placardpt
    Águias passam com dificuldades em Vizela

    Caiu um gigante, passou o Benfica

    Não nos interpretem mal nem sintam que, com este título, estamos a menosprezar o Benfica e a sua passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal. A sua dimensão acabou por vir ao de cima e, nos últimos 20 minutos, virou o jogo de forma natural. Só que o Vizela merece totalmente a referência porque não foi nada menos do que gigante.

    Com menos um desde a expulsão de Ericson, a meio da primeira parte, a equipa vizelense foi formidável não apenas na forma como condicionou o incomparavelmente mais dotado Benfica, mas sobretudo pela capacidade que teve de ameaçar marcar mais e causar uma tremenda surpresa, que seria muito maior para quem não tivesse visto o jogo.

    CP? E daí?

    Claro que as forças nunca são as mesmas. Sem dúvida que a qualidade é muito diferente. Obviamente uma joga a Champions e é campeã nacional, outra anda há alguns anos no Campeonato de Portugal a tentar regressar aos profissionais. Tudo isso é verdade, tal como a velha máxima de que no futebol são 11 de cada lado.

    Ericson precipitou-se e foi expulso ©Vítor Parente / Kapta+
    A tudo isto, o Vizela equilibrou com mais vontade, maior conhecimento do adversário, mais objetividade e, acima de tudo, mais organização. Quando Samu, logo ao minuto 6, abriu o ativo, depois de até aí se perceber que era uma equipa de azul a querer bater-se de igual para igual com a de encarnado, muitos ficaram surpreendidos. Também nós, claro.

    Só que, à medida que a primeira parte ia avançando, sem que o Benfica conseguisse mais do que passes longos de Gabriel ou lances de Grimaldo, ora acelerando, ora de bola parada, muito pouco capaz de surpreender um Vizela que não se encolheu para defender o 1x0 - podia mesmo ter aumentado o marcador, a surpresa passou a certeza de que há, nesta equipa de Álvaro Pacheco, muito mais qualidade e arte do que o estatuto poderia aparentar.

    Arquitetados por um Samu que apenas pode estar neste patamar se a justificação for algumas más escolhas de carreira ou incapacidade de corresponder quando esteve ao mais alto nível, a equipa da casa era também injetada por uma bancada vibrante e crente que, em contexto de taça, não há impossíveis. Tudo somado, um atrevimento que merecia da plateia o mais forte aplauso e do Benfica as maiores ansiedades. Aliás, isso se viu em várias situações que resultaram em amarelos por puro nervosismo da equipa de Lage.

    E bem pior teria sido se, do outro lado, não houvesse uma exceção: Ericson foi desastrado e, sem medir o limite, fez duas faltas merecedoras de cartão, deixando a equipa com menos um. Problema? Para o Benfica talvez...

    Samu fez um jogaço ©Vítor Parente / Kapta+
    Mesmo com menos um, o que desde logo pressupôs um adversário mais ofensivo e uma menor capacidade para ter bola, ao Vizela volte-se a gabar a organização. Foi expulso o médio defensivo, não foi preciso banco, visto que a linha de quatro do meio-campo recuou para um 4x4x1 que fechou as linhas aos encarnados e, estranhamente, fez também desaparecer Chiquinho, o melhor das águias até então.

    A alteração de Lage era fácil de prever e aconteceu ao intervalo, com Vinícius a juntar-se a De Tomas, saindo Samaris. Nem por isso resultou. O Vizela, sem precisar do muitas vezes apetecível anti-jogo, privilegiou o espetáculo, apaixonou a plateia e motivou 'olés' (não estamos a brincar, ouviram-se mesmo). Numa exibição de gala, das que qualquer treinador que seja David deve mostrar à sua equipa antes de defrontar Golias, os rapazes vizelenses não se perpetuavam no setor defensivo e arriscavam sempre as idas à frente. Também é mesmo verdade, o segundo podia ter voltado a acontecer.

    Tempo para os criativos, que chegaram

    Bruno Lage continuava a ver a equipa incapaz. Numa opção corajosa, Álvaro Pacheco mantinha a linha defensiva relativamente subida e, na transição defensiva, muitas vezes se via o Benfica colocar quatro na frente, para quatro do Vizela, convidando ao jogo mais direto que era quase sempre resolvido na antecipação. A isso, Lage respondeu com Pizzi com Chiquinho no meio, Jota e Caio a apoiarem os dois da frente. Foram-se os operários, chegaram os criativos e assim o jogo virou.

    Jota assistiu para o primeiro ©Vítor Parente / Kapta+
    Jota assistiu RDT para o empate e, aí sim, mesmo com a vontade inabalável, o Vizela quebrou. Fisicamente, era notória a menor frescura e, esfumada a vantagem, deu para passar à fase da contenção. Era, perante o (tardio) despertar do Benfica, preciso serenar o jogo e tentar o prolongamento.

    Só que o tal espaço nas costas da defesa do Vizela haveria de trazer dissabor, pois nisso Carlos Vinícius é exímio e, numa corrida à procura do passe de Caio Lucas, foi mais forte que o opositor e conseguiu o golo da vitória.

    Nos últimos 20 minutos, enfim, o Benfica conseguiu a superioridade que se esperava. Mas só aí. E esse é o maior elogio possível a um Vizela que não merecia cair sem prolongamento.

    Ver também

    U Sábado, 23 Novembro 2019 - 20:45
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Hélder Malheiro
    1-2
    Samu Silva 6'
    Raúl de Tomás 70'
    Carlos Vinícius 86'
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Lotação6 000
    Medidas105x68
    Inauguração1989
    Fase4ª Eliminatória
    Lances Capitais
    GOLO FC Vizela!
    Samu marca
    Samu marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    70´
    GOLO Benfica!
    Raúl de Tomás marca
    Raúl de Tomás marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    86´
    GOLO Benfica!
    Carlos Vinícius marca
    Carlos Vinícius marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    Minuto 67: Lage tirou Gabriel (Samaris já tinha saído) e colocou Caio Lucas na esquerda, Jota na direita e um miolo com Chiquinho e Pizzi. As melhorias foram imediatas e os golos surgiram naturalmente.

    O Árbitro

    Hélder Malheiro foi rígido nos cartões, mas o critério pareceu correto e foi assim que conseguiu segurar o jogo, visto que na segunda parte os jogadores protestaram bem menos num jogo intenso e de nervos de parte a parte. Bem nas áreas, numa arbitragem globalmente bem conseguida.

    O Melhor
    Não se diga que foi alma

    Não foi, foi muito mais do que isso. A equipa do Vizela teve uma enorme vontade de aproveitar as forças das câmaras televisivas mediáticas para mostrar a grande equipa que tem e fê-lo com uma espetacular organização e uma sabedoria do que fazer em campo notável, num jogo em que havia tudo para tremer das pernas.

    O Pior
    Aquele cartão...

    Não foi no imediato, porque a equipa do Vizela se organizou muito bem mesmo com menos um elemento, mas a longo prazo é evidente que menos uma peça faz muita diferença, sobretudo contra equipas de alto nível. Ericson precipitou-se e, mesmo que surja a discussão sobre se foi um critério demasiadamente apertado ou não, já tem experiência suficiente para não se expor daquela maneira.

    Forma
    FC Vizela
    2019/2020
    14J
    12V
    1E
    1D
    37-9G
    Benfica
    2019/2020
    18J
    13V
    1E
    4D
    39-13G
    Sabia que...by playmaker stats
    Foi a 3.ª vitória com reviravolta do Benfica frente a equipas de 3.º escalão ou inferior na Taça de Portugal, a 2.ª nos 90 minutos:
    2019 Vizela, 1-2
    2004 AD Oliveirense, 4-1 a.p.
    1972 Cova da Piedade, 3-6

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FC Vizela vs SL Benfica para finalizar!
    2019-11-24 16h10m por incomodativo
    Já a vitória do SL Benfica saiu cara pois foram 20 milhões de euros por um golo mais o pagamento da celebração católica, a menos que esta tenha sido de "borla" ou como quem quer dizer oferta de 4 jantares entradas num museu e umas t-shirts do grande profissional pantera!
    RDT
    2019-11-24 15h10m por Migas29
    É clara a crise de confiança que está a passar. . . Tem falhado muitos golos, sem esquecer que algumas situações que pode rematar à baliza e não o faz. . . Falo dele mas o mesmo se passa com Samaris. . . Ficar sem jogar durante muito tempo é assim. . . Não percebo como dizem que Caio Lucas jogou bem. . . Fez a assistência para o segundo golo e de resto? Fartou-se de falhar passes fáceis e no 1 vs 1 nada produziu. . . Falavam mal do RDT a SA por não fazer golos mas o Chiquinho mandar balõe...ler comentário completo »
    MA
    AguiaEncarnada
    2019-11-24 12h58m por Markes88
    Ao menos tentou, os outros nem por isso. Grimaldo nunca defende bem, raríssimas vezes é destaque pelo que defende. E isso também acontece porque os extremos do Benfica são muito atacantes se tirarmos o Cervi, que é o único que lhe ajuda mais nessa tarefa. . . .

    Se se comparar com o Almeida, que fez prai 10 cruzamentos maus, é preferível ver Grimaldo sacar apenas 2-3 cruzamentos, mas com mais intenção.

    No geral, dos titulares, pareceu-me o mais razoável ontem no meio de tanto vazio de ideias.
    MA
    Jogo horrível. . . .
    2019-11-24 12h25m por Markes88
    Parecia ontem que o Benfica estava a jogar na LC, tendo em conta que o nível de agressividade lá costuma ser abaixo de zero e vimos muito disso contra o Vizela. . . .

    Há jogadores que parecem ter perdido a confiança no Lage. Surgiu essa mesma questão na 2época do Rui Vitória, a equipa perdeu fio de jogo de um momento para o outro, e curiosamente foi sempre nas renovações destes treinadores.

    Samaris é o exemplo perfeito disso. Elogiei-o imenso pela 2volta époc...ler comentário completo »
    PE
    Vizela
    2019-11-24 12h11m por PedroFerreira82
    Um grande jogo por parte do vizela, não foi um jogo mau do benfica mas sim um grande jogo por parte do vizela que mais uma vez demonstrou a enorme qualidade existente no CNS. Ja agora deixar aqui um aparte para toda a gente de vizela que demonstraram que é de vizela deve ser adepto do vizela, e apoiaram sempre e em grande numero o seu clube. É de orgulhar ver que cada vez mais as pessoas apoiam os clubes das suas próprias terras e que cada vez mais seguem o caminho normal que é o seu clube...ler comentário completo »
    Benfica
    2019-11-24 09h51m por estaramosold
    Mais do que a qualidade dos jogadores, a lacuna que salta mais á vista é a falta de agressividade.

    Qualquer equipa de meia tijela que esteja disposta a fazer jogo durinho e pressão alta condiciona imenso o Benfica, é uma miséria ver o meio campo a jogar. Samaris está numa forma horrivel, Gabriel ontem irreconhecivel, Pizzi pouco melhor, Jardel nem para suplente parece, RDT é ridiculo para não dizer pior, Jota não mostra nada para andar a pedir contratos milionários. . . <...ler comentário completo »
    MA
    Zerozero
    2019-11-24 07h43m por Marshmallow
    Engraçado o primeiro parágrafo da crónica. O jornalista a desculpar-se pelo título (aliás bem criativo) que deu à mesma. Convém explicar bem, não vá o benfiquistão despedi-lo por justa causa. O seguro morreu de velho. . .
    WE
    Ó Lage, vai pó c. . .
    2019-11-24 02h41m por Weezard
    Acho que o Lage já deu o que tinha a dar. A rotação que ele faz da equipa não lembra a ninguém, o Benfica está a jogar tão mal ou pior que na pior fase do Vitória e o gajo continua com as justificações da treta para as suas escolhas injustificáveis de onze.
    Depois o resultado é sacar vitórias a ferros contra equipas do 50º escalão, que defende com a conversa mole de que são grandes jogadores com experiência de primeira divisão e equipas com uma excelente estrutura.
    Se são est...ler comentário completo »
    Benfica
    2019-11-24 01h55m por JHendrix
    Ainda bem que não vi esta desgraça. É constrangedor ver certos jogos do Benfica. . .

    Terça feira com o Leipzig é mais do mesmo no adeus a Champions. . . Outra coisa não será. . .
    H20Neverdies
    2019-11-24 01h06m por Kurika
    Descer 5 equipas da 2ª Liga é um bocado exagerado. Não te esqueças que estás a falar de uma liga profissional vs liga não-profissional. Muitos clubes não iam conseguir adaptar-se a esse sobe-desce constante e a terem que alterar quase todo o seu modelo de ano para ano.
    Deviam descer 3 em cada campeonato.
    Em relação a dizerem que o Vizela "não estaria a lutar para descer se estivesse na 1ª Liga", é difícil dizer isso. A Taça é outro contexto, na liga muito provavelmente não j...ler comentário completo »
    WU
    Se fosse
    2019-11-24 00h16m por wubanga
    O florentino ou qualquer outro do Benfica era expulso????????
    JS
    Nem 30 minutos de jogo e . . .
    2019-11-24 00h01m por jsilva77
    . . . Catão vermelho para um jogador do Vizela, num critério que, ora bem . . . Lá vem a velha discussão, aí se fosse ao contrário, ou o Rúben Dias, que dá cacetada que se farta todos os jogos, enfim . . .

    Penso que o Vizela merecia, no mínimo, o prolongamento, a é futebol e muito resistiram eles com 10 jogadores . . . Bravo . . . Bravos . . . E assim continua o SLBenfica no seu caminho imaculado . . .
    BestInTheWRLD
    2019-11-24 00h01m por CreedEinsteinBratton
    Ele nunca foi nada por aí além mas depois desta última lesão está ao nível do Jardel. . .
    RDT
    2019-11-23 23h11m por pedropereira934
    Depois de Adrian Lopez pensei que era impossível haver alguém pior, na relação qualidade/preço, mas enganei me, RDT é mil vezes pior, o homem nem correr sabe. Os benfiquistas que dizem que Seferovic é o pior avançado do Benfica devem fumar muito daquela coisa que faz rir, o suíço coxo é melhor que RDT e Vinicius juntos. Podem manda lo para o norte, eu pessoalmente não me importava.
    Samú
    2019-11-23 23h06m por Kurika
    "Arquitetados por um Samu que apenas pode estar neste patamar se a justificação for algumas más escolhas de carreira ou incapacidade de corresponder quando esteve ao mais alto nível".

    Sim, como boavisteiro, posso confirmar que o rapaz tremia como varas verdes sempre que era chamado a jogar de xadrez ao peito. Mas concordo que tem mais qualidade do que um CNS.
    É preciso ter em conta que para estas equipas, a Taça é o jogo da vida. Fazer um bom jogo aqui pode valer até...ler comentário completo »
    Meh
    2019-11-23 23h05m por darkrevenge16
    Benfica a jogar mal e porcamente, como já vem sendo hábito, com a previsível desculpa de se ter jogado com as reservas. Salvou-se o resultado que é curto. E muito respeito ao Vizela que a jogar com menos 1 e em vantagem no marcador não meteram o autocarro e disputaram o jogo. Que venha a próxima fase e pede-se mais futebol.
    WU
    É assim sempre
    2019-11-23 23h03m por wubanga
    Jogos do porto critério largo do tamanho do buraco de ozono, para quem tem duvida ver jogo marítimo e Boavista desta época. Contra o Benfica critério curto como o meu 3° olho.
    É assim en Portugal quem disser o contrário é desonesto intelectual
    Anh mais uma coisa todo a gente já conhece este padre
    Benfica
    2019-11-23 23h02m por Migas29
    Se fosse aos jogadores, dava uma a la Southampton e dava o salário desta semana ao Vizela e aos adeptos que foram ver aquela vergonha. . . Só estou para ver o jogo de quarta feira
    Vergonha este benfica
    2019-11-23 22h54m por Minnowkr
    A jogar contra 10 desde os 25 contra uma equipa da 3 divisão, e "sem poupanças e a dar tudo" a jogar esta miséria. . . Nem quero imaginar se tivéssemos poupado. . . Quer vergonha a que o Benfica chegou, muito obrigado Lage pela época passada mas acho que está na hora de pores o lugar à disposição. . Quarta vai ser bonito vai
    MA
    Benfica
    2019-11-23 22h51m por manso98afl
    Mais do mesmo, quando é preciso jogar com mais 1 para se ganhar ao Vizela está tudo dito. Quarta-feira há mais!

    Parabéns ao Vizela, caiu de pé!
    Parabéns
    2019-11-23 22h49m por Rakitskiy
    Ao Vizela grande exibição mesmo com 10 n encolheu jogaram em equipa criaram bastantes situações de perigo
    Mais uma equipa a mostrar que no Cns ha jogadores e equipas com qualidade.
    Quanto ao Benfica mais do mesmo exibição mediocre sem ideias mesmo contra 10. . . Mesmo tirando 4 ou 5 titulares tem obrigação de fazer mais do que isto
    É facil assim. .
    2019-11-23 22h47m por moreno07
    Jogar com 10 contra um clube do campeonato de portugal. .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Avançado desabafou nas redes sociais
    Através das redes sociais, Marcus Rashford respondeu, na noite desta sexta-feira, a um adepto do Manchester United, que comentou a sua opinião sobre a «forma nojenta» com ...