placardpt
    FC Porto visita o Manchester City

    De volta aos palcos de milhões de sonhos

    2020/10/21 00:16

    Depois de um ano de rara ausência da fase de grupos, o FC Porto está de volta à competição a que se habituou: a Liga dos Campeões. Logo a abrir, a equipa de Sérgio Conceição terá uma visita a um dos mais endinheirados clubes do futebol atual, a um clube para quem a Orelhuda vai escapando, contra muitos prognósticos: o poderoso Manchester City.

    Será em simultâneo a pior e a melhor forma de começar a participação num grupo em que os dragões esperam vir a conquistar um dos dois primeiros lugares. Porquê a pior? Porque se trata, na teoria, do jogo mais difícil a disputar entre as seis jornadas. Porquê a melhor? Porque aconteça o que acontecer haverá sempre mais cinco jogos para lutar pela legítima ambição do apuramento.

    Os prognósticos não são os melhores por uma série de razões: o FC Porto nunca venceu um jogo sequer em Inglaterra, vem de dois jogos sem vencer na Liga, perdeu jogadores de relevo, tem reforços em adaptação...  you name it, como se diria por terras de Sua Majestade. Acima de tudo, porque mesmo podendo ainda ser visto como um novo-rico do futebol (tendo em conta a longa história do desporto-rei) o Manchester City é já uma equipa com identidade de colosso, tanto fora como dentro do campo.

    As expectativas a nível de resultado são baixas, não há como o negar... poderá isso jogar a favor dos homens de Sérgio Conceição?

    Como são diferentes os tons de azul...

    As diferenças entre clubes são óbvias, mas comecemos por ver o copo meio cheio: só uma destas duas equipas sabe o que é ser campeão europeu (por duas vezes), só uma destas equipas ergueu Intercontinentais, Ligas Europa ou Supertaças europeias, só uma destas equipas chega à 24ª participação em fases de grupos da Liga dos Campeões. Essa equipa é o FC Porto.

    Rúben Dias foi a compra mais cara do Manchester City para esta época ©Manchester City FC

    Agora... o inevitável copo meio vazio. O Manchester City está hoje em dia pelo menos um patamar acima dos dragões (talvez vários patamares), é constante candidato à conquista final da prova (mesmo que vá somando desilusões na fase a eliminar), tem um plantel com um valor quatro vezes superior ao dos dragões (obrigado, Transfermarkt) e só não foi de novo campeão inglês devido a um super-Liverpool.

    Novas contratações multi-milionárias como Rúben Dias ou Nathan Aké trouxeram um acrescento de qualidade à defesa, mas é ainda neste setor que estão as possíveis falhas a explorar pelos portistas: a convicção num futebol em que todos participam de forma ativa no momento ofensivo tende a criar fragilidades quando a equipa perde a bola. Saber explorar esses momentos não chega, há que descobrir forma de conter armas como Sterling, Aguero, Mahrez ou Bernardo Silva, entre tantos e tantos outros... mas não haverá de prejudicar.

    Baixas em casa, dúvidas vindas de fora

    Por tradição, colossos ingleses não têm problemas em fazer leves rotações nas equipas durante a fase de grupos de provas europeias, também por consciência de que a probabilidade de ficarem pelo caminho nessa fase é relativamente baixa. Com Pep Guardiola no comando não é diferente, até por falarmos de um treinador que gosta de surpreender os adversários (e, de forma colateral, os adeptos).

    Certo é que não entrarão nas contas do treinador espanhol nomes como Mendy ou Laporte na defesa, Gabriel Jesus no ataque ou, talvez mais importante, o farol Kevin de Bruyne no meio-campo. Menos um grande problema, mas o regresso recente de Aguero às contas, juntando-se a uma série de craques em que se incluem três portugueses - Dias, Cancelo e Bernardo - é mais um fator a ter em conta.

    Sarr ou Grujic ainda não se estrearam, mas entram nas contas ©FC Porto

    Conceição não tem o mesmo tipo de preocupações, felizmente para o treinador do FC Porto. Marcano não conta para a primeira metade da época, Mbaye não estaria nos planos para um jogo deste nível e todo o restante plantel está à disposição. Os problemas para o treinador são outros: chegaram reforços que estão ainda em período de adaptação e que não conseguem ainda dar 100% de confiança a um treinador que se habituou a construir equipas à sua imagem, nas quais confia de olhos fechados, e que o levaram a dois de três títulos nacionais possíveis.

    U Quarta, 21 Outubro 2020 - 20:00
    Etihad Stadium
    Andris Treimanis
    3-1
    Sergio Agüero 20' (g.p.)
    Ilkay Gundogan 65'
    Ferrán Torres 73'
    Luis Díaz 14'
    Etihad Stadium
    Etihad Stadium
    Inglaterra
    Manchester
    Lotação55 097
    Medidas105x68
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo C
    Forma
    Manchester City
    2020/2021
    6J
    4V
    1E
    1D
    12-8G
    FC Porto
    2020/2021
    4J
    2V
    1E
    1D
    12-6G
    A diferença passa por...
    Manchester City
    Fluidez ofensiva

    Pep Guardiola já mostrou ser mais do que tiki-taka. A capacidade de moldar equipas em que todos os jogadores contribuem para o momento ofensivo (a começar logo no guarda-redes Ederson) e em que as trocas de posição são constantes faz do Manchester City uma equipa dificílima de travar. Ainda para mais com craques como Bernardo Silva e outros que tais.

    FC Porto
    Ataque à profundidade

    Apesar das falhas defensivas que os dragões ainda apresentam neste início de época (seis golos sofridos em quatro jogos), há virtudes entre os portistas que poderão levar a equipa de Conceição a ter uma palavra a dizer: contra uma defesa que tende a subir, irão certamente surgir espaços nas costas para jogadores como Marega ou Díaz explorarem.

    Confrontos

    Golos
    Resultados
    Sabia que...by playmaker stats
    TREINADORESPep Guardiola defrontou o FC Porto por três vezes, somando duas vitórias e uma derrota
    EQUIPASO FC Porto marcou fora de casa na Champions nos cinco últimos jogos
    EQUIPASO FC Porto sofre golos nas competições europeias há oito jogos
    EQUIPASO FC Porto marcou em todos os jogos realizados esta época
    EQUIPASO FC Porto não ganha há dois jogos
    EQUIPASO Manchester City marcou em todos os jogos disputados em casa na fase de grupos da Champions
    EQUIPASO Manchester City marca em casa na Champions há 18 jogos
    EQUIPASO Manchester City não perde em casa na Champions há oito jogos
    EQUIPASNa Champions, o Manchester City marca e sofre há sete jogos
    EQUIPASO Manchester City soma uma derrota esta época, precisamente em casa (2x5 frente ao Leicester)
    EQUIPASO Manchester City marcou em todos os jogos realizados esta época
    EQUIPASO Manchester City não perde há três jogos (todas as competições)
    CONFRONTOSNo formato Champions, só por uma vez uma equipa portuguesa ganhou em Inglaterra: em 2005/06, o Benfica venceu em Anfield o Liverpool por 0x2
    CONFRONTOSA última equipa portuguesa que ganhou em Inglaterra foi o SC Braga, na época passada (0x1 ao Wolverhampton)
    CONFRONTOSAs equipas inglesas apresentam uma clara vantagem nas receções a equipas portuguesas: em 75 jogos, somam 52 vitórias, 15 empates e oito derrotas
    CONFRONTOSO último jogo do FC Porto em Inglaterra foi em 2018/19, com derrota frente ao Liverpool nos quarto de final da Champions (2x0)
    JOGADORESKun Aguero marcou nos dois jogos realizados frente ao FC Porto, em 2011/12
    CONFRONTOSA última vez que o FC Porto marocu em solo inglês foi em 2009, quando empatou 2x2 frente ao Manchester United
    CONFRONTOSTrês dos quatro empates do FC Porto em Inglaterra foram no formato Champions, o último dos quais em 2018, já com Sérgio Conceição como treinador (0x0 frente ao Liverpool)
    CONFRONTOSO FC Porto não marcou nas sete últimas deslocações a Inglaterra
    CONFRONTOSO histórico do FC Porto em Inglaterra é bastante negativo: nenhuma vitória, em 21 jogos (quatro empates e 17 derrotas)
    CONFRONTOSO Manchester City defronta uma equipa portuguesa na Champions pela primeira vez
    CONFRONTOSA última equipa portuguesa a jogar em casa do Manchester City foi o Sporting, em 2011/12 - os ingleses venceram por 3x2 mas os leões levaram a melhor na eliminatória
    CONFRONTOSO Manchester City venceu os três jogos realizados em casa frente a equipas portuguesas
    CONFRONTOSFoi em 2011/12 que as duas equipas se defrontaram pela única vez, nos dezasseis avos de final da Liga Europa. O Manchester City venceu no Estádio do Dragão por 1x2 e em casa goleou por 4x0
    CONFRONTOSManchester City e FC Porto defrontaram-se por duas vezes, com dois triunfos da equipa inglesa
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MANCHESTER CITY
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CA
    Otávio
    2020-10-21 19h05m por Carago10
    Muito estranho estar fora da ficha de jogo. Será que se lesionou?
    iSMURF4
    2020-10-21 18h56m por MisticaEncarnada
    Verdade seja dita o Real está em cacos. Não me admirava que no decorrer desta temporada o Zidane voltasse a sair. Quanto ao Porto, já expressei a minha opinião mas independentemente dela se o Porto ganhar tinha a passagem completamente em aberto porque, como já escrevi, o City estava obrigado a roubar pontos ao Marselha para passar em primeiro e aí o Porto podia aproveitar esses deslizes.
    HA
    11
    2020-10-21 18h53m por Halibut
    HOJE JOGAVA COM 3 CENTRAIS E 2 LATERAIS SUBIDOS

    MARCHESIN
    ZA IDU E MANAFA
    SARR, PEPE, MBEMBA
    URIBE E OTAVIO
    DIAZ
    CORONA
    TA REMI

    Neste jogo tentava ao máximo um jogo mais direto à procura de profundidade sem descurar na parte defensiva, dai 3 centrais, Uribe seria o médio mais recuado mas exigia também que levasse jogo para a frente, Otávio um pouco mais solto mas com tarefas defensivas constantes.

    Marega ficava no banco e metia Taremi que tem mais técnica, segura melhor a bola.
    Força Porto
    2020-10-21 18h50m por iSMURF4
    Façam boa figura pelo menos na champions!

    Se for um 1-1já é bom :p

    basta ver o Shakhtar!! é possível xd
    Jogo Man City
    2020-10-21 13h52m por The_Knick
    Jogo difícil em qualquer circunstância. Muito podia dizer, mas vou ficar apenas pelo meu prognóstico.

    Meu 11:
    GR: Marchesin
    Ala Drt: Corona
    DC: Mbemba
    DC: Pepe
    DC: Sarr
    Ala Esq: Zaidu
    MC: Grujic
    MC: Uribe
    MO: Otávio
    SA/Ext: Luís Diaz/Felipe Anderson (habituado ao "campeonato" inglês)
    PL: Taremi

    11 do SC:
    GR: Marchesin
    DD: Manafá/Nanú
    DC: Mbemba
    DC: Pepe
    ...ler comentário completo »
    Man City vs Porto
    2020-10-21 12h01m por jaimepacheco
    Não vou estar aqui de peito feito a dizer que estou confiante , que temos possibilidades de vencer este jogo porque a derrota é o resultado normal e o esperado.

    Até acredito que entremos com muita garra e vontade mas só isso não chega.
    As diferenças são abismais, e o Porto nunca se dá bem quando joga em Inglaterra.

    Sinceramente neste momento nem ao Everton conseguíamos ganhar, quanto muito um City.
    Espero que os jogadores pelo menos corram e suem a camisola.

    Man City 3-0 Porto
    FA
    . . .
    2020-10-21 11h40m por fabinho18
    O onze que acho que o Porto vai apresentar:
    Marchesin
    Manafa
    Pepe
    Mbemba
    Zaidu
    Loum
    Sérgio
    Uribe
    Otávio r
    Corona
    Marega

    Res ultado 3-0 sterling, aguero e Ruben
    CITY X FCP
    2020-10-21 11h27m por Origin_Of_Symmetry
    Prevejo 6-0 para o city. Mas força PORTO!
    Escolhas
    2020-10-21 06h55m por PalancaFCP
    Para mim será inadmissível que Corona volte a lateral direita durante esta época. Contratamos dois jogadores para a posição e já tínhamos o Manafá.

    Quanto ao jogo, o maior diferencial não serão os 11 escolhidos, mas sim o modelo de jogo; se deixarmos o meio-campo do City ter bola e tempo para fazer o que bem entenderem, como temos deixado as equipas do campeonato fazerem, então as odds vão confirmar-se.

    Não jogaria com Sérgio Oliveira a titular, aliás, a...ler comentário completo »
    Porto
    2020-10-21 03h48m por petitor
    O 11 do logic é interessante

    Eu jogaria em 4 3 3

    Marche
    Manafa ou nanu o que for melhor
    Zaidu
    Pepe
    Mbe mba e o que temos
    Loum
    Sérgio Oliveira
    Uribe
    Corona
    Marega r
    Otavio

    Muito compactos no meio, com pressão alta
    AC
    FCP Logic
    2020-10-21 03h46m por acandrecoelho
    Éramos comidos no meio campo. Onze:
    Nakajima +10
    Resultado 1:2
    Golos :Mahrez. Pepe, Luís Diaz
    JS
    Depois das desilusões Sporting e Maritim
    2020-10-21 00h48m por jsilva77
    Acho que SC irá proceder a algumas alterações no 11 e, espero bem que sim, há jogadores que já irrita ver a jogar jornada após jornada, e sempre com a mesma qualidade, ou seja, nenhuma . . . isto para não falar de outros aspetos . . . daí que ache que poderá haver lugar, e deverá haver lugar, para algumas surpresas no onze. Para mim, poderá até passar por algo do género:

    Marche
    Coron a Mbemba Pepe Sarr
    Uribe Loum
    Marega Otávio Diaz
    Taremi
    ler comentário completo »
    11 do City
    2020-10-21 00h27m por MisticaEncarnada
    Aposto que o Bernardo e o Gabriel Jesus vão a jogo. Depois, Cancelo na esquerda?
    Derrota inevitável
    2020-10-21 00h20m por Rui_Malheiro1998
    O Porto hoje perde e não é por ser contra o City. Esse clube simplesmente não ganha em Inglaterra. Podia ir jogar contra o Fulham e perdia

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.