placardpt
    Sporting visita Rio Ave

    À terceira é de vez? Ou não há duas sem três?

    2020/02/15 00:25
    E6

    Rio Ave e Sporting encontram-se pela terceira vez na presente temporada este sábado, em Vila do Conde. Os vila-condenses venceram os dois primeiros rounds (primeira volta e Taça da Liga), ambos em Alvalade, e procuram agora repetir a receita perante os seus adeptos, no Estádio do Arcos.

    O primeiro duelo marcou o fim da era de Marcel Keizer, num jogo que ficou marcado pelas três grandes penalidades cometidas por Sebastian Coates, e o segundo quase que deixou um leão ao comando do interino Leonel Pontes fora da Taça da Liga. Veremos se à terceira Silas consegue quebrar o enguiço ou se Carvalhal vai conseguir o pleno.

    Bruno já foi, Vietto não está, quem é que sobra?

    ©Carlos Alberto Costa
    O Sporting desloca-se a Vila do Conde órfão de liderança e, acima de tudo, de uma figura com clara capacidade para desequilibrar. Bruno Fernandes deixou o clube em janeiro e Vietto foi apontado por muitos como o substituto natural, mas também o argentino vai falhar a deslocação devido a castigo. Ao criativo juntam-se Marcos Acuña e Mathieu e o que sobra é um conjunto de jogadores com poucas provas dadas – Coates, Wendel e Battaglia são as exceções – e muito por provar.

    Um teste de fogo para Silas, que continua a tentar provar que tem capacidade suficiente para liderar o leão e deve regressar ao esquema de quatro defesas que utilizou na segunda metade frente ao Portimonense, sendo que Jovane, Borja e Eduardo (Doumbia é outra possibilidade) espreitam a titularidade. A última jornada trouxe o terceiro lugar que parecia estar a fugir, mas o pódio está longe de garantido e um deslize nos Arcos pode mesmo significar uma queda significativa na tabela.

    Repetir a receita

    ©Vítor Parente / Kapta+
    Se de um lado reina a instabilidade e o resultado pode mesmo ser fundamental, do outro está um Rio Ave em boa forma - quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos do campeonato -, numa confortável quinta posição, sendo que um triunfo até pode mesmo valer a subida ao terceiro posto, ainda que Carvalhal tenha desvalorizado essa possibilidade.

    Carlos Carvalhal teve capacidade para enganar dois técnicos leoninos e procura agora dar a volta a Silas. Para isso não vai contar com Dala, emprestado pelos leões, nem com o capitão Tarantini (castigado), mas mantém a base  – só é esperada a entrada de Al Musrati -, com Taremi à cabeça e os destemidos Diego Lopes, Nuno Santos e Lucas Piazón no apoio ao iraniano.

    O duelo está agendado para as 20h30 deste sábado e só um dos ditados vai resistir.

    U Sábado, 15 Fevereiro 2020 - 20:30
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Fábio Veríssimo
    1-1
    Lucas Piazón 2'
    Jovane Cabral 84' (g.p.)
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 21
    Forma
    Rio Ave
    2019/2020
    29J
    14V
    7E
    8D
    44-28G
    Sporting
    2019/2020
    33J
    17V
    3E
    13D
    51-43G
    A diferença passa por...
    Rio Ave
    Andraž Šporar

    O nome é recente e, até ver, ainda não é sinónimo de golos, no entanto, Sporar chegar ao primeiro golo com a camisola do Sporting pode ser uma das chaves para desbloquear o duelo a favor dos leões. Num jogo em que a turma de Silas pode ressentir-se das ausências de jogadores mais criativos, nada como um ponta de lança com faro de golo para disfarçar as lacunas.

    Sporting
    Mehdi Taremi

    23 jogos e 10 golos. São estes os números de Mehdi Taremi, avançado iraniano que tem sido uma das revelações da presente edição da Liga NOS e que já deixou a sua marca em Alvalade ao arrancar três grandes penalidades. Desta vez o objetivo é fazer mexer as redes, podendo ainda beneficiar de uma defesa leonina desfalcada de Mathieu e Acuña.

    Sabia que...by playmaker stats
    EQUIPASO Sporting perdeu três dos cinco últimos jogos (todas as competições)
    EQUIPASNos cinco últimos jogos, o Rio Ave marcou, pelo menos, dois golos em cada um deles
    EQUIPASJuntando todas as competições, o Rio Ave não perde há quatro jogos
    EQUIPASNa Liga NOS, o Rio Ave não perde há cinco jornadas
    JOGADORESCom 12 golos em nove jogos, Rui Jordão é o goleador dos duelos entre Rio Ave e Sporting
    CONFRONTOSEsta época, as duas equipas já se defrontaram duas vezes esta época, ambas em Alvalade, com dois triunfos do Rio Ave: 2x3 na Liga NOS e 1x2 na Allianz Cup
    CONFRONTOSA última derrota do Sporting em Vila do Conde foi em 2016/17, quando perdeu por 3x1
    CONFRONTOSO Sporting venceu no Estádio do Rio Ave FC (Arcos) nas duas últimas épocas
    CONFRONTOSOlhando para os confrontos entre as duas equipas apenas na Liga NOS, o Sporting apresenta uma clara vantagem: 33 vitórias em 51 jogos, enquanto o Rio Ave ganhou por seis vezes
    CONFRONTOSEm Vila do Conde, Rio Ave e Sporting defrontaram-se por 30 vezes, tendo o Sporting ganho mais de metade dos jogos (16). Os rioavistas somam cinco vitórias
    CONFRONTOSRio Ave e Sporting defrontaram-se por 60 vezes, com vantagem dos leões, que somam 36 vitórias, contra nove vitórias dos vilacondenses

    Fotografias(23)

    Liga NOS: Rio Ave x Sporting
    Liga NOS: Rio Ave x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Correção
    2020-02-15 15h29m por GERRARDandRONALDINHO
    *Ou então abre o Piazón/Diego à esquerda e o Nuno à direita, com o Piazón/Nuno e o Taremi ambos no ataque, num 4-4-2 pouco clássico e talvez até com alas invertidos, tal como o Carvalhal fez contra o Guimarães, o que me parece improvável e até bastante arriscado.
    Outra questão. . .
    2020-02-15 15h21m por GERRARDandRONALDINHO
    Visto que Tarantini está fora, será que o Rio Ave vai recorrer a Filipe Augusto para sair a 3 ou vai esticar o jogo directamente nas alas ou no ponta-de-lança?
    Prevejo muitas dificuldades para o Rio Ave na 1ª fase de construção jogando hoje sem Tarantini. Não vai ser fácil chegar a Diego Lopes (ou Piazón) sem aquele terceiro médio a atrair marcações, assim como poder fazer subir os laterais e articulá-los no ataque, por exemplo. A ver vamos. . .

    Os alas vão ter mesmo ...ler comentário completo »
    Hum. . .
    2020-02-15 15h04m por GERRARDandRONALDINHO
    Diego Lopes à direita num 4-3-3(?)? Não me parece que este desenho táctico faça muito sentido. . . Das duas uma:
    Ou entra o Mané para a direita, passando o Diego para o meio em detrimento de Piazón, mantendo este projectado 4-3-3 ou passa o Piazón para a esquerda, o Nuno para a direita e o Diego fica a 10 e volta o Carvalhal a jogar no seu predilecto 4-2-3-1, tal como fez contra o Benfica, por exemplo.
    Ou então abre o Piazón à esquerda e o Diego à direita a partir do centro,...ler comentário completo »
    Análise e prognóstico
    2020-02-15 01h02m por Reilherme1893
    Eu gostava que o Sporting CP perdesse para o SC Braga e FC Famalicão atacarem o 3º lugar com tudo, mas não sei porquê tenho um feeling que o Sporting vai ganhar 1-3, e o rio ave vai ser muito prejudicado pela arbitragem! Espero estar enganado!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.