placardpt
    Marítimo derrota Gil Vicente

    Muito os uniu, só o final os separou

    2021/01/17 22:08

    Duas equipas com recentes mudanças de treinador, vindas de triunfos na Taça de Portugal e de duas jornadas sem vencer na Liga e separadas por apenas um ponto na tabela estiveram durante quase todo o encontro desta noite empatadas a zero, mas foram separadas por um golo bem na reta final. Lucas Áfrico foi o autor (segundo golo de sempre como sénior), o Marítimo foi quem festejou.

    O Gil Vicente quis assumir mais as despesas do jogo no primeiro tempo, até por jogar em casa, mas o Marítimo (sem Rodrigo Pinho, ausente por Covid-19) deu boa resposta no plano defensivo (com a habitual linha de cinco nesses momentos) e nas transições ofensivas, numa exibição em crescendo, e foi recompensado com o tal golo já aos 87'.

    Antes disso, os madeirenses queixaram-se de possíveis penáltis por assinalar, enquanto os gilistas só se podem queixar da baixa produtividade da própria estratégia no momento ofensivo.

    Medidas de distanciamento das balizas

    As vitórias na Taça e as melhorias que têm estado à vista nas equipas desde as entradas de Ricardo Soares e Milton Mendes, associadas à proximidade entre as duas formações na classificação, prometiam um jogo com argumentos para levar os três pontos em ambas as formações. Assim o foi: um jogo com o resultado em aberto até ao apito final.

    ©Rogério Ferreira / Kapta+

    O Marítimo tinha Rafik Guitane como homem criativo do meio-campo e a crescente influência do francês cedido pelo Rennes viu-se logo no segundo minuto, quando o médio serpenteou para dar a Milson uma ocasião madrugadora que o angolano não aproveitou... e ver-se ia de novo lá para a meia hora, tanto a procurar servir Joel Tagueu como a tentar, ele próprio, bater Denis.

    Pelo meio, o Gil Vicente quis pressionar alto os visitantes e conseguia ter mais bola, mas não conseguia criar um grande número de ocasiões de perigo e, naquelas que houve, Zainadine foi imperial a resolver em zona defensiva, dando grande contributo para o nulo ao intervalo.

    Decisão só nos últimos minutos

    Ficava a ideia de que um qualquer momento de maior inspiração ou de particular eficácia poderia fazer a partida pender para qualquer dos lados, e também a ideia de que a ineficácia poderia vir a ser bem penalizada.

    O Marítimo prosseguiu com a mesma estratégia para o segundo tempo e foi crescendo na partida, aproveitando o desgaste do adversário, deixando leves ameaças por parte de ambos os avançados e tendo-se queixado do segundo de dois lances de potencial penálti (o primeiro tinha sido ainda na primeira etapa).

    ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Depois de Claude Gonçalves ter criado perigo na meia distância a favor dos gilistas, os insulares pareciam ter desperdiçado a última grande ocasião do jogo (a maior até então) quando Alipour falhou na cara da baliza, mas insistiram na reta final e foram recompensados com a cabeça certeira de Lucas Áfrico, a cruzamento de Rúben Macedo.

    Foi o Marítimo que somou três pontos em Barcelos e assim deu um grande salto na tabela, chegando aos 17 pontos, mais quatro do que os gilistas.

    jogos históricos
    U Domingo, 17 Janeiro 2021 - 20:00
    Estádio Cidade de Barcelos
    Artur Soares Dias
    0-1
    Lucas Áfrico 87'

    ESTÁDIO

    Estádio Cidade de Barcelos
    Lotação12 032
    Medidas105x68
    Inauguração2004
    Positivo
    Centrais maritimistas

    Zainadine foi excelente a limpar lances de perigo, Lucas Áfrico foi decisivo no golo e também Léo Andrade merece elogios. A defesa maritimista manteve-se sólida e isso permitiu condicionar o adversário e acreditar na vitória até aos momentos finais.

    Negativo
    Estratégia de ataque do Gil

    De novo com Samuel Lino como ponta-de-lança móvel e com Baraye particularmente desinspirado, o trio de ataque não descobriu soluções para ultrapassar a ótima resistência do Marítimo no centro da defesa e por muitas vezes foi limitado à meia distância.

    Forma
    Gil Vicente
    2020/2021
    17J
    5V
    5E
    7D
    16-18G
    Marítimo
    2020/2021
    17J
    8V
    2E
    7D
    23-21G
    O Árbitro

    Do nosso ponto de vista fica no mínimo um penálti por marcar a favor do Marítimo (no lance de João Afonso), ficando dúvidas no que toca ao lance de Rúben Fernandes (já que a posição do corpo do defesa é mais natural no momento do toque da bola no braço).

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Gil Vicente x Maritimo
    Liga NOS: Gil Vicente x Maritimo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GIL VICENTE
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Assumir
    2021-01-18 10h19m por johnmartin
    Há jornalistas, deste site, que na crónica dos jogos, assumem a sua opinião, no discernimento de haver ou não penalidade, nota se especialmente, a omissão de opinião, quando são equipas do Norte, que são vitimas de polemicas, de polemicas na sua grande área, como é o caso desta crónica.
    Wise
    2021-01-18 10h15m por wantorp
    Também não aceito a desculpa do cansaço. As equipas de primeira liga tem de tem um plantel equilibrado e se necessário rodar os jogadores. Sei que os clubes pequenos tem poucos recursos, mas não deve servir de desculpa.
    No entanto estas enganado. O Ricardo Soares queixou-se antes do jogo com o Viseu, depois do jogo com o Viseu, antes do jogo com o Martitimo e agora após o jogo.
    Acho que em vez de se queixar tem de resolver as coisas que estão a correr mal. No jogo do B sa...ler comentário completo »
    WI
    giuvc
    2021-01-18 10h03m por Wise
    ninguém adia um jogo em 1 ou 2 dias a nao ser por motivos de força maior. Ninguem tem culpa que o gil tenha ido a prolongamento.
    Alguem se queixar de um jogo apenas passados 3 dias? só em portugal. . .
    Fase má
    2021-01-18 09h19m por wantorp
    Ainda disse á pouco depois do jogo com o Farense. O Gil caiu muito depois do jogo do famalicão. Não estou a gostar de ver. A equipa acima de tudo parece desconcentrada.
    No entanto faltam reforços. Precisamos de 1 PL de jeito, 1 médio e 1 central. O plantel precisa de ser equilibrado. Vai haver mais casos de covid e muitos jogos até ao fim da época. É preciso um plantel equilibrado, senão estamos sempre a perder pontos.
    Horrível
    2021-01-17 22h22m por SamuelLino
    Lino não é PL. É difícil de entender? O nosso ataque é uma nulidade. A defesa consegue ser pior. De certeza que há equipas do CP com melhores centrais que a nossa (tirando o Rúben, pobre dele por ter ao seu lado um jogador tão fraco). Mas pior que o ataque e a defesa, só mesmo o Talocha. Que jogador horrível, não sabe defender, muito menos atacar, então os cruzamentos dele, vão todos para Viana. Não acordem que vamos já para a segunda

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...