placardpt
    Os principais destaques do jogo na Luz

    Muito samba para uma defesa de papel

    A brilhar
    Avançado
    32 anos
    Taison

    Muito samba

    É um jogador de fino recorte técnico e mostrou-o na Luz. Sempre que decidiu meter velocidade no jogo, o camisola 7 conseguiu criar desequilíbrio numa defesa encarnada que deixou a nu, talvez esta noite mais do que nunca, as suas limitações. Ora na direita, ora na esquerda, com vários movimentos para o interior, Taison puxou muito pela equipa ucraniana nos momentos mais difíceis e foi determinante para a passagem do Shakhtar à próxima fase da Liga Europa.

    Defesa
    30 anos
    Ismaily

    Bem a defender e muito bem a atacar

    Não é propriamente um desconhecido para o comum adepto português, que certamente se lembra dele dos tempos de Olhanense, Estoril-Praia e SC Braga, e, oito anos depois de ter rumado para a Ucrânia, mostrou uma maturidade assinalável. Deu algum espaço na defesa, embora tenha mostrado bons argumentos nesse capítulo, mas destacou-se pela sua propensão ofensiva. Nota alta.

    Médio
    30 anos
    Adel Taarabt

    Dos poucos lúcidos

    Mal a bola chega a Adel Taarabt percebe-se que é um jogador diferenciado. Num meio campo partilhado com Julian Weigl, que voltou a não convencer, o internacional marroquino foi dos poucos que empurrou a equipa para a frente, sempre com muito critério com bola e a oferecer soluções aos companheiros quando estava sem bola. É muito inteligente, mas não consegue resolver tudo sozinho.

    Médio
    30 anos
    Taras Stepanenko

    Barómetro

    Elemento mais recuado do meio-campo da turma de Luís Castro, Stepanenko teve a missão de organizar as operações da equipa ucraniana e tapar alguns buracos abertos pela dupla de centrais - Kryvtsov e Matviyenko. Comportou-se muito bem nas suas missões defensivas, impondo autoridade à sua volta, e ainda apareceu na área encarnada para marcar de cabeça.

    Médio
    30 anos
    Pizzi

    Um golo e uma assistência

    Não há outro que marque e assista como ele no Benfica. Marcou o primeiro, num remate pleno de intenção, e assistiu para o segundo, já depois do Shakhtar ter feito a igualdade na Luz. Mostrou-se num jogo extremamente importante para as águias, algo que nem sempre acontece e sobre o qual é muitas vezes criticado, mas hoje nada a apontar. Deu aquilo que tinha enquanto esteve em campo. Mais era difícil.

    No bolso
    Médio
    24 anos
    Julian Weigl

    Muito pouco

    O rótulo de 20 milhões e de ter vindo do Borussia Dortmund é pesado e faz com que que se olhe para Weigl com outro tipo de exigência, no sentido de se esperar sempre mais das suas ações em campo. Ainda assim, voltou a não conseguir mostrar qualidade, qualidade que tem, diga-se, não se percebendo muito bem o porquê de não ser destaque na equipa do Benfica. Foi driblado várias vezes, não conseguindo segurar o ímpeto ofensivo dos ucranianos.

    Defesa
    22 anos
    Ferro

    Algo se passa...

    ... e não é de agora. De muitos elogios à forma como transporta a bola e constrói a partir de trás a erros, erros e mais erros. Ferro tem sido um dos elementos da linha defensiva do Benfica mais visado nos últimos jogos e, esta noite, deu razão a essas vozes mais críticas. Muito inseguro, não esteve nada bem em dois dos três golos do Shakhtar, em momentos que revelam muito daquilo que é o seu estado atual. Completamente displicente.

    Defesa
    18 anos
    Tomás Tavares

    Verdinho

    É o substituto natural de André Almeida, obrigado por isso a crescer à força face aos problemas físicos do experiente lateral, mas ainda precisa de mais calo. Teve muitas dificuldades, provocadas por Taison e Ismaily, muito bem entrosados no flanco esquerdo, e somou alguns erros que fizeram dano ao Benfica, nomeadamente no terceiro golo do Shakhtar, onde não teve capacidade para fazer oposição ao lateral-esquerdo da equipa ucraniana.

    Defesa
    23 anos
    Mykola Matvienko

    Em dois dos três golos

    Se no segundo golo do Benfica não conseguiu ganhar no duelo aéreo a Rúben Dias, permitindo que o jovem central português cabeceasse sem grandes problemas na área ucraniana, no terceiro tem um erro completamente inexplicável, colocando a bola de forma defeituosa junto ao guarda-redes Pyatov. Dois erros que poderiam ter prejudicado sobremaneira o Shakhtar, não fossem os erros da defesa encarnada ainda mais gritantes.

    Defesa
    24 anos
    Álex Grimaldo

    Permissivo

    À semelhança de (quase) todos os colegas de setor, Grimaldo teve um jogo difícil. Deixou-se antecipar no lance do primeiro golo, dando espaço a Dodô, e teve ainda uma má abordagem no terceiro, colocando a bola para a finalização de Alan Patrick. Teve Rafa à sua frente e isso também é sinal de que não teve tanta ajuda defensiva como aquela que Cervi oferece quando está em campo. Qualidade a atacar, mas muitos problemas a defender.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    SHAKHTAR DONETSK

    Fotografias

    Benfica x Shakhtar Donetsk - Europa League 2019/2020 - 1/16 de Final  | 2ª Mão
    Benfica x Shakhtar Donetsk - Europa League 2019/2020 - 1/16 de Final  | 2ª Mão

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    fbasilio
    2020-02-28 13h16m por Migas29
    O problema do Chiquinho não é estar em baixo de forma, ele é simplesmente banal. . . Um bom jogador para se ter no banco, mas não mais que isso
    fbasilio
    2020-02-28 13h13m por Migas29
    O Taarabt, por mais raçudo que seja, não é nenhum mestre no desarme e tem mais propensão ofensiva que defensiva. . . O Pizzi jogava a médio num meio campo a 2 porque tinha Fejsa e Samaris a cobrir lhe as costas porque deixava um buraco enorme na transição defensiva
    BITW
    2020-02-28 13h09m por Migas29
    *e bom marcador de bolas paradas, pois para além disso é um jogador sem golo
    BITW
    2020-02-28 13h06m por Migas29
    Chiquinho é banal mas o Dantas ainda tem de comer muita sopa até virar jogador. . . Defensivamente é um zero, nem corpo presente é, pouco intenso, fraco fisicamente, e não falamos de nenhum Messi com bola. . . Tem passe e alguma visão de jogo e pouco mais que isso por agora
    fbasilio
    2020-02-28 13h02m por Migas29
    Com Pizzi e Taarabt no meio campo, a equipa fica muito desprotegida na transição defensiva para começar. . . Depois, Chiquinho? Tás a gozar, certo?
    Taarabt e Tomás Tavares
    2020-02-28 09h44m por zirel
    Para mim, Taarabt o melhor. A qualidade que tem com a bola ultrapassa a dos colegas em muito.

    Tomás Tavares não tem qualidade para o Benfica. Entendo a filosofia de lançar jovens na equipa e tem funcionado bem até, mas não pode ser lançar por lançar. Há muita gente que critica o patinho feio André Almeida, para mim, o melhor lateral direito do campeonato. Não é um portento de técnica mas dá muita consistência defensiva e ainda sobe bem, cruza, é agressivo e cobre bem os...ler comentário completo »
    Weigl
    2020-02-28 09h37m por Nygma
    Leio e ouço muitas criticas ao jogador mas penso que é mais um a sofrer com as opções de Bruno Lage. A estratégia utilizada pelo treinador está ultrapassada e por isso a equipa está a ter tantas dificuldades. O valor pago é o menos importante quando se tem um treinador que não tem capacidade para tirar partido das características dos jogadores, foi assim com Raul de Tomás e está acontecer o mesmo com Weigl.
    fbasilio
    2020-02-28 01h22m por CreedEinsteinBratton
    Eu acho que Lage percebeu que Rafa é na esquerda e não a 2ºAV e isso tira o Cervi da equação. Lá está, há várias opções diferentes. Ele tem é de gerir consoante o desafio à frente.

    Dar primazia a Chiquinho (que me "enganou" bem já que sou adepto do jogador mas é mesmo banal para este nível) e Seferovic em detrimento de outros é que não faz sentido.
    fbasilio
    2020-02-28 01h18m por CreedEinsteinBratton
    Importante referir que Weigl é um 6 mas não é um jogador defensivo. Por isso é que precisa de alguém como Gabriel ou Samaris ao lado. Tinha Witsel no Borussia por exemplo.

    Ou joga ao lado de jogador agressivo (no bom sentido) e forte defensivamente, ou a 6 com 2 médios à sua frente. Esperar que seja responsável pela maior parte defensiva é que não dá.
    FB
    CreedEinsteinBr atton
    2020-02-28 01h17m por fbasilio
    Para mim cervi agora não saia do 11 e dos que esta em melhor forma mas sera que o lage não ve isso ?
    RA
    Ferro e Ruben Dias
    2020-02-28 01h16m por razga
    Para mim complementam-se na perfeição só que estão a acusar desgaste e não há ninguém para lhes dar descanso tal como com o Grimaldo.
    FB
    BestInTheWRLD
    2020-02-28 01h14m por fbasilio
    Certo o dias tem de ser criticado tambem nada esta bem naquela defesa se nao fosse o GR ( que esta numa forma incrivel ) levavamos mais.
    compreendo o que dizes em relação ao taraabt a 10 mas não consigo imaginar weigl e samaris acho os 2 jogadores são jogadores de posição 6 de momento os 8 da equipa e so gabriel e d. tavares . . .
    Mas mesmo que assim seja como dizes samaris e weigl ao meio o ferro não pode continuar como esta precisa sentar e reavaliar os erros mas quem vai jogar ? Morato ?
    fbasilio
    2020-02-28 01h12m por CreedEinsteinBratton
    Pode ter rendido a 8 mas não foi com um jogador como Taarabt ao lado.

    Eu hoje por exemplo tinha jogado com Cervi na vez do Chiquinho com Pizzi atrás de Dyego dividindo com Taarabt a construção e criação de jogo. Agora é fácil falar mas tinha feito isso.
    BestInTheWRLD
    2020-02-28 01h09m por CreedEinsteinBratton
    Ridículo quando é um miúdo de 22 anos a ter que pegar naquilo. É um líder nato mas não se pode ignorar que está longe de ser um jogador feito.

    Agora só com campeonato vai ao sítio penso eu.

    Jota é que pode começar a preparar-se para descer à B tal como o Tino. Lage agora vai ser sempre os mesmos 14/15 jogadores até ao fim.
    FB
    CreedEinsteinBr atton
    2020-02-28 01h07m por fbasilio
    caricato ? Voces esquecem que o pizzi foi o melhor do campeonato a jogar nessa posição antes de ser encostado a direita ?
    FB
    BestInTheWRLD
    2020-02-28 01h05m por fbasilio
    Achas que não se devia ter reforçado a defesa ? ou a solução é o jardel morato t. tavares ?
    fbasilio
    2020-02-28 01h05m por CreedEinsteinBratton
    O user não referiu que Ferro é melhor que Ruben. Tem jogado menos mal na última semana e isso até é verdade mas não é melhor que o melhor DC português (Ruben).

    De resto, achar que um meio campo com Taarabt e Pizzi faria sentido é no mínimo. . . caricato.
    FB
    CreedEinsteinBr atton
    2020-02-28 01h04m por fbasilio
    Também é uma verdade o dias e o grimaldo notam-se que estão cansados não tem alternativas é ate rasgar e outras das questões é gastar milhões e compramos jogadores para o meio campo quando tens taarabt gabriel samaris florentino havia fejsa tem ainda david tavares . . . preferia 1000x o bruno guimarães ao weigl . . . posição 6 temos muitos
    . . .
    2020-02-28 01h01m por CreedEinsteinBratton
    E é engraçado que lembro-me quando referiu que Weigl seria criticado pois iam esperar dele o que ele não é. Eu concordo mas também digo que a sua contratação foi mal preparada desportivamente. Para duplo pivô, ele não pode jogar ao lado de um jogador como Taarabt.

    Ideal seria ele a 6 com Gabriel (agora Samaris) e Taarabt à sua frente. Tino a crescer na sua sombra.
    FB
    BesTnTheWRLD
    2020-02-28 01h00m por fbasilio
    Ferro nc será melhor que ruben dias nem esteve na minha opinião treme que nem varas verdes.

    Samaris é preciso na defesa para dar garra la atrás parece a via verde aquilo mt instavel !!
    Ao lado do weigl ? duplo pivo ? meio campo mt defensivo o pizzi jogou muitas vezes a 8 antes de ser encostado a direita e foi o melhor do campeonato !!

    Chiquinho esta em baixo de forma . . . O Dantas é bom dizem isto e aquilo mas e as oportunidades para se mostrar ? e isso qu...ler comentário completo »
    BestInTheWRLD
    2020-02-28 00h58m por CreedEinsteinBratton
    Preocupante a descida de forma do Ruben. Como aquilo está, se ele também começa a cair, vai ser muito mau.

    Mas lá está, ele provavelmente é o jogador de campo com mais minutos na Europa no último ano e meio. . .
    FB
    De Momento !! #RUMO AO 38
    2020-02-28 00h41m por fbasilio
    Vlachodimos
    Grimaldo
    Dia s
    Samaris
    Almeida
    Tar aabt
    Pizzi (8)
    Cervi
    Rafa
    Chiqui nho
    Vinivius

    De momento é o melhor 11 inicial
    Pizzi no lugar do gabriel
    Weigl ? mais 20 biscas tipo RDT não vale nada !!
    T. Tavares e mt jovem pouca rodagem para estes palcos
    Ferro ? os 20 milhões teriam sido para um bom central ( Garay podia assinar a custo zero em janeiro )
    Grimaldo ? Está cansado !! N. tavares foi queimado a LD nunca mais jogou acordem se não nem o campeonato este ano !!

    #RUMO AO 38
    TT
    2020-02-28 00h31m por CreedEinsteinBratton
    O pior é que agora tem de jogar. Não há mais. O miúdo precisava de tranquilidade e de ser protegido. Jogar na B, ir a um ou outro jogo da equipa principal do campeonato ou taça.

    Diziam, e bem, que tinham de fazer 50j na B (+/-) antes de subirem e depois metem um júnior, que nem pré temporada fez, diretamente dos sub23 para jogos de Champions, LE, etc. . .
    Taarabt
    2020-02-28 00h27m por CreedEinsteinBratton
    Jogou muito e é, neste momento, o melhor jogador da equipa. Mas. . . o moço que remata para o 3ºgolo é dele. Culpa de Lage já que Taarabt não pode ser o 2ºmédio.
    Zerozero
    2020-02-28 00h25m por CreedEinsteinBratton
    Não viram o jogo de certeza. Weigl sim mas Chiquinho não?
    12
    jogos históricos
    U Quinta, 27 Fevereiro 2020 - 20:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Björn Kuipers
    3-3
    Pizzi 9'
    Rúben Dias 12' (p.b.) 36'
    Rafa Silva 47'
    Taras Stepanenko 49'
    Alan Patrick 71'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30
    ER
    eric7hag 23-04-2024, 22:12
    Koemanout 23-04-2024, 22:11
    Riba21 23-04-2024, 22:09
    Riba21 23-04-2024, 22:03
    Riba21 23-04-2024, 22:00
    Sir_jaof 23-04-2024, 21:54