placardpt
      Famalicão bate Rio Ave

      Fama de líder

      2019/08/16 22:34

      Chegar à Primeira Liga e ganhar nas duas primeiras jornadas. O Famalicão não podia sonhar com um regresso muito melhor ao convívio dos grandes. Depois do Santa Clara, foi o Rio Ave a ser derrotado pela equipa de João Pedro Sousa, por 1x0. 

      Num jogo emocionante, valeu a maior qualidade dos homens da casa durante mais tempo, apesar de um forcing final do adversário que só não chegou ao empate...por acaso. 

      Promessas adiadas

      Foi bem positivo o início do regresso famalicense ao convívio dos grandes. Os comandados de João Pedro Sousa imprimiram um ritmo forte ao seu processo ofensivo, assente numa construção apoiada desde os centrais, movimentos de rotura dos interiores Guga e Pedro Gonçalves e muita largura oferecida pelos criativos Lameiras e Fábio Martins. Na frente, Martínez ofereceu presença e um par de lances perigosos. 

      Do outro lado, em estreia na competição, o Rio Ave demorou algum tempo a entrar verdadeiramente na partida. E sentiu-se bem o desconforto de Carvalhal perante um início sem grandes ideias ofensivas e sem grande acerto para as unidades mais atacantes, como Bruno Moreira, que praticamente não tocou na bola durante a fase inicial - Felipe Augusto, na sequência de um canto, foi o único a criar perigo. 

      Carvalhal está de regresso ao futebol português ©Vítor Parente / Kapta+

      Perante um adversário que foi claramente de mais a menos, aos poucos, o Xadrez do técnico vilacondense começou a dar os seus frutos. Circulação de bola famalicense excessivamente previsível, mais protagonismo para o duplo pivot e para os alas, especialmente Gabrielzinho, uma ameaça pela velocidade e uma ajuda devido às constantes más decisões no último terço. 

      O crescimento dos rioavistas, conjunto que tentou apostar muito mais na transição ofensiva do que na organização, nunca teve uma consequência natural em reais oportunidades de golo, muito por culpa de um central como Patrick William, sempre capaz de ser mais forte do que o adversário no último momento. O companheiro, Nehuén, por pouco não borrava a pintura, numa entrada que só valeu o amarelo e que atirou o Famalicão para uma certa monotonia até ao intervalo. 

      Pormenores decidiram

      Houve, entretanto, o intervalo, mas o início da segunda parte não trouxe qualquer novidade em relação aos últimos minutos da primeira. Uma posse de bola algo inconsequente por parte dos famalicenses, um Rio Ave à espreita de uma qualquer transição ofensiva. Tudo isto sem qualquer tipo de qualidade na definição. 

      Quando parecia adormecido, o jogo, de repente, levou com um autêntico abanão. O Rio Ave demonstrou limitações no início da construção, Lameiras aproveitou para lançar o pânico e Messias foi apanhado de forma algo infantil, fazendo falta, impedindo a finalização certa do adversário e recebendo ordem de expulsão. Na sequência, Guga assustou...

      Rúben Lameiras e Felipe Augusto, dois dos mais irrequietos ©Vítor Parente / Kapta+
      Sem demonstrar muita qualidade no seu processo ofensivo, o Famalicão acabou por aproveitar da melhor forma o tal momento que é cada vez mais importante no futebol moderno: a bola parada. Patrick William, um esteio mais atrás, foi lá à frente bater um livre de forma certeira para o golo da vantagem. 

      Quando o jogo podia ficar mais fácil para o Famalicão, aconteceu precisamente o contrário. O Rio Ave, com as alterações e com as entradas de Mané e Mehdi, ganhou agressividade atacante e criou grandes oportunidades para o empate. Nuno Santos atirou ao ferro - na sequência, Mané foi apanhado em fora de jogo -, a organização adversária tremeu e até houve tempo para Felipe Augusto falhar uma grande penalidade. Tudo isto, contudo, não foi capaz de parar um promovido que só sabe ganhar. 

      jogos históricos
      U Sexta, 16 Agosto 2019 - 20:30
      Estádio Municipal de Famalicão
      Rui Costa
      1-0
      Patrick William 66'

      ESTÁDIO

      Estádio Municipal de Famalicão
      Estádio Municipal de Famalicão
      Portugal
      Vila Nova de Famalicão
      Lotação5 186
      Medidas105x68
      Inauguração1952
      Lances Capitais
      66´
      GOLO FC Famalicão!
      Patrick William marca
      Patrick William marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      85´
      GOLO INVALIDADO Rio Ave
      Na sequência do lance Carlos Mané coloca a bola na baliza adversária. É assinalado corretamente fora de jogo
      90´
      +2
      Filipe Augusto (Rio Ave) falha a grande penalidade! Atira para fora!
      Positivo
      Patrick William
      Um golo, um par de grandes cortes, muito acerto no posicionamento e qualidade na saída de jogo para o ataque. Ainda agora chegou a Famalicão, mas Patrick William já deixou a sua marca. Promete...e de que maneira!
      Negativo
      Falta de controlo
      Após a vantagem, pedia-se bem mais a esta equipa do Famalicão. Ainda foram criadas duas oportunidades, mas atrás, perante um Rio Ave bem mais pressionante, houve demasiado caos e espaço. Uma situação a rever por João Pedro Sousa. 
      Forma
      FC Famalicão
      2019/2020
      3J
      2V
      0E
      1D
      3-2G
      Rio Ave
      2019/2020
      2J
      1V
      0E
      1D
      6-2G
      O Árbitro
      Muitas dúvidas no lance que poderia resultar na expulsão de Nehuén, acerto no vermelho a Messias e boas decisões no golo anulado a Carlos Mané e na grande penalidade a favor do Rio Ave. Algumas dificuldades para gerir as emoções, também.

      Fotografias(20)

      Liga NOS: Famalicão x Rio Ave
      Liga NOS: Famalicão x Rio Ave
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC FAMALICÃO
      EMPATE
      RIO AVE

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      RN
      Famalicão
      2019-08-17 16h48m por RN123
      Estão começando a época muito bem!
      Famalicão
      2019-08-17 11h26m por PORTOCAMPEAO20182019
      O melhor clube de futebol do distrito de Braga!
      TA
      Petitor
      2019-08-17 11h14m por tarik
      São os dois do Famalicão. . .
      O Guga não sei, mas a continuar assim para o ano está no Benfica de novo
      Dúvida
      2019-08-17 11h09m por Rik2703_YNWA
      O Guga está no Fama a título definitivo, mas o Benfica manteve 50%, certo? Do género do que aconteceu com o Chiquinho
      Famalicão
      2019-08-17 10h05m por petitor
      2 jogadores a seguir com atenção o filho do Paulo Assunsão parece ser um optimo ladrão de bolas como o pai, e o Ruben Lameiras um criativo canhoto que parece ser interessante.
      Estes dois jogadores estão emprestados ou são mesmo do Famalicão?
      TA
      Famalicão
      2019-08-17 03h05m por tarik
      Grande jogo de bola no Municipal. O Rio Ave esteve mais perto do golo com 10 do que com 11 jogadores.
      O JPS mexeu tarde na equipa. Anderson devia ter entrado logo a seguir à expulsão para assaltar o 2o golo. Curioso para ver mais do Toni M. tens alguns bons pormenores.
      Guga, craque, craque, craque, todo terreno o homem. Falta um trinco possante.
      O Centelles é assim tão mauzinho ? Aquele Tymon deixa muito a desejar.
      Famalicão
      2019-08-17 01h35m por FK_Krasnodar
      Grande início de campeonato. Se continuarem assim podem lutar pelo sexto lugar.
      JO
      Filipe augusto
      2019-08-17 00h25m por josebrito123
      LoooooL e era titular imensas vezes com o rui vitoria e quando nao era titular era logo o primeiro a entrar. . . q matraquilho!
      So o rui vitoria para ter visto alguma coisa nele lol

      Quanto ao fama continua forte! Construiram um excelente plantel, vamos ver se se tornam mesmo uma equipa, espero bem q sim!
      Podem conseguir algo grande ja na primeira epoca
      @luisfilipe517
      2019-08-16 23h17m por eirasrafa
      Mas tirando esse detalhe. Concordo contigo, a equipa tem qualidade. É um plantel novo, eu só estava à espera de ver o meu Fama a dar frutos na segunda volta, depois de alguns jogos a treinar/corrigir erros. Vamos lá ver como corre. . . A luta vai ser longa e dura.
      Força Grande FAMA!
      Famalicão
      2019-08-16 23h15m por Mario1127
      Uma boa vitória contra uma das melhores equipas do campeonato, nota-se mais entrosamento entre os jogadores e com o tempo a qualidade de jogo só vai aumentar, estava um grande ambiente no municipal o que também ajuda a galvanizar a equipa, foi um privilégio estar nas bancadas! Agora é continuar a trabalhar sem euforias e conseguir a manutenção o mais rápido possível! Nota para mais uma grande exibição do Guga, Fábio Martins e Patrick, penso que falta um ponta de lança goleador para fechar o plantel!
      @luisfilipe517
      2019-08-16 23h03m por eirasrafa
      O Guga tem um contrato de 5 anos, se não estou em erro. O Diogo Gonçalves é que veio de empréstimo pelo Benfica.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Brasileiro
      Palavras para a TV Cultura
      Na sequência das declarações de John Textor depois da Comissão de Inquérito Parlamentar sobre um eventual caso de corrupção no futebol brasileiro, ...