placardpt
      Comunicados dos dois órgãos

      Sindicato e Liga falham entendimento e clubes podem avançar com o lay-off

      2020/04/07 22:04
      E0

      O futuro próximo do futebol português ainda é uma incerteza. A situação de saúde provocada pelo novo coronavírus levou à suspensão dos vários campeonatos nacionais e desde então Liga Portugal e Sindicato de Jogadores têm reunido de forma a perceber o que deve ser feito para diminuir algumas das consequências provocadas pela suspensão das provas. Os dois órgãos não estão em pleno acordo, mas para já ficou uma certeza: os clubes podem recorrer ao lay-off.

      Para os próximos tempos estão previstas alterações contratuais e de mercado de transferências (já comunicadas pela FIFA) e nesses pontos Sindicato e Liga estão de acordo. No entanto, os dois órgãos discordam do ponto de vista financeiro, com os salários dos jogadores a serem um ponto de divergência.

      O Sindicato diz não concordar com «cortes de salários indiscriminados», «assim como reitera a condenação daquelas que recorram ao lay-off com suspensão do contrato de trabalho, muitas delas sem dar aos seus trabalhadores qualquer possibilidade de negociação». Apesar desta tomada de posição, a Liga Portugal esclarece a situação e afasta-se da posição do Sindicato: «Os clubes da Liga NOS e da LigaPro ficaram, a partir do momento em que não se viabilizou esta parte do acordo com o SJ, libertos para poderem lançar mão de todas as medidas especiais propostas pelo Governo, em concreto o lay-off».

      Leia o comunicado completo do Sindicato de Jogadores:

      Recurso de clubes ao lay-off dificulta compromissos futuros.

      O Sindicato dos Jogadores vem pelo presente clarificar a opinião pública sobre o processo negocial desenvolvido com a Liga Portugal e deixar claros os termos em que aceitou contribuir para o diálogo necessário entre sociedades desportivas e clubes neste período de crise, assumindo desde a primeira hora disponibilidade para consensualizar posições:

      1. Questão desportiva

      - Na perspetiva do Sindicato, só a Direção-Geral da Saúde (DGS) pode confirmar a possibilidade de retoma da atividade e competição em segurança;

      - O Sindicato aceita que o ajuste do calendário implica uma atenção especial a negociações para prorrogações de contratos e cedências temporárias de jogadores, a coincidir com o término da época desportiva/fecho das competições oficiais, estando disponível para viabilizar essa medida, se necessário, envolvendo a Federação nessa matéria;

      - O Sindicato aceita que o regime de férias tem de ser ajustado às necessidades de retoma da competição desportiva, num momento e condições excecionais, dando às entidades empregadoras alguma flexibilidade na definição do respetivo período legal de férias. 

      2. Questão financeira 

      O Sindicato nunca se mostrou disponível, na posse dos elementos que foram disponibilizados previamente à negociação, para cortes salariais indiscriminados, seja em que percentagem forem.

      A posição de princípio mantém-se: quem aufere rendimentos mais elevados pode sofrer um corte maior, quem aufere rendimentos mais reduzidos, deve ver o seu salário menos afetado, sendo de acolher o princípio de que os cortes feitos nesta fase de transição possam ser repostos/compensados em data a acordar pelas partes na relação laboral desportiva, num momento de retoma financeira e com a possibilidade de adaptação, de acordo com a evolução da retoma das competições. Assim:

      - O Sindicato nunca se comprometeu em sugerir uma percentagem de corte, dependente da realidade e necessidades específicas de cada sociedade desportiva;

      - O Sindicato não aceita um corte indiscriminado e, sem possibilidade de devolução, reposição no futuro;

      - O Sindicato mostrou-se sempre disponível para mediar, se necessário, as conversações entre sociedades desportivas e respetivos plantéis;

      Portanto, o Sindicato não aceita e deixa claro que nunca legitimou as sociedades desportivas a negociar com os seus trabalhadores para proceder a cortes salariais indiscriminados, assim como reitera a condenação daquelas que recorram ao lay-off com suspensão do contrato de trabalho, muitas delas sem dar aos seus trabalhadores qualquer possibilidade de negociação.

      O Sindicato aproveita para destacar o comportamento exemplar dos atletas, cumprindo cabalmente com as suas obrigações laborais e, num momento de muita ansiedade, evitando o ruído desnecessário, estando disponíveis, se respeitados, para ser parte da solução neste momento de crise».

      Leia o comunicado completo da Liga Portugal:

      «Na sequência do Comunicado do Sindicato dos Jogadores no que se refere às negociações com a Liga Portugal, cumpre esclarecer que ambas as entidades estão conscientes da inevitabilidade de intervenção para a sustentabilidade da modalidade, bem como da necessidade de um trabalho em conjunto.

      Dentro deste espírito de responsabilidade e colaboração, a Liga Portugal e o Sindicato de Jogadores criaram, a 21 de março, uma Comissão de Acompanhamento, para analisar o atual momento, tendo ambos os organismos intensificado de forma acérrima, durante a passada semana, as negociações, numa forma de antecipar as dificuldades causadas pelo Covid-19.

      Durante estas reuniões de trabalho, a Liga Portugal explicou ao Sindicato de Jogadores que, segundo estimativas já conhecidas, as perdas de receitas previsionais imediatas seriam na ordem dos 310 milhões de euros, o que significará um decréscimo de 60%, face aos 512 milhões de euros de valor de receitas operacionais na época 2018-19.

      Estando o mundo a viver uma situação absolutamente excecional, a Liga Portugal, à semelhança do que foram reuniões havidas e das quais resultaram em acordo entre Ligas e Sindicatos de Jogadores de vários países europeus, apresentou um conjunto de propostas com vista a serem refletidas, no imediato, no Contrato Coletivo de Trabalho, das quais, e após diálogo franco e produtivo, o SJ aceitou as seguintes:

      1. Prorrogação dos contratos de trabalho até término da época, considerando a sua duração até ao último jogo oficial de 2019/2020;

      2. Prorrogação dos contratos de empréstimo e cedência até término da época, considerando a sua duração até ao último jogo oficial de 2019/2020;

      3. Aceitar que parte do período de férias será definido por indicação dos clubes;

      4. Acordar que nenhuma destas medidas constitui justa causa de rescisão do contrato de trabalho desportivo.

      No que diz respeito às questões financeiras, o SJ manifestou desacordo com as seguintes propostas apresentadas pela Liga Portugal:

      1. Aceitar que os jogadores e os clubes celebrem acordos de redução salarial;

      2. Acordar que, na falta de convenção entre jogadores e clubes, a Liga e o Sindicato determinam uma redução percentual do salário anual dos jogadores, repercutido nos meses de abril até ao término da época.

      Os clubes da Liga NOS e da LigaPro ficaram, a partir do momento em que não se viabilizou esta parte do acordo com o SJ, libertos para poderem lançar mão de todas as medidas especiais propostas pelo Governo, em concreto o Lay off ou outras medidas análogas previstas na Lei, bem como a liberdade para negociar livremente com os seus atletas.

      A Liga Portugal tem ainda a expetativa que, juntamente com o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, em clima de sinergia e mantendo o espírito de colaboração patenteado até ao momento, seja possível passar a instrumento escrito as medidas já acordadas de aditamento ao CCT, que entre si celebraram»

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      Tópicos Relacionados
      Competição
      Dirigente

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Euro
      Oficial
      Equipa de arbitragem lusa nomeada
      Artur Soares Dias vai marcar presença no Campeonato da Europa do próximo verão. O árbitro português, de 44 anos, está entre os 18 árbitros nomeados ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      cmtcosta 23-04-2024, 10:42
      sexydriver 23-04-2024, 10:40
      ZH
      zhar 23-04-2024, 10:24
      ricardolouromartins 23-04-2024, 10:22
      ricardocunha251 23-04-2024, 10:21
      PA
      parita 23-04-2024, 10:20
      Maxaqueen 23-04-2024, 10:15
      MA
      Mano_Bambino 23-04-2024, 09:54
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 09:52
      Jardel-16 23-04-2024, 09:41
      AmoFutebolAmoSLB 23-04-2024, 09:38
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 09:32
      AmoFutebolAmoSLB 23-04-2024, 09:29
      ET
      etico 23-04-2024, 09:25
      zirel 23-04-2024, 09:24
      Maxaqueen 23-04-2024, 09:24