placardpt
      Treinador do Flamengo em conferência de imprensa

      Jesus apresenta-se e lembra: «Cheguei ao Benfica, que começou a ganhar tudo. É o que quero fazer»

      2019/06/10 20:46

      Jorge Jesus apresentou-se esta segunda-feira em conferência de imprensa enquanto treinador do Flamengo e manifestou o desejo de conquistar a hegemonia do futebol brasileiro, lembrando aquilo que conseguiu fazer em Portugal.

      Introdução: «Já está a mudar alguma coisa aqui. Vejo aqui várias televisões portuguesas a representar Portugal e o interesse que isto está a despertar em Portugal. Aquilo que quero principalmente é apresentar o trabalho que tenho de fazer no Flamengo. O meu passado como treinador está escrito, está feito. Tem alguma importância porque os treinadores também vivem um pouco pelo seu currículo. Como todos sabem, sou o treinador que mais títulos ganhou em Portugal. O que tenho que demonstrar no Brasil, e concretamente no maior clube do Brasil, é o meu trabalho. É para isso que eu estou preparado».

      Mourinho apresentou-se como Special One, como se apresenta Jesus? «O meu nome é Jorge Jesus e o meu testemunho vai ser o que apresentar no trabalho, para mim é o mais importante».

      O que se pode esperar do trabalho de Jorge Jesus? «Vão esperar o que tenho feito sempre. Temos apresentado trabalho, revolucionado, do ponto de vista em que as minhas ideias são diferentes. Venho apresentar o conteúdo do meu trabalho, o que fiz nos últimos dez anos de carreira, em que treinei duas das três maiores equipas de Portugal, o Sporting e o Benfica. Cheguei a uma que não estava a ganhar e começou a ganhar tudo, conseguiu a hegemonia no futebol português. É exatamente o que vou fazer no Flamengo».

      Planos para o início do ciclo? «Temos 20 dias para apresentar trabalho. Vamos apresentar uma proposta aos jogadores, as nossas ideias, os nossos conceitos, a nossa metodologia de treino. Para mim não é novidade nenhuma. Eu já estou farto de trabalhar. Houve um canal brasileiro que fez uma estatística que eu nem sabia, disse que eu treinei 156 jogadores na minha carreira. Portanto já estou habituado a trabalhar com jogadores brasileiros, que são ótimos profissionais. Uma das razões para estar aqui é isso, eles têm muito talento. Eu quero partilhar com eles a qualidade com eles e o nosso trabalho, foi por isso que a direção do Flamengo me convidou, para melhorar não só os resultados mas também a qualidade de jogo do Flamengo».

      O que achou do jogo Fluminense x Flamengo? «Este foi o segundo jogo que eu vi do Flamengo ao vivo. Vi um em Minas Gerais, que por sinal também não ganhou, e vi o de ontem. Dois jogos completamente distintos. Em relação a ontem, vi uma equipa do Flamengo um pouco ansiosa, mas isso é normal pelo facto de estar numa tentativa de recuperação pontual em relação ao primeiro classificado. Vi um Fluminense com outras opções e com outras formas de olhar para o jogo, não pela vitória mas pela tentativa de não perder, o que complicou a equipa do Flamengo. Isso criou alguma desestabilização. Isso aconteceu ao Marcelo [Salles], pode acontecer-me a mim. O futebol tem duas componentes: organizar e desorganizar. A diferença está entre saber organizar ou desorganizar bem. E os técnicos são diferentes uns dos outros».

      Que estilo de jogo vai querer ver? «A sua pergunta leva-me a falar tecnicamente do que é o treinador e do que é o jogo. Para lhe apresentar uma ideia de jogo tenho de falar em várias vertentes da tática do jogo e do sistema de jogo, que me parece que é o que quer saber. Eu tenho um conceito, uma ideia de jogo. Hoje a evolução do futebol não é ter uma ideia de jogo, é ter muitas ideias de jogo. É modificares durante o jogo os sistemas de jogo. Essa vai ser a evolução do mundo do futebol. Aquele que tento agora fazer é não fugir muito do sistema que o Flamengo tem apresentado, com algumas variantes. Nós gostamos de jogar com um primeiro e um segundo avançado. Isso vai ser uma característica que vou apresentar aos jogadores. Tudo isso tem várias variantes do sistema, vários métodos de trabalho defensivo e ofensivo. Vocês sabem que no futebol há cinco momentos de jogo. São os momentos de jogo em que os jogadores têm que saber o que fazer».

      Que mudanças no elenco? «Uma das minhas razões para a opção em relação ao Flamengo foi a língua, e vocês dizem elenco, nós dizemos plantel. Há aqui alguns adjetivos que tenho que identificar. Claro que conheço o elenco da equipa do Flamengo. Eu não vi o Flamengo a partir do momento em que me convidaram para trabalhar no Flamengo. Eu vejo todos os jogos do futebol brasileiro em minha casa. Não sei se é fazer publicidade a alguma televisão, mas o PFC dá todos os jogos do campeonato brasileiro, não os 90 minutos, mas trabalhados. Eu via os jogos todos, sem saber que poderia treinar o Flamengo. A partir do momento em que soube, debrucei-me muito melhor e conheci muito melhor os jogadores. Não conheço tão bem como o Marcelo [Salles], mas vou conhecer. Quando fui abordado, já havia posições para as quais eles achavam que era importante contratar, eu concordei com isso. Acrescentei mais uma... uma que podem ser duas. Estamos em sintonia. Sinto nas pessoas que estão no Flamengo uma vontade muito grande e uma paixão muito grande para ajudar qualquer técnico. Penso que vai sair tudo bem».

      Relação com os jogadores brasileiros? Tive a oportunidade de relançar alguns jogadores brasileiros em Portugal. Lembro-me do David Luiz, Ramires, Luisão, Talisca… em Portugal fomos habituados a ter muitos jogadores e treinadores brasileiros, entre os quais o Felipão, que foi acarinhado e admirado. O futebol brasileiro é de muita técnica, muito talento. Na Europa também há muitos treinadores que disto percebem pouco… Tudo isso fez com que a minha facilidade de trabalhar com jogadores brasileiros fosse muita. Como sabem, antes de ser treinador fui jogador, joguei sempre em Portugal. Como jogador, no meu onze, nove eram brasileiros. O único português era eu e o guarda-redes. Estou habituado a conviver com eles.

      Contrato de um ano? «Não é por ser o Flamengo, eu normalmente faço isso. Eu saí do meu país para o futebol árabe no ano passado exatamente com a mesma coisa, um ano de contrato. A direção queria fazer quatro anos, eu disse: ‘só faço um’. Se me adaptasse e estivessem contentes comigo, renovávamos. Aqui no Flamengo é a mesma coisa. Há uma adaptação, há exigência de trabalho e de resultados, e assim ninguém fica dependente de ninguém».

      Portugal
      Jorge Jesus
      NomeJorge Fernando Pinheiro de Jesus
      Nascimento/Idade1954-07-24(69 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      FunçãoTreinador

      Fotografias(100)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Jesus
      2019-06-14 09h33m por sr_batata
      Não sei Jesus se vais conseguir ganhar ai alguma coisa, brasileiro não é de voucher é de cartão de credito, não usa muito o e-mail usa mais é o Whatsapp, tem muita religião não sei se tem padre acho que é mais de ter pastores e palestras!

      Desta vez Pablo Escobar Vieira não te vai ajudar, podes sempre tentar com o Santíssimo Papa Pinto da Costa, tem bons conhecimentos ai no Brasil ao nível de frutas e cafés com leite, já safaram muitos campeonatos aqui em portugal!
      . . .
      2019-06-14 04h19m por carlosfcpfan
      Até tem razão. Antes de ele chegar o Benfica era uma miséria. Bons tempos.
      JS
      JJ
      2019-06-11 14h19m por jseidi
      Em 2009/10 - Campeão, vencedor da Taça da Liga, 1/4 de Final da Liga Europa
      2010/11 - 2º lugar, com o Porto a fazer um excelentíssimo campeonato, a ganhar 5-0 no Dragão e a ser campeão no nosso estádio, ainda ganharam na Taça de Portugal, ainda assim, tivemos 18 jogos sem perder e fomos às meias da Liga Europa. Ganhámos a Taça da Liga
      2011/12 - 2º lugar, onde perdemos por culpa própria, 1/4 de final da Champions, onde perdemos com o futuro vencedor da competição, o Chel...ler comentário completo »
      Anedotas. . .
      2019-06-11 10h05m por jfs79
      «No Brasil não sou tão conhecido como na Europa. Lá sou um treinador muito conhecido porque já estive em várias finais de competições europeias e isso deu-me muito protagonismo. Sou um apaixonado por futebol e estou ansioso para começar este projeto. »
      «Desportivamente, nenhum treinador português ganhou tantos títulos como eu. Não foram só três, como já disseram aqui. Foram 14. É para isso que todos os dias trabalho»
      Ainda não parei de rir. . .
      CapitaoHaddock
      2019-06-11 09h46m por azulpt
      FCP fraquissimo? Aquele que acabou campeonatos sem derrotas? O Benfiquinha é que é fortíssimo.
      JJ
      2019-06-11 08h39m por CapitaoHaddock
      Gabarolas. . .

      Perdeste foi quase tudo. . . 2 campeonatos perdidos para fcp fraquíssimo. . . 1 Liga Europa perdida contra o sevilla por culta tua. . .

      JJ fica pelo Brasil ou vai para o fcp, mas no Benfica nunca serás bem vindo. . .

      Tudo são recordações. . .
      2019-06-11 01h17m por zecic
      Passa a vida a falar do passado. . . E que mais ganhaste? Bola. . . Saiu do Benfica há 5 anos e passa a vida a falar dos tempos em que ganhou títulos no Benfica. . . No Sporting com o maior salário de sempre de um treinador em PT e com um dos maiores orçamentos da história do SCP ganhou bola! Até o Keizer tem mais títulos!
      Este no Benfica ganhou tanto quanto perdeu. . . O Rui Vitória teve um maior rácio de títulos e com menos investimento. O que Bruno Lage fez com prata da casa jamai...ler comentário completo »
      Jorge Jesus & Flamengo
      2019-06-10 22h53m por UK-SPORTING10
      Espero que tenha o maior sucesso no continente Americano! Que adicione no seu currículo : Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes.

      Boa sorte JJ.
      DS
      JJ
      2019-06-10 21h21m por DS_27
      Convencido, mas sendo benfiquista tenho de admitir que fez o benfica voltar a lutar, ano após ano, por todas as competiçoes portuguesas e na europa , para alem de no sporting ter criado uma equipa mt forte
      RP
      Impressionante
      2019-06-10 20h56m por RP12
      É impressionante a obsessão deste homem pelo Benfica. Quase tudo aquilo que fala tem de pôr o Benfica na conversa. Alguém sabe se ele treinou o Sporting ou esteve 3 anos de férias? Olhando àquilo que ganhou esteve mesmo. . . ainda dizem que é sportinguista.
      Perdoem-me o desabafo mas cansa
      Tópicos Relacionados
      Equipa
      Treinador

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Destino: Saudade
      Podcast
      Rui Miguel Tovar no zerozero
      A 2 de maio de 1991, o eclodir da Guerra dos Balcãs decepou o estado da Jugoslávia. E um dos mais interessantes campeonatos de futebol da Europa. A última época realizada ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      PedroBorgas 09-05-2024, 11:24
      pedrinho_dgl 09-05-2024, 11:08
      zlatan_21 09-05-2024, 10:56
      NM
      nmprongs 09-05-2024, 10:50
      NM
      nmprongs 09-05-2024, 10:48
      Platinum-Returns 09-05-2024, 10:48
      zipEh 09-05-2024, 10:46
      NM
      nmprongs 09-05-2024, 10:45
      Platinum-Returns 09-05-2024, 09:57
      JotaFer 09-05-2024, 09:56
      Sir_jaof 09-05-2024, 09:42
      Platinum-Returns 09-05-2024, 09:22
      JS
      jsilva77 09-05-2024, 09:19
      AL
      Alvibranco 09-05-2024, 09:18
      pedrorosa107 09-05-2024, 09:18
      tcpor 09-05-2024, 09:06