placardpt
    Tondela ganha em Famalicão

    O proveito do Beirão

    2019/12/07 20:09

    A grande sensação do campeonato não está bem, pelo menos no que toca aos resultados. Desta vez foi o Tondela a aproveitar, num 2x3 apenas decidido na reta final da partida e por um Murillo que tinha sido réu no início da segunda parte. 

    Os comandados de João Pedro Sousa somam a quarta jornada consecutiva sem qualquer vitória. E há uma visita ao Estádio da Luz marcada para a próxima semana...

    Dois jogos, três golos

    A qualidade na definição faltou aqui e ali, não existiram muitas oportunidades claras, mas os três golos que Famalicão e Tondela ofereceram ao público no final dos primeiros 45 minutos foram consequência de duas estratégias e formas de jogar completamente distintas mas que conseguiram ser efetivas. Os da casa mais dominadores na frente e erráticos atrás; os beirões mais preocupados com a organização defensiva e perigosíssimos na bola parada e na transição. 

    A sensação orientada por João Pedro Sousa voltou a não abdicar da sua identidade. O problema é que o modelo trazia algumas incoerências e brechas, como a que foi quase sempre criada por Riccieli, habitual central, no flanco direito da defesa. O brasileiro foi particularmente desastrado no lance do segundo golo, materializado por Xavier, já depois de Pepelu ter aproveitado um canto batido pelo melhor elemento beirão durante os primeiros 45 minutos, João Pedro. Ainda antes dos 20 minutos...

    Pepelu marcou pela primeira vez ©Catarina Morais / Kapta +

    Os momentos junto à baliza de Vaná tornaram o ambiente mais pesado, mas não impediram que o Famalicão continuasse a ser mandão. O problema é que do outro lado estava uma organização bem oleada e um Cláudio Ramos que teve inspiração suficiente para impedir de forma espetacular a redução do marcador por Fábio Martins. 

    O fantasma de uma dupla desvantagem ao intervalo pairava no Municipal, no momento em que Pedro Gonçalves teve um dos momentos de maior discernimento da primeira parte, colocando a bola redondinha na cabeça de Roderick, que só teve de desviar de forma subtil para um score bem mais justo. 

    Até à última

    No filme dos segundos 45 minutos, saltamos até aos 49 para reportar um dos falhanços da época na Liga NOS. O Tondela entrou com menos um avançado e mais um central, mas foi capaz de sair um par de vezes com muito perigo em transição e, num desses lances, Murillo falhou de forma escandalosa, mesmo à boca da baliza, sem que ninguém estivesse intrometido na jogada. Terá pesadelos, seguramente...

    Quem não marca, sofre. O ditado é já conhecido, tão velho quanto o próprio jogo, e foi o Famalicão de João Pedro Sousa a aproveitá-lo da melhor forma. O protagonista voltou a ser o mesmo, Pedro Gonçalves, desta vez em condução, o marcador foi Fábio Martins, na marcação de uma grande penalidade. 

    Entrou-se, então, na fase mais caótica e imprevisível do jogo. A bola a circular de forma rápida, as duas equipas a abrirem alguns espaços nas respetivas zonas defensivas e várias oportunidades, como a de João Pedro, muito bem defendida por Defendi, ou a de Anderson, que não conseguiu ter a melhor mira com o pior pé, o direito. Mas estava rasgadinho, quentinho, interessante de seguir. 

    A partir do minuto 85, houve mais Famalicão, bem mais. A turma de João Pedro Sousa correu muitos riscos, subiu linhas, colocou um Toni Martínez mais posicional, mas o golo apareceu do outro lado. Murillo foi rato, desmarcou-se muito bem, nas costas da defensiva contrária, e contornou Defendi com toda a calma. A clarividência que lhe tinha faltado apareceu...e bem a tempo!

    jogos históricos
    U Sábado, 07 Dezembro 2019 - 18:00
    Estádio Municipal de Famalicão
    João Bento
    2-3
    Roderick Miranda 39'
    Fábio Martins 54' (g.p.)
    Pepelu 6'
    António Xavier 19'
    Jhon Murillo 90'

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal de Famalicão
    Estádio Municipal de Famalicão
    Portugal
    Vila Nova de Famalicão
    Lotação5 186
    Medidas105x68
    Inauguração1952
    Lances Capitais
    GOLO CD Tondela!
    Pepelu marca
    Pepelu marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
    19´
    GOLO CD Tondela!
    António Xavier marca
    António Xavier marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
    39´
    GOLO FC Famalicão!
    Roderick Miranda marca
    Roderick Miranda marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    54´
    GOLO FC Famalicão
    Fábio Martins marca de grande penalidade!
    Fábio Martins marca o seu 7º golo na prova (12 jogos)
    70´
    GOLO INVALIDADO FC Famalicão
    Anderson Oliveira consumou a reviravolta, mas João Bento anulou o lance por posição de fora-de-jogo. Nota para a grande intervenção de Cláudio Ramos a negar o golo na primeira tentativa!
    90´
    +7
    GOLO CD Tondela!
    Jhon Murillo marca
    Jhon Murillo marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
    Positivo
    Olhos na vitória

    O Tondela atacou menos, esteve mais expectante, mas este é um elogio que estendemos às duas formações em campo. Famalicenses e beirões procuraram quase sempre a vitória e a baliza adversária. 

    Negativo
    Duas unidades a menos

    Já abordámos a questão de Riccieli, que não trouxe nada de bom ao jogo defensivo e ofensivo do Famalicão, acrescentamos agora o contributo nulo que Tomislav deu ao ataque tondelense. Duas saídas ao intervalo absolutamente justas e justificadas. 

    Forma
    FC Famalicão
    2019/2020
    16J
    8V
    4E
    4D
    28-24G
    CD Tondela
    2019/2020
    15J
    5V
    3E
    7D
    14-18G
    O Árbitro

    Acertou no lance da grande penalidade cometida sobre Pedro Gonçalves e tem o benefício da dúvida no golo anulado ao Famalicão. Ainda assim, não podemos deixar de criticar o muito tempo de paragem, mesmo tendo em conta a dificuldade. 

    Fotografias(20)

    Liga NOS: Famalicão x Tondela
    Liga NOS: Famalicão x Tondela
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC FAMALICÃO
    EMPATE
    CD TONDELA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FA
    Ok
    2019-12-08 02h14m por famaaa
    Somos porto, bom comentário.
    Ispeak, compro já o 6lugar
    SO
    Fama
    2019-12-07 23h19m por SomosPorto1989
    Ainda me lembro bem de quando estavam em 1º de ver comentários a dizer que eram candidatos ao título, que iriam lutarp elo título até ao fim lol como portista até curtia que isso acontecesse para diversificar um pouco mas só alguém que vive num mundo cor-de-rosa é que acreditava nisso, era praticamente certo que a dada altura iriam começar a cair e depois da derrota do Dragão tem sido uma queda livre, desde então já se passaram 5 jogos e apenas ganahram um jogo contra o Gil Vicente, depois e...ler comentário completo »
    FA
    Ok
    2019-12-07 23h05m por famaaa
    Só isso? Isso é o dia a dia dos clubes. Fases boas más etc.
    Nao te enerves
    FA
    AguiaEncarnada
    2019-12-07 22h50m por famaaa
    Mas a questão é que não é fogacho nenhum. Se sabes algo de bola, diz em que te baseias para dizeres isso. E o que viste de tão mau hoje, sendo assim como dizes
    Natcho González
    2019-12-07 22h43m por RFilipeTomaz
    Mais uma jornada aziaga para a imprensa desportiva portuguesa que não perde uma oportunidade de diminuí-lo quando não vence.

    Tem sido assim desde o início!

    Eu nem sou adepto do Tondela, mas até já torço por eles (excepto contra o Benfica) apenas pelo prazer de ver alguns paladinos a engolir uns quantos sapos.

    É ridícula a perseguição que têm feito ao homem!

    São já 18 pontinhos.

    Os mesmos que Braga, e ainda menos golos sofridos que Sporting.



    FA
    Nada e muito a dizer
    2019-12-07 22h10m por famaaa
    Erros da arbitragem uma das razões. Não só, mas também. Quantos penaltis por mão é que já foram marcados como o que nao foi hoje? E onde está o fora de jogo que dava o 3. 2. Vejam e comentem seriamente.
    Nao consigo criticar nem vejo crise futebolística no Famalicão. Mesmos princípios, oportunidades. Talvez mais azar, fase com menos sorte. Normal.
    Famalicão
    2019-12-07 20h47m por CreedEinsteinBratton
    Joga muito bem. Veremos se consegue lutar pelo apuramento europeu.

    Não são estas equipas que diminuem a qualidade do nosso futebol. Muito bem.
    Roby_Is_Back
    2019-12-07 20h46m por CreedEinsteinBratton
    Acha mal. O jogador do Fama está adiantado em relação ao Cláudio Ramos. Apenas tem o Bruno Wilson penso eu depois dele.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.