placardpt
    Os destaques do Sporting 2x2 FC Porto

    A idade só pesa a alguns

    2020/10/18 00:05

    As figuras do empate entre Sporting e FC Porto (2x2):

    A brilhar
    Defesa
    37 anos
    Pepe

    Um clássico do futebol português

    O Cartão de Cidadão mostra 37 anos, torna-se cada vez mais difícil acreditar. Está numa forma impressionante, mostra-o tanto na seleção como no clube que representa. Mostra que a braçadeira de Danilo foi bem entregue, como foi a que CR7 deixou vaga temporariamente nas quinas. Demonstra tanta paixão como inteligência a intercetar, dar o corpo, fazer dobras quando um colega da defesa deixa um espaço vazio.

    Avançado
    23 anos
    Luis Díaz

    Até não ter tempo para mais

    Não chegou a cumprir uma hora inteira em campo, porque Conceição trocou-o pelo estreante Felipe Anderson, mas talvez um Díaz cansado tivesse contribuído mais do que o reforço fresco... Fartou-se de dar problemas a Porro e Neto, no espaço à direita dos três centrais, sem medo de partir no um para um e acertando nos dribles a que se propunha. O golo de Corona partiu da iniciativa do colombiano, que bem antes disso já tinha deixado outras boas indicações: numa incursão na grande área em que não conseguiu dar o golo a Marega por pouco e num remate de meia distância.

    Avançado
    25 anos
    Nuno Santos

    O primeiro a agitar

    Grande remate de pé esquerdo ainda nos primeiros dez minutos, numa excelente reação a uma bola vinda do ar. Conseguiu atirar a bola pelo meio do buraco da agulha, ainda que um melhor momento de Marchesín pudesse ter negado aquele golo. De qualquer forma, um grande golo do extremo, que conseguiu sempre colocar o excelente pé esquerdo ao serviço da equipa. Acabaria por ter problemas físicos e sair diretamente para o balneário, deixando a ideia de que com mais tempo em campo até poderia ter tido outro momento de inspiração.

    Avançado
    27 anos
    Jesús Corona

    Dois toques de classe

    Quase sempre envolvido num muito interessante duelo com Nuno Mendes, conseguiu libertar-se da aguerrida marcação do jovem lateral em alguns momentos e fazer a diferença. Acima de tudo no golo, claro: depois da incursão de Díaz, o mexicano apareceu também na grande área, com um toque tirou a bola do caminho de dois adversários e com mais um toque picou para dentro da baliza. É um dos grandes jogadores desta Liga, não há como negar.

    Médio
    22 anos
    Pedro Gonçalves

    Só faltou o último toque

    Muito inteligente e agressivo na procura dos espaços, juntando isso à inegável qualidade técnica que todos lhe reconhecem com justiça. Não tem demonstrado qualquer medo de agarrar um papel de destaque num clube de grande dimensão, quer seja médio ou falso extremo. Não se limita a assumir uma dessas funções em exclusivo, o que o beneficia muito. Neste jogo só lhe faltou conseguir definir melhor no último momento, porque se isso tivesse acontecido poderia ter tido um papel de ainda maior destaque. 

    Defesa
    23 anos
    Zaidu Sanusi

    Para estreia a titular...

    ...nada mau deixar o jogo com tão bela assistência. Grande cruzamento para o golo de Uribe, mostrando que a nível ofensivo pode pelo menos encostar-se aos calcanhares de Telles (igualá-lo não será nada fácil...). A nível defensivo alternou longos períodos de estabilidade com momentos em que comprometeu. Arriscou expulsão e penálti em cima do intervalo (não nos parece que houvesse razão para sanção, notem), ficou fora do lance no segundo golo do Sporting após perda de bola de Felipe Anderson. Valeram pela positiva os detalhes ofensivos.

    Avançado
    26 anos
    Luciano Vietto

    Do banco para salvar um ponto

    Lançado ainda relativamente cedo para o campo, no segundo tempo, o argentino não agarrou papel de destaque logo a abrir, parecendo ainda estar à procura da melhor forma a nível físico, mas nos momentos finais do jogo acabou por ser decisivo. Estava no lugar certo à hora certa (o que também tem que se lhe diga) e não hesitou depois da defesa de Marchesín para marcar o golo do empate tardio. 

    Médio
    29 anos
    Matheus Uribe

    À ponta-de-lança

    Teve um jogo algo discreto em fase de construção, mas soube ser importante nas transições defensivas. Acabou por se destacar em particular em momentos em que apareceu pelo meio da defesa leonina ao jeito de qualquer ponta-de-lança. Era difícil dar melhor resposta quando Corona cruzou com demasiada força, mas aproveitou da melhor forma o excelente cruzamento de Zaidu, com um desvio de pé esquerdo eficaz para empatar a partida. 

    No bolso
    Defesa
    32 anos
    Luís Neto

    Lá está, a idade pesa a alguns...

    ...a Neto pareceu pesar, ainda que só tenha 32. Além de deficiências técnicas, foi lento na abordagem aos lances, não conseguindo tapar caminhos a Uribe, Díaz ou Corona nos lances dos dois golos portistas. O jovem Quaresma fez demasiada falta num setor que apresentou várias falhas e no qual Neto foi a face mais visível disso mesmo.

    Médio
    25 anos
    Otávio

    Desaparecido em inação

    Não é apenas um médio criativo, é um médio capaz de ser importante em qualquer clássico pela raça que coloca em campo e pela forma como luta por cada lance como se fosse o último. Desta vez andou apagado a nível de construção e também não teve grande influência em transições, talvez pelo amarelo visto ainda nos primeiros minutos do segundo tempo. 

    Avançado
    22 anos
    Jovane Cabral

    Faltou frescura

    Não estando nas condições físicas ideais, acusou demasiado essa falta de frescura e não deu a mobilidade ao ataque que as suas características, na teoria, dariam. Nem foi bom ponta-de-lança nem bom extremo, nem uma boa mistura dos dois, e a saída logo aos 56 minutos acabou por ser natural.

    Avançado
    29 anos
    Moussa Marega

    Defeitos à vista

    É um perigo quando há espaço a explorar nas costas da defesa adversária, mas desta vez não conseguiu encontrar esse espaço (talvez porque não vieram bolas de qualidade do meio-campo central) e com adversários pela frente as limitações ficaram à vista. Erros nas receções, sem capacidade de desequilíbrio e, desta vez, sem encontrar aquela oportunidade em que tantas vezes passa de peça a menos a peça decisiva de um momento para o outro.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    FC PORTO

    Fotografias

    Liga NOS: Sporting CP x FC Porto
    Liga NOS: Sporting CP x FC Porto

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Zaidu
    2020-10-18 19h48m por kropotkin
    Manafá v2. 0
    PEPE e Carvalho
    2020-10-18 13h08m por rmhmp
    Pepe e R. Carvalho foram duas máquinas.
    O Pepe continua a ser.
    Quando deixar de jogar, deixará o futebol português mais pobre, pois não vejo para já substitutos à altura.
    Olhem como exemplo para o Pepe!
    2020-10-18 12h52m por ohjuejue
    Nem sou do FC Porto, mas o Pepe é um exemplo a todos os níveis possíveis e imaginários! Que classe, dedicação e entrega! Simplesmente, um exemplo para qualquer jogador e pessoa!
    Zaidu
    2020-10-18 12h17m por voltou_apito_dourado
    Um jogador que devia ter visto 2 vermelhos e comete um penalti e acaba o jogo deveria estar não a ouro, mas a diamante
    Porto
    2020-10-18 09h03m por petitor
    A equipe vai jogar de uma diferente em 4 2 3 1, a dupla de meio campo funciona bem Uribe e Sérgio Oliveira, embora estou curioso por ver o miúdo do Liverpool se pode dar uma dimensão diferente a equipe. Otávio esteve mais apagado do que é costume, baro como 10 não tem uma tomada de decisão forte.

    Na defesa tive muita pena de não ter fechado o Lucas Veríssimo, a Mebmba falta lhe algo, Manafa também errou um pouco e Zaidu eu pessoalmente gostei não é fácil substituir Telles e...ler comentário completo »
    Zaidu
    2020-10-18 08h36m por LuiKong
    Zaidu nos destaques é hilariante! Se o lance do penaltie é duvidoso - pôs se a jeito, em rigor esse lance já nem deveria ter acontecido, dado que teria que ser expulso sobre falta violenta sobre Pedro porro. O VAR se intervém, tem que ser coerente!
    TA
    Matheus Nunes
    2020-10-18 07h50m por Tantoscasos
    Atenção: com a saída de Wendel e, pois claro, com a entrada de um jogador como Palhinha (que, ontem, esteve irrepreensível), o que lhe concede uma maior liberdade com bola.
    TA
    Matheus Nunes
    2020-10-18 07h47m por Tantoscasos
    De facto, ontem surpreendeu-me pela sua soltura em campo. Já o tinha vindo a acompanhar, e, pese embora mostrar critério no passe longo e na tomada de decisão (nalgumas ocasiões), dava-me sempre a ideia de que estava a jogar sob pressão (procurando ter sempre, pelo menor tempo possível, a bola em seu poder). Ora, talvez (pelo que se viu ontem) ganhe outro tipo de protagonismo, após a saída de Wendel. Possui caraterísticas muito interessantes, tal como aqui foi dito (combatividade, f...ler comentário completo »
    CA
    Marega
    2020-10-18 01h43m por Carago10
    Discordo. Não teve oportunidades de frente para a baliza, mas ganhou quase todos os duelos nas alturas e combinou maioritariamente bem com os colegas.

    A sua saída causou-me surpresa e a verdade é que depois de ele sair, o Porto deixou de ganhar qq bola que fosse bombeada para a frente.
    Destaques
    2020-10-18 00h47m por Maxaqueen
    Falta claramente o Palhinha pela importância que teve na subida de produção do meio-campo do Sporting.
    De resto, colocar o Zaidu aqui nos destaques é para rir.
    A primeira função de um defesa é, como o nome da posição indica, defender e aí o Zaidu meteu os pés pelas mão várias vezes. Isto já seria de esperar dado seu passado no Santa Clara, mas como hoje em dia um lateral que ataque bem e defenda mal é um lateral "moderno", só se olha para o que se produz no ataque. . .
    AS
    Manafá
    2020-10-18 00h26m por ASNL
    Eu colocaria o Manafá em vez do Marega no bolso e poder-se-ia acrescentar o Felipe Anderson e o Toni Martinez assim como o Jovane.
    No meio campo hoje lutou-se mais do que se jogou. Apenas Palhinha e Urribe se destacarram.
    Onde se jogou mais foram nas alas. Bom jogo do Porro.
    Os guarda redes tiveram poucas mas boas intervenções.
    Que jogo do Pepe e que golo do Corona.
    jogos históricos
    U Sábado, 17 Outubro 2020 - 20:30
    Estádio José Alvalade
    Luís Godinho
    2-2
    Nuno Santos 9'
    Luciano Vietto 87'
    Matheus Uribe 25'
    Jesús Corona 45'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    andsleve 25-04-2024, 13:42
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 13:33
    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44