placardpt
    Biografia
    Jogadores

    Michael Jordan: O unânime GOAT

    Texto por Igor Gonçalves
    l0
    E4

    As alcunhas são muitas: Air Jordan, Sua Alteza, Black Jesus, MJ, mas a principal é mesmo G.O.A.T., que, traduzido à letra para português significa O Melhor de Todos os Tempos. Michael Jeffrey Jordan nasceu a 17 de fevereiro de 1964, em Brooklyn, Nova Iorque. Transformou-se no maior fenómeno do basquetebol e da NBA, com medalhas de ouro, anéis de campeão, uma legião de fãs e como a inspiração de várias gerações de basquetebolistas. 

    O início

     

    Entra na NBA no draft de 1984 @Getty / Bettmann
    O mito de Jordan começa a nascer em 1981 no basquetebol universitário, já depois de se ter destacado no Liceu. Na Universidade da Carolina do Norte MJ foi campeão da NCAA em 1982, sendo dele o lançamento da vitória a 18 segundos do fim. Dois anos depois Jordan anunciava que ia avançar o último ano de Universidade para rumar ao basquetebol profissional e à NBA.  Por isso, sem grandes surpresas Michael Jordan chegou à NBA no draft de 1984, tendo sido a 3ª escolha do Draft por parte dos Chicago Bulls. 

    Os Bulls eram na altura um dos piores franchises da NBA e tinham assistências médias de cerca de 5 mil pessoas, mas tudo isso estava prestes a mudar. 
    O estilo de jogo diferente, a capacidade atlética e a energia competitiva fizeram de Michael Jordan uma atração sem precedentes e os jogos dos Bulls passaram a estar ao nível de equipas como os LA Lakers ou os Boston Celtics. Esse crescimento de popularidade da Liga, que tinha começado anos antes com Magic Johnson e Larry Bird, e que se exponenciou com Michael Jordan é considerado o período que salvou a NBA e que a começou a tornar no fenómeno que é nos dias de hoje. 

    Assim que entrou na Liga Michael Jordan foi um caso sério. Foi  rookie do ano em 1984/1985 e All-Star logo no seu primeiro ano. Dois anos depois vencia o primeiro de 10 títulos de melhor marcador da época na NBA e em 1988 foi pela primeira vez MVP, juntando a isso o prémio de Melhor Defesa, Jogador com mais roubos e Melhor Marcador. Mas faltava a Jordan a equipa para lutar pelos títulos. Apesar do sucesso individual, nos primeiros cinco anos na Liga, o melhor que o base conseguiu fazer foi chegar por duas vezes às finais de conferência no Este. 

    O primeiro título de MJ veio em 1990/1991. Numa equipa treinada por Phil Jackson e com jogadores como Bill Cartwright, Horace Grant ou Scottie Pippen, Jordan foi o líder da equipa com o melhor record da fase regular e que foi depois capaz de destruir os campeões em título Detroit Pistons na final de conferência e os poderosos LA Lakers na final. Seguiram-se mais dois títulos em 91/92 e 92/93, com domínio e com vitórias nas finais contra os Portland Trail Blazers e  Phoenix Suns respetivamente.   

    A Primeira retirada

     

    Jordan venceu por seis vezes o título da NBA com o treinador Phil Jackson @Getty /
    Foi como o melhor jogador do Mundo e o rei da NBA que surgiu a primeira de duas retiradas de Michael Jordan. Ainda durante os festejos da conquista do terceiro título da NBA consecutivo, Jordan sofreu a maior tragédia pessoal da sua vida com a morte do pai. James R. Jordan foi brutalmente assassinado no dia 23 de julho de 1993 por dois homens que o tentavam assaltar no trânsito. Essa tragédia levou Jordan a deixar a NBA por quase dois anos.

    Voltou a meio da temporada 1994/1995, já depois de uma tentativa no baseball profissional. E Jordan demorou apenas uma temporada a provar que ainda tinha o que era preciso para ser o maior jogador do Mundo. Em 1995/1996, claramente fora de forma foi eliminado na 1ª ronda dos playoff, mas na temporada seguinte, talvez a melhor da sua carreira, conduziu os Bulls ao então melhor record da fase regular, com 72 vitórias e 10 derrotas (marca ultrapassada recentemente pelos Golden State Warriors) e ainda ao título de campeão pela 4ª vez na sua carreira e na história da franquia. Foi o título mais emocionante da sua carreira, por ser o primeiro após a morte do pai, e a imagem de Jordan de joelhos a chorar após o apito final do jogo 6 contra os Seattle SuperSonics é ainda hoje mítica.

    Seguiram-se mais dois títulos em finais contra os Utah Jazz, antes de se voltar a retirar. O seu último lançamento ao serviço dos Chicago Bulls valeu mesmo um título à equipa, no jogo 6 contra os Jazz, de Malone e John Stockton.

    Nova retirada

     

    Esteve dois anos nos Washington Wizards @Getty /
    Com seis títulos, com 35 anos e a terminar contrato com os Bulls, Jordan sentiu que nada mais tinha a provar e decidiu retirar-se pela segunda vez da NBA em 1998. Esta retirada durou três anos, antes do base regressar ao jogo, mas desta vez para jogar nos Washington Wizards. Para além de jogador em Washington, Air Jordan era também presidente de operações da equipa, iniciando assim a sua carreira de dirigente, que continua nos dias de hoje como presidente e um dos donos dos Charlotte Hornets. 

    Nos dois anos que passou na capital dos EUA não conseguiu chegar aos playoff e retirou-se de vez no dia 16 de abril de 2003, na última partida da fase regular da época 2002/2003, frente aos Philadelphia 76ers. Saiu de cena com 32 292 pontos (está atualmente em 5º lugar), seis anéis, inúmeros records e ainda duas medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Olímpicos de 1984 e 1992, este último com a Dream Team dos EUA.

    Kobe tinha Jordan com ídolo @Getty /
    A carreira de Jordan transcendeu o basquetebol e o base é a inspiração das gerações que o seguiram. Jogadores como Kobe Bryant, por exemplo, admitiram que tentaram seguir as pisadas de Air Jordan. A imagem de Kobe a perguntar a Jordan conselhos a meio de uma partida dos Lakers contra os Bulls explica bem a influência que MJ tem na NBA. 

    É quase por unanimidade o melhor jogador de história do basquetebol e os seus afundanços ainda hoje fazem parte dos logos da Liga. MJ é o GOAT, MJ é a NBA e MJ é «Sua Alteza».

    D

    Fotografias(26)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TM
    Einstein
    2020-02-18 15h36m por TMCosta1982
    Sim unanime. . . mas tu por acaso viste o Air Jordan a jogar oh puto?
    MJ
    2020-02-17 21h21m por MercedesPT
    Se dúvidas houvessem que é o GOAT, o homem tem 6 anéis acompanhados com 6 Finals MVP e ainda 10 vezes o melhor marcador da temporada. Tudo isto numa época muito física na NBA.
    His Airness
    2020-02-17 20h25m por FCP_18
    Sem duvida o melhor de todos os tempos, além de ser a maior figura do basquetebol em termos de publicidade e divulgação , o mais carismático de sempre. Não houve ninguém até hoje que tenha dominado como ele, feliz aniversário!
    MJ
    2020-02-17 18h11m por CreedEinsteinBratton
    Unânime? Não concordo nada.

    Eu percebo quem ache isso mas não faz sentido definir um GOAT. Na sua geração foi o melhor claramente. Mas houve outros que também foram estupidamente bons no tempo deles.

    Se o argumento é números, então há melhores (Wilt está noutra galáxia neste aspecto).
    Se é anéis, Bill não dá hipótese.


    O melhor que vi foi LeBron. Melhor que Kobe. As condições que um e outro tiveram e o que alcançaram nessas con...ler comentário completo »
    MJ
    2020-02-17 18h07m por thekarga5
    Remember quando marcou 38 aos Jazz naquele famoso "Flu Game".
    Parabéns GOAT, obrigado por todos os momentos.
    #BeLikeMike
    Tópicos Relacionados
    Jogador
    Competição