placardpt
    Famalicão bate FC Porto por 2x1

    O líder voltou bloqueado

    2020/06/03 23:24

    Faltou muita coisa ao líder do campeonato no regresso à competição. O FC Porto foi curto, previsível durante muito tempo, em Famalicão, perdendo por 2x1. Os dragões ainda chegaram ao empate e pareciam capazes de operar a reviravolta, mas os erros atrás foram demasiado penalizadores. 

    Um mundo novo (ou mais ou menos isso)

    Bancadas vazias, zona de imprensa bem mais reduzida em relação ao costume, máscaras dentro e fora das quatro linhas. A voz do adepto a ecoar, sim, mas bem lá ao longe. O regresso ao futebol em Famalicão fez-de muitos cuidados e de um cenário impensável. Mas é a nova normalidade a mudar-nos a todos e ao desporto-rei, como não podia deixar de ser. 

    No FC Porto pouco ou nada mudou. Não estavam Marcano, Telles ou Nakajima em relação à equipa que deixou fugir dois pontos face ao Rio Ave, mas a filosofia está bem enraizada na cabeça de quase todos os protagonistas. Muita pressão, procura da profundidade, dos duelos individuais, das características físicas e atléticas de jogadores como Marega, Soares ou Danilo. Continuava lá tudo, como se os mais de 80 dias não tivessem existido. 

    Um cumprimento especial e diferente ©Liga Portugal

    E o que não mudou, também, foi a estratégia específica dos dragões para enfrentar esta sensação Famalicão. As ordens eram claras, bem audíveis desde o banco, caso fossem esquecidas entretanto. Assim que o adversário procurasse uma saída apoiada desde trás, os jogadores da linha atacante tinham que cair logo em cima, subindo toda a equipa para uma pressão que chegava até à linha do meio campo. Com bola, predominaram os lançamentos desde a direita para a meia esquerda do lado defensivo contrário, onde apareceu Marega com muito perigo para obrigar Defendi a uma grande defesa. 

    Em relação a esse jogo do Dragão, na primeira volta, o Famalicão de João Pedro Sousa arriscou bem menos. Criou dois calafrios, muito por culpa dos erros gravíssimos de Marchesín, primeiro, e de Pepe, depois, mas teve uma postura mais segura, mais conservadora, de aposta no passe longo, até, em detrimento das trocas curtas mais atrás que costumam marcar a construção da equipa. Não se podiam cometer os mesmos erros do passado. 

    O domínio territorial pertenceu quase sempre ao FC Porto e, no meio destas duas estratégias, a equipa de Conceição foi quase sempre mais perigosa. Quando a bola corrida e os movimentos nas costas de Marega não funcionavam, também por culpa da má definição que teima em desaparecer do maliano, os lances de esquema tático ganhavam ainda mais preponderância. Mas as boas intenções de Sérgio Oliveira não passavam disso mesmo, de intenções...

    Fama limitou-se a aproveitar...

    Equipas de regresso, tudo à espera de mais futebol, até porque a paragem foi longa e o intervalo quase que apareceu como um tormento, mas que início de segunda parte. Em três minutos, faltas e faltinhas, paragens que irritaram tudo e todos e um lance para os apanhados. Marchesín, que já tinha uma saída comprometedora nos primeiros 45 minutos, borrou a pintura com uma autêntica oferta para Fábio Martins, que se limitou a aproveitar. Impensável!

    O Dragão procurou reagir rápido, demasiado rápido, porque a pressa foi inimiga da perfeição. A dependência no passe longo e nos duelos passou a ser demasiado clara e, durante uma boa dezena de minutos, o Famalicão foi capaz de controlar as investidas do líder do campeonato. E Toni Martínez ainda teve tempo para ameaçar o segundo, depois de uma autêntica fífia de Pepe - o central sentiu (e muito) a paragem. 

    Otávio perdeu quase todas as lutas ©Liga Portugal
    A verdade é que, quando o coletivo não responde, este FC Porto é quase sempre capaz de encontrar soluções alternativas. Não, desta vez nem falamos da bola parada, mas antes do talento de alguns dos seus executantes. Díaz protagonizou, primeiro, um ensaio geral, num lance de elevado recorte técnico que só não acabou em golo mesmo por acaso. Pouco depois, o empate apareceu mesmo, com Sérgio Oliveira a mostrar atributos no passe longo e Corona a finalizar com toda a classe. 

    Esperava-se que o FC Porto partisse para a reviravolta, mas não foi nada disso que aconteceu. O Famalicão foi em busca de mais, teve esse arrojo numa altura de maior aperto. Criou muito perigo num lance de bola parada e chegou mesmo ao golo da vitória, com Pedro Gonçalves a brilhar na condução e no remate. A abordagem defensiva dos azuis e brancos também não foi nada boa, para não variar. 

    Até ao fim, foi um líder à procura da sorte, de um desvio feliz, de um passe longo que encontrasse o destino do golo, mas nem o empenho de Aboubakar bastou. O FC Porto não voltou nada bem e a liderança do campeonato pode fugir já nesta primeira jornada pós-covid. 

    U Quarta, 03 Junho 2020 - 21:15
    Estádio Municipal de Famalicão
    Nuno Almeida
    2-1
    Fábio Martins 48'
    Pedro Gonçalves 78'
    Jesús Corona 74'
    Estádio Municipal de Famalicão
    Estádio Municipal de Famalicão
    Portugal
    Vila Nova de Famalicão
    Lotação5 186
    Medidas105x68
    Inauguração1952
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 25
    Lances Capitais
    48´
    GOLO FC Famalicão!
    Fábio Martins marca
    Fábio Martins marca o seu 8º golo na prova (21 jogos)
    74´
    GOLO FC Porto!
    Jesús Corona marca
    Jesús Corona marca o seu 3º golo na prova (25 jogos)
    78´
    GOLO FC Famalicão!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 5º golo na prova (25 jogos)
    A Chave

    Golo de Pedro Gonçalves

    O FC Porto tinha empatado, esperava partir para a reviravolta, mas apareceu uma das figuras da época em Famalicão para estragar os planos a Sérgio Conceição. 

     

    O Árbitro

    Muitas dúvidas no lance entre Pepe e Diogo Gonçalves, ainda que nos pareça lance de possível grande penalidade. De resto, decidiu bem quase todas as incidências da partida, incluindo a disputa entre Aboubakar e Roderick Miranda. 

    O Melhor
    A organização do Fama

    Em relação ao jogo do Dragão, o Famalicão esteve muito melhor do ponto de vista defensivo. A equipa de João Pedro Sousa não cometeu tantos erros, apresentou-se segura no eixo central, mesmo sem Gustavo Assunção, e foi objetiva no momento de atacar a baliza azul e branca, cheirando os melhores momentos para criar mossa. 

    O Pior
    As insuficiências do líder

    Esperava-se mais deste FC Porto. Por momentos superiorizou-se, mas faltou mais qualidade nos momentos decisivos, atrás e à frente. Pepe e Marchesín não ofereceram segurança, Soares e Zé Luís acrescentaram pouco ou nada. A resposta coletiva terá de ser outra para o que resta da luta com o Benfica. 

    Forma
    FC Famalicão
    2019/2020
    32J
    14V
    9E
    9D
    49-48G
    FC Porto
    2019/2020
    46J
    32V
    5E
    9D
    90-41G
    Sabia que...by playmaker stats
    11.ª vitória do FC Famalicão nesta edição da Liga NOS, igualando o seu melhor registo de sempre na competição (1990/91)
    FC Famalicão volta a vencer um dos grandes do futebol português, depois de ter vencido os 2 jogos realizados frente ao Sporting
    2.ª derrota consecutiva do FC Porto em casa do FC Famalicão, depois de ter perdido em 2015/16 em jogo da Allianz Cup
    2.ª vitória de sempre do FC Famalicão em casa na Liga frente ao FC Porto: o anterior triunfo foi em 1946/47 (também 2x1)
    FC Porto sem vencer há 2 jogos na Liga: não acontecia desde fevereiro de 2019 (empates contra Vitória SC e Moreirense)
    FC Porto não vence na Liga há 2 jogos pela 1.ª vez neste campeonato
    1.ª derrota do FC Porto na 2.ª volta da Liga NOS

    Fotografias(25)

    Liga NOS: Famalicão x FC Porto
    Liga NOS: Famalicão x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC FAMALICÃO
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    a linha avançada
    2020-06-04 18h51m por Blueman
    do FC Porto faz-me lembrar os velhotes que quando toca o telemovel:

    1º procuram em todos os bolsos onde está o raio do aparelho
    2º depois de o descobrirem pôe-se à procura dos óculos para lere quem é
    3ª depois dos óculos postos olham para o ecrã e vêem quem é
    4º quando carregam na tecla verde ouvem pi pi pi pi pi pi
    5º e depois exclamam alto e bom som: ide ligar ao . . . .
    AN
    JAOF
    2020-06-04 18h46m por angelothetruth
    Vou concordar com a parte em que dizes ". . . mas hoje em dia, no futebol de elite, isso não basta, pois os clubes seguem os bons exemplos e evoluem. . . e aqui falha Sérgio Conceição e passa a ser problema. ", pessoalmente é aqui que esta o meu "problema" com o SC, foi muito util na primeira epoca, eu defendi que deveria continuar (ja ai havia muita gente que dizia que nao ter nivel para o FCP) porque o trabalho era positivo, via-se identidade e qualidade (apesar de nos ultimos mes...ler comentário completo »
    DGS
    2020-06-04 18h36m por stone23
    aguarda que Benfas (clube do 1○ ministro) chegue ao primeiro lugar. . . . para inventar um contágio qq e dar a Liga por terminada. FCP pos-se bem a jeito.
    LAMACHA
    2020-06-04 17h47m por CreedEinsteinBratton
    Até pode ser portista mas não ter festejado o golo não confirma isso, nem me parece que faça sentido ligar uma coisa a outra. O Fábio também não foi muito exuberante nos festejos. Não há público. . .
    HA
    Campeonato
    2020-06-04 17h39m por Halibut
    Só espero que o Tondela hoje roube pontos ao Benfica, perder da forma como perdemos com o Famalicão nem acredito, parecemos amadores.
    3D
    Porto
    2020-06-04 17h37m por 3dA
    O que deviam fazer a curto prazo:

    Apostar em Ivo Vieira. Treinador com perfil de exigência, discurso realista e genuíno, com um percurso consistente até ao momento e que privilegia um futebol atrativo. Teríamos que esperar para ver se tinha estofo para levar um grande clube como o Porto à conquista de títulos, mas era o treinador que gostava de ver no meu Sporting (esperar para ver o que faz Rúben Amorim)

    Dadas as contas do clube, procurar rentabilizar os ativ...ler comentário completo »
    newone21
    2020-06-04 16h13m por moreno07
    Um treinador que não aposta no oliver e coloca o manafá constantemente a titular devia ser logo despedido, em vez disso, vai ficar até sabe-se lá quando
    Enquanto continuar a apostar no manafá, danilo, soares, marega, corona a lateral, no pepe velho e com 40 anos, otávio a extremo vão ser só derrotas e empates, até se lembrar de parar de ser teimoso quando já tiver a uns 5 pontos do benfica
    Sérgio Conceição
    2020-06-04 15h33m por The_Knick
    Mostra o que a equipa não tem (segundo tuas palavras), caráter e personalidade, e no fim da época pede a demissão.
    Já não suporto o SC. A equipa é o reflexo do treinador, já devia saber disso. Se ele ficar para o ano, esqueçam. Escrevam, copiem, façam o que quiserem, mas se ficar, é mais um ano sem nada. Treinador fraco!! O que me interessa que dê a cara? O que me interessa o seu portismo? São coisas boas?! Claro que são. Mas um treinador está no clube principalmente para ...ler comentário completo »
    SO
    Racic
    2020-06-04 14h04m por SomosPorto1989
    Já aqui tinha falado dele anteriormente mas parece que só pelo jogo que fez ontem e por posto no bolso o meio-campo do Porto (tirando o Sérgio Oliveira que foi o único que esteve mais ou menos razoável) já tem lugar na equipa do Porto e antes não tinha. Ele teria claramente lugar, não é inferior ao Danilo (ao atual porque ao dos outros anos nem cheirava) o problema é que o Valencia não o irá deixar sair por pelo menos 20M além do mais prefiro que se dê oportunidades aos que já cá estão que com...ler comentário completo »
    SO
    Famalicão - Porto
    2020-06-04 13h40m por SomosPorto1989
    Numa análise mais a frio:

    Vejo aqui com cada comentário MEU DEUS, que apenas 3 jogadores do Porto caberiam no onze do Famalicão, percebo a frustração mas nem tanto ao mar nem à terra e se o Porto tem apenas jogadores mancos e cepos nem sei como ainda está em 1º (embora muito provavelmente vá perder hoje a liderança) e está na final da Taça e o Famalicão que só tem craques de acordo com os "experts" aqui do site e está em 5º a 20 pontos do Porto. Há aqui algo que está mal só pod...ler comentário completo »
    AcaroInformatic o
    2020-06-04 13h34m por MisticaEncarnada
    O problema da contratação de extremos é que não acertam num. E precisamos de um. O Pizzi não é extremo, o Jota precisa de rodar e jogar muito noutro lado, o Cervi é bom jogador, esforçado, tem muito pulmão, é útil mas não é criativo nem rápido o suficiente para que possa ser um titular indiscutivel, o Rafa pode ser que se safe. O Caio Lucas dispensa apresentações e o Zivkovic não conta. Ou seja, temos 5 extremos do plantel e contando que o Rafa consiga fazer uma temporada decente na p...ler comentário completo »
    FCP-Logic
    2020-06-04 13h21m por moreno07
    Oficial manafá renova por tempo infinito
    PI
    Alguém esclareça. . .
    2020-06-04 13h08m por pimentafcp
    Se o Porto só têm mancos e cepos como é que ainda está em primeiro lugar?
    Sendo assim, temos de dar mérito ao Sérgio Conceição que com uma equipa das distritais consegue bater se com um colosso mundial como o Benfica!
    É preciso pachorra para aturar isto. .
    Renovações
    2020-06-04 12h53m por moreno07
    Acho que o porto devia renovar com o marega 10 anos, com o manafá 20 anos e com o sc 30 anos
    MA
    Surpresa? Ou não. . . .
    2020-06-04 12h45m por Markes88
    O Famalicão é dos destaques do campeonato por algum motivo. . . . . equipa muito combativa e rápida no contra ataque sem um ponto fraco assim tão evidente. . . . .

    O Benfica, quando for a Famalicão, também terá extremas dificuldades e ou aproveitamos bem as ocasiões que temos ou também poderá ser nova derrota, a manter a miséria de jogo que foi antes da interrupção do campeonato. Embora, em circunstâncias normais, o Benfica tem equipa para apresentar o melhor futebol da Lig...ler comentário completo »
    Banal?!
    2020-06-04 12h35m por carloscorreia368
    A equipas no CP a jogar muito melhor a bola do que o Porto.
    E mais o fama com com um quarteto defensivo razoável ia a acabar o campeonato no pódio para não dizer mais. . .
    Mete pena
    2020-06-04 12h26m por brunosilva386
    Tanta pena ver este porto jogar. Equipa tão BANAL meu deus. . Futebol totalmente previsível. Tudo bem, falhamos golos na primeira parte. Mas isso é devido ao facto de nao termos avançados com CLASSE. Se fosse um falcao ou um jackson naquelas chances, eram golos. E estes "pormenores" contam. Relativamente ao resto, tanto Racic ou o Gustavo Assunção (q nao jogou ontem) teriam lugar pelo menos no plantel no porto) Racic fez um jogo monstruoso.
    FJ
    MasterBates
    2020-06-04 12h17m por fjpinto
    O que eu disse foi que caso o Sergio náo mude a forma de jogar que devia sair do clube.
    Mas também náo ha omeletes sem ovos, claro que o Conceição peca por por os monos todos em campo ao mesmo tempo.

    Eu reconheço muitas valencias ao nosso treinador e estaria na disposição de lhe dar pelo menos até ao natal da proxima epoca, (quer seja campeao ou nao) para ver se existem melhorias na qualidade de jogo.
    PORTO
    2020-06-04 12h07m por PORTO__INVICTUS
    Vendam o Alex Telles e o Corona, vendam!!!!!

    Vendam os 2 únicos jogadores do plantel (juntamente com o Luis Diaz) que tem aquela qualidade diferenciada para fazer parte de um clube como o Porto.
    AN
    FCP HOJE
    2020-06-04 11h45m por angelothetruth
    O FCP de SC é isto, ate pode dominar a maioria dos jogos, a nivel de estatisticas pode ser superior aos adversarios, mas é sempre um dominio que resulta pouco na pratica ou nada, e a equipa como defende mal (ja o disse e repito, o FCP epoca apos epoca com o SC esta a defender pior) basta ser pressionada que os erros aparecem, isto é o FCP de SC, para o ano podem vir melhores jogadores mas essencialmente a equipa vai jogar o mesmo o que pode fazer a diferenca é que os novos jogadores que c...ler comentário completo »
    FJ
    Porto de Conceição
    2020-06-04 11h29m por fjpinto
    Eu adoro o Sergio Conceiçãoe o que aconteceu onte, em parte +e fruto tambem da quebra de ritmi abrupta a que todos os clubes foram sujeitos .

    CONTUDO, não é novidade a falta de qualidade dojogo do porto, é tudo muito atabalhoado, falta de criatividad, muitos passes errados e quase sempre longos.

    O Porto só cria oportunidades com bolas longas nas costas e com bolas paradas.
    É enervante ver um jogo do FCP neste momento, jogadores como Marega e Soares j...ler comentário completo »
    Porto
    2020-06-04 11h17m por Avalanche27
    Há eleições no sábado não se esqueçam
    PI
    . . . .
    2020-06-04 10h42m por pimentafcp
    Merecemos perder pela segunda parte!
    A primeira parte o Porto entrou bem no jogo , criou 2/3 oportunidades claras de golo e. . . mais do mesmo, ineficácia dos avançados ou azelhice como queiram chamar. Se ouve se um aproveitamento das oportunidades na primeira parte o jogo estava resolvido.
    Segunda parte irreconhecível dos jogadores, amorfos, sem ideias, sem a tão falada garra, enfim . Depois o Sérgio Conceição tem os jogadores no banco a fazer o quê ? Se não acredita nel...ler comentário completo »
    Estarolas ao rubro. . .
    2020-06-04 10h13m por AcaroInformatico
    Este campeonato está no auge, lembrando um em que ora perdia um, ora perdiam os dois e o campeão foi o Trapatoni.

    A situação de SLB e FCP são algo parecidas, com as devidas diferenças. . .

    Se o FCP perder o campeonato a coisa ficará bastante negra, acredito mesmo que o JNPC (Papa) acabe por perder as eleições para o Rio, que para mim é um excelente candidato, no entanto, eu prefiro a permanência.

    Se o SLB perder o campeonato, que deveria ...ler comentário completo »
    Porto
    2020-06-04 10h12m por fmn_69
    É por isto que SC tem de sair no fim da época. Equipa continua sem fio de jogo. Não sabe defender (ver segundo golo, ninguém faz pressão ao jogador). Atacar é sempre a mesma coisa, bola para a frente para as costas da defesa, repetir até a exaustão. Jogar com apenas raça esgotou. .
    Com Leonardo Jardim e Marco Silva, por exemplo, livres, esta terá de ser a última época de SC.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Jogador argentino foi submetido a uma cirurgia
    Enzo Fernández, médio argentino que atua pelo Chelsea, foi operado com sucesso na manhã desta sexta-feira a uma hérnia inguinal como vinha sendo notícia. O ...