placardpt
    X
    Analisamos a equipa de Natxo González

    Em busca da estabilidade com ajuda do país vizinho

    Quatro jornadas do Campeonato já ficaram para trás, agora segue-se a pausa para o compromisso das Seleções. Aproveitando esses dois indicadores, o zerozero apresenta-lhe durante os próximos dias, até ao início da 5.ª ronda da Liga NOS, a análise tática dos 18 participantes do principal escalão do futebol português. Continuamos com o Tondela.

    A última temporada trouxe à memória dos adeptos do Tondela os primeiros passos do clube no principal escalão do futebol português. Em cinco anos, o emblema beirão só teve apenas uma época em que conseguiu respirar de forma tranquila (2017/18), sendo a última um espelho das duas primeiras.

    A manutenção foi alcançada apenas na última jornada, numa temporada sofrida e que terminou com algumas palavras mais duras de alguns dos protagonistas. Recordem-se as declarações de Cláudio Ramos e Tomané, que explodiram após uma vitória mais sofrida, ao assumirem que «nem todos os jogadores» deram o máximo para salvar a equipa.

    Objetivo cumprido, tempo de mudança. Saiu Pepa, visivelmente desgastado com três manutenções no bolso, e entrou o desconhecido Natxo González, uma aposta do novo investidor da SAD auriverde, o espanhol David Belenguer.

    A nueva vida do Tondela

    O Tondela não perdeu apenas o seu treinador no final da temporada passada. Muitos dos habituais titulares, casos de David Bruno, Ricardo Costa, Ícaro e Joãozinho, basicamente a toda a linha defensiva titular, e ainda o goleador Tomané, deram por encerrada a sua passagem pela Beira Alta.

    A entrada de Natxo González foi o início de uma nova era em Tondela. Com o técnico espanhol chegaram dois jogadores do país vizinho: Manu Sánchez e Pepelu. E muitos jovens. Desconhecidos para muitos, conhecidos para quem realmente interessava neste processo: o treinador.

    Em termos táticos, Natxo começou por apostar no 4x3x3, com os três homens da frente muito dinâmicos, sempre a trocarem entre si, mas o 4x2x3x1 (4x4x2 em transição defensiva) ganhou força nas duas últimas jornadas.

    Richard é uma das caras novas para a nova temporada ©Vítor Parente / Kapta+
    A linha defensiva tem sido a que menos alterações tem sofrido e percebe-se a necessidade de criar um bom entrosamento entre os quatro elementos, uma vez que nunca tinham jogado juntos. Para já, bom entendimento entre os centrais e dois laterais que jogam sempre muito projetados pelos corredores.

    No meio-campo, Jaquité assumiu papel de destaque, sendo o responsável pelo primeiro momento de construção no miolo. O posicionamento do internacional guineense permite uma maior liberdade a Pepelu, jovem médio com qualidade no passe e transporte, e ao vagabundo António Xavier, sempre pronto a criar desequilíbrios, apoiado por dois extremos - normalmente Jhon Murillo e Richard - muito fortes no 1x1 e que exploram muito bem as zonas interiores.

    Denilson é o homem de área titular. Castillo e Strkalj as segundas linhas. Mas é difícil fazer esquecer Tomané, atenção. A equipa ainda apresenta algumas dificuldades no capítulo da finalização, mas há margem de progressão.

    Em Tondela já ficou provado que «tudo é impossível até acontecer». Até agora já ficou provado que existe qualidade para fazer uma temporada (muito) mais tranquila, falta saber se as expetativas se tornam certezas.

    U Domingo, 15 Setembro 2019 - 16:00
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Rui Oliveira
    2-4
    Tarantini 45'
    Bruno Moreira 84'
    Pité 5'
    Denilson Jr. 17' 62'
    Jonathan Toro 57'
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    Ponto Forte
    Ideia de jogo Ainda é cedo para fazer uma avaliação definitiva daquilo que é e pode vir a ser o futebol do Tondela, mas estes primeiros jogos deram para perceber que os jogadores receberam muito bem as ideias do novo treinador, que passa por um estilo de posse, circulação, apostando nas duas variantes - jogo interior e exterior -, com muito critério. Mérito para os jogadores, claro, mas muito mérito para Natxo.
    Ponto Fraco
    Finalização Apesar de ter assumido o controlo de vários jogos desde o arranque da temporada, o Tondela apenas conseguiu marcar quatro golos em quatro jornadas, três deles na visita à Madeira, sendo que dois foram obtidos de grande penalidade. A equipa joga bem, chega com critério à zona de finalização, mas ainda tem de melhorar no capítulo da finalização.
    CD Tondela
    2019/2020
    5J
    1V
    2E
    2D
    4-5G
    Calendário
    História
    Cinco anos de história de Primeira

    A história do Tondela é um verdadeiro conto de fadas. Em apenas dez anos, sob a liderança do presidente Gilberto Coimbra, a equipa da zona centro do país subiu da terceira divisão nacional à Primeira, isto em 2014/15, quando conquistou o título da Segunda Liga. Seguiram-se dois anos de manutenção na última jornada, um mais tranquilo e outro novamente de sufoco. O certo é que o conjunto beirão está na 5.ª temporada consecutiva na Liga, sendo uma das quatro equipas que nunca desceu do principal escalão, fazendo companhia aos três grandes: Benfica, FC Porto e Sporting.

    Mais sobre a história do CD Tondela, aqui



    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    Cláudio Ramos
    O guarda-redes acompanhou o Tondela neste escalada da antiga 2.ª B até à Liga. Chegou um menino e é hoje um homem feito e um dos grandes guarda-redes do nosso Campeonato. Além de ser uma figura incontornável na história dos beirões, Cláudio Ramos chegou recentemente a internacional, prova clara da sua competência. Na última jornada ultrapassou a fasquia dos 7000 minutos consecutivos na Liga, superando o recorde de Rui Patrício, sendo uma das principais estrelas da equipa. 
    O Técnico
    Natxo González
    Chegou praticamente como um desconhecido, com carreira feita apenas no país vizinho, e rapidamente criou uma certa desconfiança. Modelo de jogo? Filosofia? Será que conhece o nosso Campeonato? Algumas questões, legítimas, diga-se, mas que começam a ser dissipadas. O treinador de 53 anos tem apresentado uma ideia de jogo muito interessante, apostando em jovens jogadores, alguns deles que alinhavam em escalões secundários, e pode ser uma agradável surpresa.

    Fotografias(17)

    Liga NOS: Rio Ave x Tondela
    Liga NOS: Rio Ave x Tondela
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    CD TONDELA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Tondela
    2019-09-14 07h29m por kropotkin
    Boa análise do zerozero.

    O guarda-redes é, na minha opinião, melhor que o Rui Patrício. Se tivesse tido a sorte de estar neste momento a jogar num clube inglês era claramente o titular da selecção.

    . . . ou se tivesse alguém chamado Jorge Mendes a gerir a sua carreira, claro.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Alguns dados
    A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) divulgou, esta quarta-feira, um relatório referente ao primeiro trimestre de 2024 (entre 1 ...