placardpt
      Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
      Parte 3 da Reportagem ZZ

      Parou tudo. Como reagimos e que soluções temos? Um guia para pais, filhos, treinadores e clubes sem desporto

      2020/11/26 12:13
      E0

      * com Tiago Ramalho

      Este artigo está inserido numa série de três reportagens sobre o impacto da pandemia da COVID-19 na formação de futsal em Portugal.

      Parte I - Parou tudo. As crianças ficaram em casa. E agora?
      Parte II - 
      A pandemia encerrou a formação. Como responderam os clubes?

      A pandemia privou as crianças do desporto. Não só do futsal, nem do voleibol, nem da ginástica. Ficámos sem o convívio entre amigos, sem os “raspanetes” do treinador ou os sábados à tarde de meter a roupa na mala e ir em correria para o pavilhão.

      Estas são rotinas de muitos anos, como nos conta Filipe Teixeira, psicólogo desportivo formado na Universidade do Minho. É a partir de lá que nos dá sobretudo conselhos e perspetivas de quem trabalha com jovens que treinam sem competir. «Mais ansiedade, algum stress», o diagnóstico é pronto e fruto dos exemplos no clube e também do trabalho voluntário de Filipe Teixeira com crianças que nem competem, nem treinam.

      O psicólogo destaca a importância destes últimos, a maioria dos casos em Portugal, já que as condições e infraestruturas dos clubes não possibilitam a continuação dos treinos – mas também temos algumas soluções.

      Em que ponto estamos?

      «[Com esta situação] todos aqueles que são os benefícios da prática desportiva são-lhes retirados. Isto, associado ao facto de eles não poderem conviver com outros colegas e às diferenças que existem agora na escola, faz com que as crianças tenham menos tempo para serem crianças, para serem livres e para estarem num contexto diferente do de casa», começa por explicar.

      E que diferenças notamos? «Nos mais pequenos, as diferenças têm a ver até mais com as dinâmicas dos próprios pais. Os pais já tinham a rotina de levar os miúdos ao treino e eles acabam por ficar em casa e não compreender muito bem porque não podem treinar, porque não há jogos», define. «Isto leva a que as crianças sejam mais irrequietas e torna este um desafio muito grande para as famílias, para saber como os ‘entreter’ nesse horário».

      «Nos mais velhos, principalmente no escalão de júnior - em que este é um ano importante para eles decidirem se querem levar o desporto mais a sério ou não -, todos os dias querem saber quando podem começar ou não. O que tenho sentido é um aumento dos níveis de ansiedade, muito menor resistência à frustração e muito mais dúvidas em relação ao futuro deles enquanto atletas», analisa Filipe Teixeira.

      Dicas, soluções e muita conversa

      Falar é o primeiro passo – um mote que encaixa muito bem aqui. Não é um guia para pais, filhos, clubes e treinadores, mas antes um conjunto de opções para ajudar a substituir o desporto – sem o afastar de todo.

      «O conselho que a Ordem dos Psicólogos dá e que nós temos passado aos pais: em primeiro lugar, saber explicar às crianças a situação e, isto, usando linguagem de miúdos, sem palavras como pandemia, hospitais. Explicar que isto é um vírus e por que razão eles não treinam. Para eles entenderem bem que isto envolve todos, mas também vai passar», avança Filipe Teixeira – o primeiro passo é mesmo falar.

      Em segundo: utilizar a criatividade. «Por exemplo, se os pais puderem fazer uma atividade física em casa ou até uma aula em grupo em que a família toda participa. No caso do futsal, se puderem jogar um pouco com os miúdos naquele horário em que havia treino, é importante para manter rotinas», justifica.

      Também há notas para os clubes ajudarem: «Os clubes podem, na medida das suas possibilidades, dar alguma orientação aos pais e exemplos de exercícios - e que podem fazer juntos [pais e filhos]. Isto para sentirem que há contacto com a modalidade, seja ela qual for».

      Aqui há mais notas avulsas que podem ajudar. Filipe Teixeira dá o exemplo de reuniões e treinos por Zoom, que permitem manter uma rotina e conviver com amigos e treinadores – figuras importantes na formação pelo impacto do desporto nas crianças. E ainda dá um exemplo presenciado, em que a criança reclamou o direito ao espaço da sala para a sua sessão de treino: «Saiam todos. Esta é a minha hora de treino».

      ©Leões Porto Salvo

      Não esqueçamos que falar é mesmo o primeiro passo e Filipe Teixeira dá um conselho importante para os pais: «Se eles próprios se precisarem de ajuda, podem recorrer ao SNS para ter aconselhamento de um psicólogo». A chamada – 808 24 24 24 - é gratuita e podem, na chamada, recorrer à linha de apoio psicológico.

      «É importante os pais estarem autorregulados e não passarem o seu stress para as crianças», destaca, realçando que é natural as crianças terem mais dúvidas e perguntas para os pais, bem como estarem mais irritadas ou frustradas.

      A importância da família nesta fase, em que o contacto com os amigos e com os seus hobbies é reduzido ou nulo, é ainda maior. «É importante a família substituir estes papéis», acrescenta, dando exemplos de mais atividades para realizar com os filhos: «Treinar com eles, ver um filme de desporto em casa, tentar fazer parte [das suas rotinas] e comunicar muito bem com eles».

      Falar, criar rotinas substitutas e ser criativo pode ajudar numa fase em que o desporto, que sempre teve o condão de despertar oportunidades, não está cá. Regressamos assim que possível, seguramente.



      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Seleções Jovens
      Manhã de felicidade em Malmö. Portugal defrontou a Bélgica, em novo duelo a contar para a fase de grupos do Campeonato da Europa de sub-17, e venceu por 1-0 num duelo ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      Sir_jaof 09-05-2024, 13:52
      Sir_jaof 09-05-2024, 13:48
      relaxong 09-05-2024, 13:46
      mundial200 09-05-2024, 13:36
      mundial200 09-05-2024, 13:33
      mundial200 09-05-2024, 13:31
      mundial200 09-05-2024, 13:28
      BB
      bbbbb-----bbbbb 09-05-2024, 13:00
      Mikhal18 09-05-2024, 12:43
      SN
      SnapYoda 09-05-2024, 12:34
      ZY
      zyxw4321 09-05-2024, 12:14
      FC
      Fcpflaw2506 09-05-2024, 12:10
      N_
      N_Shadow19 09-05-2024, 12:02
      HA
      Halibut 09-05-2024, 11:49
      Taument_da_Silva 09-05-2024, 11:27
      PedroBorgas 09-05-2024, 11:24