placardpt
    Lukovic em grande

    Foi preciso um rasgo de génio para acabar com a seca

    E dois meses depois eis que o Famalicão volta às vitórias na Liga NOS. Um triunfo arrancado a ferros nos Açores, frente ao Santa Clara, e que precisou de um toque de génio de Lukovic para ser conquistado.

    Por seu lado, o Santa Clara mantém as dificuldades em ganhar em casa (apenas uma vitória) e, apesar de até ter estado mais tempo por cima, voltou a mostrar que a saída de Thiago Santana ainda não está colmatada.

    Pressão tirou qualidade

    ©Vítor Parente / Kapta+
    As duas equipas entraram na partida pressionadas. Pressionadas pelos resultados (Santa Clara não vencia há quatro jogos na Liga e o Famalicão há seis) e até pelo mercado, que tem trazido muitas mexidas nos dois plantéis. Talvez por isso, tenhamos visto uma primeira parte muito amarrada e com poucas oportunidades de golo.

    Do lado do Famalicão o perigo (ou as ameaças) vinham de Gil Dias. Jogando agora na direita do ataque e não como lateral esquerdo, o antigo jogador do Mónaco mostrou novamente que pode ser uma peça importante no que resta da temporada nos minhotos. Já o Santa Clara vivia quase exclusivamente de bolas na profunidade e de uma solidez defensiva e no meio-campo impressionantes.

    Apesar disto tudo, perigo sério foi algo que não vimos nos primeiros 45 minutos, com exceção para um ou outro lance de bola parada e de uma ou outra bola colocada na profundidade.

    Faltava o golo

    ©Vítor Parente / Kapta+
    Percebia-se que este jogo só iria animar se alguém marcasse um golo. Felizmente (para quem viu o jogo e não é adepto do Santa Clara), o Famalicão marcou cedo no segundo tempo. Uma grande penalidade e Jhonata Robert a fazer o 1x0.

    O golo trouxe emoção e urgência, mas não qualidade. Daniel Ramos arriscou, meteu velocidade no jogo e foi feliz ao conseguir o empate. Uma má saída do Famalicão e Diogo Queirós a marcar um auto-golo, a meias com Carlos Júnior.

    E podemos dizer que depois do 1x1 as duas fizeram aquilo que muitas vezes acontece em Portugal. Preocuparam-se em não perder e não em ganhar. Fecharam-se as linhas, desapareceram as figuras (Gil Dias à cabeça) e passaram a jogar com o tempo.

    Só que houve alguém que não foi nessa conversa do empate. Num rasgo de génio, Lukovic fez o 1x2 já perto do fim, num remate inesperado de livre, quando todos previam um cruzamento. Um golo para recordar e que valeu ao Famalicão o fim de uma seca de cerca de dois meses sem vencer.

    E este campeonato tem isto de bom. O Famalicão entrou na jornada nos lugares de descida, com o Santa Clara a entrar no meio da tabela. Com este resultado as duas equipas ficam agora separadas por apenas um ponto e a pressão aumenta agora nos Açores.

    jogos históricos
    U Domingo, 17 Janeiro 2021 - 17:30
    Estádio de São Miguel
    Fábio Melo
    1-2
    Jhonata Robert 52' (g.p.)
    Diogo Queirós 70' (p.b.)
    Andrija Lukovic 83'

    ESTÁDIO

    Estádio de São Miguel
    Lotação12 500
    Medidas105x70
    Inauguração1930
    Lances Capitais
    GOLO INVALIDADO Santa Clara
    Carlos Júnior aproveitou a saída fora de tempo de Vaná e conseguiu marcar, mas estava em posição irregular no início do lance
    22´
    GOLO INVALIDADO FC Famalicão
    Anderson Oliveira conseguiu bater Marco, mas partiu de posição irregular. Novo golo anulado
    52´
    GOLO FC Famalicão
    Jhonata Robert marca de grande penalidade!
    Jhonata Robert marca o seu 4º golo na prova (11 jogos)
    70´
    GOLO Santa Clara
    Diogo Queirós marca na própria baliza!
    83´
    GOLO FC Famalicão!
    Andrija Lukovic marca
    Andrija Lukovic marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
    Positivo
    Lukovic sem medos

    Por vezes, quando se está num momento complicado, é preciso um rasgo de génio para resolver os problemas e é bom quando jogadores como Lukovic. O golo de livre foi o ponto de uma partida que não foi bem jogada e onde se viu que a pressão do calendário e dos resultados pesou sobre as equipas.

    Negativo
    Primeira parte

    O resultado da pressão que as duas equipas enfrentaram foi uma primeira parte muito aborrecida. Faltas, zero oportunidades e muita luta. Foi assim que foram passados os primeiros 45 minutos.

    Forma
    Santa Clara
    2020/2021
    17J
    7V
    3E
    7D
    19-20G
    FC Famalicão
    2020/2021
    16J
    4V
    5E
    7D
    20-27G
    O Árbitro

    Arbitragem sem erros de maior importância e tranquila. Parece ser bem assinalado a grande penalidade para o Famalicão.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Santa Clara x Famalicão
    Liga NOS: Santa Clara x Famalicão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SANTA CLARA
    EMPATE
    FC FAMALICÃO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TA
    Famalicão
    2021-01-17 22h11m por tarik
    Esta foi na raça. Já se notou mais compromisso dos jogadores.
    Continuamos a meter água na defesa, mas há que melhorar.
    Vitória importantíssima para dar moral.
    Siga!
    VI
    Fama
    2021-01-17 21h53m por Vilanova1
    Bora lá para cima que já se faz tarde. Boa análise do zerozero, num jogo em que ainda não se notaram as novas aquisições, o que é natural. . Parabens FCF!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.