placardpt
    Análise a todas as equipas do Euro

    Suíça: A polivalência de um verdadeiro canivete

    2021/06/05 21:00

    Com o início do Euro 2020 ao virar da esquina, está na altura de conhecer as todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

    *com Xavier Soares

    Primeira classificada num grupo onde a Dinamarca também se conseguiu apurar para o Europeu, a Suíça chega ao Euro 2020 com expectativas e vontade redobradas para ultrapassar os oitavos-de-final atingidos em 2016 (caiu no desempate das grandes penalidades diante da seleção polaca).

    Sem falhar uma grande competição desde o Euro 2012, a armada helvética tem na segurança de Sommer, na criatividade de Shaqiri, na irreverência de Xhaka e na pontaria do «português» Seferovic armas mais que suficientes para alimentar o sonho de um país que ambiciona chegar aos quartos-de-final de um Campeonato da Europa de seleções pela primeira vez na sua história.

    Da frieza helvética ao pêndulo suíço

    Olhar para o onze suíço é compreender a fusão da frieza helvética com a polivalência de um verdadeiro canivete. Fiel ao seu tradicional 3x5x2, os suíços são uma equipa tendencialmente ofensiva, sobretudo quando o seu meio-campo tem espaço e tempo para brilhar. Nos pés de Shaqiri é onde mora o pêndulo de um verdadeiro relógio suíço que tem em Seferovic e em Embolo os ponteiros apontados à baliza adversária.

    No que à defesa diz respeito, há que falar em dois nomes imprescindíveis para a solidez da turma helvética: Manuel Akaji e Yann Sommer. Seguro e eficaz, o central do Borussia Dortmund fez do tempo seu aliado para se afirmar como o patrão de uma defesa onde Elvedi e Ricardo Rodriguez raramente comprometem. Já o guarda-redes do M´gladbach afirmou-se como a última linha de segurança para as redes vermelhas, que estão entregues a um verdadeiro cofre suíço difícil de arrombar.

    Contra um adversário teoricamente mais forte, la nati suisse recua no terreno e fecha-se num 4x4x2. Mbabu junta-se à defesa enquanto Zuber dá lugar no onze a Denis Zakaria ou a Fabian Schar. Uma equipa camaleónica que sabe como fazer do banco suíço o seu canivete.

    jogos históricos
    U Sábado, 12 Junho 2021 - 14:00
    Baku Olympic Stadium
    Clément Turpin
    1-1
    Kieffer Moore 74'
    Breel Embolo 49'

    ESTÁDIO

    Baku Olympic Stadium
    Lotação68 195
    Medidas-
    Inauguração2015

    COMPETIÇÃO

    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo AJornada 1
    A Estrela
    Xherdan Shaqiri

    É o jogador que mais tem marcado a história recente do seu país e não é só pelos 23 golos que tem apontados em 90 internacionalizações que se pode dizer que adquiriu o estatuto de estrela desta armada helvética. Desde que é internacional A, a Suíça apenas falhou a presença no Euro 2012, algo digno de registo já que, de lá para cá, sob a batuta do 23 suíço, seguiram-se quatro presenças consecutivas em grandes competições de seleções: Euro (2016 e 2020) e Mundial (2014 e 2018). Dotado de um pé esquerdo letal e de uma criatividade acima da média, é justo dizer que no jogador dos reds mora o motor, e o jogador mais diferenciado, do meio-campo de la nati suisse.

    O Técnico
    Vladimir Petkovic

    Orienta a Suíça desde 2015 e, desde que chegou ao banco helvético, não só nunca falhou uma qualificação para uma grande competição como nunca foi eliminado na fase de grupos. Revolucionou a forma de jogar da seleção, implementou o 3x5x2 e soube como potenciar a qualidade de Shaqiri em prol da equipa, adaptando-o a médio e fazendo-o aparecer em zonas mais centrais do terreno. Com o Euro 2020 à porta, o selecionador procura a primeira passagem aos quartos-de-final, algo que, a acontecer, será uma prova indiscutível da qualidade, cada vez mais evidente, da sua seleção.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAÍS DE GALES
    EMPATE
    SUÍÇA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    kenerva
    2021-06-06 17h24m por iSMURF4
    ahah muito bom.
    Arshavin10-Alex is7
    2021-06-06 02h01m por FunnyGames
    “Fazendo a comparação com a Áustria porque são vizinhos, os austríacos tem evoluído bastante nos últimos tempos, mais do que os suíços“ Pelo contrário, a seleção austríaca não se qualifica para um mundial desde o França 98. (Sendo que a sua última vitória numa fase final foi no Mundial de 90) Em contrapartida os suíços têm sido muito mais regulares em termos de sucesso nas fases de qualificação, por exemplo até se apuraram para a Final 4 da Nations League inaugural
    Suiça
    2021-06-05 22h16m por diogo481
    Passa com a Italia aos oitavos
    Arshavin
    2021-06-05 22h12m por diogo481
    O desporto principal aqui é o hoquei no gelo, mas estes ultimos anos os suiços começaram a se interessar mais no futebol
    Zakaria é o meu jogador favorito nesta equipa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...