placardpt
    FC Porto vence, mas é eliminado pelo Chelsea

    Adeus com acrobacia

    Em Sevilha o FC Porto terá sempre 2003... e uma acrobacia de Taremi para recordar. A dupla visita de 2021 a esta cidade espanhola acabou por não ser feliz, apesar de ter terminado com um momento que será visto e revisto por esse mundo fora. Depois da derrota por 0x2 que contou como se tivesse acontecido em casa, os dragões sabiam que era preciso algo de épico para virar os quartos-de-final contra o Chelsea e esse sonho não se concretizou, apesar do espetacular golo no final do encontro que ainda deu aos portistas a vitória neste segundo jogo.

    Num jogo em que o primeiro remate enquadrado com a baliza de qualquer das equipas aconteceu apenas aos 65 minutos, o FC Porto voltou a ter muita iniciativa diante de um Chelsea que se foi mantendo confortável com os momentos em que foi mais sobrecarregado e que criou de novo muito perigo nos contra-ataques. Mehdi Taremi ainda foi a tempo de abrilhantar o relvado do Ramón Sánchez Pizjuán, mas já foi tarde.

    Olhando a ambos os jogos, foi uma eliminatória decidida nos detalhes e que dita o fim de uma excelente campanha do FC Porto nesta Liga dos Campeões. O Chelsea vai em busca da final de Istambul.

    Olhos nos olhos

    O FC Porto teve dois reforços importantes para esta segunda mão, com os regressos de Sérgio Oliveira e Mehdi Taremi, mas só o médio português, melhor marcador da equipa na prova, teve direito a titularidade. Marega surgia sozinho no centro do ataque, a ideia passaria por controlar o meio-campo sem atacar de forma demasiado sôfrega. Essa teoria ia passando à prática.

    © Quality Sport Images / Getty Images

    Mais uma vez, a enorme diferença de orçamentos e valor dos plantéis não se via na tendência da partida. Na primeira mão tinha-se visto apenas nos detalhes e mais uma vez os portistas mostravam poder jogar olhos nos olhos com os blues. A entrada foi forte e a defesa do Chelsea foi recuando, com o conforto do resultado a estar do lado londrino.

    Conceição tinha alertado para a necessidade de não ir com muita sede ao pote e o FC Porto atacava sem entrar em loucuras. Tuchel tinha garantido um Chelsea confortável com os altos e baixos da partida e os blues não demonstravam demasiada preocupação com o que se ia vendo: a defesa mantinha-se sólida e no primeiro tempo só fraquejou em momentos específicos com Corona como protagonista: depois de uma oferta de Mendy (valeria Jorginho) e num grande passe de Otávio, com o mexicano a mostrar classe no domínio mas nao na finalização.

    © Quality Sport Images / Getty Images

    As despesas do jogo eram do FC Porto nessa primeira fase, o Chelsea procurava aproveitar ataques rápidos, como num remate de Mason Mount nos primeiros minutos, desviado por Mbemba, ou numa arrancada de Kanté (rendeu o lesionado Kovacic) em que Reece James atirou ao lado. Os centrais Pepe e Mbemba voltavam a ser determinantes no controlo dessas investidas, os laterais portistas mostravam mais dificuldades, ainda que sem erros crassos como os vistos na primeira partida.

    Certo é que esse primeiro tempo não tinha trazido qualquer golo, fosse para quem fosse, e admitia-se que o FC Porto pudesse assumir mais riscos para lá do intervalo.

    Despedida com espetáculo

    ©Getty /

    Só que esses (relativos) riscos foram guardados para mais tarde. Conceição manteve tudo igual, também a tendência do jogo se foi prolongando, com os dragões a terem nova entrada com mais iniciativa e, um pouco depois, o Chelsea a criar perigo com pouca, mais uma vez com Mason Mount a aproximar-se de novo golo frente aos dragões.

    ©Getty /

    Estava guardada para os 63 minutos a primeira alteração no FC Porto, com Sérgio Conceição a lançar Taremi por troca com Grujic, e rapidamente se viu que os dragões aumentavam o poder de fogo: foi do iraniano o tal primeiro remate enquadrado, com um cabeceamento em grande posição que não teve força suficiente para bater Mendy. Passaram cerca de dez minutos, entraram três de uma vez - Nanú, Díaz e Evanilson -, aos 84' entrou Fábio Vieira e Tuchel ainda não tinha lançado ninguém.

    O FC Porto balanceava-se mais para a frente no último quarto de hora, tentava no mínimo despedir-se da prova com uma vitória e apesar de repetidas as ameaças do Chelsea em ataques esporádicos ainda foi a tempo de o conseguir, com um pontapé acrobático de Taremi  a cruzamento de Nanú em cima da despedida no relvado do Ramón Sánchez Pizjuán. Um momento de espetáculo na despedida de uma campanha de enorme qualidade dos portistas.

    U Terça, 13 Abril 2021 - 20:00
    Ramón Sánchez Pizjuán
    Clément Turpin
    0-1
    Mehdi Taremi 90'
    Ramón Sánchez Pizjuán
    Lotação42 500
    Medidas105x68
    Inauguração1958
    FaseQuartos-de-Final
    Mão2ª Mão
    A Chave

    O primeiro jogo. Não nos parece que faça muito sentido apontar qualquer momento em particular deste segundo encontro como decisivo: a eliminatória decidiu-se no primeiro, nos detalhes. O golo de Taremi embelezou a despedida.

    O Árbitro

    Arbitragem com critério largo, procurando deixar jogar, e sem grande influência no desfecho da partida. Em cima do apito final os portistas reclamaram um penálti que não nos parece ter existido.

    O Melhor
    Momento de Taremi

    Acabou por servir apenas para dar outro brilho à despedida, mas o momento de Mehdi Taremi nos descontos do encontro é mesmo para ver e rever. Vai correr mundo, até pela dimensão do contexto.

    O Pior
    O último terço

    Voltou a haver atitude e qualidade na construção dos portistas, voltaram a faltar as melhores decisões na última zona do terreno, também com muito mérito do Chelsea pela forma concentrada como defendeu nestes dois jogos.

    Forma
    Chelsea
    2020/2021
    47J
    27V
    12E
    8D
    86-36G
    FC Porto
    2020/2021
    45J
    30V
    8E
    7D
    88-43G
    Sabia que...by playmaker stats
    Pela 2.ª época consecutiva, Tuchel está nas meias-finais da Champions:
    2019/20 PSG
    2020/21 Chelsea
    FC Porto nos quartos de final da Taça/Liga Campeões:
    197 Brondby Q
    1991 Bayern X
    1997 Man. United X
    2000 Bayern X
    2004 Lyon Q
    2009 Man. United X
    2015 Bayern X
    2019 Liverpool X
    2021 Chelsea X
    Presenças do Chelsea nas meias-finais da Champions:
    2004
    2005
    2007
    2008
    2009
    2012
    2014
    2021
    1.ª derrota do Chelsea nesta edição da Champions
    Chelsea nas meias-finais da Champions 7 anos depois
    Resumo do FC Porto na Champions 2020/21 :
    Mais minutos: Mbemba, 930
    Mais jogos: Mbemba e Zaidu, 10
    Mais golos: Sérgio Oliveira, 5
    Mais assistências: Corona, 2
    Percurso do FC Porto na Champions 2020/21: 10 jogos, 6 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, 15-9 em golos
    FC Porto não sofreu golos em 60% dos jogos disputados nesta edição da Champions
    FC Porto eliminado da Champions: deixa de haver equipas portuguesas nas competições europeias em 2020/21
    2.º golo de Taremi nesta edição da Champions: já tinha marcado à Juventus
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CHELSEA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sérgio Confusão
    2021-04-14 17h50m por buzinao_de_carinho
    É insultado pelo Guardiola, Pako, Paulo Sérgio, Tuchel. . . Fogo toda a gente insulta o Confusão, não há direito. E ele que só quer que o jogo corra com desportivismo e elevação. . .
    Porto na Champions
    2021-04-14 16h50m por Redfoo_16
    Com este plantel fizemos bem mais que o esperado. Para o ano tendo dois laterais em condições a titulares talvez seja possível chegar mais longe.
    Pensar que uma equipa que tem Manafá, Zaidu e Marega como indiscutíveis poder ganhar a Champions era bom demais para ser real.
    LM
    tagogoncalogome s
    2021-04-14 16h21m por Lmacha
    Eu diria ao contrário. . . . quem queimou o Fc porto foram esses jogadores em determinados jogos. . . . . . . ! Se há treinador no porto que apostou em jovens foi ele o resto . . . . . é TRETA!
    AJcompsHD2
    2021-04-14 14h01m por tagogoncalogomes
    O Sérgio Conceição é bom treinador, mas também têm atitudes que devem ser criticadas, que comesse a deixar de queimar certo jogadores como se a forma como joga é a única válida e o estilo de Lopetegui é algo execrável. Já queimou Oliver, Fávio Vieira, Diogo Leite, mas o Marega têm sempre desculpa mesmo jogando muito mal. . .

    É preciso ser justo em dize que é um excelente treinador mas têm de mudar e adaptar o seu jogo para certos jogadores poderem entrar e brilhar. . .
    LM
    Ridiculo
    2021-04-14 12h20m por Lmacha
    O que é que tem a ver o marega ter jogado de inicio e o taremi no banco, ou o taremi ter entrado de forma tardia no jogo ou não ter saido mais cedo o marega e vice cersa . . . RIDICULO
    A tactica foi bem orquestrada nada apontar. . só não se conseguiu porque falhamos na finalização , por corona, marega, vários cantos e não conseguimos um golo. . . agora virem para aqui dizer se . . . . se. . . . . se. . . . . . . é de má fé. . .
    Taremi se tivesse jogado de inicio estaria roto a...ler comentário completo »
    Eliminatória Equilibrada
    2021-04-14 11h22m por stone23
    No final ganhou a equipa que me pareceu de facto mais forte. Para este segundo jogo, achava ter sido mais lógico não ter esgotado o Marega na primeira parte. A sua força física talvez tivesse sido melhor aproveitada nos últimos 30 minutos de jogo, com a defesa inglesa mais cansada e com mais um homem de área. Mas pronto, a nossa equipa técnica teve de fazer opções e, no essencial, caímos nos 4. ºs, sem cabazada, por 1 golo de diferença, contra uma equipa muito forte e que pode mt chegar à final.
    LU
    Muito Orgulho
    2021-04-14 10h47m por Luis79
    Orgulho como portista e português. . .

    Excelente trabalho da equipa tecnica e jogadores que com todas as suas imperfeiçoes chegaram muito longe nesta liga dos milhoes e que andarmos por lá por si só deve ser um motivo de orgulho para todo o país. . .

    O treinador SC gostem ou ñ do seu estilo, de uma coisa podemos ter certeza, ñ me parece que consigamos ter um treinador que incuta mais garra, atitude, crença, etc aos jogadores do FCP. . .

    Este ...ler comentário completo »
    AJ
    Já agora
    2021-04-14 10h11m por AJcompsHD2
    Um abraço aos adeptos dos rivais que torceram por nós ou que pelo menos se conseguem conter nos comentários, pois sabem que embora exista uma grande rivalidade, o Porto voltou a representar muito bem o nosso país. Fomos a única equipa fora dos big 5 a passar a fase de grupos, com orçamentos infinitamente inferiores ás restantes equipas.
    Quanto aos outros, continuem a torcer para que o Porto perca os jogos europeus. Com jeitinho vamos andar a lutar taco a taco com a liga Israelita no ranking da UEFA
    AJ
    Sérgio Conceição
    2021-04-14 10h06m por AJcompsHD2
    É compreensivel o hate que recebe por parte dos adeptos dos rivais, mas ver um homem destes a ser criticado por tudo e por nada, por parte dos adeptos do Porto dá-me vómitos.
    Mais uma prestação que devia deixar todos os Portistas orgulhosos. Chegámos aos quartos de final e não eliminamos o Chelsea porque faltou uma pontinha de sorte na primeira mão. Relembro que o "nabo" do Conceição levou um Porto com Zaidu, Manafá e Marega aos quartos da champions. Jogamos olhos nos olhos com o ...ler comentário completo »
    JS
    Heimdallr
    2021-04-14 09h08m por jsilva77
    Vou já comparar com as estatísticas do Sporting na LC deste ano nas provas europeias e as dos últimos anos . . . Só para comparar . . . Enfim, pobres e mal agradecidos que andam há anos na Europa graças aos resultados de equipas como o FCPorto, SLBenfica e até o Braga . . .

    Ninguém aqui está a embandeirar em arco com o que aconteceu ontem, até que estamos frustrados com a eliminação . . . Os jornais internacionais enalteceram a grande exibição do FCPorto, segundo as palav...ler comentário completo »
    TYSAN64
    2021-04-14 09h00m por ReturnoftheEagle
    Quais perdas? Fazer capa com ‘Chelsea-Porto joga-se mais tarde’ ou com o resultado do jogo (e a eliminatória decidida) não é a mesma coisa, especialmente com o jogo de ontem, onde houve uma bicicleta.
    A Bola na semana passada fez capa sobre o jogo do Porto com o Chelsea. Ontem, também referiu o jogo do Porto com o Chelsea, mas meteu outra notícia, sobre a mudança do nome da Liga (prova na qual participam o Porto e muitos outros clubes portugueses profissionais), com letras maiore...ler comentário completo »
    Só meio talismã
    2021-04-14 08h48m por Heimdallr
    O Todo Poderoso FC Porto surpreendeu o mundo com a qualidade do seu futebol, ninguém esperava tanto deste clube, se só fez o primeiro remate enquadrado aos 65 minutos, se o Chelsea esteve sempre mais ou menos tranquilo nos jogos, se o golo do Todo Poderoso FC Porto foi só aos 90 minutos isso são apenas detalhes. . . O que fica para a história é a posse de bola, o ter mais cantos ou outro tipo de estatistas que serve apenas para. . . nada. Também pensava que as vitórias morais (se é que o...ler comentário completo »
    TY
    ReturnoftheEagl e
    2021-04-14 08h48m por TYSAN64
    Como pode constatar hoje, o Record e Abola, vao ter perdas financeiras enornes por fazer o Fc. Porto capa. Penso que não preciso de dizer mais nada, relativamente à teoria dos milhoes de adeptos e à estratégia de . mercado destes jornais.
    AZ
    Este FCP
    2021-04-14 08h03m por azulado
    Toda a gente portista reconhece as razoes porque a equipa foi eliminada. Agora resta aos responsaveis pelo FCP tomaram as decisoes certas para melhorarem a equipa. De cepos e incompetentes ja' chega, e quem la' os meteu tambem devem ir 'a vida.
    Francisquinho34 2
    2021-04-14 07h39m por Ruben_Ferreira
    Este Chelsea mais 20/30 min mamava o segundo. . e o próximo a saltar fora. . contra equipas que em meia oportunidade fazem 1 golo este Chelsea baza logo. .
    Chelsea-FCP
    2021-04-14 02h58m por CarracaFCP
    Saímos de cabeça bem erguida! E também com um enorme amargo de boca pois com um pouquinho de sorte (e melhores executantes na frente) podíamos estar neste momento a festejar a passagem às meias-finais da Champions.
    Este Chelsea não mostrou ser em nada superior ao Porto dentro de campo, criámos mais oportunidades nos dois jogos e o que fez a diferença foi a eficácia e aproveitamento dos erros individuais do FCP. De qualquer forma fica mais uma excelente campanha europeia do Porto e de S...ler comentário completo »
    *Já agora
    2021-04-14 00h58m por MisticaEncarnada
    A malapata não foi quebrada, o Porto continua sem ganhar em Stamford Bridge! :D
    Jogo e eliminatória
    2021-04-14 00h57m por MisticaEncarnada
    Em relação a este jogo o Porto mereceu ganhar principalmente pelo que fez na segunda parte em que criou mais oportunidades. O resultado desde jogo ajusta-se perfeitamente. A pesar disso na primeira parte o Porto quase não produziu jogo ofensivo, não teve nenhum ou quase nenhum remate enquadrado e o Corona podia ter feito melhor num remate de primeira em que ganha a bola dentro da área só com o GR do Chelsea à frente da trajectória da baliza mas ânsia de marcar foi superior à frieza necessária...ler comentário completo »
    falcaoabelha
    2021-04-14 00h17m por carloscorreia368
    Lol e o porto sofreu 2 golos porquê!?
    É com cada um que nem há palavras!
    JS
    Parabéns ao FCPorto . . .
    2021-04-13 23h53m por jsilva77
    . . . Por tudo aquilo que fez nas duas mãos em que acabam por pesar dois erros incríveis na primeira mão para ficarmos pelo caminho. Se esta derrota tem um sabor amargo ??? Confesso que sim, pelo conjunto dos dois jogos, e tenho a sensação que há muitos adeptos, principalmente dos adversários, que não viram os dois jogos . . . o FCPorto justificava bem mais, numa equipa com um orçamento muito superior e nomes bem mais sonantes que milita no melhor campeonato do mundo, tão só e apenas . ...ler comentário completo »
    DR
    rrI
    2021-04-13 23h39m por Dragunners
    Se dizes que o Maehle custaria apenas 3M em Janeiro de 2019. . . Mas não sei não.
    ReturnoftheEagl e
    2021-04-13 23h28m por MantoBuzinado
    Se estas a ser irónico na cena das "equipas conceituadas" no tempo do jesualdo chegaram a estar tres equipas tugas na fase de grupos da LC e duas nos oitavos (estou a falar de cor não sei ao certo). Os "trolhas" e "falidos" é muito batido por aqui ou nas redes sociais não te estava a acusar de nada , foi só para demonstrar que se o Porto chegou e tem supostamente atletas limitados tecnicamente, o Benfica na teoria o melhor plantel do país obrigatoriamente devia lá estar
    Porto CONTROLADO!
    2021-04-13 23h26m por falcaoabelha
    O CHELSEA FOI CONTROLANDO O JOGO COMO LHE CONVINHA E SÓ POR UM ERRO DE ATENÇÃO DA DEFESA É QUE SOFRE AQUELE GOLO PORQUE DEIXARAM O TAREMI SOZINHO. MESMO ASSIM O FC PORTO NÃO PERDEU TUIDO, AINDA FOI BUSCAR O MAIS LHE INTERESSAVA QUE ERA O DINHEIRO PORQUE ELES SABIAM DE ANTE MÃO QUE SE PASSASSEM ESTA ELIMINATÓRISA NÃO PASSARIAM A SEGUINTE PORQUE NAS MEIAS FINAIS NÃO EXISTIRIAM CHELSEAS MAS SIM OUTRAS EQUIPAS MAIS FORTES.
    FC Porto
    2021-04-13 23h26m por zologoncas
    Parabéns pela campanha europeia! E que golo do Taremi!!! Só é pena ter sido aos 93'. 5 a 10 minutos antes e ia para prolongamento.
    Dragunners
    2021-04-13 23h25m por fcpinvicta
    é muito bom , foi uma pena n ter vindo . Os jogadores quano são bons pegam de estaca ( eu nem acho o manafa mau , só n gosto mesmo do zaidu) o Manafa serve com um extremo com bom cruzamento

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...