placardpt
      SC Braga ganha no Estádio do Dragão

      Um en(canto) de Braga

      Com dois golos na sequência de pontapés de canto e com dois penáltis desperdiçados pelo FC Porto, o SC Braga venceu de forma categórica no Dragão e permitiu ao Benfica entrar mais descontraído no dérbi em Lisboa. Mais do que isso, Rúben Amorim deu uma prova superior de qualidade e competência da sua equipa, que soube discutir o jogo com o adversário - algo que tanto faltava a este clube contra Benfica e FC Porto.

      Uma questão de personalidade

      O arranque de jogo trapalhão, um pouco à imagem das corridas desenfreadas dos muitos adeptos que, em hora de ponta, já chegaram atrasados ao recinto, esbarrou parcialmente no madrugador golo do SC Braga. Também aos trambolhões, inicialmente anulado por fora de jogo e depois validado após consulta das imagens. Falamos 'parcialmente' porque, se por um lado os dragões se mantiveram indisciplinados no fio de jogo, por outro o SC Braga agigantou-se na personalidade.

      Xistra teve muito trabalho, mas decidiu normalmente bem ©Catarina Morais / Kapta +
      E é sobre isso que importa sobretudo falar pelos primeiros 45 minutos. Os portistas também tiveram as suas oportunidades, atenção. Marcano atirou à trave, Manafá driblou meio mundo e tiraram-lhe o golo na hora H, Alex Telles permitiu a defesa a Mattheus numa grande penalidade que o apagado Corona conseguiu arrancar a Raul Silva (já não voltaria do intervalo. Mas foi isso, fruto de duelos ganhos ou de investidas individuais. E nada mais. O fio de jogo azul e branco limitou-se à espera de uma ação de Otávio ou de uma desmarcação de Marega ou de Corona.

      No resto, aplauso ao SC Braga. Tantas são as vezes que se atribuem estes momentos de surpresa ao demérito do clube teoricamente mais forte, que neste caso seria uma injustiça para a personalidade vincada da equipa de Rúben Amorim. Não tanto pela organização, um 3x4x3 a atacar que passava a 5x4x1 a defender, com algumas falhas na forma como surgiam espaços entre-linhas. Mas sim pela impressionante calma e tranquilidade no momento com bola, a sair da pressão portista com qualidade e a conseguir colocar a bola nas faixas e, daí, no último terço. Aí, a definição não foi a melhor, mas os problemas foram vários para Manafá, Marcano e companhia.

      Sentia-se na plateia um burburinho. Ansiedade, insegurança e muito nervosismo.

      Duplo brinde, duplo desperdício

      Um a acabar a primeira parte, outro a abrir a segunda. Dois penáltis em pouco tempo para o FC Porto, em disparates de Raul Silva e de David Carmo (que o substituiu ao intervalo), e em desperdícios de Alex Telles e de Tiquinho.

      Telles falhou o primeiro e deu o segundo a Soares ©Catarina Morais / Kapta +
      Não se deveria aí falar de sorte madrasta. Exigia-se aos dragões maior frieza e qualidade na finalização. Mas nem tudo estava perdido, pois, pouco depois, Tiquinho redimiu-se a aproveitar um lance de Marega na direita. E entretanto Amorim tinha esgotado as substituições, o que lhe dava uma margem muito reduzida para poder abanar a equipa perante um contexto animicamente menos capaz, na teoria.

      A cabeça de Paulinho

      Só que, de repente, no melhor período portista, a equipa bracarense tornou a serenar. E, serenando, voltou a ter capacidade para ter bola e para fazer o adversário correr atrás dele. Rapidamente os espaços surgiram e, quando novo golo apareceu, em novo canto que surgiu na sequência de uma desmarcação de Paulinho, não se pode dizer que tenha surpreendido.

      ©Catarina Morais / Kapta +
      Claro que a velha máxima do «quem não marca, arrisca-se a sofrer» faz sentido, pois, concretizando as grandes penalidades, os portistas encaminhar-se-iam para o triunfo. Mas este jogo foi bem mais do que isso: foi a certeza de que este SC Braga é para ser levado muito a sério.

       

      Os últimos minutos, em que não houve capacidade portista para mais do que chuveirinhos, por entre o congelamento minhoto com bola, foram prova disso mesmo.

      U Sexta, 17 Janeiro 2020 - 19:00
      Estádio do Dragão
      Carlos Xistra
      1-2
      Tiquinho Soares 58'
      Fransérgio 5'
      Paulinho 75'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 17
      Lances Capitais
      GOLO INVALIDADO
      Na sequência de um desvio de Soares, Trincão rematou para um corte de Danilo. Fransérgio aproveitou a recarga e marcou mesmo, mas o árbitro entendeu fora de jogo de Raúl Silva.
      GOLO SC Braga!
      Fransérgio marca
      Fransérgio marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
      44´
      Alex Telles (FC Porto) falha a grande penalidade! Matheus atirou-se para um lado, a bola foi para o meio, mas o guarda-redes defendeu com o pé direito. Grande defesa.
      56´
      Tiquinho Soares (FC Porto) falha a grande penalidade! O avançado atirou ao poste! Incrível!
      58´
      GOLO FC Porto!
      Tiquinho Soares marca
      Tiquinho Soares marca o seu 6º golo na prova (14 jogos)
      75´
      GOLO SC Braga!
      Paulinho marca
      Paulinho marca o seu 9º golo na prova (14 jogos)
      A Chave

      Entrada de Galeno: Com o FC Porto balanceado para o ataque, Amorim lançou o ex-portista para prender Manafá e para voltar a dar possibilidade de a sua equipa respirar com qualidade. O brasileiro foi sempre ponto de referência, muitas vezes decidiu mal, mas, no fim das equipas, foi essencial para o ressurgimento bracarense.

      O Árbitro

      Jogo com muito trabalho para Carlos Xistra, que recorreu várias vezes ao VAR e que, no fim, teve uma arbitragem positiva. Ficam dúvidas sobre a zona onde Mattheus agarrou a bola numa saída na primeira parte, mas o golo bracarense é bem validado, os penáltis são bem marcados e, pela nova regra do fim da tripla punição, aceita-se apenas amarelo a Raul Silva.

      O Melhor
      Qualidade com bola

      Sabia o SC Braga, pelo poderio do adversário e pelo palco que pisava, que não teria tanta posse como nos jogos anteriores. Não foi isso um problema. Quando a teve, soube sempre o que fazer, foi sereno e esperou pelo surgimento da linha de passe e pelo espaço. Enorme demonstração de qualidade.

      O Pior
      Continua a faltar pensar o jogo

      Não é que seja um modelo esgotado, até porque Conceição deu novo desenho à equipa, tentou o 4x3x3 e Marega na esquerda. Só que o problema está na forma como a ligação é feita entre a defesa e o ataque. Otávio foi quem mais soube soltar-se das amarras minhotas, mas foi curto e o futebol portista foi, em suma, previsível. À espera dos rasgos individuais que não surgiram.

      Forma
      FC Porto
      2019/2020
      32J
      24V
      3E
      5D
      66-26G
      SC Braga
      2019/2020
      33J
      21V
      5E
      7D
      66-39G
      Sabia que...by playmaker stats
      Rúben Amorim mantém-se 100% vitorioso como treinador do SC Braga: 3 jogos, 3 vitórias
      4.ª vitória consecutiva do SC Braga (todas as competições)
      Com a derrota do FC Porto, só uma equipa ainda não perdeu em casa neste campeonato: o Gil Vicente
      2.ª derrota do FC Porto nesta edição da Liga NOS, depois de ter perdido na 1.ª jornada, frente ao Gil Vicente
      FC Porto perde 13 jogos depois. A última derrota tinha sido frente ao Rangers, na Liga Europa, em novembro
      SC Braga não ganhava ao FC Porto (todas as competições) desde 2015/16: 3x1 em casa, na Liga
      Vitórias do SC Braga em casa do FC Porto:
      1948/49: 0x1
      1959/60: 1x2
      2001/02: 1x2 (Taça)
      2004/05: 1x3
      2019/20: 1x2
      A última vitória do SC Braga no Dragão tinha sido em 2004/05 (1x3)
      15 anos depois, o SC Braga volta a vencer no Dragão
      2.ª vez neste campeonato que o FC Porto sai em desvantagem ao intervalo. Na ocasião anterior, empatou frente ao Marítimo (1x1)

      Fotografias(38)

      Liga NOS: FC Porto x SC Braga
      Liga NOS: FC Porto x SC Braga
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      SC BRAGA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Sérgio Conceição
      2020-01-18 12h33m por The_Knick
      É o único e principal responsável. Este é o terceiro ano a treinar o clube, TERCEIRO. Não começou esta época. No terceiro ano ainda não colocou a equipa a jogar. Treinador fraco, pouco humilde, e numa ou noutra situação já revelou desrespeito pelos adeptos. Afinal ele está a c@g@r para tudo e todos. Ninguém o pode contrariar. Para mim chega. Não consigo ver nem ouvir mais o SC sem o insultar. Não me lembro de ver um treinador tão protegido como este.
      Sérgio sê homem, já que...ler comentário completo »
      Li por aqui
      2020-01-18 12h25m por Avalanche27
      Sobre a vergonha que foi termos sido eliminados da Liga dos Campeões por o Krasnodar, acho que até nos fizeram um favor. Todos vimos a fase de grupos vergonhosa na liga Europa, na liga dos campeões estávamos sujeitos a fazer como o Benfica há 2 anos
      Futuro de Conceição. . .
      2020-01-18 12h23m por Nygma
      . . . vai depender do jogo com o Benfica daqui a algumas semanas. O campeonato ainda não está perdido para o FC Porto - não é impossível recuperar uma desvantagem de 7 pontos - mas se o Benfica não perder pontos e se vencer o jogo no dragão, penso que 10 pontos já é demasiado e, não acredito que Sérgio Conceição continue como treinador do clube. Muita coisa pode acontecer até ao jogo com o Benfica, mas, Sérgio Conceição não tem vida fácil, ainda para mais, quando se joga pouco. É verda...ler comentário completo »
      HA
      JAOF
      2020-01-18 12h13m por Halibut
      Na 1 época de Conceição em que fomos Campeões, curiosamente o Danilo lesionou-se e passamos a jogar melhor com o Sérgio Oliveira e Herrera ao lado, mas eu não acho que seja o Danilo o principal culpado, eu acho é que o planeamento do plantel é mal feito, existem lacunas graves principalmente na defesa e a mais notória é a falta de um lateral direito que pegue de estaca, ora está lá o Corona e faz bons jogos como dá na cabeça ao treinador e mete lá o Manafá. . .

      Depois temos ...ler comentário completo »
      HA
      Treinador
      2020-01-18 11h59m por Halibut
      Aproveitar que o Leonardo Jardim está livre, e contratar de uma vez um lateral direito, era tão simples quanto isto. . . Saravia ia já de vela assim como Aboubakar que está todo roto. . . O campeonato não está perdido, mas está bem mais complicado. . . Querem o Zé Luis então aproveitemos para vender e com o dinheiro dá para o tal lateral, como é possível um clube da dimensão do Porto estar a penar por causa de um lateral? Ora joga Corona ora joga o Manafá (que nunca na vida dele é jogador...ler comentário completo »
      Gestão
      2020-01-18 11h57m por tiger1974
      A gestão de um clube não é feita jogo a jogo, é para a época em curso e seguintes.
      As escolhas do SC parecem-me enquadradas em função da necessidade de venda de jogadores, para gerar mais-valias de 70M (mais-valias, não vendas, estas terão de ser superiores a 70M para gerar mais-valis de 70M).
      Ora se o clube precisa de vender, a única forma de conseguir maximizar esse valor é colocando os jogaores que pretende vender a jogar.
      Assim de repente, para fazer encaixe, t...ler comentário completo »
      O Porto
      2020-01-18 11h16m por Avalanche27
      Que olhe para o que o Benfica fez a época passada e despeça aquele asno enquanto é tempo.
      Jogo
      2020-01-18 10h49m por boixos_nois
      A diferença deste Fcp para o Benfica é mesmo essa, o Benfica de Lage pode ter jogos menos conseguidos e inclusivamente jogar mal, mas é unido é forte e tem jogadores com muita qualidade para várias soluções, se o Fcp é inferior, não o acho, acho que vem do treinador essa força. O Fcp ganha no estádio da luz, porque foi superior, porque mereceu, porque sofreu, porque deu tudo, porque jogou para ganhar. Nunca mais o Fcp fez um jogo assim desde então. Antigamente este Fcp era suficient...ler comentário completo »
      Chama-Portista
      2020-01-18 10h43m por Opiniao_Fofinha
      Não faz sentido? Achas que o Porto joga o suficiente para ganhar? A excepção à regra foi o jogo na Luz. Pra mim a derrota era esperada porque esta equipa não tem qualidade futebolística nenhuma, podem a espaços mostrar que têm raça mas é como já alguém escreveu, é muito show-off.
      Fofinha
      2020-01-18 10h41m por JAM79
      O Braga teve duas oportunidades de golo, teve a estrelinha neste jogo, quanto à arbitragem, explica lá, é que eu vi mais decisões a prejudicar o FCP que o Braga, apesar de não ter tido nenhuma influência no resultado, em lances divididos era sempre falta contra o FCP, os pênaltis são bem marcados, são pênaltis claríssimos!
      Chama
      2020-01-18 10h37m por JAM79
      O único treinador que eu acho que podia acrescentar algo nesta fase seria o André Vilas Boas, mas não creio que vá largar o projeto Marselha para pegar numa equipa remendada, não vejo mais nenhum treinador no mercado de trabalho com ganas para pegar no FCP.
      Derrota esperada
      2020-01-18 10h28m por Opiniao_Fofinha
      Beneficiaram de 2 penaltis bem assinalados e de várias decisões de arbitragem fofinhas e não aproveitaram. Esta derrota era esperada e resume-se em duas palavras: CULPA PRÓPRIA.

      O Braga teve algum mérito e encontrou a sorte que procurou, por isso marcou derrotando um Porto sem chama.
      Flopotegui
      2020-01-18 10h20m por JAM79
      Mudar agora não traz nada de bom, concordo que SC está com a imagem desgastada, mas agora é deixar acabar a época, na minha opinião!
      Chama
      2020-01-18 09h56m por JAM79
      Mudar de treinador neste momento era um tiro no pé.
      Flopotegui
      2020-01-18 09h55m por JAM79
      Amigo, se é só um, se o SLB perde pontos, muito difícil, mas não impossível, a culpa é da direção que tem vindo a enterrar o clube nos últimos anos, tudo o de bom que foi feito foi-se, enquanto o SLB aproveitou o modelo da boa gestão, tem vindo a fazer aparecer bons valores, tem apostado neles e faturado desportivamente e financeiramente.
      No fim só pode ser um campeão, infelizmente a luta é só a dois à demasiado tempo!
      Análise (agora a frio)
      2020-01-18 09h38m por JAM79
      Marche: sem responsabilidade nos golos, continua a meter, mal, bolas no meio.
      Manafá: fez o melhor jogo a jogar a LD pelo FCP, bem a defender e a atacar.
      Mbemba: sem muito trabalho, cortou o que podia.
      Marcano: bom jogo, com mais trabalho que o companheiro, muito certinho.
      Alex Telles: jogo ao seu estilo, muitos cruzamentos, bateu bem o pênalti, o GR defendeu com muita sorte.
      Danilo: continua em baixo de forma, não destrói, não constrói, corpo...ler comentário completo »
      Os penaltis falhados
      2020-01-18 09h06m por -CFB-1919-
      Responsabilizar o Sérgio Conceição pelos penaltis falhados é absolutamente ridículo. Na minha perspectiva a ingratidão para com o SC é revoltante e quer-me parecer que este modus operandi de se arranjar um bode expiatório é orquestrado intencionalmente para que outros responsáveis possam sacudir a água do capote e sair incólumes. Todavia, algo que é factual e sustentável estatisticamente e através da observação dos jogos é que está equipa do FCP é demasiado dependente da eficácia em lances d...ler comentário completo »
      Pessoal
      2020-01-18 08h50m por Porto1985
      Bom dia!
      aqui vai a minha opinião a frio:
      Campeonato perdido, sem margem de dúvida. . . .
      agora de quem é a culpa?
      SC? sim!!
      mas só dele? NÃO

      o que se exige até ao final da época?
      ganhar as 2 Taças e fazer uma graçinha na Liga Europa. . . . .
      no campeonato temos que morder os calcanhares ao líder!

      Bo fim da época fazemos contas
      MA
      Fcp
      2020-01-18 02h24m por Markes88
      Não vi o jogo. Vi apenas os lances, e realmente os penaltis são bem marcados.

      Do que pude constatar, parece-me muito mais grande demérito do Fcp do que enorme jogo do Braga. . . . calhou venceram lá 15 anos depois num jogo que correu muito mal ao Fcp na finalização.

      Quando se tem 2 penaltis justos e falha-se ambos, há pouco a parabenizar a equipa contrária que abordou muito mal os lances. Tiveram claro mérito a ir lá pouco à frente pouco mas conseguir ser efi...ler comentário completo »
      Porto
      2020-01-18 01h05m por MiPorto
      Que é isto? Meu porto onde andas?

      O tempo de SC ja à muito que chegou ao fim mas o presidente insiste no "Pedroto". Infelizmente acho que ficará ate ao fim da época mas o ideal era ir ja e tentar trazer um treinador com provas dadas (Leonardo jardim, JJ, . . . )

      O campeonato infelizmente ja me parece tar perdido. . Mesmo conseguindo uma segunda volta sem falhas, o clube da Luz não irá ceder a liderança (nem que seja preciso um empurraozinho :) )

      Acorda Porto!! Queremos o nosso Porto de volta. .
      SC
      2020-01-18 00h47m por VerdeRubro
      Amigos, aquilo que vi o SC fazer ao Nakajima me incomodou bastante, pois não vi ali nada de positivo, vi um tresloucado a atacar um inocente, o japonês jamais recupera a confiança com aquele tipo no banco,

      Comparem por exemplo com o que o JJ fez com o Renier ou com o Rafinha, ali vimos um "pai" a chamar à razão a um "filho", não sentimos prepotência nem pavor apenas autoridade e respeito.
      VerdeRubro
      2020-01-18 00h37m por f1950
      Concordo completamente. Lideranças excessivamente autoritárias raramente dão certo.
      VerdeRubro
      2020-01-18 00h33m por CreedEinsteinBratton
      É exatamente isso. Liderar pelo medo nunca resulta a longo prazo. Outros lideram pelo exemplo e vê-se.

      O Sr Frontal não tem nível para treinar um clube da dimensão do FC Porto. Confundem portismo (mais prepotência, falta de educação, etc) com competência e depois é isto.
      -CFB-1919-
      2020-01-18 00h27m por iSMURF4
      E o futebol paupérrimo do FC Porto é culpa de quem?
      penalties falhados
      2020-01-18 00h25m por VerdeRubro
      É sim culpa do treinador, porque a confiança vem do banco.

      Quando tens um treinador temperamental e instável, revoltado com a vida e explosivo, não consegues ter jogadores calmos confiantes e seguros.

      Quando vi o que este tipo fez ao Nakajima em pleno relvado no fim de um jogo, fiquei convicto que jamais um tipo destes tem um grupo de homens do seu lado, só pelo medo e ai meus amigos é uma questão de tempo a ir pelas canas a dentro.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Euro
      Oficial
      Equipa de arbitragem lusa nomeada
      Artur Soares Dias vai marcar presença no Campeonato da Europa do próximo verão. O árbitro português, de 44 anos, está entre os 18 árbitros nomeados ...