhar o primeiro jogo. As opções cairão, nesse caso, sobre Dendonker e Tielemans, que ficarão responsáveis de proteger a defesa e servir um ataque de luxo, composto por Dries Mertens, Eden Hazard e Romelu Lukaku.

    Entre os 26 não há nenhum estreante, e mesmo os mais inexperientes têm pouca probabilidade de chegar ao onze inicial, mas ainda podem vir a ser úteis. Que o diga Jérémy Doku, de 19 anos, que beneficiou do adiamento do Euro e vai agora ser uma fonte de velocidade e qualidade de drible a partir do banco.

    Euro 2020

    Bélgica Bélgica
          3J  3V 0E 0D (7-1)
          Forma: VVV
          EU: Portugal (C) 27/06
    Tem uma equipa com qualidade suficiente para dar chocolate, bem ao estilo belga, e para já surge como favorito no seu grupo. Os quartos de final alcançados em 2016 são a barreira mínima de uma seleção que quer ir o mais longe possível, nesta que pode ser a sua última chance de beneficiar de uma geração dourada. Podem sonhar?

    jogos históricos
    U Sábado, 12 Junho 2021 - 20:00
    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Mateu Lahoz
    3-0
    Romelu Lukaku 10' 88'
    Thomas Meunier 34'

    ESTÁDIO

    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Lotação68 134
    Medidas-
    Inauguração2017

    COMPETIÇÃO

    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo BJornada 1
    A Estrela
    Romelu Lukaku

    Grande parte do que torna esta seleção impressionante é o facto de estar recheada de talento de classe mundial sem que nenhuma estrela brilhe mais, mas é impossível negar que Lukaku está numa forma superior aos restantes. O ponta de lança poderoso acaba de se sagrar campeão e MVP da Serie A e chega ao Euro sedento por mais glória e já com o estatuto de melhor marcador da história da Bélgica.

    O Técnico
    Roberto Martínez

    O espanhol está cada vez mais integrado numa vida ao estilo belga, depois de cinco anos no cargo. Para além de selecionador, Roberto Martínez é o diretor técnico da federação e todos os planos a longo prazo ou partem dele ou giram em torno de. Trouxe a consistência e filosofia que esta seleção precisava, mas agora falta chegar mais longe e levar o título para casa.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BÉLGICA
    EMPATE
    RÚSSIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Bélgica
    2021-06-06 14h56m por afonsofarense2000
    Sinceramente é uma seleção muito overrated. . . Dúvido que passem dos oitavos/quartos
    Bélgica
    2021-06-06 10h52m por Tekashi
    Hoje é Top 3 da Europa.

    Parte para o seu grupo como clara favorita a vencê-lo, mas a partir dos Oitavos-de-Final as coisas podem perfeitamente complicar-se para os belgas. Poderá muito bem apanhar Seleções como a Alemanha, a Itália e a França no caminho até a Final.

    Eu pessoalmente acredito que a Bélgica por exemplo no confronto direto com uma Alemanha consiga passar, mas por exemplo com a Itália já não acho assim tão fácil, isto porque prevejo uma Itália b...ler comentário completo »
    Última?
    2021-06-06 10h11m por lion41
    Não, ainda terão outra já no próximo ano, Mundial 2022

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga Europa
    Declarações de Gian Piero Gasperini
    Depois do histórico triunfo em Anfield na primeira mão (0-3), a Atalanta conseguiu agarrar-se à vantagem na segunda mão e fez a proeza de eliminar o Liverpool, que era um ...