placardpt
    Portugal vence na Noruega

    Tanta qualidade não merecia tanto sofrimento

    2019/11/19 19:30

    A seleção portuguesa de sub-21 foi à Noruega subir ao segundo lugar do grupo 7 de qualificação para o Europeu, graças a um suado triunfo por 2x3 construído com golos de Fábio Vieira (o melhor em campo), Jota e Florentino Luís. 

    Portugal entrou em grande, marcou dois nos primeiros 20 minutos, mas a tarefa tornou-se mais difícil a partir dos 29', face à expulsão de Diogo Queirós.

    Defender tornou-se uma tarefa bem mais exigente e apesar de ter conseguido chegar aos 0x3 a seleção lusa sofreu dois golos perto do fim e teve de sofrer muito para segurar os três pontos.

    Um sprint antes da longa maratona

    Por sprint entenda-se o arranque fulgurante de Portugal na partida em Drammen, que fez com que tudo parecesse mais fácil do que acabaria por ser. A jogar em 4x3x3 (como é hábito), com Fábio Vieira como novidade no lado direito do ataque e a fazer companhia a Jota e Rafael Leão, o trabalho ofensivo foi produtivo e eficaz desde muito cedo.

    Bastaram dois minutos, aliás, para a vitória se tornar provável. Fábio Vieira foi do flanco para a grande área, recebeu com o peito um cruzamento atrasado de Jota e atirou de pé esquerdo para um grande golo inaugural.

    Em vantagem mais cedo do que o esperado, Portugal ficou uma equipa tranquila, com progressão serena no terreno, em total controlo das operações. As coisas saíam com naturalidade, dava para Thierry Correia ver um cruzamento largo quase dar em golo e para Fábio Vieira tentar o segundo num remate que não saiu tão bem como o anterior.

    Com 20 minutos, o mesmo Fábio Vieira - que belo jogo do número 23 - entregou a Rafael Leão um passe longo e a bola foi depois para Jota, que em zona de finalização atirou à ponta-de-lança para ampliar a vantagem. Leão, pouco depois, não ampliou mais ainda porque não calhou.

    Corria às mil maravilhas, tudo parecia fácil, mas aos 29' a tarefa tornou-se bem mais exigente para os portugueses, que passaram a ser dez. Depois de um primeiro amarelo questionável, Diogo Queirós entrou de forma dura sobre um adversário e foi mais cedo para o balneário. 

    A sofrer até ao fim

    A partir desse momento, ainda muito cedo na partida, o jogo mudou. A tática portuguesa foi a primeira a mudar, como esperado: Leão, a referência do centro de ataque, foi sacrificado para Tiago Djaló equilibrar a defesa. A Noruega viu a oportunidade para ter mais bola e agarrou-a. Passou a haver bem mais fluidez na tática dos nórdicos, ainda que não se aproximassem de Diogo Costa, não fazendo muito mais do que bolas altas para a grande área lusa no momento de tentar fazer da posse de bola algo mais. A manobra defensiva portuguesa merecia elogios.
     
    Para lá do intervalo, a Noruega continuou a tentar aproveitar a vantagem numérica, mas não tinha o conforto com bola que Portugal conseguia ter, apesar do contexto (além de estar com menos um, jogava num sintético e com temperatura muito baixa). Trincão entrou para o lugar de Jota e foi dele a primeira grande ameaça do segundo tempo, com um remate que o guardião defendeu para a barra.

    A equipa de Rui Jorge percebia que mesmo com dez tinha argumentos para não abdicar da circulação e ia melhorando, com os laterais Thierry Correia e Tomás Tavares muito envolvidos nos ataques. A apostar em bolas altas, a Noruega ainda ficou perto de reduzir aos 76', mas Portugal ia resistindo e chegou aos 0x3 por Florentino Luís, que desviou de cabeça um cruzamento exímio vindo do pé esquerdo de Fábio Vieira.

    Parecia resolvido, mas ainda houve muito (mesmo muito) sofrimento: a Noruega marcou dois golos nos últimos dez minutos, um deles de penálti, e até se aproximou do empate... que, para fortuna portuguesa, não chegou. O objetivo foi cumprido, o segundo lugar agarrado e o próximo jogo é só em março.

    U Terça, 19 Novembro 2019 - 17:30
    Marienlyst
    2-3
    Kristian Thorstvedt 83' (g.p.)
    Lars Larsen 90'
    Fábio Vieira 2'
    Jota 20'
    Florentino Luís 78'
    Marienlyst
    Marienlyst
    Noruega
    Drammen
    Lotação8 500
    Medidas106 × 68 m
    Inauguração1924
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 7
    Lances Capitais
    GOLO Portugal!
    Fábio Vieira marca
    Fábio Vieira marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    20´
    GOLO Portugal!
    Jota marca
    Jota marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    78´
    GOLO Portugal!
    Florentino Luís marca
    Florentino Luís marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    83´
    GOLO Noruega
    Kristian Thorstvedt marca de grande penalidade!
    Kristian Thorstvedt marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
    90´
    GOLO Noruega!
    Lars Larsen marca
    Lars Larsen marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave

    Minuto 29: Acabou por não ter influência no desfecho, já que Portugal venceu, mas Diogo Queirós foi expulso e isso mudou em muito o ritmo de um jogo que parecia tranquilo.

    O Árbitro

    Dúvidas em relação ao primeiro amarelo de Diogo Queirós, ainda que o segundo não mereça qualquer contestação.

    O Melhor
    Atitude e solidariedade

    Foram bem necessárias. Portugal jogou mais de uma hora com menos um elemento e precisou de uma equipa coesa, solidária e combativa. Ainda que tenha sofrido dois golos perto do fim, a equipa de Rui Jorge soube sê-lo. Em termos ofensivos, o grande destaque foi o pé esquerdo de Fábio Vieira, envolvido em todos os golos.

    O Pior
    Expulsão dificultou tanto...

    Diogo Queirós foi expulso no fim da primeira meia hora, quando Portugal vencia por dois golos, e o jogo tornou-se muito mais difícil (ver quadro ao lado). Se o primeiro amarelo é questionável, aquele pisão no segundo era desnecessário. Pedia-se mais serenidade ao capitão.

    Forma
    Noruega
    2019
    Portugal
    2019/2020
    4J
    3V
    0E
    1D
    11-6G

    Fotografias(7)

    Noruega x Portugal - Euro U21 2021 (Q) - Fase de Grupos Grupo 7
    Noruega x Portugal - Euro U21 2021 (Q) - Fase de Grupos Grupo 7
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    NORUEGA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SO
    Fábio Vieira
    2019-11-19 22h16m por SomosPorto1989
    Se for aproveitado em condições tem tudo para ser craque, nem é só pelo golo mas pelo que faz jogar, por momentos faz lembrar muito o Deco ou o Lucho e em visão de jogo e nos remates longos faz lembrar muito o Rúben Neves. Tanto ele como Vitor Ferreira se correr tudo bem muito em breve serão apostas para a equipa principal, se há uns anos atrás fazíamos pontas de qualidade, ultimamente temos tido grandes médios, Baró, F. Vieira, V. Ferreira, Mor N'Diaye, A. Sousa, muita prata para ...ler comentário completo »
    RA
    D. Quueirós
    2019-11-19 21h46m por ra1620
    Uma entrada daquelas enterra qualquer equipa.
    *
    2019-11-19 21h40m por pedropereira934
    Um fantástico 11
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2019-11-19 21h40m por pedropereira934
    Seria sem dúvida um fantástico. . . Para lutar pela liga Europa. Nem 8 nem 80, os miúdos devem sim ser aposta mas de forma gradual, não lançalos todos de uma vez, aliás isso não existe em lado nenhum.
    RA
    Já agora
    2019-11-19 21h30m por ra1620
    2 dos 3 golos foram marcados pela formação do SLB.
    RA
    Guarda Redes
    2019-11-19 21h25m por ra1620
    Na hora do aperto pareceu-me fraco.
    Bernardo Silva 2. 0
    2019-11-19 21h23m por filipevinhas
    Fábio Vieira faz-me lembrar o Bernardo Silva, o mesmo toque, o que mete a equipa a jogar, o carregador do piano que melhor trata o esférico, sem dúvida um jogador diferente, espero que tenha sorte, se não for no FCP que seja noutro sítio como aconteceu com Bernardo Silva.

    Em relação à transmissão, aquele gordo do canal 11 que endeusa o JJ é horrível a relatar um jogo, já não gostava dele na TVI mas ainda se continha, agora deixaram o homem fazer o que lhe dá na telha é d...ler comentário completo »
    Fábio Vieira e Vítor Ferreira
    2019-11-19 20h08m por petitor
    São excelentes jogadores e renovar e começar a dar oportunidades na taça da liga,
    Se juntarmos Fábio Silva, Diogo Leite, Diogo Costa e Tomás Esteves parece que o paradigma está a mudar, começamos a apostar nos jovens
    FC
    Fábio Vieira
    2019-11-19 19h53m por fcp88
    O que ele jogou hoje foi um absurdo. . . Está em todos os golos, e ainda tem um passe de morte que Leão falha na cara da baliza.
    Muito interessante nesta posição de médio ala direito, bem que podíamos testá-lo assim no nosso Porto.
    DS
    Já agora. .
    2019-11-19 19h41m por DSaraiva90
    O Vitor Ferreira também. Gostei muito destes 2 hoje.
    DS
    Fabio Vieira
    2019-11-19 19h40m por DSaraiva90
    O que joga este rapaz. Muito bom mesmo. Mal estará o FCP se não aproveitar este miúdo.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    II Liga
    Vitória por 0-2 diante da UD Leiria
    Em dia de Liberdade, houve espaço para uma revolução na cidade do Liz. A UD Leiria recebeu o FC Penafiel e foram os penafidelenses a levar a melhor, ao vencerem por 0-2....