placardpt
    Benfica e FC Porto empatam na Luz

    Dois sonhos que se tornam praticamente impossíveis

    O FC Porto sai da Luz com o 2.º lugar seguro, mantendo os mesmos quatro pontos de diferença para o Benfica, aqueles com que partiu para o encontro da 31.ª jornada, mas deixou a via ainda mais aberta para o Sporting chegar ao título de Campeão Nacional. Um golo para as águias no primeiro tempo e outro para os dragões no segundo fizeram o resultado na Luz, num Clássico nem sempre bem jogado, muito faltoso e com um final absolutamente frenético.

    Everton mostrou um pouco da sua arte

    Com o primeiro lugar impossível para uns e muito difícil para outros, o segundo lugar, que vale passaporte direto para a Liga dos Campeões, era (e é) o objetivo mais natural para as duas equipas. Embargados nesse estado de espírito, os primeiros minutos foram sintomáticos daquilo que se podia esperar do duelo entre águias e dragões, sobretudo na primeira parte. Um FC Porto com mais posse, mas uma posse inconsequente, e um Benfica mais na expectativa, a esperar pelo momento em que podia avançar sem desmoronar o seu baralho de cartas.

    E foi precisamente num desses momentos que apareceu o golo dos encarnados. Já depois de duas incursões dos azuis e brancos junto à área benfiquista, sem nunca ameaçar verdadeiramente a baliza à guarda de Helton Leite, Everton teve arte para colocar o Benfica na frente do marcador. O internacional brasileiro passou por dois oponentes, tabelou com Rafa e rematou a bola para longe do alcance de Marchesín.

    Em desvantagem, a equipa de Sérgio Conceição reagiu relativamente bem e voltou a assumir os destinos do jogo, embora com alguma dificuldade, por culpa do elevado número de faltas assinaladas por Artur Soares Dias - 19 no primeiro tempo -, que foram quebrando o ritmo e até o entusiasmo do encontro. Ainda assim foi novamente o Benfica a protagonizar um daqueles momentos que entram nos resumos.

    Rafa caiu na área portista após jogada muito rápida de contra-ataque, por alegada infração de Manafá, contudo o penálti viria a ser anulado pelo árbitro, graças ao contributo do vídeo-árbitro (VAR), que descortinou um fora de jogo de 19 centímetros. Ou seja, tudo ficou igual e em aberto para a segunda metade.

    ©Kapta+

    Que final!

    Os últimos minutos foram uma autêntica montanha-russa de sentimentos para os homens do Benfica. Mas já lá iremos. Primeiro, importa dar conta de uma outra grande penalidade anulada ao conjunto de Jorge Jesus, novamente com intervenção do VAR, importantíssimo para Artur Soares Dias perceber que Diogo Gonçalves foi o infrator e não o prejudicado.

    Aos 68 minutos, dupla alteração nos dois lados. Se Jesus optou por tirar o elemento que estava a dar alguma irreverência e velocidade ao ataque das águias, reforçando mais a zona central, já Conceição refrescou o corredor e o ataque, com as entradas de Toni Martínez e João Mário. Aposta certeira, a do treinador do FC Porto.

    O jovem extremo, adaptado a lateral direito, ludibriou Adel Taarabt pelo flanco e cruzou para o remate certeiro de Matheus Uribe, uma das principais figuras dos portistas neste Clássico, num lance em que a estrutura defensiva das águias ficou muito mal na fotografia.

    Imbuídos pela força anímica do golo, o FC Porto não tirou o pé do acelerador, mantendo as suas linhas bem subidas, em busca de um segundo golo que desse vantagem e colocasse de novo a equipa nos seis pontos de distância da liderança, mas essa postura arrojada não valeu mais do que alguns momentos de aperto.

    Taarabt esteve pertíssimo do 2x1, travado por Marchesin que defendeu a bola e esta seguiu a trajetória da barra, e depois foi a vez de Pizzi festejar mesmo o segundo do Benfica, de forma bastante efusiva, no terceiro minuto do tempo de compensação, só que Darwin estava em posição irregular no início da jogada. Um passo para trás de Pepe, experientíssimo, colocou o avançado uruguaio 30 centímetros adiantados, e impediu um final feliz para o clube da capital.

    Contas feitas, o Benfica fica com o sonho do segundo lugar muito turvo, tal como o FC Porto que fica ainda mais longe do primeiro posto. Só mesmo um milagre.

    U Quinta, 06 Maio 2021 - 18:30
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Artur Soares Dias
    1-1
    Everton 23'
    Matheus Uribe 75'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 31
    Lances Capitais
    23´
    GOLO Benfica!
    Everton marca
    Everton marca o seu 6º golo na prova (29 jogos)
    75´
    GOLO FC Porto!
    Matheus Uribe marca
    Matheus Uribe marca o seu 4º golo na prova (29 jogos)
    90´
    +2
    GOLO INVALIDADO Benfica
    Pizzi marcou e festejou, mas havia fora de jogo de 30cms no início da jogada
    A Chave

    Minuto 75: João Mário trabalhou na direita, ganhou espaço na linha de fundo e cruzou para remate de primeira de Uribe!

    O Árbitro

    Muito bem auxiliado pelo vídeo-árbitro (VAR), Artur Soares Dias pecou no capítulo disciplinar. Perdoou um amarelo a Grimaldo, numa falta em tudo semelhante a uma que valeu amarelo a Sérgio Oliveira, e perdoou também a segunda cartolina amarela a Pepe.

    O Melhor
    Toque cafetero

    Num jogo nem sempre bem jogado do ponto de vista coletivo, nota especial para o individual. Matheus Uribe esteve nos melhores momentos dos dragões, entre eles o golo, deixando a sua marca na partida.

    O Pior
    Faltas e faltinhas

    Num estádio vazio torna-se ainda mais incomodativo o som do apito do árbitro, sobretudo quando utilizado muitas vezes, demasiadas até, sobretudo na primeira parte, com 19 faltas assinaladas por Artur Soares Dias.

    Forma
    Benfica
    2020/2021
    49J
    29V
    12E
    8D
    101-43G
    FC Porto
    2020/2021
    50J
    33V
    10E
    7D
    95-47G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto soma o 25.º jogo consecutivo sem perder na Liga
    FC Porto soma 6.º jogo consecutivo sem perder frente ao Benfica
    O Sporting pode, até, ser campeão antes do jogo frente ao Boavista, caso o FC Porto (que joga na véspera) não ganhe em casa ao Farense
    Com o empate do FC Porto, o Sporting pode ser campeão já na próxima jornada, se vencer o Boavista

    Fotografias(20)

    Liga NOS: SL Benfica x FC Porto
    Liga NOS: SL Benfica x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Mais uma vez o zerozero e a arbitragem. .
    2021-05-11 16h51m por Gambrinus
    Então o Artur Soares Dias errou só no capítulo disciplinar, e ainda se atrevem a dizer que só faltou um amarelo a Grimaldo? E vergonha na cara?

    E o 2º amarelo para Sérgio Oliveira? E para Otávio? E o golo anulado, vá~se lá saber porquê, beneficiando o infractor que tinha cometido a falta, e impedindo o Benfica de bater rapidamente o livre. Uma e outra vez discute-se que um dos problemas em Portugal é a falta de tempo útil de jogos, as demasiadas pausas, e este incompetente ...ler comentário completo »
    da_ni82
    2021-05-07 22h43m por champions2004
    Obrigado.
    Com menos conversa, conseguiste chegar objectivamente onde eu queria chegar.
    JDABM
    2021-05-07 22h08m por champions2004
    E não compares o Porto ao Benfica.
    Nós fomos duas vezes campeões do mundo, coisa que nunca poderás dizer.
    JDABM
    2021-05-07 22h04m por champions2004
    Ah sim?
    E em Espanha, Turquia, França, Polónia, Escócia, etc etc, também foi o Pinto da Costa?
    Lá está, os outros são maus, mas nós somos todos bons rapazes. Em Portugal só não há linguados nas bancadas, em jogos entre rivais, por causa de Pinto da Costa.
    As mortes de adeptos foram culpa de Pinto da Costa, assim como Alcochete.
    Jesus Christ!
    PE
    Ja me ia esquecendo
    2021-05-07 21h23m por Pedro_C123
    De quando um jogador pontapeou outro e o jogador que deu o pontapé teve penalti a favor isto foi quando? de repente deu me uma branca
    Dirtylooks
    2021-05-07 21h16m por champions2004
    E pensava eu, que não se aprendia nada aqui.
    Muito obrigado pela partilha do conhecimento =)

    JDABM
    2021-05-07 21h12m por champions2004
    Eu não fujo a nada.
    A culpa do mau ambiente em Portugal é do Pinto da Costa, segundo dizes tu.
    Segundo digo eu, o Pinto da Costa manda muito filete bem dito, cheio de razão, com muita classe e ironia. É o presidente mais inteligente que conheci até hoje. Não me lembro de ele ter dito algo de tão baixo nível como o Varandas: "Um bandido será sempre um bandido", ou, como disse Vieira acerca de Bruno de Carvalho que até demagogo lhe chamou. Ou até, o que foi dito por Bruno...ler comentário completo »
    JS
    Só faltava mesmo termos
    2021-05-07 21h12m por jsilva77
    Um jogador ver um penaltie assinalado por . . . Ser pisado . . . Isto depois de já termos um expulso por rematar à baliza. Depois querem ser levados a sério, como é possível ??? É assim tanto o desespero que custa admitir que, tirando o lance do Pepe, tudo normal ??? Sendo a única anormalidade o árbitro marcar dois penalties a favor do SLBenfica . . . Inexistentes e revertidos pelo VAR ??? E ainda para mais consideram Hugo Miguel e as suas arbitragens excelentes. Acredito que com esse me...ler comentário completo »
    JDABM
    2021-05-07 20h53m por champions2004
    Não posso falar do tempo antes de Pinto da Costa porque ainda era muito pequenino, não tenho o hábito de falar à toa.
    O que eu vi, foi um clube de quem ninguém esperava nada, a ter um percurso brilhante durante 40 anos em Portugal, na Europa e no Mundo. Vi o Mourinho a fazer gato sapato dos rivais, vencer tudo o que foi possível, partir a louça toda e os rivais, aziados, a quererem tirar-lhe o mérito. Um pouco à semelhança do Sporting este ano.
    O complexo de inferiorida...ler comentário completo »
    Dirtylooks
    2021-05-07 20h44m por champions2004
    Mesmo. Em vez de descarregarem a frustração em quem os enganou, treinador e presidente, descarregam no Porto e no árbitro que os queria levar ao colo. Não fosse o var e estariam eles a dizer que nós temos mau perder.
    JD
    Champions2004
    2021-05-07 20h44m por JDABM
    Tens toda a razão. Quando de um lado não há bons rapazes, do outro também há retaliação. Curiosamente não me lembro de haver registo de grandes coisas no futebol português na era pré Pinto da Costa. Apenas após isso começaram a acontecer algumas coisas bastante negativas no futebol português. Curiosamente também, PDC teve o efeito de unir Benfica e Sporting numa final de Taça de Portugal, contra o Porto. Porque terá sido? O país estava todo errado e os oprimidos da 2° cidade mais rica do...ler comentário completo »
    PE
    LOOOL
    2021-05-07 20h38m por Pedro_C123
    Os portistas tão sempre a falar da mesma coisa, sempre a dizer que os do norte são prejudicados e os do sul beneficiados, sempre a fazerem se de vitimas, deixem se desse discurso de norte sul, isso é inveja de o porto não ser a capital do país ou é o quê?
    Dirtylooks
    2021-05-07 20h33m por champions2004
    "O que se faz de mal na capital é cosmopolita, o que se faz de mal fora dela é corrupção!"

    É isso que me irrita, devem de pensar que somos pacóvios. Também temos olhos na cara!
    JDABM
    2021-05-07 20h18m por champions2004
    Pinto da Costa conseguiu criar mau ambiente entre Benfica e Sporting para o centralismo perder força, é do conhecimento geral. E que fez, e faz, muita coisa condenável, faz. Mas não me venham com a treta que o Porto é mau e o resto é tudo bons rapazes. Quem gosta de falar também deve de saber ouvir. Lembro-me bem daquilo que pintaram depois do jogo de Cónegos, onde fomos MUITO roubados.
    Toda a gente condenou o SC, mas vi outro a agarrar ou empurrar um policia dentro de campo, ...ler comentário completo »
    Markes88
    2021-05-07 20h03m por champions2004
    E sim, concordo em muito do que dizes.
    Nessa época, era o Porto que não contava para o totobola.
    Markes88
    2021-05-07 20h02m por champions2004
    A primeira coisa que vem à cabeça dessa época, é o Pizzi jogar a bola com as duas mãos na jogada do golo, contra o Sporting.
    E repara que eu não sou Sportinguista e não gosto deles nem um bocadinho.
    MA
    champions2004
    2021-05-07 19h31m por Markes88
    Nao te esqueças que com VAR até o Fcp e Scp teriam perdido pts nessas épocas à conta disso e não apenas o Benfica. . . .

    E de qualquer modo isso é uma perspetiva demasiado redutora: o Scp no ano do taco a taco com Benfica perdeu 5 pts com o Tondela, e com os restantes 4 últimos classificados, além do bem amado Bryan Ruiz no jogo chave para a decisão final. . . .
    ReturnoftheEagl e
    2021-05-07 19h14m por champions2004
    Dois desses campeonatos não teriam sido ganhos com var.
    Hoje estão todos a dizer que o var deveria de ter errado.
    Isto é o que eu quero dizer.
    FutebolMaravilh a1
    2021-05-07 19h12m por champions2004
    Voces tem muita treta, mas são o pior que o futebol nacional já viu. Foram duas mortes provocadas. Nem os adeptos terroristas de alcochete mataram.
    FutebolMaravilh a1
    2021-05-07 19h10m por champions2004
    Há dias, uns Sportinguistas levaram no corpo, do grupo organizado da não claque do Benfica.
    Estou a tentar lembrar-me de algo tão grave provocado pelo Porto no seu geral, mas não consigo.
    champions2004
    2021-05-07 19h03m por FutebolMaravilha1
    insurretos? lol tu és daqueles tipicos adeptos do teu clube que fecha os olhos a toda a coisa absolutamente nojenta que os vossos jogadores, treinadores, presidente, adeptos e afins fazem e ainda se queixam de qualquer coisa alheia como se fossem as vítimas. Abre os olhos para a vida e sai da tua bolha de ignorancia, a serio
    PE
    SC
    2021-05-07 18h58m por Pedro_C123
    Esta birra de não ir á conferência de imprensa vai durar até quando? Será que é preciso o porto ter mais 10 penalties nos jogos que faltam. . .
    Benfica = Insurretos
    2021-05-07 18h45m por champions2004
    Fizeram um enorme chinfrim, num jogo em que o arbitro marca dois penaltis e valida um golo ilegal. Se não fosse o Var, ganhavam roubado. Parece que não chegaram os 4 anos do tetra em que furtaram um campeonato ao Sporting e outro ao Porto. Adivinhem só. . . Com Var, em 4 anos só ganharam 1 e o Sporting ganhou finalmente.
    Falam do Porto e do comportamento dos outros, mas não assumem nada. Não assumem que não jogam nada.
    Só se podem queixar do segundo amarelo que o Pepe n...ler comentário completo »
    roubado bem roubado
    2021-05-07 17h10m por fut_master
    a invasao e ameaças ao centro de treinos dos arbitros tem sempre os seus frutos.
    WE
    O Árbitro
    2021-05-07 16h27m por Weezard
    O ZZ tenta "desculpar" o segundo amarelo que não foi mostrado ao Pepe com um amarelo único que não foi mostrado ao Grimaldo. Como se as duas coisas fossem comparáveis.
    Se é por aí que se fale também do amarelo mal mostrado ao Weigl. Os tais amarelos estratégicos que o Soares Dias mostra sempre.
    Se não vamos falar de todos os amarelos, fale-se apenas dos erros grosseiros - o vermelho por mostrar ao Pepe é um erro grosseiro.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Central dos dragões de volta às opções
    A três dias do Clássico frente ao Sporting, há novidade no Olival. Depois de vários dias a constar no boletim clínico, Fábio Cardoso voltou a trenar sem ...