placardpt
    Sporting vence Aberdeen em Alvalade

    Leão saiu da toca para eliminar a primeira presa

    Missão cumprida. O Sporting passou da teoria à prática e confirmou o favoritismo na receção ao Aberdeen (1x0), naquele que foi o seu primeiro jogo oficial na temporada 2020/21. Com várias ausências de peso, o miúdo Tiago Tomás foi a figura ao apontar o único do golo do encontro.

    Um cria, outro finaliza...

    O Sporting viu adiada a estreia na nova época devido à Covid-19 e foi forçado a mudar-se para Lagos, onde formou uma autêntica bolha para poder entrar em ação na Liga Europa e evitar aquilo que acontecera no Campeonato. O objetivo era só um: eliminar a primeira presa, entenda-se adversário, e manter em aberto as hipóteses de chegar à fase de grupos da Liga Europa.

    Pela frente estavam os escoceses do Aberdeen, uma equipa que chegou a Alvalade com um ritmo competitivo completamente diferente - 9.º jogo da época contra o primeiro do conjunto verde e branco - e isso notou-se em determinadas fases do jogo.

    Enquanto que o Aberdeen tinha facilidade nos momentos de pressão, o Sporting procurou um jogo mais paciente, sem grandes correrias, e que fosse ajustado ao momento físico dos seus interprétes. A diferença era apenas uma: a qualidade.

    Apesar de claramente limitado nas escolhas - os reforços Pedro Gonçalves e Nuno Santos, por exemplo, integram a lista daqueles que cumprem período de isolamento -, e até mesmo sem o seu treinador Rúben Amorim no banco, também ele em quarentena, o conjunto leonino mostrou uma qualidade superior ao adversário, que teve num cruzamento/remate traiçoeiro de McGeouch como melhor oportunidade em 45 minutos.

    No lado contrário a conversa foi outra. Luciano Vietto, o mais experiente do trio atacante do Sporting, abriu o livro e mostrou o caminho do golo ao aprendiz Tiago Tomás. O jovem avançado não acusou a pressão do cara a cara com Joe Lewis e anotou o 1x0. Aos 7 minutos de jogo!

    Pedro Porro esteve em destaque na equipa leonina ©Kapta+

    Sofrer com moderação

    Sem conseguir resolver o encontro por completo na primeira parte, muito por culpa de Lewis, que negou o segundo da partida a Jovane Cabral, o Sporting precisou de saber sofrer para aguentar os últimos minutos.

    Após 40 minutos da segunda parte sem muitas notas de registo, com um cabeceamento por cima de Tiago Tomás e dois remates falhados de Jovane a abanarem um jogo em certa medida desinteressante, os últimos 10 minutos foram de algum nervosismo... com moderação.

    O Aberdeen aproveitou o desgaste físico do Sporting para subir no terreno e circundar o último terço do terreno, mas faltou-lhe sempre qualidade na definição. Veja-se o exemplo de Ryan Hedges, aos 87 minutos, que, em boa posição, falhou redondamente a baliza de Adán.

    Em suma, embora ainda sem grande garra, o leão afastou o primeiro adversário e pode agora regressar à toca para descansar mais um pouco antes dos próximos desafios. O regresso é em Paços de Ferreira no domingo para o Campeonato e depois é diante o LASK, na última etapa antes da fase de grupos da Liga Europa.

    U Quinta, 24 Setembro 2020 - 20:00
    Estádio José Alvalade
    Nikola Dabanovic
    1-0
    Tiago Tomás 7'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    A Chave

    Minuto 7: Grande trabalho e grande passe de Vietto a deixar Tiago Tomás na cara do golo. O jovem português finaliza com classe.

    O Árbitro

    Nada a apontar ao trabalho de Nikola Dabanovic.

    O Melhor
    Desenho do golo

    Num jogo sem grande brilho, o lance do golo do Sporting acaba por ser uma lufada de bom futebol. O lance é muito bem desenhado por Luciano Vietto, que descobriu Tiago Tomás para uma finalização fria do jovem avançado.

    O Pior
    Ritmo do jogo

    É perfeitamente normal e aceitável que o ritmo competitivo do Sporting esteja ainda muito longe do esperado. Foi apenas o primeiro jogo oficial dos leões e a equipa tem sofrido muitas contrariedades pela questão do Covid-19, portanto já era expectável que o ritmo de jogo não fosse o melhor.

    Forma
    Sporting
    2020/2021
    1J
    1V
    0E
    0D
    1-0G
    Aberdeen
    2020/2021
    9J
    6V
    0E
    3D
    13-6G
    Sabia que...by playmaker stats
    Será a 4.ª presença do Sporting nos play-off de acesso à Liga Europa:
    2020/21 Aberdeen, LASK (Qual. UEL?)
    2012/13 AC Horsens (Qual. UEL)
    2011/12 Nordsjaelland (Qual. UEL)
    2010/11 Nordsjaelland, Brondby (Qual. UEL)
    Precisamente um ano depois o LASK Linz regressa a Alvalade para defrontar o Sporting.

    Marko Raguz, autor do golo inaugural em casa dos leões em 2019, bisou esta noite, na vitória por 7-0 dos austríacos frente ao DAC na 3.ª pré-eliminatória
    Após duas eliminações frente ao Rangers na Liga Europa (2008 e 2011), os leões eliminam novamente uma equipa escocesa das provas europeias:
    2020 Aberdeen, Liga Europa (3.ª pré-elim.)
    1993 Celtic, Taça UEFA (2.ª elim.)
    Tiago Tomás é o mais jovem a dar a vitória ao Sporting num jogo das provas europeias:
    V 1-0 Aberdeen, UEL (18A, 3M, 9D)
    Sporting entrou a vencer em 5 das últimas 6 temporadas (5V, 1D).

    Há 10 anos que o Sporting não entrava a vencer na época com um jogo europeu:
    Aberdeen
    Nordsjaelland
    Melhor em campo zerozero:
    Luciano Vietto com 7/10 valores
    1 assistência
    73% eficácia de passe
    44 passes
    1 corte (100% eficácia)
    5 faltas sofridas
    2 faltas cometidas

    Fotografias(15)

    Liga Europa: Sporting x Aberdeen
    Liga Europa: Sporting x Aberdeen
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    ABERDEEN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JS
    Este não me parece um 11
    2020-09-25 10h30m por jsilva77
    Tão diferente assim daquele que será o titular, provavelmente entrarão Nuno Santos, Pote e Sporar, mas pouco mais . . . Este será um 11 muito próximo do ideal e . . . Parece-me curto, mesmo comparando com um Braga, e aqueles 3 defesas, uiiiiiii . . . A ver vamos . . . Estou curioso para ver esta abordagem por parte do Sporting com esta tática e estes jogadores, mas . . . Podem surpreender, até porque tem muitos jovens cheios de vontade e qualidade . . .

    Ontem tivera...ler comentário completo »
    BestInTheWRLD
    2020-09-25 10h09m por tcb9277
    Tiago "Ross Geller" Tomás
    Pois é
    2020-09-25 09h24m por Mictlantecuhtli-
    Quando não há mais nada a dizer sobre o jogo (o Sporting ganhou paciência) começam a comparar o tamanho. . .

    O clube português que tem a melhor formação contínua a ser o Sporting. Apesar do Benfica nos últimos anos ter investido muito e de lá terem saído grandes jogadores, a formação faz parte da história do Sporting e, em 2016 (ano do europeu) a selecção nacional tinha na equipa vários (a maioria) jogadores formados no clube.

    Uma coisa é uma coisa outra coisa...ler comentário completo »
    CR28
    2020-09-25 02h19m por pedrinho_dgl
    Mas alguma vez neguei que o Sporting apostou na formação? Ou que não deva faze-lo?
    O Sporting desde que o amorim chegou não está a fazer uma mera aposta na formação, está a recorrer dela como unica opção. Desde que o Amorim chegou que pegou em jovens que não tinham lugar na equipa e meteu-os a jogar para os preparar para esta época. A pré época do Sporting já começou em Março.
    Uma coisa é pegar num Gelson, num William , num Podence ou num R. Leão e eles irem entrando na equ...ler comentário completo »
    CR28
    2020-09-24 23h37m por pedrinho_dgl
    Comentário infeliz meu caro.
    1º, eu nao sou benfiquista! A seguir sim, o sporting aposta pq não tem outro remédio, as fornadas de jovens nos ultimos anos no Sporting tiveram muito menos qualidade do que as do Benfica, há que reconhecer isso.
    Achas que há dinheiro para gastar em alvalade? Bons ou maus o Sporting tem que pegar nos jovens que tem pq não tem solução, a menos que queiras que voltemos a ir buscar 20 gajos a custa 0 como o godinho fez.
    j-f-uite
    2020-09-24 23h20m por LoboDasNeves
    Confesso que se tal acontecesse ia por um excerto da famosa musica dos Cage The Elephant ahah
    CR28
    2020-09-24 23h08m por slbmeireles
    Com todo o respeito pelo Sporting sao coisas bem distintas.
    O Benfica apostou na formação nos ultimos anos nao por nao ter poder financeiro, mas sim porque essa foi a filosofia que quiseram para a equipa. Que recentemente resolveram mudar e apostar mais no rendimento desportivo, dai este investimento.
    Já o Sporting tem se visto obrigado a apostar mais na formação, porque financeiramente nao tem condições para fazer mais. Vão fazendo algumas contratações, mas nao que de para...ler comentário completo »
    jaimepacheco
    2020-09-24 23h01m por slbmeireles
    Sim eu tambem gostava que fosse aposta na equipa, mas acho que esta preso essencialmente por seferovic, ainda vi a pouco que o Tottenham oferece 15 por seferovic, a ser verdade, por mim era vendido na hora. E subia Gonçalo Ramos para o seu lugar.
    Mas lá está neste momento se nao sair ninguem da frente ele nao pode subir, o Benfica precisa valorizar os ativos que tem no plantel neste momento.
    Á e para mim Gonçalo Ramos servia para substituir Seferovic como terceiro avançado...ler comentário completo »
    MA
    BestintheWRLD
    2020-09-24 22h44m por Markes88
    Por acaso quando vi esse jogador sportinguista também me deu ideia que parecia o Ross hehehe
    Reformulação
    2020-09-24 22h28m por jaimepacheco
    Vou reformular o meu comentário pois parece que foi mal interpretado.

    O que eu quis dizer é que o Sporting tem menos medo de apostar em jovens da casa que o Benfica.
    Isto também porque o Benfica tem outro poder económico que permite contratar outro tipo de jogador que o Sporting não consegue.

    De qualquer das maneiras eu sei perfeitamente que o Benfica tem apostado em jovens, alguns que renderam bom dinheiro enquanto que outros ainda não mostraram capacida...ler comentário completo »
    jaimepacheco
    2020-09-24 22h15m por slbmeireles
    Benfica passou os ultimos 3 anos a apostar em jovens.
    E atualmente nao entram jovens porque a frente deles tem melhores jogadores simples. No sporting a frente de Gonçalo Ramos não haveria um jogador que custou 24 milhões, nem 2 jogadores que foram os melhores marcadores das 2 épocas passadas.
    O Benfica tem dispensáveis que no sporting provavelmente eram titulares.
    Por isso não comparares.
    jaimepacheco
    2020-09-24 22h14m por pedrinho_dgl
    Ao contrário do Benfica, o Sporting não tem outro remédio senão apostar nas camadas jovens. O Benfica fez encaixes financeiros que permitem outros luxos.
    Análise
    2020-09-24 22h10m por pedrinho_dgl
    Jogo com um adversário que não tinha muitas capacidades, marcou cedo e geriu a partir daí, não há muita história, podia ter fechado o jogo por 2 ou 3 vezes e pôs-se a jeito. Preocupa me o facto de um adversário que o pouco que pressionou no final ter conseguido provocar tantos erros, na liga não vamos jogar contra adversários assim tão passivos.

    Adán: Jogo seguro, sem muito trabalho, não treme com bola nos pés.
    Feddal: Cumpriu, mas também não teve muito trabalho. ...ler comentário completo »
    Sporting vs Aberdeen
    2020-09-24 22h06m por jaimepacheco
    Não vi o jogo portanto não vou dizer se foi uma boa ou má partida de futebol.
    Apenas gostaria de salientar que este jovem do Sporting tem muito potencial.
    Já joga na primeira equipa e tudo.
    Cá está a diferença entre o Sporting e o Benfica. O Sporting não tem medo de arriscar num jovem da academia.
    Se o Gonçalo Ramos estivesse no Sporting provavelmente seria titular de caras enquanto no Benfica anda pela B.
    Sporting
    2020-09-24 22h05m por slbmeireles
    Bem a cumprir e seguir em frente.
    Estas equipas que metem autocarro a frente da baliza metem-me um nojo, nem a perder saiam la de tras. So estragam o espetáculo do futebol. Se ja nos campeonatos nao gosto de ver, entao na europa nem se fala.

    O Sporting bem a conseguir marcar cedo, se nao ia se ver lixado para passar a muralha e com o tempo ia aumentando a pressao.
    Agora a sério
    2020-09-24 22h01m por Rui_Malheiro1998
    Começar a época num jogo europeu é sempre difícil e cumpriram a missão. Não foi com distinção e por vezes notou-se as diferenças de ritmo mas para agora o mais importante é chegar à fase de grupos
    Vá lá
    2020-09-24 21h58m por Rui_Malheiro1998
    Lá ganharam ao terceiro grande da Escócia. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Baixa de vulto para o Chelsea
    Fim de época para Enzo Fernández: o médio ex-Benfica vai ser operado a uma hérnia inguinal, segundo relatou a imprensa inglesa.