placardpt
    Benfica não vai além de um empate em Famalicão

    Fica adiado, mas só isso...

    2020/07/09 23:34

    Deu para evitar o título do grande rival, pelo menos, mas não deu para deixar uma imagem de força, outra vez. O Benfica voltou a ser demasiado inconstante em Famalicão, empatando a uma bola e ficando mais longe, por isso, do primeiro lugar e do campeão mais do que anunciado. 

    Numa partida emocionante, sobressaíram os bons momentos de um Benfica que continua a ter talento e uma ou outra ideia do passado e a reação final de um Famalicão que teria muitas hipóteses de consumar a reviravolta caso se jogassem mais uma dezena de minutos ou coisa parecida. Assim ficou cada um com um ponto.

    Nada mau, mesmo

    As duas equipas já sabiam ao que vinham, mas a tarde de quinta-feira tratou de dar uma importância redobrada ao Famalicão x Benfica. Porque os encarnados entraram já cientes do triunfo do FC Porto em Tondela e da consequente proibição em não pontuar; porque os famalicenses já tinham visto o Rio Ave, umas horas antes, avançar de forma provisória para o tal lugar europeu. 

    Ainda assim, por todas as razões e mais algumas, eram os encarnados o conjunto mais pressionado. E entraram com esse fardo e essa responsabilidade. Foi um Benfica, essencialmente, de muita bola na primeira dezena de minutos, já a mostrar que a intenção passava por baixar sempre Weigl para a linha dos centrais e fazer avançar Nuno Tavares na faixa esquerda. 

    Cervi esteve muito ativo ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Como tantas vezes aconteceu ao longo da época, foi Pedro Gonçalves, perante o cenário inicial, o impulsionador da mudança, para melhor, entenda-se, do Famalicão. Foi a partir de uma arrancada incrível, logo ao 11º minuto, que acabou com uma das muitas hesitações de Nuno Tavares, que a equipa de João Pedro Sousa passou a ser mais igual a si própria. 

    É verdade, o Benfica foi a equipa mais perigosa se traçarmos um olhar mais abrangente, mas aquela fase da primeira parte trouxe-nos um Famalicão mais organizado, mais confortável, mais consistente e, sobretudo, mais racional do que o seu adversário, mais preso à inspiração individual e aos rasgos momentâneos de entendimento. E Vlachodimos teve de voar para evitar o golo nesse período de fulgor. 

    Aos poucos, com Weigl competente na primeira fase e Gabriel de boa mira no passe, como ficou bem à vista naquela abertura que só Roderick evitou que terminasse em golo, a Águia voou um pouco mais. Cervi, que acabou por compensar a menor inspiração do companheiro de faixa Nuno Tavares, soube arrancar no timing certo e também acertar no momento do cruzamento que só Pizzi conseguiu transformar da melhor forma, depois de mais uma bela estirada de Defendi, um daqueles que não merecia ir com aquele score para os balneários. 

    Parecia que ia dar vermelho...nada disso!

    E que bem fez o golo ao Benfica. Entretanto apareceu o intervalo para que o Fama reagrupasse, a nível tático e mental, mas foi uma Águia ainda mais afirmativa e confiante na entrada dos segundos 45 minutos. Faltou «só»,e aqui é mesmo entre aspas, a finalização às combinações entre Chiquinho, Pizzi, Cervi e um Nuno Tavares que é incansável, mas que ainda tem de melhorar a tomada de decisão se quiser incomodar a sério o lugar de Grimaldo a curto/médio prazo.  

    Del Campo foi presa fácil ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Veríssimo pressentia que o segundo podia chegar a qualquer momento e foi ao banco buscar Carlos Vinícius para dar outra capacidade finalizadora que Seferovic não estava a conseguir ter. O problema é que nem o avançado brasileiro nem qualquer outro homem da frente foi capaz de aproveitar uma certa falência do Famalicão e um par de oportunidades claras. 

    Mas se o técnico do Benfica não conseguiu retirar qualquer resultado prático das suas mudanças, o que dizer da assertividade de João Pedro Sousa a partir do banco? As entradas de Walterson, de Anderson e dos dois laterais, Ivo Pinto e Centelles, levou a equipa para outro patamar exibicional, no que toca a objetividade, a frescura, a confiança, e, até, uma certa arrogância de ir para cima de uma equipa como o Benfica sem complexos. 

    Quando, aos 84 minutos, um outro suplente utilizado, neste caso Guga, carimbou o empate, o Famalicão já era, claramente, a melhor equipa em campo. E a jogada do golo revela bem o estado emocional do ainda campeão nacional, que abriu a passadeira e muitos espaços para, por fim, um momento de justiça. 

    Para desespero dos treinadores e gáudio daqueles que acompanhavam mais de fora, a partida entrou, então, num registo de transição-contra transição. Completamente partido, o jogo só não teve mais golos por acaso, tais os espaços que apareciam em cada lance perto das balizas. Ficou assim, mas só o Fama parece ter ainda muito a ganhar nesta Liga. 

    U Quinta, 09 Julho 2020 - 21:30
    Estádio Municipal de Famalicão
    Jorge Sousa
    1-1
    Guga Rodrigues 84'
    Pizzi 36'
    Estádio Municipal de Famalicão
    Estádio Municipal de Famalicão
    Portugal
    Vila Nova de Famalicão
    Lotação5 186
    Medidas105x68
    Inauguração1952
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 31
    A Chave

    Golo de Guga - O momento que deixou o Benfica ainda mais nervoso e o Famalicão ainda mais confiante. A equipa de João Pedro Sousa tinha feito muito para chegar ao golo e aquele feestejo coletivo, de raiva, não surgiu por acaso. 

    O Árbitro

    Arbitragem bem conseguida por Jorge Sousa. Soube sempre controlar a questão do diálogo e da autoridade, mostrando-se consistente no capítulo disciplinar. O amarelo é Cervi aceita-se, ainda que não haja uma simulação assim tão descarada. 

    O Melhor
    Alas de classe

    Fábio Martins, Cervi, principalmente, Pizzi, em vários momentos de grande classe, Walterson, o agitador do Famalicão nas últimas dezenas de minutos. Os extremos de Famalicão e Benfica estiveram inspirados e deram um colorido técnico especial a um duelo que teve emoção até ao fim. 

    O Pior
    Um campeão que caiu demais

    Uma equipa dos pergaminhos do Benfica não pode tremer e cair tanto de rendimento nos últimos minutos. Há mérito do Famalicão, mas, acima de tudo, muita desconcentração e uma quebra emocional que teima em não sarar. Podia mesmo ter acabado em derrota. 

    Forma
    FC Famalicão
    2019/2020
    38J
    16V
    12E
    10D
    55-52G
    Benfica
    2019/2020
    49J
    29V
    11E
    9D
    100-51G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Benfica empata em Famalicão e deixa o FC Porto fugir na liderança da Liga NOS 19/20:
    8 pontos de desvantagem com 9 por disputar

    Os dragões estão a um empate (em 3 jogos) de se sagrarem campeões nacionais pela 29.ª vez
    Benfica rematou 20 vezes, 9 foram à baliza (7 defesas de Rafael Defendi).

    Este foi o jogo das águias com mais remates numa partida fora de casa na Liga desde a 6.ª jornada (v Moreirense, 21)
    Pontos perdidos do Benfica desde a derrota frente ao FC Porto no Dragão (jornada 20):
    SLB - 22 pontos perdidos em 36 (61%)
    FCP - 7 perdidos perdidos em 36 (19%)
    É a pior pontuação (68) e ataque (63) do Benfica à 31.ª jornada desde 2005/06.
    Famalicão não perdeu qualquer jogo em casa frente aos "três grandes" nesta temporada, o que acontece pela 1.ª vez na história do clube:
    E 1-1 SLB [D1]
    V 2-1 FCP [D1]
    V 3-1 FCP [D1]
    E 1-1 SLB [TP]

    Fotografias(23)

    Liga NOS: Famalicão x Benfica
    Liga NOS: Famalicão x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC FAMALICÃO
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Vnlf
    2020-07-10 17h58m por ricardocunha251
    Tudo muito bonito, mas esqueceste do penaltie ridículo do vitoria Moreirense.
    VI
    barrinhos
    2020-07-10 15h16m por vivofutbol
    Subscrevo a tua opiniao. Mas ao que parece o unico responsavel por esta epoca mais do que miseravel é o Bruno Lage. É obvio que encontrar um bode expiatorio para acartar com as culpas dá jeito a muita gente sobretudo a LFV. Mas existe muito jogador a mostrar uma falta de profissionalismo e compromisso gritante. Aguardemos pela elaboraçao do proximo plantel, mas por mim existem 3 jogadores que nao voltavam a vestir a camisola do SLB ( Almeida, Rafa e Seferovic). Uma coisa é estar mal ou em...ler comentário completo »
    manuelamaro
    2020-07-10 15h16m por CreedEinsteinBratton
    E festejou o golo (e muito bem). O próprio Roderick esteve muito bem.
    MA
    Curioso
    2020-07-10 15h04m por manuelamaro
    Sabem quantos anos teve o Guga na formação do Benfica, como marcou o golo do empate ninguém se lembra mas por acaso se tivesse a infelicidade de ter alguma responsabilidade nalgum golo do Benfica ai hoje não se falava de outra coisa. Hipocrisia quanto baste.
    MA
    Blueman
    2020-07-10 14h49m por Markes88
    Passa muito pelo que escreveste.

    Eu até entendo em parte o porquê da conversa do presidente do Benfica dos 10 anos à frente: há certas coisas que foram grandes apostas mais tarde replicadas nos rivais, se é 10 anos, não sei.

    Um desses exemplos foi a televisão do clube. E o Benfica passar os seus jogos em casa, até agora é único em Portugal. É uma enorme fonte de receita, até porque além dos domícilios, os próprios cafés e restaurantes, raros são os que não...ler comentário completo »
    SL Benfica
    2020-07-10 13h17m por CreedEinsteinBratton
    O que ainda me dá mais frustração é ver que, mesmo acontecendo o que está a acontecer ao meu clube, conseguimos jogar "muito menos mal" (porque nenhum joga bem. . . ) que o FC Porto. . .

    Pizzi continua a engordar os seus números mantendo-se no caminho certo para se tornar a figura mais sobrevalorizada da história do Sport Lisboa e Benfica.

    Ody mais uma vez a mostrar que continua muito fraco nas saídas aéreas.
    Seferovic ainda ser titular. . . triste. ler comentário completo »
    MA
    Benfica
    2020-07-10 12h31m por Markes88
    Com as mais recentes notícias da operação Lex, provavelmente vem aí ainda mais contestação para cima de LFV, como aliás, é típico neste país quando alguém se está a queimar, ainda vai-se buscar mais combustível, a justiça é assim, se estás bem, faz a porcaria que quiseres, se estás a passar mal, enterramos-te ainda mais. . . . .

    E isto não retira em nada toda a culpa do presidente nisto. Esta época é um escândalo.

    Sempre se viu, até pelo exemplo do Scp,...ler comentário completo »
    E agora já se pode. . . . .
    2020-07-10 10h44m por unihark
    Agora já se pode acabar o campeonato sem campeão? e mandar o Porto à champions? Agora será que se pode jogar em meia dúzia de estádios, para não favorecer ninguém?
    Programas de futebol
    2020-07-10 10h14m por rmhmp
    Faça como eu deixem de ver programas com infelizes pessoas a quererem falar de futebol e não conseguem. . .
    Objetivo gerar dinheiro, manipular a mente das pessoas e causar ódio entre clubes.
    Passam semanas a discutir a mesma coisa e nós que os ouvimos paramos no tempo, acreditamos nos que nos dizem , fazemos mal a nós mesmos.
    Se gosta mesmo de futebol veja o 11 é o que mais se aproxima daquilo que um adepto de futebol gosta.
    Quero ver golos, boas jogadas, dribles, defesas, desarmes o resto não me interessa.
    JOGO
    2020-07-10 09h20m por orgulhovermelho
    Mais uma exibição fraca, mais um mau resultado, tem sido assim a segunda volta do campeonato. Está prestes a terminar, espero que na taça de Portugal consigam mostrar outra cara para dignificarem a grandeza do nosso clube. Esta época está perdida e agora é esperar pelo mês de Agosto . Para ver quem vai treinar o Benfica e para ver os jogadores que vão sair. Espero e acredito que Vieira como se sente apertado pelas eleições vá finalmente e passados muitos anos contratar vários jogadores, ...ler comentário completo »
    Mais 1
    2020-07-10 08h44m por LelloMarmello
    Jogo normal. . . vão marcando . . . vão sofrendo . . . a falta de exigência desta época é resumida em todos os maus resultados . . . jogamos bem em alturas do jogo fomos melhores . . . e esta última . . . incompreensível!!!
    VI
    jogo
    2020-07-10 03h40m por vivofutbol
    Nem me vou alongar a comentar jogadores, treinadores, qualidade de jogo ou substituiçoes. Isto é bater no fundo e continuar a escavar até bater na pedra. Aí depois usa-se picareta para continuar o trabalho.

    Maior vergonha do que entregar este campeonato e o perder para o pior FCP que tenho memoria , é acabar o campeonato provavelmente 8 ou mais pontos de distancia. . . E numa altura onde temos LFV a os acusar de estarem falidos e a se vangloriar das suas finanças, do seus...ler comentário completo »
    FR
    Muito triste. . .
    2020-07-10 03h34m por Fragha
    Ponto prévio: esta equipa do Famalicão merece todo o crédito pelo que tem feito ao longo da época e pelo que fez neste jogo.
    Se o empate é justo, a exibição é algo que só agudiza a tristeza que é ver esta equipa jogar. A primeira parte até foi bem jogada (para a pobreza que se tem visto nos últimos jogos. . . ) mas a segunda é de levar as mãos à cabeça.
    É incrível como não se consegue fazer 3 passes seguidos, não há confiança para ganhar duelos, não há um plano de jogo, não ...ler comentário completo »
    JO
    Markes88
    2020-07-10 02h03m por josebrito123
    Isso também me caiu muito mal! Mas o Benfica é o povoense ou assim? Estão de parabéns empataram com o Famalicão, já agora vão à Champions levam 9-0 de uma equipa qlqr epa parabéns levaram menos de 10!
    Mas que palhaçada é esta? A exigência aqui tem de ser ganhar todos os jogos e por mais do que 1 golo de diferença! Agora estar de parabéns por empatar com o Famalicão? Que palhaçada!
    E atenção não quero se forma nenhuma faltar ao respeito nem ao povoense nem ao Famalicão, mas conven...ler comentário completo »
    MA
    Veríssimo
    2020-07-10 01h17m por Markes88
    Já agora. . . . convém relatar que também este, só pelo flash interview que ouvi há bocado, já não teria, nem vai ter, nem nunca terá categoria para um clube como o Benfica: ''os jogadores estão de parabéns''.

    Este discurso de treinador de equipa de meia da tabela neste clube dá direito a saída na hora.

    É o mal destes treinadores. . . . não percebem muito bem onde estão. E este devia saber, foi do Benfica como jogador e cresceu lá.
    Bem fica assim o Benfica
    2020-07-10 01h10m por tato_gomes
    Ainda estou à espera de ver concretizada a utopia visionária de alguém que afirmou com toda a convicção que o clube que lidera se sagraria campeão nacional ainda esta época (já nem refiro à Champions que mais parece um pesadelo de tão medíocre que têm sido as humilhantes campanhas) assim como deu a entender no dia em que sentenciou cobardemente seu até então treinador que iria abdicar do cargo de presidente para dedicar mais tempo à família quando, afinal, tudo não passava de uma antecipada ca...ler comentário completo »
    3D
    Famalicão x Benfica
    2020-07-10 00h47m por 3dA
    Excelente jogo de futebol, o Famalicão joga muito (para a matéria prima que tem) e se tivesse outro jogador do mesmo nível ou superior de Fábio Martins aposto que já tinham garantido o acesso às competições europeias. O Benfica entrou bem mas faltou capacidade na 2ª parte. Gostei de Weigl, só ''batem'' no homem porque custou 20M porque tem sido dos melhores da equipa, falta criatividade ao Benfica e não saída de bola e o alemão melhorou também a nível da recuperação

    O 1-1 é u...ler comentário completo »
    MA
    kropotkin
    2020-07-10 00h36m por Markes88
    Nunca na vida Ferro joga o jogo da taça. . . . . livra!
    Chama--Portista
    2020-07-10 00h33m por kropotkin
    Pois. . . mas o japonês não sendo nenhum Maradona está uns furos acima de muitos dos colegas.

    Para a Taça a minha maior expectativa vai para os duelos titânicos que se vão travar na grande área do Benfica: Ferro/Soares.
    Enfim. . .
    2020-07-10 00h31m por aguia42
    Depois daquela jogada aos 11 minutos que me levou a fazer um comentário ao intervalo, agora depois de confirmada mais uma decepção colectiva da equipa, sou obrigado a dizer: 1- Agora os "detractores" do Lage, do Ferro e cª, vejam bem o comportamento do Jardel, do Samaris e de outros, que de futebol de equipa e de competição deixam muito a desejar. . . 2-O comportamento defensivo esteve muito periclitante por deficiente cobertura da área da baliza, como tem sido apanágio daquele grupo! 3-...ler comentário completo »
    MA
    Posto isto
    2020-07-10 00h29m por manso98afl
    Espero que os festejos sejam contidos e que não formem grandes aglomerados pois aqui no Norte a pandemia já está mais ou menos controlada há várias semanas pelo que basta uma "infração" e isto volta a arrebentar como tem vindo a aumentar drasticamente em Lisboa.
    ReturnoftheEagl e
    2020-07-10 00h27m por kropotkin
    Sim, percebo-te. Esta final da Taça tem tudo para ser memorável. Gostava de ver as equipas com 11s recheados de pérolas. . . : Tomás Tavares, Ferro, Severović de um lado. . . e Manafá, Soares e Marega do outro.

    Pena não termos já disponíveis o Saravia e o Raul de Tomás. . .
    MA
    Campeonato
    2020-07-10 00h25m por manso98afl
    Aproveito desde já para dar os parabéns ao Porto pela conquista do campeonato, sei que matematicamente não está garantido mas caramba era preciso acontecer uma enorme desgraça para deixarem escapar o título quando basta apenas empatarem um dos 3 jogos que faltam.


    Deixem-se de conversas de arbitragem porque o Benfica não perdeu este campeonato por arbitragem, perdeu porque foi extremamente incompetente e com erros a todos os níveis começando na direção ao não reforçar o ...ler comentário completo »
    Fama
    2020-07-10 00h21m por carloscorreia368
    Está equipa com um quarteto defensivo razoável era campeão muito facil.
    MA
    Benfica
    2020-07-10 00h12m por Markes88
    A ver o jogo hoje dá ainda mais vontade de atirar as culpas ao Lage por este campeonato pelo cano. . . . . . .

    O Benfica teve 75min bastante sérios e a empurrar claramente o Famalicão às cordas. Tivemos as 3-4 ocasiões do costume, mas depois também tivemos as substituições, que como também é costume, pioram a equipa. . . .

    O porquê de pôr as culpas em Lage? O 11 base. Hoje repetimos o 11! Há quantos jogos isso não acontecia?!

    Hoje Cervi foi ele...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Destino: Saudade
    Podcast
    Rui Miguel Tovar no zerozero
    O futebol é muitas vezes um elemento de memória coletiva de uma família, de um país, do Mundo. É por isso que o zerozero, em associação com Rui Miguel ...