placardpt
    FC Porto derrota Coimbrões

    Não estiveram para brincadeiras

    2019/10/19 20:48

    O FC Porto não deu azo a surpresas no duelo com o Coimbrões e, muito graças a um arranque fulgurante com três golos até aos 12 minutos, passeou até à 4ª eliminatória da Taça de Portugal, marcando mais dois na segunda parte e chegando à mão cheia de golos. Luis Díaz (bis), Soares, Mbemba e Fábio Silva trouxeram a chuva de golos a Pedroso depois de a chuva que caiu durante a tarde ter cessado.

    ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Sérgio Conceição promoveu uma revolução no onze inicial, mas não abdicou de ter alguns jogadores já com considerável experiência na equipa principal, como Luis Díaz, Otávio ou Soares. Leite envergou a braçadeira de capitão, Saravia teve oportunidade para deixar uma melhor imagem, Loum somou os primeiros minutos na época e Fábio Silva teve direito a uma titularidade que valeria a estreia a marcar.

    Resolvido em 12 minutos

    Pedro Alves não quis levar autocarros para o relvado da casa habitual do FC Porto B, teve dois pontas-de-lança e dois homens de ala, mas a tentativa de jogar o jogo pelo jogo viria a cair por terra muito cedo, ainda no primeiro quarto de hora. Os dragões foram competitivos ao máximo desde o arranque, uma postura que não só enobrece os portistas como o adversário. A avalanche ofensiva trouxe as recompensas esperadas.

    ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Com meros seis minutos, sendo que antes disso já tinha havido ocasiões portistas, houve desvio de cabeça de Soares para Luis Díaz aparecer a partir da esquerda e fuzilar a baliza pela primeira vez. Dois minutos depois, inversão de papéis: Díaz entregou, Soares matou. Matou o jogo, no fundo, quando ainda nem dez minutos tinham sido jogados. O FC Porto era esmagador, Otávio levava o jogo para a frente sempre que possível, os laterais faziam o mesmo, com Saravia particularmente envolvido no processo. Loum limpava as bolas perdidas, Bruno Costa chegava-se à frente para bater bolas paradas e criava algum perigo dessa forma.

    Diogo Costa era um espectador, como foi durante toda a primeira parte, e via o jogo de muito longe, da baliza oposta àquela em que tudo acontecia. Viu de longe o canto que valeu o terceiro golo, com Mbemba a desviar. De perto, via pouco mais do que um cruzamento que a defesa portista limpou sem dificuldades.  E se nesta altura já eram três, podiam ter sido muitos mais até ao intervalo. Valeu uma intervenção preciosa de Diogo Portela numa iniciativa de Manafá, valeu o poste que negou o bis a Luis Díaz, que viria mesmo a consegui-lo.

    Não há muitos Díaz assim...

    Como esperado, a segunda parte serviria, entre outras coisas, para Sérgio Conceição dar ritmo de jogo a quem dele precisa(va), como Romário Baró, Sérgio Oliveira e Aboubakar, que foram entrando à vez ao longo desses segundos 45 minutos. O FC Porto vivia um dia de total tranquilidade, bem mais do que tem sido habitual nas outras provas, contra outro tipo de adversários.

    Ainda antes das tais entradas em campo vimos a primeira oportunidade digna desse nome para o David do jogo, que mesmo contra um Golias impiedoso queria deixar boa imagem. Deixava-a pelo esforço demonstrado nos raros momentos em que tinha a bola e a levava para o ataque... e lá conseguiu testar Diogo Costa num lance em que Alex Tanque mostrou ser digno do nome.

    ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Pelo meio, entre as substituições, Díaz juntou o segundo à conta pessoal, contornando o guardião adversário antes de finalizar, e Fábio Silva conseguiu transformar em realidade o sonho de marcar pela equipa principal do clube do coração, numa recarga após defesa de Fábio Mesquita. O sorriso rasgado do jovem avançado dizia tudo.

    Com toda a tranquilidade, o FC Porto seguiu em frente mas apesar da derrota os jogadores do Coimbrões deixaram o relvado debaixo de cânticos de «Coimbrões, allez!». É a festa da Taça.

    U Sábado, 19 Outubro 2019 - 18:45
    Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio
    Rui Oliveira
    0-5
    Luis Díaz 6' 68'
    Tiquinho Soares 8'
    Chancel Mbemba 12'
    Fábio Silva 81'
    Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio
    Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio
    Portugal
    Pedroso - Vila Nova de Gaia
    Lotação8 272
    Medidas105x68
    Inauguração2003
    Fase3ª Eliminatória
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Luis Díaz marca
    Luis Díaz marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    12´
    GOLO FC Porto!
    Chancel Mbemba marca
    Chancel Mbemba marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    32´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Fora de jogo assinalado a Renzo Saravia
    68´
    GOLO FC Porto!
    Luis Díaz marca
    Luis Díaz marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    81´
    GOLO FC Porto!
    Fábio Silva marca
    Fábio Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave

    Minuto 12: Mbemba faz o terceiro golo dos dragões, ainda no primeiro quarto de hora, e não só deixa o jogo resolvido por inteiro como deixa a goleada como desfecho provável.

    O Árbitro

    Viu-se um lance que suscita dúvidas com Bruno Costa na grande área do Coimbrões. Tirando isso, jogo tranquilo para a equipa de arbitragem.

    O Melhor
    Uma questão de atitude(s)

    O FC Porto foi extremamente competitivo desde o primeiro minuto e isso afastou qualquer hipótese de surpresas. O Coimbrões, muito mais limitado do que os dragões, deixou uma boa imagem pelo esforço demonstrado depois de uma entrada claramente em falso.

    O Pior
    Resistência demorou a surgir

    Como escrevemos ao lado, o Coimbrões foi combativo e um digno vencido, mas a entrada foi em falso. A equipa de Vila Nova de Gaia facilitou no arranque e, contra um clube como o FC Porto, viu-se a perder por três golos muito cedo. Pelo que se via no jogo nessa fase, era um resultado natural.

    Forma
    SC Coimbrões
    2019/2020
    10J
    5V
    1E
    4D
    20-20G
    FC Porto
    2019/2020
    13J
    10V
    0E
    3D
    27-10G
    Sabia que...by playmaker stats
    Um ano depois o FC Porto volta a marcar 5+ golos num jogo:
    19 Out. 2019 Coimbrões 0-5 FC Porto
    19 Out. 2018 Vila Real 0-6 FC Porto
    É a quinta época consecutiva que FC Porto ultrapassa a primeira eliminatória que disputa na Taça de Portugal.

    A última vez que foi afastado na prova no primeiro jogo foi em 2014 frente ao Sporting [1-3]
    É a terceira época consecutiva do FC Porto a marcar 5+ golos na 3.ª eliminatória com Sérgio Conceição:
    2019 Coimbrões 0-5 [Pedroso]
    2018 Vila Real 0-6 [Monte da Forca]
    2017 Lusit. Évora 0-6 [Restelo]
    FC Porto venceu 15 dos últimos 16 jogos na Taça de Portugal. O Sporting foi a última equipa a derrotar os dragões na prova (2017 em Alvalade)
    Há quatro jogos que os dragões não sofrem golos em provas nacionais, este é o melhor registo da temporada.

    Diogo Costa após dois jogos pelo FC Porto não sofreu golos [Santa Clara e Coimbrões]

    Fotografias(28)

    Taça de Portugal: SC Coimbrões x FC Porto
    Taça de Portugal: SC Coimbrões x FC Porto

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Rsoares67
    2019-10-20 14h35m por Dragaoazulebranco
    Os amantes do deus oliver têm que colocar a culpa em alguém, calha sempre ao bruno costa ou ao SO.


    RI
    Rsoares67
    2019-10-20 13h41m por Ricardo_Gomes
    nao jogou mal, sao os mesmo que batem no SO mesmo que faca um bom jogo, nao gostam deles e é sempre a bater der por onde der.
    Respeito . . .
    2019-10-20 11h59m por telmogomes
    Notousse que o porto respeitou o adversário , mas depois do 3-0 foi só esperar o tempo acabar
    Há alguns casos que tá visto que para o ano não estarao na equipe caso do manafa (mesmo com equipas inferiores ele não se destaca as pernas dele tremem )
    Bruno Costa sinceramente já vai numa idade que neste caso no FCP não terá grandes chances
    Loum ou começa a ter algumas oportunidades ou penso que um dia se irá perder ele tem qualidade mas faltalhe tempo de jogo
    De resto ...ler comentário completo »
    FCPorto
    2019-10-20 08h09m por kropotkin
    Jogo contra um adversário manhoso. Não se consegue perceber a qualidade dos jogadores neste tipo de jogo, mas já se consegue por outro lado perceber a falta de qualidade de alguns.

    Na minha opinião:

    Saraivada: é demasiado fraco. Mostrou aqui que pode jogar num clube superior ao Coimbrões. Mas jogar no FCP foi uma sorte que lhe acontece, o próprio ainda deve estar a tentar perceber como isso aconteceu. Na próxima época deverá jogar no Kortrijk ou no Akraness. ...ler comentário completo »
    Porto
    2019-10-20 01h37m por pedropereira934
    Jogo sério, houve alguns destaques individuais mas contra este adversário não dá para tirar grandes conclusões. O que eu não tenho dúvidas é que Bruno Costa deve ter alguém muito próximo com poder no clube, é absolutamente inacreditável como este rapaz joga na primeira equipa do Porto. Nem contra uma equipa de CPP se consegue destacar minimamente.
    hawkie
    2019-10-20 00h16m por Ultras-__FCP
    Qualquer pessoa com olhos na cara vê que ele tem que ser titular, aliás 95% dos portistas acham isso e o SC não vai tardar muito a sentar o Marcano.
    MA
    Fcp
    2019-10-20 00h14m por Markes88
    Nao vi o jogo mas é uma vitória normalissima. . . .

    A verdade é que o alverca fez com que os outros grandes tivessem mais cautelas. . . e mesmo com isso, o Guimarães e outros da 1liga foram pastar. . . . .

    Neste jogo acredito que serviu para dar tempo jogo ao Fábio silva. . . . e aproveitou bem. É preciso que se aposte cada vez mais na formação. . . . se ele tem condições, que o aproveitem bem . . .
    Mbemba
    2019-10-19 23h57m por hawkie
    Vocês e o Mbemba lol. 😂😂😂
    Considerações
    2019-10-19 21h32m por PalancaFCP
    Como disse na antevisão, Alex Telles neste jogo tinha de descansar. Estava certo e aconteceu.

    Manafá joga melhor a lateral esquerdo.

    Gostei da segurança com que jogou este 11 e os suplentes. Fiquei feliz com a entrada de Aboubakar e de vê-lo cheio de vontade. Merece ultrapassar esse calvário.

    Loum oferece garantia de qualidade, Bruno Costa tem excelentes pormenores. A seu tempo e com trabalho, podem vir a afirmar-se.

    Fábio Silva sempre muito solícito. Dêem-lhe tempo.

    As exibições individuais foram todas positivas.
    JS
    zerozeroBest . . . O quê ???
    2019-10-19 21h07m por jsilva77
    A ganhar aos 12 minutos por 0 - 3, queriam o quê ??? E muitos jogadores a mostrarem bons apontamentos . . . Ainda para mais, quantos titulares estavam lá ??? Pois . . . Jogo treino para rodar e ainda sem margem para surpresas, portanto . . . 0- 5 não deixa margem para dúvidas e . . . Cumpriu-se a obrigação de passar, sem margem para dúvidas e, mais importante de tudo, não tornar a equipa que foi uma mescla de não utilizados, mas de lhes dar minutos para se mostrarem individualmente . . .
    Jogo Qb
    2019-10-19 21h03m por jfs79
    Não é preciso envergonhar os adversários, deixamos isso para os maiores do mundo, era claro que depois do 3-0 o FCP tinha de abrandar, jogo competente e a dar minutos a alguns jogadores que precisavam, Manafá e Bruno Costa sem categoria para jogar no FCP, Fábio Silva tem potencial para ser um dos melhores na sua posição se tiver cabeça!
    Porto
    2019-10-19 20h52m por zerozeroBest
    Bom jogo competente, completo, frio e evitou ser mais um tomba gigantes desta taça e segue em frente com muita justiça! Jogo de sentido único, um FC Porto a entrar muito bem, Luís Diaz homem do jogo, melhor extremo do FC Porto de longe e Otávio jogou muito bem nos primeiros 30 minutos, Tosquinho a marcar um golo mas não convenceu, mais uns 4 falhanços como o habitual, Bruno Costa muito fraco não tem classe para o FC Porto, Saravia bem a mostrar que pode ser titular ainda esta epoca do l...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Destaque
    Levantamento dos clássicos perto do 25 de abril
    Portugal, país do futebol, o desporto do povo. Abril, mês da revolução, pela liberdade do povo.