placardpt
    A análise aos leões

    As Pontes depois da agitação

    Quatro jornadas do Campeonato já ficaram para trás, agora segue-se a pausa para o compromisso das Seleções. Aproveitando esses dois indicadores, o zerozero apresenta-lhe durante os próximos dias, até ao início da 5.ª ronda da Liga NOS, a análise tática dos 18 participantes do principal escalão do futebol português. Terminamos com o Sporting.

    A época não podia ter começado pior. Um começo atribulado, tal como os últimos tempos do clube. Um começo que não se previa há uns meses, quando o Sporting festejava a conquista da Taça de Portugal, já depois de ter conquistado a Taça da Liga. O que se esperava que saísse - Bruno Fernandes - ficou, o que se esperava que continuasse - Keizer - saiu e antes dele já havia algumas mudanças.

    Apesar do mau arranque, o Sporting aposta numa época melhor do que a anterior. Pelo menos foram essas as expectativas transmitidas por Frederico Varandas, antes de começar a época. O mercado foi atípico, muito porque o clube ficou à espera de uma venda que acabou por não fazer, e o fecho trouxe novidades.

    Troca de treinadores em Alvalade, a segunda do atual presidente, e um mar de dúvidas para o futuro. Quem ficou e o que poderá dar? O que se viu e o que pode ver-se ou melhorar nos próximos tempos? Tentaremos responder a essa questão nos próximos parágrafos.

    Adeus samba, adeus AC/DC, olá Jey M

    Leonel Pontes é uma das muitas incógnitas deste Sporting. O treinador teve um começo invicto nos sub-23 dos leões e foi promovido à equipa principal de forma interina. Diz-se que o técnico tem seis jogos para mostrar o que vale e tentar convencer Varandas. Uma coisa já se sabe, Leonel Pontes não vai utilizar a mesma equipa de Marcel Keizer.

    Os leões animaram (e muito!) o último dia de mercado, com as saídas de Raphinha, Diaby e Thierry Correia e as entradas de Bolasie, Jesé e Fernando. O avançado que os adeptos pediam para substituir Bas Dost e dar concorrência a Luiz Phellype é que não apareceu, ainda que o presidente do Sporting considere Jesé um avançado. É, portanto, um Sporting diferente e torna-se difícil dizer o que esperar.

    Em relação à última época, a baliza continua a ser defendida por Renan, enquanto Viviano «passa férias em Lisboa» e a defesa também não sofre muitas alterações. A dupla Coates e Mathieu deve manter-se, apesar dos erros do uruguaio nesta fase inicial da época e Acuña tem tudo para ser o lateral esquerdo dos leões, com Rosier a ser contratado para assumir a titularidade no lado direito, embora o seu estado físico seja uma incógnita depois de tanto tempo parado.

    Jesé foi contratação de última hora ©Sporting CP

    O meio-campo perdeu Gudelj e também não ganhou muitas caras novas. Eduardo chegou do Belenenses SAD, mas ainda não conseguiu convencer. O médio foi o substituto de Doumbia no primeiro jogo da Liga, mas não parece ser essa a posição ideal para o brasileiro, que aparenta ser mais um substituto de Wendel. O ex-Fluminense encara esta como a época de afirmação e depois das saídas de Raphinha e Bas Dost procura assumir um papel mais importante, logo atrás do capitão.

    A continuidade de Bruno Fernandes foi tema que durou meses, mas a verdade é que o médio ficou mais esta época e com ele o Sporting ganha uma força diferente. Se a decisão de manter o internacional português pode ser discutível do ponto de vista financeiro, do ponto de vista desportivo é um sinal muito positivo para os leões, que não têm assim tantos jogadores capazes de decidir partidas. 

    Dos reforços, Vietto é aquele que tem aparecido mais e depois de alguma desconfiança deu sinais de que pode vir a ser importante, mas é uma incógnita, tal como outras das caras novas em Alvalade. Jesé prometeu, mas os anos têm passado e as experiências estão longe de ser positivas, Bolasie está distante do que mostrou no Crystal Palace e Fernando é uma promessa, como é Plata, que podia ter ganho espaço com a saída de Raphinha e Diaby, mas que passou a ter ainda mais concorrência, ao contrário de Luiz Phellype. O ex-Paços de Ferreira é o único avançado de raiz dos leões e é nele que está depositada a responsabilidade de fazer esquecer Bas Dost, que marcou 93 golos em Alvalade. Há mesmo muitas dúvidas sobre o que pode ser esta equipa do Sporting, quer a nível individual, quer a nível coletivo.

    Que futebol nos trazes, Sporting?

    A análise aos reforços foi longa, mas o Sporting assim obrigou. As mudanças de última hora tornam esta equipa imprevisível, mas a última mudança deu o toque final num mar de imprevisibilidade. Leonel Pontes vai, primeiro, querer apresentar resultados, embora lhe tenha sido pedido para também apostar na formação. Numa fase inicial e decisiva, parece-nos um pedido arriscado.

    Com Keizer, os leões jogavam num 4x2x3x1 e Leonel Pontes não deve mexer muito neste esquema, atendendo ao que tem vindo a fazer. Tanto no Marítimo como na equipa sub-23 dos leões, o treinador apostou sempre em três médios diferentes. Assim, Doumbia é o estabilizador - como foram Danilo Pereira e Rodrigo Fernandes -, Wendel o transportador - à semelhança de Bruno Gallo e Matheus Nunes - e Bruno Fernandes o homem que aparece em zonas de finalização - como aconteceu com Fransérgio e Tomás Silva. A dinâmica na zona interior não deve sofrer muitas alterações, mas há uma peça que pode mudar tudo isto: Luciano Vietto.

    Bruno Fernandes vai continuar a ser fundamental ©Carlos Alberto Costa

    O avançado tem começado à esquerda, sempre a aparecer nas costas do avançado e abrindo espaço para Acuña ou Bruno Fernandes, mas Leonel Pontes tem sido mais adepto de extremos e o mercado trouxe-lhe isso mesmo. Bolasie, Jesé e Fernando destacaram-se no lado esquerdo do ataque e podem "roubar" o lugar ao argentino, que é capaz de jogar em várias posições do ataque. Na equipa sub-23 dos leões, os extremos tinham liberdade para desequilibrar, mas também desciam quando a equipa jogava um futebol mais pausado e de equilíbrios, porque Leonel Pontes é um treinador mais equilibrado do que Marcel Keizer e pode ser aí o ponto de principal mudança nos leões.

    Com o holandês, o Sporting nunca foi um exemplo no que toca a defender. A transição defensiva era sofrível e os números explicam um pouco isso. Em 42 jogos de Keizer, o Sporting só não sofreu golos em 10, tendo sofrido 47, ou seja, mais do que um por jogo - 1,12 golos/jogo. Números atípicos em equipas grandes no futebol português. Leonel Pontes deve começar a trabalhar a equipa neste aspeto, resta perceber de que forma o pensa fazer e se vai mudar algumas peças nos setores mais recuados - Neto procura roubar o lugar a Coates e Battaglia voltou de lesão.

    Nesta fase, a pergunta que fazemos terá de ficar sem resposta. É impossível saber que futebol nos vai trazer este Sporting. Caso para dizer que o melhor é mesmo «não perder os próximos episódios».

    U Domingo, 15 Setembro 2019 - 20:00
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Jorge Sousa
    1-1
    Marlon 7'
    Bruno Fernandes 62'
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Lotação28 263
    Medidas105x68
    Inauguração1910
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    Ponto Forte
    Variedade de soluções atacantes

    Ainda não há uma estratégia definida ao estilo das individualidades, mas este é um Sporting com muitas soluções ofensivas, todas diferentes uma das outras. É inegável que não há alternativa direta a Luiz Phellype, mas há outro tipo de alternativas que podem funcionar e tornar este um Sporting perigoso. Há qualidade técnica, velocidade, capacidade de remate e a possibilidade de fazer um ataque móvel e que pode desbloquear as partidas mais fechadas.

    Ponto Fraco
    Transição defensiva

    Com Marcel Keizer a equipa leonina era muitas vezes apanhada em contrapé e deixava muito espaço para contra-ataques. O problema foi claro na pré-época e continuou nos jogos mais recentes - a derrota com o Rio Ave é um exemplo claro. Leonel Pontes, ou o homem que se seguir, tem de corrigir este aspeto com alguma urgência.

    Sporting
    2019/2020
    5J
    2V
    1E
    2D
    8-11G
    Calendário
    História
    Tentar contrariar o passado cada vez menos recente

    Os adeptos do Sporting pedem aquilo que pedem sempre, o campeonato. Os leões estão distantes dos rivais e há uma certa consciência disso, ficou visível na época passada, apesar da conquista de duas Taças, que este ainda não é um Sporting capaz de lutar lado a lado com Benfica e FC Porto num campeonato longo e onde vão sendo cometidos vários erros, mas ano após ano o objetivo de um clube como o Sporting passa por voltar a ser campeão. 



    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    Bruno Fernandes

    Foi o melhor jogador do campeonato passado e é, de forma indiscutível, o melhor jogador do Sporting. Falou-se muito de uma possível saída, mas o capitão ficou e com ele os leões têm de ser olhados de outra forma. A época passada teve números impressionantes e difíceis de repetir, mas com Bruno Fernandes tudo parece possível. Capacidade de liderança, de passe, finalização e até defensiva. Bruno é um jogador completo e faz do Sporting uma equipa mais completa.

    O Técnico
    Leonel Pontes

    O futuro de Leonel Pontes depende do mesmo que o futuro de todos os outros treinadores da Liga: resultados. O treinador foi promovido dos sub-23 à equipa principal de forma interina, mas Varandas já disse que não há um prazo. O técnico procura aproveitar esta oportunidade para se afirmar e passar a ser encarado não apenas como o presente do Sporting mas também como o futuro.

    Fotografias(25)

    Liga NOS: Boavista x Sporting
    Liga NOS: Boavista x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BOAVISTA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sporting - Novo Treinador
    2019-09-15 22h35m por Maxaqueen
    Agora que a incompetência do Pontes é um facto, passemos a nomes a sério.
    Penso que Marcelino Toral e Quique Sétien estão na "pole-position" para o lugar, contudo, tem-se falado também com alguma insistência no Pedro Caixinha, opção que não me agrada por não ter um currículo que justifique.
    Contudo, o facto de ser português pode dar-lhe alguma vantagem.
    Pormenortatico
    2019-09-15 22h29m por Maxaqueen
    Nem pontes nem meias pontes.
    Depois deste desastre no Bessa, o Pontes que arrume a sua trouxa e volte para os sub-23.
    Não surpreendeu, muito pelo contrário, foi previsível e mostrou que, de facto, não tem nem competência nem capacidade de liderança para orientar a primeira equipa do Sporting.
    Que faça a sua carreira mas longe da equipa A do Sporting. . .
    Mito Bruno Fernandes
    2019-09-14 07h15m por kropotkin
    Não entendo este mito do Bruno Fernandes. Não o acho mau jogador, bem pelo contrário. Ele tem, na minha opinião, muito boas características, remata muito bem, é combativo, joga com intensidade e tem uma excelente visão de jogo.

    Isto faz dele, eventualmente, um jogador com valor para estar no Sporting e ser titular. Mas daí a ser considerado uma estrela, o melhor de Portugal, jogador para custar 20, 50, 100 ou 200 milhões, vai uma grande diferença.

    ...ler comentário completo »
    eduscp11
    2019-09-14 02h38m por Maxaqueen
    O Toral já devia de cá estar. . .
    ED
    Se tivesse que apostar. . .
    2019-09-14 01h43m por eduscp11
    Apostava assim:
    Leonel Pontes faz 4 jogos +\- e depois o treinador vai ser o Marcelino Total.
    Eu sei que o Varandas disse que quer um treinador Português. Mas eu acho que não há treinador português disponiveis com habilitações sufecientes para o Sporting ( não é que sejam preciso muitas mas. . . )
    O unico treinador tuga que eu arriscava para o Sporting era o Ivo Vieira
    SCP_SUPPORTER
    2019-09-14 00h15m por Maxaqueen
    Em relação às outras passagens, independentemente do que acharmos das equipas, se tivesse qualidade e o seu trabalho fosse reconhecido já teria feito projectos mais conseguidos, algo que até ao momento não fez.
    Em relação aos sub-23, as dinâmicas são implementadas num contexto de baixa pressão e com jovens motivados.
    Para juntar a isso tudo, o Benfica aposta nos seus melhores jogadores jovens na equipa B e não nos sub-23 (como o Sporting devia de fazer. . . ), D. Aves e Rio...ler comentário completo »
    Sporting
    2019-09-14 00h11m por Darox
    Realmente o Sporting fez muito mal a planificação do plantel para esta época. . . O Keizer tinha a sua disposição e escolha 3 esquerdinos como extremo (Matheus, Raphinha e Diaby) faltava destros porque os únicos eram o Jovane, o Plata e o Camacho, que não davam garantias imediatas nenhumas, em 1 mês o Presidente troca todos os esquerdinos por destros (Jese, Bolasie e Fernando) e ainda joga fora o Bas Dost, ficando apenas o Luiz Phyllipe como PL.
    SCP_SUPPORTER
    2019-09-13 23h53m por Maxaqueen
    Eu considero que o plantel do Jumilla não era assim tão inferior como diz e ele podia ter feito mais. Pelo menos, conseguiria a permanência.

    Quanto à experiência nos sub-23, é relativo.

    Se fosse numa equipa B (que muita falta faz ao Sporting. . . ), perante adversários com qualidade semelhante à maior parte das equipas da primeira liga, então sim, agora, num campeonato como o sub-23 que é apenas uma extensão das camadas jovens, é muito relativo.
    ler comentário completo »
    RI
    Scp
    2019-09-13 23h46m por Richardf33
    Actualmente e só por nome porque n estamos a ver o rendimentos dos jogadores no treino o melhor onze para jogar em 4-4-2 que é o ideal para 90% dos jogos na liga portuguesa na minha opinião.

    Viviano
    Rossier
    Luís neto
    Mathieu
    Acuna
    Bataglia
    Wende l
    Bruno F ( interior direito)
    Gonzalo Plata
    Vietto
    Luís Fylipe

    Jovane/M. Luís/Maxi/Mitrovski/Nuno Mendes, Camacho têm de ter mais oportunidades.
    guilhermeImparc ial
    2019-09-13 23h35m por SCP_1994
    Nem trollar sabes, o "colosso Feyenoord" está no teu grupo oh artista.
    Pormenortatico
    2019-09-13 22h52m por Maxaqueen
    Se isso fosse tão linear como diz, o Daniel Ramos seria um treinador cobiçado por todo o lado e estaria num grande com certeza, pois no Maítimo, com ainda menos recursos (essencialmente, refugo do Brasil e reservas de clubes portugueses médios), conseguiu criar uma equipa suficientemente forte para ir com regularidade às competições europeias.
    No entanto, falhou nas suas passagens posteriores por Chaves e Rio Ave.

    Se Leonel Pontes fosse um técnico tão prendado e ape...ler comentário completo »
    BA
    zerozero
    2019-09-13 18h59m por batuko
    ao menos hoje temos uma noticia nova, mas é a única.
    existem bons seleccionadores que são maus treinadores, e treinadores que são péssimos seleccionadores. Assim como o Leonel Pontes é um bom treinador de jovens, mas de séniores, não sei. . .
    11 Sporting
    2019-09-13 18h11m por thekarga5
    Só mudava no meio campo, metia Battaglia no lugar do Wendel, de resto tá bom.
    Sporting
    2019-09-13 17h59m por Maxaqueen
    Só sei que depois do jogo de Domingo, o Leonel Pontes volta aos sub-23 e chegará um novo técnico.
    Com isto perderam-se estupidamente duas semanas de trabalho apenas por uma crença cega. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.