placardpt
    Benfica empata frente ao Standard na Bélgica

    Muda o cenário, mas persistem alguns problemas

    O Benfica despede-se da fase de grupos da Liga Europa com um empate na Bélgica, frente ao Standard Liège (2x2), e segue para a fase eliminar sem o estatuto de cabeça de série. Jesus deu oportunidade a alguns jogadores menos utilizados neste arranque da temporada, mas nem todos aproveitaram o momento para provar que merecem mais chamadas ao onze.

    Entre erros e reações a duas desvantagens no marcador, a verdade é que o Benfica teve tudo para sair de Liège com os três pontos, acabando o jogo com uma bola à barra, só que nem sempre conseguiu esconder as suas fragilidades. E isso paga-se, quase sempre, caro.

    Muitas oportunidades, pouca definição

    Ao contrário daquilo que poderia ser expectável, até pelo discurso de Jorge Jesus na conferência de antevisão ao duelo em território belga, o treinador dos encarnados não promoveu uma autêntica revolução no onze para o encontro com o Standard. João Ferreira talvez tenha sido o nome menos esperado, mas a grande surpresa foi mesmo a braçadeira de capitão entregue a Jan Vertonghen, que fez companhia a Jardel no eixo defensivo.

    Com o apuramento garantido e o primeiro lugar dependente daquilo que o Rangers fizesse na Polónia - os escoceses acabariam por vencer em Poznan -, o Benfica entrou em Liège com os olhos postos nos três pontos. Os encarnados aproveitaram algumas fragilidades do adversário no momento da construção para criarem várias oportunidades de ouro, só que pecaram muito na definição e levaram ainda com momentos de inspiração do guarda-redes Bodart.

    Três oportunidades fantásticas nos primeiros 10 minutos não deram em golo para o conjunto de Jorge Jesus e o Standard Liège não se encolheu. Transição rápida, Nuno Tavares ludibriado por dois adversários na defesa do seu corredor e golo de Raskin na primeira oportunidade de perigo dos belgas junto à baliza de Helton Leite. Um cinismo incrível, mas, mais uma vez, os problemas defensivos do Benfica à vista de todos.

    O jovem médio belga, que nem é propriamente muito alto, surgiu entre a dupla de centrais da equipa lisboeta para corresponder muito bem ao cruzamento de Lans, e colocar a bola no fundo da baliza encarnada. A prova, mais uma, de que não é preciso muito para marcar golo a este Benfica - 21.º tento sofrido nesta temporada (em 17 jogos).

    A reação não tardou e a vantagem dos belgas durou pouco mais de quatro minutos. Pedrinho deu em Adel Taarabt e o médio marroquino, com uma excelente receção orientada, fugiu quase até à linha de fundo para cruzar atrasado para a cabeçada certeira de Everton. Até ao fim do primeiro tempo, o Benfica ainda dispôs de várias oportunidades para dar a volta, mas sem proveito.

    ©Getty / BRUNO FAHY

    Reviravolta bateu na trave

    Há várias ilações que podem ser retiradas do primeiro tempo. O Benfica continua com os seus problemas defensivos por resolver, mas não há dúvidas de que, tanto do ponto de vista individual como coletivo, é superior a este rejuvenescido Standard Liège. Ainda assim, a teoria nem sempre é passada à prática.

    Posto isto, a segunda parte começou na mesma pauta que o primeiro tempo. O Benfica melhor com bola, mas o Standard muito mais cínico quando a recuperava. Pedrinho protagonizou o primeiro lance vistoso para os visitantes, Tapsoba concretizou para os visitados. João Ferreira não interpretou bem o passe de Taarabt e permitiu um contra-ataque fatal para os forasteiros.

    Novamente em desvantagem, a turma de Jesus teve de correr atrás do resultado, mas não conseguiu sair de Liège com os três pontos. E não foi por falta de oportunidades. Faltou, lá está, algum discernimento e uma pontinha de sorte.

    Darwin atirou ao poste, Pizzi empatou o jogo na conversão de uma grande penalidade, que deixa algumas dúvidas, Everton viu Bodart voar para negar o 2x3 e Pizzi, novamente o camisola 21, atitou à barra, aos 90+2. Nada feito: 2x2. Fim de jogo.

    U Quinta, 10 Dezembro 2020 - 17:55
    Stade Maurice Dufrasne (Sclessin)
    Aleksei Kulbakov
    2-2
    Nicolas Raskin 12'
    Abdoul Tapsoba 59'
    Everton 16'
    Pizzi 67' (g.p.)
    Stade Maurice Dufrasne (Sclessin)
    Lotação30 023
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1909
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    Lances Capitais
    12´
    GOLO Standard Liège!
    Nicolas Raskin marca
    Nicolas Raskin marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    16´
    GOLO Benfica!
    Everton marca
    Everton marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    59´
    GOLO Standard Liège!
    Abdoul Tapsoba marca
    Abdoul Tapsoba marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    67´
    GOLO Benfica
    Pizzi marca de grande penalidade!
    Pizzi marca o seu 6º golo na prova (6 jogos)
    A Chave

    Minuto 90+2: Pizzi remata ao ferro! Bola nas costas da defesa e o médio a rematar com muita força à barra. Perdeu-se aqui uma grande oportunidade para a reviravolta das águias.

    O Árbitro

    Algumas dúvidas na marcação da grande penalidade a favor do Benfica, mas como não há vídeo-árbitro na Liga Europa o árbitro assumiu a responsabilidade de assinalar falta sobre João Ferreira, que parece algo forçada.

    O Melhor
    Capacidade de reação

    O Benfica esteve duas vezes atrás da marcha do marcador e tem de se dar o mérito devido pela capacidade de reação. Nem tudo está mal, é verdade, mas também não está tudo bem. Fica a nota pela positiva pela facilidade com que as águias criaram oportunidades de golo.

    O Pior
    Problemas defensivos

    Mais dois golos sofridos pelo Benfica - 22 em 17 jogos realizados nesta temporada -, sinal de que alguns problemas do ponto de vista defensivo continuam. A equipa pode criar muitas oportunidades de golo, que cria, mas torna-se tudo mais complicado quando não se consegue manter a baliza fechada a sete chaves.

    Forma
    Standard Liège
    2020/2021
    24J
    10V
    8E
    6D
    33-30G
    Benfica
    2020/2021
    17J
    11V
    3E
    3D
    41-22G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Benfica sofre 2 + golos nos 9 últimos jogos disputados fora de casa nas competições europeias
    8.ª vez esta época que o Benfica sofreu 2 + golos, em 17 jogos
    Benfica termina o grupo da Liga Europa sem derrotas: 6 jogos, 3 vitórias e 3 empates, com 18 golos marcados e 9 sofridos
    Benfica termina o grupo no 2.º lugar e não será cabeça de série no sorteio dos dezasseis avos de final da Liga Europa

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Análise breve
    2020-12-11 17h25m por zirel
    Bons ataques ganham jogos, boas defesas ganham campeonatos. O problema do Benfica é a defesa, veja-se o quarteto de ontem: João Ferreira, Nuno Tavares, Vertonghen e Jardel. 3 destes não têm qualidade para serem titulares.

    O Benfica criou o suficiente para golear, atenção, mas não foi eficaz. O Standard na primeira ida ao ataque fez golo e o segundo golo é um contra ataque que termina num remate desviado na perna de um defesa.

    Mas ainda assim, o problema ...ler comentário completo »
    Rotação
    2020-12-11 14h21m por OLobomau
    Que grande rotação que fez. . .
    Imagino o que vai na cabeça de Diogo, Cervi, Ferro, Gonçalo, entre outros. . . .
    Vi ontem muita falta de vontade. Há jogadores que já se escondem do jogo, o que nesta altura da época é preocupante.
    A supertaça está quase aí e pode ser o principio da derrocada.
    gctg
    2020-12-11 12h53m por CapitaoHaddock
    O penalty não foi mal assinalado. . .

    A intensidade nunca seria avaliada. . .

    O Zero zero no texto, diz e miuto bem que o árbitro assumiu a responsabilidade de assinalar. pois se houvesse VAR teria outro conforto!
    LU
    Incompetentes
    2020-12-11 11h54m por lumialfe
    Gilberto - 3, 5 milhões, Otamendi - 14 mihões, Weigl 20 - milhões, Pedrinho - 20 mihões. Se isto não é gestão danosa não sei o que É!!! Bando de incompetentes.
    Defesa ??
    2020-12-11 10h10m por wantorp
    O Benfica defensivamente é a pior equipa dos 4 (SLB, SCP, FCP e SCB) e não é de agora. Mas por muito que fale da falta de qualidade dos 4 homens da defesa, para mim o problema continua mais a frente. Ontem mais uma vez no 1º golo sofrido o craque Taarabt fez mal o passe e ficou de braços abertos nesse lance o Benfica está completamente partido 5 homens no meio campo benfiquista 5 no meio campo contrário.
    Falei neste lançe porque é exemplo do benfica a defender. Quando falha a pres...ler comentário completo »
    Correção
    2020-12-11 05h01m por diogomoura983
    *Daí
    slbmeireles
    2020-12-11 04h51m por diogomoura983
    Eu entendi ao que te estavas a referir e sei que Todibo tem estado lesionado desde que chegou. Apenas disse que gostava de o ver jogar, porque pelo andar das coisas isso não vai acontecer. Quanto a ferro, concordo que neste momento não é melhor que os dois que referiste, porém tem uma margem de progressão que Otamendi e Vertonghen(Juntos)não têm. Saí ter referido o médio/longo prazo. Verdade, Jorge Jesus nunca rodou tanto jogadores como esta temporada. Mas não será isso, também devido á incapacidade da equipa em produzir resultados?
    diogomoura983
    2020-12-11 04h13m por slbmeireles
    Quando digo a questão do ego é referente á tactica.
    Ferro é diferente, é um jogador jovem numa posição que JJ sempre gostou de experiência. Para além disso não acho que seja melhor do Otamendi ou Vertonghen, por isso é normal não jogar regularmente.
    Já Todibo não teve tempo de se mostrar porque tem estado sempre lesionado, por isso nao faz sentido ele jogar.
    Não acho que seja capricho do JJ neste ponto, alias nao me lembro de o ver numa época utilizar tantos jogadore...ler comentário completo »
    slbmeireles
    2020-12-11 03h32m por diogomoura983
    Eu gostava de ver o puto jogar, já o sigo há algum tempo e acho que tem uma qualidade monstruosa. É um problema antigo deste treinador, acontece o mesmo com ferro. Na minha humilde opinião, tinha tudo para se tornar a médio/longo prazo no próximo patrão da defesa do Benfica. Agora não sei se é só capricho do treinador ou se se passa algo mais.
    diogomoura983
    2020-12-11 03h26m por slbmeireles
    Lá está foi o que eu disse, ego. Nao quer dar o braço a torcer.
    Mas talvez mude o sistema não se sabe.
    Acredito que Otamendi num sistema de 3 centrais podia ser o falso trinco, porque ele sabe sabe fazer bem a primeira pressão.
    Quanto aos centrais, Todibo ou vai voltar ao Barcelona ou vai ficar para medio defensivo se o sistema tactico ficar assim, logo ficam 5 centrais que é o normal.
    slbmeireles
    2020-12-11 03h20m por diogomoura983
    Jorge Jesus disse numa conferência de imprensa que no inicio da sua carreira como treinador já usava o sistema de 3 centrais e que estava 30 anos á frente. Então podemos assegurar que regrediu? Porque de outra forma não faz sentido ter tantos centrais no plantel. E não me parecendo na disposição de tirar Otamendi do 11, acabaria por sobrar para Vertonghen, o que na minha opinião seria o maior erro.
    diogomoura983
    2020-12-11 02h42m por slbmeireles
    Opa boa pergunta.
    Sinceramente a ideia que tenho é que ele nao quer usar o sistema de 3 centrais porque uma questão de ego, de não querer copiar ninguem. É um dos erros dele.
    Jogando com 3 centrais resolveria o problema do meio campo já não era preciso ir buscar nenhum medio defensivo, e facilitava a vida dos laterais tambem, principalmente de Grimaldo.
    Mesmo os médios que temos atualmente se encaxariam bem neste sistema tactico.
    Agora é esperar para ver o que o mercado nos trás.
    slbmeireles e ReturnoftheEagl e
    2020-12-11 01h26m por diogomoura983
    Uma pergunta para vocês. Acham que o Jorge Jesus está á espera da vinda de Lucas Veríssimo para jogar num sistema de 3 centrais ou iria continuar a usar e abusar do 4-4-2?
    ReturnoftheEagl e
    2020-12-11 01h19m por diogomoura983
    Eu acredito que consigam vender, mas talvez não por um preço minimamente decente. Como já afirmei em outros artigos, o Benfica não podia ter começado a construir o plantel do ataque para a defesa e sim da defesa para o ataque(O dinheiro acabou no meio-campo). Todos os anos os mesmos problemas, será que ninguém dentro daquela estrutura consegue ver? Nem o treinador? É certo que praticamente não houve pré-temporada, então acredito que não tenha dado tempo a Jesus para tirar muitas ilações. ...ler comentário completo »
    Janeiro
    2020-12-11 01h09m por jorslb1
    Digo, quantos jogos já sofremos 2 ou mais golos? 8 jogos
    Assim mesmo marcando muito é dificil
    Janeiro
    2020-12-11 01h06m por jorslb1
    É claro que tem de entrar um defesa direito, um esquerdo, um central rapido e um medio defensivo.

    O nosso ataque é certo que está a falhar muitos golos, mas o sector defensivo mete muita agua. Quantos jogos já temos empatados 2-2?
    Marcar 2 golos e não ganhar é lixado.
    Benfica na LE
    2020-12-11 00h55m por MisticaEncarnada
    O Benfica tinha a obrigação de fazer melhor. Nem tudo é mau, uma fase de grupos em que se marca 18 golos em 6 jogos (se os contei bem) não é um sinal péssimo das coisas, no entanto ainda se nota falta de entrosamento nos jogadores. Vi o jogo durante alguns minutos e notei que alguns jogadores estavam bem no plano individual (Taarabt, Weigl, Waldschmidt, Darwin) mas depois há falta de ligação entre eles. Estamos em Dezembro, não falta assim tanto para chegar ao meio da temporada, já se ...ler comentário completo »
    Janeiro
    2020-12-11 00h21m por slbmeireles
    Para mim a equipa que ficava apos o mercado:
    GR - Vlacho, Helton, Svillar
    DD - Contratação, João Ferreira, Andre Almeida(este esta lesionado)
    Centrais - Vertonghen, Verissimo, Otamendi, Ferro, Jardel
    DC - Grimaldo, Nuno Tavares
    Mdf - Contratação, Todibo (pode jogar aqui Gabriel mas so quando fosse para descansar o titular)
    MC - Gabriel, Taarabt, Gedson (se confirmar o seu regresso)
    ME - Everton, Cervi
    MD - Rafa, Pedrinho, Dio...ler comentário completo »
    FR
    slbmeireles
    2020-12-11 00h18m por Fragha
    Se o JJ quisesse apostar no Florentino (ou lhe visse capacidade para ser segunda opção a 6) não o tinha deixado sair. Simples.
    O problema é que o investimento no Weigl foi avultado e o jogador não podia ser preterido por um puto. E, pelos vistos, ele é da mesma opinião.

    O Weigl até se pode esforçar e ser inteligente, mas para para 6 é preciso algo mais, é preciso mais fibra. É certo que não ter laterais numa equipa que se quer de topo é a morte de qualquer artista,...ler comentário completo »
    Fragha
    2020-12-11 00h05m por slbmeireles
    Como te disse Weigl nao foi escolha de JJ, tal como nao foi o pedrinho por exemplo, se ele ve que precisa de um medio defensivo, so tem de o pedir.
    Como te disse o jogador pediu para sair porque tinha sido tapado por uma contratação falhada feita em Janeiro, e apesar de JJ nao quer que ele tivesse saido respeitou a decisão do jogador. Agora ele voltar nao cabe ao Benfica, cabe ao Monaco se decide mandar regressar o jogador mais cedo ou não.
    Obvio que se o Monaco não deixa...ler comentário completo »
    PENALTY
    2020-12-11 00h02m por PORTO__INVICTUS
    Meu deus!!!!!Que penalty foi este?!?!

    Paaaahahahhaha

    Que vergonha!!!!
    MA
    MantoApedrejado Banid
    2020-12-10 23h53m por Markes88
    Sim, o Maxi começou e terminou bem. . . . representou bastante bem tanto Benfica como Fcp.

    Mas lá está, eu estava a indicar isso: se o Maxi tivesse feito os jogos que o Otamendi fez no início, obviamente que vocês também estariam pior que estragados com ele e claro que é mais fácil se apontar mais a culpa ao jogador que já esteve no rival, que prai mes e meio antes fazia posts de redes sociais a celebrar o título portista. . . .

    Otamendi no Benfica teve o aza...ler comentário completo »
    RA
    slbmeireles
    2020-12-10 23h41m por razga
    É certo que Weigl devia ser mais agressivo, mas acho que ele te evoluido nesse aspecto, agora é claro que não dá para ter 100% de eficácia no passe, mas um jogador que joga na posição de 8 ou 10 não pode falhar tantos passes como Taraabt falha, ele perde muitas vezes a bola a fazer a transição e faz com que a equipa seja sempre apanhada em contrapé, para mim o grande problema desta época reside nessa posição, é claro que com Weigl não se pode jogar com um 10, tem de ser obrigatoriamente u...ler comentário completo »
    FR
    slbmeireles
    2020-12-10 23h37m por Fragha
    O Florentino foi vítima das lesões dos jogadores que tinha à frente, nunca teve estabilidade para poder assumir responsabilidades na equipa. Estamos a falar de um miúdo, é bom ter noção disso, numa das posições mais exigentes e fulcrais do 4-4-2.
    No único jogo onde jogou com Taraabt no meio campo, em Braga, dominámos por completo aquele meio-campo. Depois, com a chegada de Weigl e o regresso de Gabriel, foi o descalabro da época.
    O Florentino foi vítima de uma contrataçã...ler comentário completo »
    Fragha
    2020-12-10 23h30m por slbmeireles
    Foi á pala do Lage que florentino foi parar ao banco e se gastou 20 milhões em Weigl.

    Para alem disso neste momento não é possivel ter Florentino, a menos que o Monaco aceite mandar de volta.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    PEN 0-1 MAR intervalo
    Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o FC Penafiel x Marítimo em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.