placardpt
    Duelo dos arquipélagos terminou em sorrisos açorianos

    Duas prendas envenenadas de Santana em dia de aniversário insular

    2020/09/20 18:33

    No dia em que celebram 110 anos de história, o Marítimo decidiu celebrar a ocasião numa ilha mais distante, ainda que a festa não tenha corrido como os insulares gostariam. A equipa de Lito Vidigal entrou sem Getterson, suspenso após expulsão no último jogo de 2019/20, e sentiu a falta do brasileiro no ataque.

    O Santa Clara não pôde contar com dois jogadores influentes no onze: O defesa central Fábio Cardoso e o médio Lincoln ficaram ambos fora por lesão. O capitão Rashid foi o principal dínamo da equipa açoriana num dia em que foi Thiago Santana deixou duas prendas de aniversário ao Marítimo.

    11 contra 11 sem balizas

    Não houve muito que caracterizasse a primeira parte deste jogo naquilo a que bons lances e grandes oportunidades diz respeito, ainda que o jogo não tenha sido calmo. Os primeiros 45 minutos foram principalmente marcados pela entrega de ambas as equipas, com 22 atletas a dar tudo por cada bola disputada.

    Apesar da luta intensa pela posse, pouco foi alcançado com bola, como se este jogo se tratasse de um exercício de treino... um 11x11 sem balizas. Ambas as equipas estavam tímidas e arriscaram pouco, preferindo muitas vezes jogar pelo seguro ou tentar ganhar metros através de de uma falta. 

    Os guarda-redes, Amir e Marco Pereira, estiveram completamente afastados do jogo durante a primeira meia hora, entrando no jogo apenas quando as balizas começaram a ser descobertas, principalmente através de bolas paradas. Primeiro foi Rashid, que testou Amir Abedzadeh através de um livre direto potente que o iraniano jogou pelo seguro e atirou para canto. 

    Do outro lado do campo, Joel Tagueu recebeu no peito após um ressalto e rematou forte por cima da barra. A bola não esteve operto, mas serviu para acender a chama insular que se quis olímpica quando cinco minutos depois Jorge Correa testou Marco Pereira diretamente de um pontapé de canto. Já em cima do intervalo Correa voltou a tentar surpreender o guardião do Santa Clara, com um cruzamento/remate que ainda assustou Daniel Ramos no banco da equipa da casa.

    Santana nas alturas

    O que faltou de entusiuasmo na primeira parte pode dizer-se que chegou na segunda, num belo embrulho vermelho e branco que o ponta de lança brasileiro Thiago Santana adornou.

    A equipa açoriana chegou ao segundo tempo com um controlo muito maior do jogo. A turma de Daniel Ramos estava muito mais confiante com bola e empurrou o Marítimo para perto da sua área antes das ocasiões começarem a surgir. Tal como na primeira parte, o primeiro aviso veio de um pontapé livre de Osama Rashid, dessa vez agarrado por Amir. A seguir foi Thiago Santana, que queria saltar mas encontrou o peso da defesa insular nos seus ombros, num lance que o árbitro deixou passar. 

    O Marítimo ainda tentou responder através de Edgar Costa, mas foi Thiago Santana quem abriu o marcador logo de seguida para o Santa Clara. Mansur, lateral esquerdo estreante, ganhou um ressalto já perto da área e aproveitou para lançar o brasileiro num cruzamento rasteiro. Santana não desperdiçou a ocasião, respondendo de primeira à chamada do colega.

    Os momentos que seguiram o golo do Santa Clara foram os melhores do Marítimo em todo o jogo. A equipa visitante criou duas ocasiões de rajada depois da marca de uma hora de jogo, mas as tentativas de Edgar Costa e Jean Cléber tiveram resposta à altura da defesa açoriana, com João Afonso a desviar no primeiro momento e, depois, Marco Pereira a destacar-se com uma enorme defesa. Pouco depois foi a vez de Lito Vidigal estar em evidência, mas por maus motivos. O técnico do Marítimo não gostou da forma como a partida foi interrompida num momento em que a sua equipa tinha a bola e reagiu de uma forma que o árbitro Manuel Mota não gostou e por esse motivo recebeu a cartolina vermelha.

    Até ao final já só deu Thiago Santana. O brasileiro duplicou a vantagem e deu tranquilidade à equipa com um cabeceamento certeiro após cruzamento de Carlos Júnior e ainda esteve perto de assinalar o 3x0 e o seu hat-trick, se não estivesse Amir Abedzadeh atento a sair dos postes.

    O apito final soou e o nono classificado do último campeonato celebrou a sua primeira vitória da nova temporada, que surgiu logo na primeira chance. O Marítimo, por outro lado, teve uma tarde negativa e, apesar dos 110 anos de história, ficou com pouco para celebrar este domingo.

    jogos históricos
    U Domingo, 20 Setembro 2020 - 16:00
    Estádio de São Miguel
    Manuel Mota
    2-0
    Thiago Santana 57' 72'

    ESTÁDIO

    Estádio de São Miguel
    Lotação12 500
    Medidas105x70
    Inauguração1930
    Lances Capitais
    57´
    GOLO Santa Clara!
    Thiago Santana marca
    Thiago Santana marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    72´
    GOLO Santa Clara!
    Thiago Santana marca
    Thiago Santana marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    Positivo
    Entrega total

    Mesmo nos piores momentos do jogo há yuma coisa que salta à atenção: a entrega de ambas as equipas durante toda a partida. Num momento da temporada em que os jogadores estão longe do seu pico de capacidade física, os atletas de ambas as equipas não pecaram por falta de esforço e garra durante todo o jogo, com ambas as equipas a procurar trazer algo do jogo.

    Negativo
    Lito Vidigal

    Errou num primeiro momento ao chegar ao jogo com uma equipa demasiado virada para trás, preferindo jogar pelo seguro. O melhor momento do Marítimo, leia-se o único em que arriscou, surgiu quando já perdia, e foi também aí que o técnico foi expulso. Dia para esquecer.

    Forma
    Santa Clara
    2020/2021
    1J
    1V
    0E
    0D
    2-0G
    Marítimo
    2020/2021
    1J
    0V
    0E
    1D
    0-2G
    O Árbitro

    Manuel Mota teve um jogo tranquilo sem muitos incidentes. Poderia ter tomado uma decisão diferente no lance na área do Marítimo aos 50 minutos.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Santa Clara x Marítimo
    Liga NOS: Santa Clara x Marítimo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SANTA CLARA
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PA
    Jayman
    2020-09-21 14h29m por pabloaimar8
    Comparar a chuva deste jogo com a chuva do tal jogo das linhas é absolutamente estúpido.
    Eu percebo que queira ter piada, mas pelo menos que tenha um pouco de rigor e que faça o mínimo de sentido. Neste caso, até se coloca em questão aspetos de demência.
    Lito
    2020-09-21 10h00m por Jayman
    O Lito é expulso por recorrentemente ser mal educado e presunçoso, até nas conferências de imprensa por vezes têm atitudes incompreensíveis! Ontem á meia hora de jogo já tinha sido chamado á atenção depois de variadas vezes ter mandado "bocas" para dentro de campo. Não gosto, nem da atitude nem da ideia que têm do jogo para as suas equipas.
    Quanto a ser uma questão da cor da pele. . . enfim, cada um é como cada qual, não me lembro de ver o Mário Wilson ser expulso. O nosso futebol...ler comentário completo »
    Pior pior
    2020-09-21 09h30m por TugaKinas
    O trono é do Carlos Azenha
    Lito
    2020-09-21 09h26m por TugaKinas
    Prefiro um treinador que arrisque à priori , do que um que jogue pro pontinho na retranca, e só quando vê a vida a correr mal é que vai atrás do estrago, que é mais ou menos no que se tem baseado a carreira do Lito, atenção nada contra a pessoa em si. Procurar a vantagem no marcador e utilizar o pragmatismo de seguida, é algo que ele não atinge.
    TA
    Santa Clara
    2020-09-21 08h43m por Tantoscasos
    Acabou por ser mais feliz, neste jogo. Após uma primeira parte em que o Marítimo, até, surgiu mais perigoso (a efetuar uma pressão alta, nos minutos iniciais, por forma a condicionar a saída do CD Santa Clara), a equipa da casa conseguiu restabelecer algum equilíbrio. Na segunda parte, essa tendência acentuou-se, e, não obstante o pouco caudal ofensivo, os encarnados conseguiram adiantar-se no marcador, depois de uma jogada de insistência (pelo lado direito da defesa do Marítimo) de...ler comentário completo »
    Lito
    2020-09-21 07h03m por kropotkin
    Pior que este só mesmo o João de Deus.
    Marítimo
    2020-09-21 06h30m por zlatan_21
    Se continuar assim, a primeira chicotada não tardará a acontecer.
    Incrivel falta de vontade de arriscar um pouco na partida ontem.
    Lito
    2020-09-21 04h18m por TugaKinas
    Com tanto treinador disponível, como o Silas, que passou como jogador no Marítimo, João Henriques ou o Ivo Vieira que até à pouco tempo não tinha clube , foram buscar alguém que apresenta uma proposta de jogo fraquissima, é deplorável de ver, as equipas do Lito jogar. Até o Marcel Keizer era uma opção excelente , se não pedisse muitos euros
    Santa
    2020-09-20 22h15m por pedroregorego
    Carrega santa clara.
    Magia do Lito
    2020-09-20 19h32m por SCB1375
    Já se sente o dedo miraculoso do Lito. Pormenor interessante da metodologia super eficaz do Lito. A perder 1-0, e sempre que havia um lançamento de linha lateral, no meio campo do Santa Clara, era ver o Pelágio a atravessar o campo de um lado ao outro para efetuar esse lançamento. Um lançamento que demoraria uns meros segundos, passou a demorar quase 1 minuto.
    Marítimo
    2020-09-20 19h04m por AzoreanRoot
    "O maior das ilhas" hãn?

    Não foi goleada porque não calhou, mesmo com o marítimo de autocarro na defesa.