placardpt
    Mude para o zerozero Andebol. Tudo sobre o Andebol aqui!
    Jornalista d'O JOGO anteviu a final four da Taça EHF

    Rui Guimarães: Um «FC Porto de autor» em busca da glória europeia

    2019/05/15 16:26
    E0

    Na antevisão da final four da Taça EHF, o zerozero falou com um dos maiores especialistas do andebol português: Rui Guimarães. Nascido há 47 anos em Moçambique, veio para o Porto com apenas três meses. É jornalista há cerca de 30 anos e está ligado ao jornal O JOGO desde 1996, onde exerce, desde 2010, as funções de sub-editor da secção das modalidades. É apaixonado por andebol, que acompanha com grande proximidade desde a entrada no jornal

    O FC Porto prepara-se para iniciar uma das etapas mais importantes da sua história: a final four da Taça EHF. Além disso, os portistas têm grandes hipóteses de arrecadar o Campeonato e a Taça de Portugal. Ora, tudo isto não é obra do acaso e Rui Guimarães aponta um grande ‘culpado’ deste sucesso.

    «Como uma vez escreveu um colega meu aqui no jornal, este é um ‘FC Porto de autor’, ou seja, é moldado pelas ideias claras de um treinador. Por isso, a ‘culpa’ é de Magnus Andersson, que monta estratégias com grande astúcia, mas também dos jogadores de qualidade de que dispõe. (…) O famoso 7x6 que o FC Porto utiliza não é um sistema fácil. É preciso ter muita certeza do que se está a fazer, uma vez que uma bola perdida, estando a baliza desguarnecida, é quase golo certo do adversário. Este sistema tem tido uma elevada taxa de sucesso, o que revela bem o mérito da estratégia e de quem a coloca em prática», afirmou.

    Aquela noite de 25 de novembro...

    O grande clique e momento-chave que fez o mundo do andebol perceber que este novo FC Porto tinha algo de especial foi, sem dúvida, o triunfo diante do SC Magdeburg. Ninguém ficou indiferente a este feito, nem o próprio Rui Guimarães.

    ©PhotoReport.In/Federação de Andebol de Portugal
    «Mais do que sintoma, foi um momento decisivo para a equipa. Depois daquela vitória autoritária (FC Porto esteve a ganhar por 12), o grupo de trabalho percebeu que não foi obra do acaso, logo entendeu que os métodos estavam a resultar e que aquele era um caminho de sucesso. Além disso, foi um triunfo frente a um dos clubes com melhor palmarés da história do andebol e uma das melhores equipas da atualidade. Logo a seguir, derrotou o Benfica, tendo seguido um caminho, até ao momento, ímpar. (…) Na altura, fiquei espantado. Semanas depois, o João Ferraz disse, em entrevista a O JOGO, que na Alemanha foi o espanto geral», contou.

    Missão Kiel: A catedral do andebol

    O jornalista de 47 anos apontou «as estratégias de Magnus Andersson e a qualidade dos jogadores» como as grandes virtudes dos dragões, mas há ainda outra: Carlos Martingo. «Um homem que conhece bem os jogadores e o campeonato» e que é «uma ponte fundamental». Quanto aos pontos mais fracos dos azuis e brancos, «a menor experiência internacional, comparando Fuchse Berlim e Kiel» é a mais saliente.

    Na análise ao adversário dos portistas, Rui Guimarães destacou a experiência dos jogadores do Fuchse Berlin, contudo avisou que «tudo é possível» e o FC Porto já o demonstrou.

    ©Federação de Andebol de Portugal/PhotoReport.In
    «É difícil apontar fraquezas a uma equipa que tem duas Taças EHF e é o atual detentor do troféu. Tem muitas soluções, muitos jogadores de qualidade e batidos nestas andanças. O Hans Lindberg, segundo melhor marcador da prova, é um bom exemplo. (…) Tudo é possível, embora já não haja fator surpresa. O FC Porto ultrapassou o SC Magdeburg, fez a fase de grupos com um pleno de vitórias e chegou à final four eliminando o Saint-Raphael, que esteve nas duas últimas final four. No entanto, creio que o FC Porto já provou que pode bater-se de igual para igual», rematou.

    Por fim, convidado a apontar um favorito, o jornalista d’O JOGO, escolheu o «colosso» THW Kiel.

    «Devido ao fator casa, sendo um colosso do andebol mundial, com três Ligas dos Campeões no palmarés, sendo, por muitos, considerado a catedral do andebol, creio que o THW Kiel é a equipa a quem se deve atribuir maior dose de favoritismo. Mas, atenção, o SC Magdeburg era outro grande candidato e foi eliminado pelo FC Porto»



    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FUCHSE BERLIN
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Sexta, 17 Maio 2019 - 19:45
    Wunderino-Arena
    24-20

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FCP 2-1 MIL em direto!
    GOLO FC Porto!Gabriel Brás marca Acompanhe aqui o FC Porto x Milan em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ZH
    zhar 19-04-2024, 17:28
    canelax 19-04-2024, 17:26
    Estigarribia 19-04-2024, 17:04
    xithombo 19-04-2024, 16:56
    GS
    GSCGrandeamor 19-04-2024, 16:56
    GS
    GSCGrandeamor 19-04-2024, 16:55
    xithombo 19-04-2024, 16:51
    moumu 19-04-2024, 16:42
    Ispeaksempolemicas 19-04-2024, 16:40
    PT
    pt74 19-04-2024, 16:17
    R_
    R_Pinto 19-04-2024, 16:03
    zecic 19-04-2024, 15:53
    RI
    RicardoHGoat21 19-04-2024, 15:35