placardpt
    FC Porto ganha em Tondela

    Um FC Porto mais campeão

    Etapa concluída com sucesso! O FC Porto foi a Tondela ganhar por 1x3 e dar outro passo para o 29.º campeonato nacional. Numa segunda parte intensa e polémica, os dragões ganharam com justiça e tiveram em Marega, uma vez mais, um homem capaz do melhor e do pior. Ainda assim, nada que belisque um triunfo que coloca a pressão no Benfica... haverá campeão já hoje?

    Sem público? Sem Cláudio Ramos? Humm...

    Ainda os termómetros tocavam os 30ºC quando Fábio Veríssimo apitou para o começo de um jogo que tinha tudo para ser de aproximação ao provável título. A pressão para o FC Porto era positiva e a almofada pontual permite que já não se sinta a ansiedade de outras jornadas. E, na equipa de casa, saber que Vitória FC e Portimonense tinham perdido também tirava alguma da carga pesada que a equipa de Natxo ainda carrega, enquanto a matemática não garantir a sexta época seguida no principal escalão.

    Apoio não faltou em Tondela ©Catarina Morais / Kapta +
    No desenho retangular, o treinador espanhol voltou aos três centrais, num 3x5x2 que apresentava Pité na esquerda, João Pedro como playmaker e dois avançados móveis, que quase nunca pisavam os mesmos terrenos dos centrais portistas. Um método que, não tendo anulado totalmente os dragões, resultou. Porque houve organização, porque houve frieza e porque houve, inicialmente, Niasse... não haveria um adepto do Tondela despreocupado com a ausência de Cláudio Ramos, por lesão, mas o senegalês tratou de começar por mostrar que estaria à altura do lugar ao brilhar, a grande escala, a tirar o golo a Marega, no mais vistoso lance do primeiro tempo.

    Empurrados pelos adeptos, presentes numa unidade hoteleira ao lado do estádio, os portistas esbarraram na organização defensiva dos tondelenses, que ocuparam de forma densa a zona central do campo, retirando todo o espaço que aí Corona e Otávio pudessem ter. Uma arrancada de Manafá, alguns lances de Telles pela esquerda, mas um futebol muito curto (e que perdeu o lesionado Sérgio Oliveira perto do intervalo) para justificar algo mais que o 0x0.

    Algo que, é justo ser dito, também se aplica do outro lado. Cauteloso e a jogar pela certa, o Tondela tentou ser incómodo pela esquerda, o que, a certa altura, pareceu um desperdício, tantas vezes que Moufi teve todo o espaço disponível pela direita... mas sem bola.

    Sérgio Oliveira teve de sair devido a lesão e é dúvida para o Sporting ©Catarina Morais / Kapta +
    Só que tudo mudaria muito rápido...

    Num canto, Danilo foi forte na antecipação e Niasse, o tal que tinha estado em grande, foi pequeno na abordagem e nada socou. A abrir a segunda parte, o FC Porto desbloqueava o jogo e os adeptos, que mudaram de varanda para continuarem a ver a equipa a atacar (isto do futebol hoje em dia obriga ao improviso), agitavam as bandeiras.

    Um golo que, ao contrário de Paços de Ferreira, fez bem ao FC Porto, que continuou a trocar a bola, a encontrar espaços e a visar baliza. Não admirou que o segundo aparecesse, em mais uma boa ação de Corona, a servir Marega para este não vacilar.

    Uribe reabriu a discussão, Vieira fechou-a

    Natxo começou por mexer mal. Entre os golos portistas, colocou Murillo por João Pedro (estava a ser dos melhores) e começou a tentar bolas para a área, mas sem ponta de lança. Corrigiu depois do 0x2, dando mais opções com Ronan e Strkalj, com Xavier a apoiar.

    Fábio Vieira marcou pelo segundo jogo consecutivo ©Catarina Morais / Kapta +
    A equipa cresceu, com frente de ataque alargada, e colocou-se mais próxima da área contrária, mas também permitiu o espaço nas costas que, até aí, pouco se tinha visto. E o jogo partiu.

    Com os beirões a tomarem conta do jogo em posse, o FC Porto ficou confortável para lançar contra-ataques perigosos, que podiam ter ampliado o marcador, mas que viram Uribe cometer falta na área e dando um penálti que o Tondela aproveitou para relançar o jogo.

    A toada não foi diferente: Tondela com bola, FC Porto na expectativa. Só que, se primeiro correu bem aos tondelenses, depois foram os portistas a sorrir, num penálti ganhou por Marega que Fábio Vieira concretizou, a entrar nos descontos. Uma vitória que, para além de justa, deixa o título à distância de três pontos.

    U Quinta, 09 Julho 2020 - 19:15
    Estádio João Cardoso
    Fábio Veríssimo
    1-3
    Ronan David 77' (g.p.)
    Danilo Pereira 47'
    Moussa Marega 64'
    Fábio Vieira 90' (g.p.)
    Estádio João Cardoso
    Lotação5 000
    Medidas105x68
    Inauguração2008
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 31
    Lances Capitais
    47´
    GOLO FC Porto!
    Danilo Pereira marca
    Danilo Pereira marca o seu 1º golo na prova (23 jogos)
    64´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 10º golo na prova (27 jogos)
    77´
    GOLO CD Tondela
    Ronan David marca de grande penalidade!
    Ronan David marca o seu 6º golo na prova (21 jogos)
    90´
    +5
    GOLO FC Porto
    Fábio Vieira marca de grande penalidade!
    Fábio Vieira marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    A Chave

    Defesa de Marchesín: Se não viu o jogo, veja o minuto 87, quando Strkalj ganhou na dividida a um adversário e atirou para golo. Por instinto, Marchesín defendeu com o pé para canto e aí conseguiu boa percentagem da vitória da equipa, quando estava 1x2.

    O Árbitro

    Arbitragem com momentos discutíveis. Parece não haver canto no lance do primeiro golo do FC Porto ao passo que os penáltis parecem bem assinalados (ainda que algumas dúvidas na posição onde acontece o do Tondela). Além dos lances capitais, Fábio Veríssimo voltou a demonstrar alguma incoerência que, mais do que difícil de entender em alguns momentos, confunde também os jogadores.

    O Melhor
    20 minutos suficientes

    Podiam não ter sido, mas foram. Os 20 minutos do FC Porto da segunda parte foram de domínio total e, ao contrário do período até aí, de oportunidades e golos. O intervalo fez bem à equipa de Conceição, que voltou melhor e que aproveitou o deslize de Niasse para abrir caminho para a vitória.

    O Pior
    Atitude de Marega

    Incompreensível. Já tinha marcado, tinha ganho o penálti e tinha garantido o lugar nos destaques do jogo. Mas Conceição, numa medida que se entende como em prol do coletivo, pediu para ser Fábio Vieira a marcar o penálti. O maliano não gostou, pontapeou a bola, arrastou-se nos últimos minutos e saiu de seguida, não ficando para a roda final. Muito feio. E desnecessário.

    Forma
    CD Tondela
    2019/2020
    33J
    7V
    9E
    17D
    25-44G
    FC Porto
    2019/2020
    52J
    37V
    6E
    9D
    104-42G
    Sabia que...by playmaker stats
    2.ª derrota consecutiva do Tondela, num total de 5 jogos sem vencer (apenas um ponto conquistado neste período)
    + jovens a marcar penalti pelo FC Porto:
    Futre
    Fernando Gomes
    Diego
    FÁBIO VIEIRA
    Araújo
    Fábio Vieira é 4.º mais jovem a marcar uma grande penalidade pelo FC Porto
    FC Porto fica a 3 pontos do título
    4.ª vitória consecutiva do FC Porto

    Fotografias(35)

    Liga NOS: Tondela x FC Porto
    Liga NOS: Tondela x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD TONDELA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CreedEinsteinBr atton
    2020-07-10 20h42m por asbaka
    O Porto que não jogou nada está época chegou para dar 2 bailes ao Benfica, o primeiro então. . . Muitos Benfica disseram antes do jogo que menos de 3-0 era derrota e depois viram a bola a passar durante 90 minutos.
    Mas pronto eu percebo que quando a azia é muita a visão até fica turva.
    CreedEinsteinBr itton
    2020-07-10 18h45m por joao14194
    O Trappatoni fez 65 pontos em 34 jogos. O Porto tem 76 em 31, e pode chegar aos 85 nos mesmos 34 jogos, que seriam mais 20 pontos.
    Acho que por aqui se vê bem que este Porto é bem mais forte que o Benfica de Trappatoni, basta tirar as lentes vermelhas e não cair na tentação do "recency bias", o que no seu caso, fruto da boa capacidade analítica que tem demonstrado no seu histórico aqui no ZZ, acredito que seja bem possível.
    CA
    fcp88
    2020-07-10 18h37m por Carago10
    Fui dar uma vista de olhos e o Porto , assumindo que vence este campeonato, não tem o pote 2 assegurado para a Champions 20/21.

    Dando aqui um exemplo:
    - Atalanta/Leipzig/Napoli/Lyon vence Champions
    - Shakhtar/Sevilla/Man. Utd não vencerem a Liga Europa
    - Man Utd e Chelsea ficam em 3º e 4º em Inglaterra

    Nesta situação (claro que as hipóteses são bastante remotas) o Porto ficaria no Pote 3
    CA
    fcp88
    2020-07-10 18h20m por Carago10
    Sim, mas temos que ter em conta vários aspetos:

    1. Temos que garantir o 1o lugar para ficar no pote 1 (isto é a obrigação que temos para todas as épocas)

    2. O ranking de Portugal não depende só do desempenho do Porto, pelo que o porto pode fazer boas campanhas e Portiugal pode na mesma voltar a descer no ranking

    3. Nunca se sabe quando a UEFA volta a mudar o sistema dos potes.
    GS
    FC Porto
    2020-07-10 17h28m por GSCGrandeamor
    Vitória mais do que justa, embora o Tondela também deu boa réplica.
    O Porto vai ser campeão não há dúvida e de forma justa. Recuperou os 7 pontos de atraso que tinha para o Benfica e já tem mais oito, querem mais justiça que essa?
    Sobre o Marega, muitos criticam que o Marega é um cone, que tem dois tijolos nos pés etc etc. Ontem ficou furioso com a decisão de ser o Fábio a bater o penalty e é mais uma vez criticado. Ele não devia reagir assim, mas certamente que outro jog...ler comentário completo »
    PI
    Imanuel
    2020-07-10 17h07m por pimentafcp
    Um deixa . . . Perdeu também o Felipe para o ATL. Madrid!
    LM
    2020/21
    2020-07-10 16h35m por lmanuel
    Parece que vai ser a primeira época em que o SC vai poder contar com: 1. capacidade financeira para contratar; e 2. tempo para preparar a equipa sem a pressão da pré-eliminatória da Champions.
    Em 2017 não havia nem tempo nem dinheiro e teve que resolver o assunto com os emprestados e jogadores da casa.
    Em 2018 teve tempo mas havia muita limitação ao investimento pelas regras da Uefa
    Em 2019 já houve alguma folga financeira mas a época começava cedo e tinham ocorrido saí...ler comentário completo »
    SO
    CreedEinsteinBr atton
    2020-07-10 15h28m por SomosPorto1989
    Desde a retoma apenas contra Marítimo e contra Paços jogámos mal mas contra Boavista e Belenenses fomos muito superiores especialmente na 2ª parte de cada jogo e até mesmo contra Aves jogámos bem e fizemos o suficiente para sair de lá com os 3 pontos e ontem penso que não jogámos mal também, a 1ª parte foi equilibrada mas na 2ª até ao Uribe cometer aquela asneirada que dá penalti ao Tondela estávamos a ser bastante superiores só a partir do penalti é que trememos um pouco mas ainda assim fomos ...ler comentário completo »
    SomosPorto1989
    2020-07-10 15h13m por CreedEinsteinBratton
    Não é pelos pontos como já disse em baixo.

    ". . . só nestes últimos 4-5 jogos é que o Porto melhorou as exibições"

    Melhorou? Ainda andava a jogar pior do que jogou com Paços e Tondela (não vi o antes do Tondela)? Bem, isso ainda me dá mais razão lol
    Chama--Portista
    2020-07-10 15h09m por CreedEinsteinBratton
    "O Pinto da Costa é certo que não foi tão efusivo nas palavras mas também nunca afirmou que queria ver-se livre do Vítor Pereira, nem do Lopetegui. "

    É diferente e você sabe-o xD
    PdC nunca mostrou este "amor" por esses. Acho que não é tanto pela competência como treinador. PdC adora o Sr Frontal pelo tipo de figura que ele é.

    LFV não é "meu presidente". É presidente deste SL Benfica mas não é o "meu". Percebi o que quis dizer mas é importante separar as...ler comentário completo »
    Ultras-_FCP
    2020-07-10 15h04m por CreedEinsteinBratton
    O número de pontos é bem relativo. Até à retoma o FC Porto ia a caminho do recorde de pontos! Este FC Porto!

    Tal como o campeonato de Trap ficou marcado por mau futebol, este também ficará.
    SO
    Campeões
    2020-07-10 14h54m por SomosPorto1989
    Desde 2014/2015 quando o campeonato passou a ser novamente com 18 equipas:

    2015- Benfica com 85 pontos, 27V, 4E e 3D
    2016- Benfica com 88 pontos, 29V, 1E e 4D
    2017- Benfica com 82 pontos, 25V, 7E e 2D
    2018- FC Porto com 88 pontos, 28V, 4E e 2D
    2019- Benfica com 87 pontos, 28V, 3E e 3D
    2020- Atualmente o Porto tem 76 sendo que pode acabar com 85 pontos

    Se formos a ver por este prisma apenas um campeonato é que o campeão fe...ler comentário completo »
    Creed
    2020-07-10 14h33m por Ultras-__FCP
    No primeiro ano do JJ, não no do bi e foram 74, não 76.
    CreedEinsteinBr atton
    2020-07-10 14h29m por Ultras-__FCP
    No ano do bi vocês fazem apenas 76 pontos, já superamos isso e podemos perfeitamente acabar com 85, o que seria um número tremendo, portanto essa do mais fraco dos últimos não sei quantos anos não cola.
    Chama--Portista
    2020-07-10 14h28m por CreedEinsteinBratton
    Acho que ainda teremos Sr Frontal no banco do FC Porto em 20/21. Ninguém melhor aceitaria pegar no vosso plantel sem poder investir "à vontade". PdC também me parece que não se está para chatear com outro. Enquanto ele for presidente, o Sr Frontal será o treinador. Ele disse-o publicamente e por acaso acredito nisso.

    Quanto ao facto de sair ou não a mal, já tenho mais dúvidas confesso. São 2 campeonatos em 3 anos num período de suposto fulgor por parte do SL Benfica. A gr...ler comentário completo »
    SO
    newone21
    2020-07-10 14h16m por SomosPorto1989
    Não discordo desses nomes e no caso do Loum também não percebo porque não tem mais oportunidades já que dos poucos jogos que foi titular cumpriu sempre é quanto a Nakajima não acho que para já seja erro de casting, o jogador tem qualidade simplesmente falta jogar na sua posição certa e ter mais a cabeça no clube e temos jogador (a 10), este ano os melhores jogos que o Porto fez foi com ele nessa posição até ele se ter lesionado.

    De resto acho que ainda é cedo estar já a falar ...ler comentário completo »
    FC
    [. . . ] 10
    2020-07-10 14h05m por fcp88
    Como ultrapassamos a Rússia acho que já ficamos no pote 1
    CA
    Ultras-__FCP
    2020-07-10 13h55m por Carago10
    Nop, foi por este excerto " Maregas, Soares e Otávios".

    Substituíveis são todos. O difícil é comprar depois alguém no mercado, porque agr basta saber dar uns toques para valer muitos milhões.
    Telles e Corona têm as saídas praticamente certas. Se conseguirmos renovar com Otávio seria bom. Não acho positivo perder muitos jogadores do 11 inicial de uma época para a outra.

    Fábio Vieira é um jogador ao estilo do James. Pode fazer bem ala (melhor que o Ot...ler comentário completo »
    Jogo
    2020-07-10 13h55m por CreedEinsteinBratton
    Joga-se tão mas tão mal. . .

    O FC Porto será campeão obviamente de forma justa pois nenhuma equipa com uma sequência de jogos como a que o SL Benfica teve merece mais do que isso.

    Este é também o campeonato com o campeão mais fraco que me lembro. Era o de Trap mas este é pior na minha opinião.

    Corona, Telles e Marcano (vários golos decisivos). Talvez meta estes no top3 dos mais decisivos.
    Carag***10
    2020-07-10 13h35m por Ultras-__FCP
    Não, claro que não, é um excelente jogador, mas a realidade é que tem apenas mais um ano de contrato e tudo indica que não quer renovar, não sei onde é que dei a entender que ele era mau jogador. Foi por dizer que era facilmente substituível? Porque o é, ainda por cima quando já tens F Vieira, Vitinha e Baró no plantel. A realidade é só uma, das saídas, apenas Telles e Corona serão difíceis de sub, de resto, muito honestamente, podemos arranjar bem melhor.
    CA
    Ultras-__FCP
    2020-07-10 13h31m por Carago10
    Quem lê os teus comentários fica com a ideia que o Otávio tem uns tijolos nos pés.
    Continuo a dizer que é um dos jogadores mais subvalorizados do Porto.

    E até acho que o pessoal não gosta dele, porque o SC gosta dele.
    newone21
    2020-07-10 13h25m por Ultras-__FCP
    Eu não considero o Naka um erro. Vamos ver na próxima época sem Maregas, Soares e Otávios.

    Contratem eles um bom ponta e um bom ala para juntar a SO, Uribe, F Vieira, Baró, Vitinha, F Silva, Diaz e o próprio Z Luís que mostrou no início da época que, estando em forma, será sempre uma alternativa interessante ao titular. Vais ver como o Naka vai rebentar com colegas e estilo diferente. Gajos como o Marega e Soares são eucaliptos para jogadores como Oliver e Nakajima.
    HGuima
    2020-07-10 13h21m por Ultras-__FCP
    Percebo o que dizes, mas com as vendas que referi em baixo parece me perfeitamente possível reforçar o plantel e equilibrar as contas. Sejamos realistas, podem ser muitos a sair, mas desse grupo só Telles e Corona fazem falta. Otávio, Marega, Soares, Abou, Danilo ou Leite são jogadores relativamente interessantes, mas facilmente substituíveis.

    No caso dos avançados, ficando o Zé Luís, só precisas de um, para a posição do Otávio temos Vieira, Vitinha e Baró, precisa...ler comentário completo »
    Chama—Portista
    2020-07-10 13h18m por The_Knick
    Corroboro com os teus comentários. Nomeadamente sobre os insultos e racismo. Totalmente de acordo.
    Bem como estes últimos.
    Pareces-me um gajo sensato. Mais como tu é o que se pede.
    Halibut
    2020-07-10 13h14m por Ultras-__FCP
    Colocas o Pepe no 11 e encostas o teu melhor central(Mbemba)?

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...