placardpt
    Rio Ave eliminado pelo Milan nos penáltis

    Despedem-se como gigantes

    2020/10/01 22:58

    Por muito que o final possa ter doído a qualquer adepto do Rio Ave, este foi um daqueles jogos que merecem ser recordados por muitos e muitos anos. Pelo notável esforço de uma equipa, pelos grandes golos de Geraldes e Gelson Dala, pela epopeia dos penáltis, por terem estado tão perto de seguir para a fase de grupos e eliminar um clube com um gigantesco palmarés que não foi mais gigante do que a equipa portuguesa.

    A equipa de Vila do Conde obrigou o AC Milan a prolongamento, esteve a vencer até faltarem breves instantes para o fim da meia hora adicional e sofreu um cruel penálti mesmo no fim. Seguiu-se uma maratona de penáltis que teve Panenka, penáltis falhados pelos dois guarda-redes, três match points desperdiçados e, no fim, a infelicidade.

    Porque foi isso que derrubou um valente Rio Ave contra uma das equipas com melhor palmarés no futebol europeu: a infelicidade.

    Olhos nos olhos

    Como montar uma equipa capaz de surpreender um super-favorito AC Milan, que mesmo afastado dos maiores títulos há demasiados anos chegava aos Arcos com quatro vitórias seguidas e com um plantel a valer muitos e muitos milhões? Mário Silva tinha a dor de cabeça adicional que dava pelo nome de Matheus Reis, logo nesse setor fez o ajuste que não se esperava, colocando o destro Nélson Monte à esquerda, com a missão inicial de suster Castillejo (e fê-lo com todo o sucesso, tanto que o espanhol saiu ao intervalo).

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Com Diego Lopes no lugar que tinha sido de Geraldes na Turquia e com os mesmos Mané e Piazón no apoio a Bruno Moreira, decisivo em Istambul, o Rio Ave foi teimoso no bom sentido: logo desde o início se viu que só abdicaria da habitual ideia de jogo e disposição tática se fosse obrigado a isso. Os anfitriões queriam circular a bola, cometendo tão poucos erros quanto possível, porque a qualquer momento os rossoneri poderiam aproveitar.

    Como também o AC Milan começava cauteloso, a sondar o adversário, a primeira metade de jogo decorreu principalmente em lutas pelo meio-campo, sem espaços para furar de um ou outro lado, e com o Milan a lançar apenas dois avisos em livres a longa distância nos primeiros 20 minutos, primeiro por Theo Hernández e depois por Çalhanoglu. 

    O meio-campo defensivo do Rio Ave - Tarantini e Filipe Augusto - era tão combativo como se pedia, homens como Saelemakers, Çalhanoglu ou Castillejo não se conseguiam soltar como Pioli pretenderia... até quando o Milan cresceu claramente no jogo, para lá dos 25 minutos, a equipa de Vila do Conde soube tapar os caminhos, mesmo forçada a jogar um jogo de que não é fã. Sustinham-se bem as investidas, Kieszek era tão pouco ameaçado como Donnarumma, sendo que até foi o italiano quem foi chamado a intervir antes do intervalo, num remate de um Carlos Mané que procurava agitar o jogo a partir da esquerda.

    Geraldes quis reescrever a história...

    O resultado ao intervalo permitia ao Rio Ave acreditar e frustrava os italianos, que tanto por culpa própria como por mérito adversário não conseguiam o golo que lhes era exigido. Pioli mexeu logo, trocando um inofensivo Castillejo pelo compatriota Brahim Díaz, mas quem lá conseguiu mexer com o marcador foi o titular Saelemakers, e apenas numa bola parada particularmente frustrantes para a equipa portuguesa: pontapé de canto, alivio de Aderllan Santos e bola nos pés do extremo belga, que não deu grandes hipóteses a Kieszek.

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Com vantagem no marcador, os rossoneri procuraram resolver a eliminatória, mas com essa vontade abriram-se espaços e o Rio Ave quis aproveitar. Os homens de Vila do Conde não estavam em campo para serem sacos de pancada, estavam em campo para lutar até ao fim pelo apuramento. Houve mexida na equipa da casa (entrou Geraldes), houve mexida nos visitantes (entrou o português Rafael Leão) e quem mexeu com o jogo foi... Geraldes. Numa grande jogada entre Mané, Piazón e Geraldes, o 11 rio-avista fulminou a baliza de Donnarumma e trouxe uma igualdade que alimentava corações.

    Íamos nos 72 minutos, o golo embalava os homens da casa. Ainda mais frustrados com a perspetiva de um prolongamento, os rossoneri não definiam da melhor forma, com as ameaças de Çalhanoglu e Calabria a não surtirem efeito, e até foi o Rio Ave que ficou muito perto do segundo golo, com Aderllan Santos a não acertar na baliza por muito pouco.

    ...e Gelson Dala também

    Mais meia hora para acreditar no sonho, mais meia hora para acreditar que a baliza de Donnarumma podia ver outra a entrar, e não foi preciso muito tempo para que isso acontecesse e o o objetivo da fase de grupos ficasse mesmo à mão de semear. Tal como Geraldes, também Gelson Dala tinha entrado no segundo tempo, este já bem perto do fim, e também ele quis deixar a sua história escrita no relvado dos Arcos, numa grande iniciativa individual:  Kjaer ficou para trás, numa tabela com um adversário tão perfeita que pareceu premeditada, e o pé esquerdo do angolano fez o resto, deixando Donnarumma incrédulo e pregado ao chão.

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Ainda restava quase toda essa meia hora, que passava a parecer hora e meia. Como fazer o relógio andar mais rápido, como suster o inevitável tudo por tudo de uma equipa a quem era exigida a vitória? Sem autocarros, continuou a entender a equipa técnica, mesmo baixando linhas. E não foi mais um defesa quem entrou a dez minutos do fim, foi o extremo Gabrielzinho, como em qualquer outra partida.

    Imaginava-se já o apito final a soar nos Arcos como a mais bela das canções quando veio o balde de água fria que obrigaria aos penáltis: Borevkovic causou um penálti, Çalhanoglu converteu e seguiu-se um desempate nas grandes penalidades que teve penálti à Panenka de Filipe Augusto, que terminou com um penálti falhado por Aderllan Santos e durante o qual os rio-avistas estiveram por três vezes (!) a um golo de garantir o apuramento. Uma autêntica epopeia de penáltis que fez cair uma equipa que, de facto, foi gigante.

    U Quinta, 01 Outubro 2020 - 20:00
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Gil Manzano
    2-2
    (8-9 g.p.)
    Francisco Geraldes 72'
    Gelson Dala 91'
    Alexis Saelemaekers 51'
    Hakan Çalhanoglu 120' (g.p.)
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984

    GALERIAS

    Liga Europa: Rio Ave x AC Milan
    Outras Galerias
    Rio Ave: Conferência e Treino pré-AC Milan
    Lances Capitais
    51´
    GOLO Milan!
    Alexis Saelemaekers marca
    Alexis Saelemaekers marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    72´
    GOLO Rio Ave!
    Francisco Geraldes marca
    Francisco Geraldes marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    91´
    GOLO Rio Ave!
    Gelson Dala marca
    Gelson Dala marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    120´
    +2
    GOLO Milan
    Hakan Çalhanoglu marca de grande penalidade!
    Hakan Çalhanoglu marca o seu 4º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    Minuto 120: o Milan vê ser assinalada uma grande penalidade por infração de Borevkovic. Çalhanoglu converte e força o desempate nos penáltis.

    O Árbitro

    Nada de relevante a apontar, lances capitais bem assinalados e boa gestão dos momentos de picardias.

    O Melhor
    Como quase fazer história sem autocarros

    Dentro dos possíveis, o Rio Ave quis manter-se fiel às suas ideias, jogando olhos nos olhos contra um adversário que poderia justificar outra abordagem. A convicção em manter o estilo de jogo merece elogios, porque não foi preciso defender a todo o custo para disputar a eliminatória até ao fim.

    O Pior
    Que falta fizeram

    Falar na falta que os adeptos fazem no futebol já é tão repetitivo que chega a cansar, mas uma noite destas exige-o. Foi a noite europeia de maior cartaz para um Rio Ave que tem conquistado o seu espaço europeu com todo o mérito nos últimos anos e os adeptos mereciam ter estado nas bancadas dos Arcos a viver toda esta emoção.

    Forma
    Rio Ave
    2020/2021
    5J
    1V
    4E
    0D
    6-4G
    Milan
    2020/2021
    5J
    4V
    1E
    0D
    11-4G

    Fotografias(35)

    Liga Europa: Rio Ave x AC Milan
    Liga Europa: Rio Ave x AC Milan
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    MILAN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JonSnowBall
    2020-10-02 13h53m por f1950
    Apesar de tudo, tenho confiança no futuro.
    Acho que muita gente vai deixar de ser adepta dos títulos, ou como em Inglaterra muito bem lhe chamam os "caçadores de glórias", para passarem a ser de clubes que realmente lhes dizem alguma coisa.
    Depois com a comunicação dos clubes através das redes sociais que foram um autêntico 25 de Abril para os clubes "não-grandes" em Portugal vão tomar o papel da comunicação social tóxica que temos, pelo menos nas novas gerações penso eu. ...ler comentário completo »
    O quase. . .
    2020-10-02 12h56m por pastilha1000
    O Rio Ave não foi superior em termos de jogo ao AC Milan, teve umas boas jogadas e foi feliz na concretização das suas poucas oportunidades que soube bem construir, soube sofrer, soube enervar e discutiu a passagem à fase de grupos com as suas armas, também não vi o AC Milan fazer um jogo muito por aí além, nisto temos de dar também o devido crédito ao Rio Ave que teve mérito em obrigar o AC Milan a jogar por vezes muito mal. A eliminação do AC Milan, teve quase. . . só não aconteceu po...ler comentário completo »
    Grande jogo
    2020-10-02 10h09m por Dragonslayer
    Parabéns Rio Ave!!! Mereciam mais!!!
    Não quiseram ganhar
    2020-10-02 08h45m por wantorp
    Bom jogo do Rio Ave e caiu de cabeça levantada. No entanto foi incrivel. Parecia que não queriam ganhar. Foi o penalty aos 120 não havia necessidade nenhuma. Foram as 3 oportunidades de ganhar nos penalties que o rio ave não soube aproveitar. Foi pena. Talvez não tenham outra oportunidade como esta de ganhar ao Milan. Até porque acho que lentamente eles estão se a levantar
    Parabéns Rio Ave
    2020-10-02 08h44m por CapitaoHaddock
    Pela exibição e por não se terem amedrontado com o Milan. . .

    Sairam de cabeça erguida. . .
    PI
    Jogo
    2020-10-02 08h11m por Pinho352
    Quando a crónica diz "Como quase fazer história sem autocarros", será que viu esse jornalista viu o prolongamento? O Rio Ave marcou um golo de sorte a abrir, depois nunca mais passou do meio-campo e isto não é autocarro?
    Depois, infelizmente, uma paragem cerebral deitou tudo a perder aos 119 min. Mais tarde, nos penalties, tiveram 3 ocasiões de ouro para fechar o jogo, não o fizeram por culpa própria e por isso, não merecem ter passado. É triste a história mas é assim.
    redlegion
    2020-10-02 00h18m por JonSnowball
    Exato. Nem precisam de obcecar com isso. O Liverpool não era campeão à 30 anos. Mas durante esse tempo foi sempre considerado um grande clube tendo ganho inclusive duas Ligas do Campeões, uma taça UEFA e três Supertaças Europeias. Sporting não é campeão há anos e Braga nunca foi mas já os dois tiveram em finais de Taça UEFA e Liga Europa. Quantos campeões de alguns países podem dizer isso?
    f1950
    2020-10-02 00h17m por JonSnowball
    Esse problema é geral. A comunicação social não tem interesse em falar sobre todas as equipas. Os direitos televisivos estão mal espalhados. As pessoas apoiam os três grandes mesmo tendo o clube da sua terra na divisão profissional (tenho a certeza que conheces malta de Paços de Ferreira que só vai ao estádio apoiar um dos grandes). As equipas não crescem porque não há um esforço de toda a gente para o fazer.

    Repara no que está acontecer agora: mais facilmente vês pessoas a b...ler comentário completo »
    JonSnowball
    2020-10-02 00h00m por Rui_Malheiro1998
    Falou tudo meu caro! Aplaudo de pé
    Rio Ave
    2020-10-01 23h55m por moreno07
    Não merecia esta eliminação, em nada foi inferior ao milan. Nos momentos decisivos teve sorte, o penalti aos 120 é infantil mas acontece em qualquer equipa. Nos pénaltis teve várias oportunidades para eliminar o milan mas falhou também. . Não sou adepto do rio ave mas até a min custa a engolir esta eliminação injusta
    JonSnowBall
    2020-10-01 23h47m por f1950
    É isso mesmo, se nem com uma pandemia que pode arruinar o desporto em Portugal se tem o mínimo interesse na centralização dos direitos televisivos e em medidas para aumentar a competitividade lá fora, não sei quando se fará.
    Triste fado esta mentalidade portuguesa. . . Daqui a uns tempos nas TVs já nem se vão lembrar deste jogo e vão dizer que clubes como o Rio Ave não vão à Europa "fazer nada".
    matrioska_russa
    2020-10-01 23h47m por Rui_Malheiro1998
    O que eu quis dizer é que derrotas são derrotas. Não há vitórias morais ou derrotas em que sorri. Toda a derrota é frustrante
    BR
    Rio Ave
    2020-10-01 23h43m por Briosa_Amor
    Um grande abraço para o Rio Ave que é um exemplo de luta, transcendência e mérito nacional, e que põe em evidência a incompetência de Porto, Benfica e Sporting que ano após ano envergonham Portugal lá fora, quebrando recordes como foi por exemplo a derrota hoje do Sporting na pré-eliminatória, ou a derrota do Benfica frente ao Olympiakos, as sucessivas goleadas que levam desde 2016, os 0 pontos do Benfica há um par de anos na Champions ou a derrota frente ao Legia de Varsovia do sporting,...ler comentário completo »
    Rio Ave - Milan
    2020-10-01 23h41m por ItEzzWhatItEzz
    Simpatizo imenso com o Rio Ave e hoje só me provou que é uma excelente equipa com o espiríto certo. É uma pena ver um sonho a fugir entre os dedos, mas porra, que orgulho deste grupo. Nunca desistiu e jogou sempre futebol.
    Podem não ter ganho o jogo, mas ganharam o respeito e reputação na europa.

    Parabéns Rio Ave!
    Estrelinha de equipa grande
    2020-10-01 23h41m por f1950
    Vivi com quase tanta emoção este jogo como o dia em que o Paços conquistou o 3º lugar e a ida aos play-offs! São estas exibições que podem dar uma chapada de luva branca nos velhos do restelo e chico-espertos que fazem tudo para que não só o futebol como o desporto em Portugal se resumam a 3 clubes e que não estão interessados em que hajam mais "Rio Aves". Melhor exibição que me lembre de uma equipa portuguesa contra uma equipa teoricamente superior na Europa só mesmo o Porto de Mourinho ou o B...ler comentário completo »
    Chama-Portista
    2020-10-01 23h40m por JonSnowball
    Em Portugal, quer-se que a liga se torne como a escocesa: o Rangers desceu de divisão e o Celtic teve caminho aberto para o título mas desceu consideravelmente em termos internacionais por falta de competitividade da sua liga. Aqui parece que se quer a mesma coisa. O crescente insucesso internacional também traz um retrocesso ou falta de crescimento das equipas e torna-as menos competitivas. Deviamos querer Porto e Benfica na Champions, Sporting, Sp. Braga e Rio Ave na Liga Europa, tudo ...ler comentário completo »
    redlegion + Rui_Malheiro199 8 :)
    2020-10-01 23h38m por matrioska_russa
    Se essa frase fosse dita por um jogador, treinador ou comentador, tinha potencial para ficar para a história.

    Uma das pérolas antigas que se adequa aos tempos atuais: "Neste estádio ouve-se um silêncio ensurdecedor. "
    Isto é que é sofrer
    2020-10-01 23h38m por OLobomau
    Um jogo dramático que fica para a história. Rio Ave merecia passar mas o Milan teve a sorte toda do seu lado.
    Parabéns Rio Ave
    2020-10-01 23h34m por Roby_O_Imperador
    Honraram o clube e o país.
    Encostaram o Milan às cordas e os italianos só passaram porque o Borekobicho teve uma paragem cerebral.

    A jogar assim têm todos os argumentos para terminarem novamente em quinto lugar.
    redlegion
    2020-10-01 23h32m por iSMURF4
    bem tecnicamente é um empate. . . xd
    redlegion
    2020-10-01 23h32m por Rui_Malheiro1998
    Derrota no resultado e no sentimento. Há quem perca no resultado e tente ganhar na moral. As tais vitórias morais
    Rio Ave
    2020-10-01 23h29m por Quadradinhos
    Parabéns! Emoção até ao fim. Não tiveram sorte, mas lutaram. Triste com mais um desfecho desfavorável para o futebol nacional.
    BA
    Rio Ave imaturos
    2020-10-01 23h25m por batuko
    O Rio Ave jogou bem, jogou, deu luta, muita, mas falhou em momentos cruciais, aquele penalty no ultimo minuto do prolongamento, como é possível.

    Depois 3 oportunidades, e não há ninguém que mande um para o meio com força, e resolvia a eliminatória, são muito poucos os gr que ficam no meio para defender.
    Gigantes?
    2020-10-01 23h25m por Rui_Malheiro1998
    Obviamente que o Rio Ave foi mais longe do que se esperava e por isso está de parabéns mas hoje não passaram por incompetência própria. Tiveram TRÊS oportunidades para ganhar na morte súbita em casa. Perderam hoje por incompetência por muito duro que o seja dizer.
    E não, não ''quase eliminaram um gigante do futebol''. O Milan é um grandioso clube mas enquanto atual plantel e ainda mais pelos jogadores que levaram aos Arcos não tinha uma equipa por aí além.
    Os adeptos do Rio A...ler comentário completo »
    Rio Ave
    2020-10-01 23h24m por jaimepacheco
    Fizeram uma boa campanha e orgulharam o clube e a cidade.

    Infelizmente a azelhice paga-se cara.
    Comigo aquele central não jogaria mais, e ia a pé para casa.

    No entanto, não há que baixar a cabeça, há que a levantar bem alta e levar com esta chuvinha boa na cara.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Hóquei em Patins
    Derradeira ronda joga-se este sábado
    Sem tempo para respirar, depois de terem jogado na quarta-feira, as equipas do Campeonato Placard encerram este sábado a fase regular da prova. E se para as três que vão ...