placardpt
    Clube treinado por Secretário alcançou subida de divisão

    Sucesso do Créteil-Lusitanos escreve-se em bom português

    «Vivre ensemble notre passion», é este o lema do Créteil-Lusitanos

    Créteil. Cidade situada no Val-de-Marne, Île-de-France, pouco mais de 10 km do centro de Paris. É lá que mora o US Créteil-Lusitanos. Um clube fundado em 1936, por onde passaram jogadores como Rabiot, Matuidi ou Benatia e que tem uma ligação muito especial a Portugal. O presidente é português, o diretor desportivo é português, a equipa técnica é portuguesa e o plantel conta com quatro portugueses [Pardal, Muxa, Fábio Pereira e Edgar Almeida].

    qTivemos de andar a partir alguma pedra. Os nossos métodos são um pouco diferentes do que aqueles que os jogadores estavam habituados. Demorou o seu tempo até conseguirem absorver a informação, mas felizmente temos um grupo de jogadores fantásticos...
    Carlos Secretário, treinador do Créteil-Lusitanos
    Armand Lopes, radicado em França há mais de 50 anos, assumiu a presidência do clube em 2002, depois de 30 anos no US LusitanosSaint-Maur, e mais de metade das presenças que o Créteil-Lusitanos contabiliza na segunda divisão gaulesa (15) aconteceram sob a égide deste empresário luso.

    No entanto, os últimos anos não trazem boas memórias. Duas descidas de divisão num espaço de três épocas levaram a uma nova realidade no 4.º escalão. Uma boa oportunidade para reestruturar o clube. O antigo internacional português Carlos Secretário foi o homem escolhido pela Direção para assumir os destinos da equipa e levou consigo os adjuntos Eduardo Galiza e Manuel Ramos (Nene).

    Resultado? Subida de divisão! A festa foi feita no último sábado, depois da vitória em Sedan (0x2), a quatro jornadas do final do Campeonato. Motivo mais do que suficiente para o zerozero ‘viajar’ até Créteil para falar com os protagonistas.

    «Sinto-me feliz por ter conseguido o objetivo num contexto difícil. O Créteil vinha de duas descidas em três anos, passou por mudanças na sua estrutura e não podemos esquecer que estamos inseridos numa série muito equilibrada. Mas tínhamos todas as condições para alcançar o objetivo. O clube oferece-nos condições de trabalho extraordinárias e conseguimos formar uma excelente equipa», começa por dizer Carlos Secretário, em conversa com o zerozero.

    «Diria que foi uma época perfeita em todos os aspetos. Muito especial por estarmos a representar condignamente o nosso país no estrangeiro. É mais uma prova de que os treinadores portugueses são dos melhores entre a classe», defende o ajunto Eduardo Galiza, que acompanha Secretário desde a temporada passada.

    Carlos Secretário foi o homem escolhido pelo empresário português Armand Lopes para guiar o Créteil-Lusitanos até à subida de escalão ©US Créteil Lusitanos

    «Parece fácil, mas foi preciso partir alguma pedra»

    A quarta divisão do futebol francês divide-se em quatro séries (A, B, C e D). O Créteil-Lusitanos foi o primeiro a confirmar a subida de divisão, fruto de um rendimento acima da média, traduzido em números esclarecedores: melhor ataque (49 golos marcados), melhor defesa (14 sofridos) e série mais duradoura sem conhecer o sabor da derrota – não perde desde dezembro.

    Fica a ideia de que foi tudo muito simples, mas Secretário interrompe-nos para explicar que a caminhada para o sucesso não foi tão fácil como aparenta.

    Secretário, Eduardo e Nene: a simbiose perfeita ©US Créteil Lusitanos
    «Tivemos de andar a partir alguma pedra. Os nossos métodos são um pouco diferentes em relação ao que os jogadores estavam habituados. Demorou o seu tempo até conseguirem absorver a informação, mas felizmente temos um grupo de jogadores fantásticos. Parece fácil, mas basta olhar para as outras séries e percebemos que somos a única equipa com o objetivo já alcançado. Não é fácil, mas também não é por acaso. Muito mérito dos nossos jogadores», assinala o antigo jogador do FC Porto.

    «Somos o melhor ataque e somos a melhor defesa, de longe. O trabalho tático que fizemos com a equipa, que penso que seja a grande lacuna nesta divisão, pois impera muito o lado físico, fez com que as coisas corressem bem logo desde início. Felizmente fomos recebidos por jogadores com mentes abertas e que tornaram tudo muito mais fácil», explica Nene, que se juntou à equipa técnica de Secretário depois de seis anos a trabalhar em Omã.

    Realidade. Importa focar neste ponto. Apesar do Créteil-Lusitanos estar na 4.ª divisão, estamos a falar de um clube que proporciona condições ao nível de muitas equipas das nossas 1.ª e 2.ª ligas. Palavra de quem conhece bem as duas… realidades.

    Equipa técnica destaca aceitação do plantel às novas ideias ©US Créteil Lusitanos
    «Pode-se pensar que a quarta liga é tipo distrital, mas não é, com todo o respeito pela distrital. A National 2 é uma liga muito forte, com excelentes jogadores e excelentes equipas. Quando vim pela primeira vez para esta divisão – Secretário subiu também o US Lusitanos em 2015/16 – também pensava assim, mas depois deparei-me com uma realidade completamente diferente», analisa.

    «Tenho muito gosto em estar a treinar este clube. Tenho aqui condições semelhantes a clubes da segunda liga portuguesa ou até de alguns da primeira. E não quero com isto dizer que Portugal não tem condições, até porque o nosso campeonato é competitivo e tem grandes jogadores, mas é diferente», complementa.

    «Não nos falta nada! É um projeto muito bom, com condições ótimas. Obviamente que nos custa pela questão familiar, pois não é fácil estar longe de casa, mas foi um ano de investimento para a nossa família. Felizmente temos a sorte deles nos apoiarem em tudo», aponta ainda Eduardo.

    Objetivo cumprido e… agora?

    «Houve uma simbiose muito grande e penso que isso também foi a chave do sucesso.» As palavras são de Nene e ajudam a explicar o sucesso imediato da equipa técnica lusa em Créteil. E agora o futuro?

    Carlos Secretário
    Liga Portuguesa
    341 Jogos  28012 Minutos
    12   95   2   32x

    ver mais »
    «Um treinador está sempre preparado para ir para todo o lado. É óbvio que sou um treinador ambicioso. Estou aqui para ganhar. Foi assim durante o meu percurso como jogador e agora não é diferente. Pretendo voos mais altos», confidencia Secretário ao zerozero.

    «Se vai ser em Portugal, França, Espanha, Inglaterra, China… Não sei, não faço ideia. Neste momento estou 100% focado no projeto do Créteil, mas tenho a ambição de subir na carreira. Tudo aponta para que seja para continuar aqui no próximo ano, mas o objetivo ainda não está definido. Vamos ver», remata.

    Rui Pataca assumiu papel importante na restruturação do Créteil-Lusitanos ©Arquivo Pessoal

    O papel do diretor desportivo no sucesso do Créteil

    qA mensagem que passei aos jogadores foi simples: a última imagem é a que fica. Queremos terminar bem a temporada...
    Rui Pataca, diretor desportivo do Créteil-Lusitanos
    Rui Pataca. O nome diz-lhe alguma coisa? O antigo avançado construiu uma carreira sólida na liga francesa, ao serviço do Montpellier, no virar do milénio, e em 2004 aceitou o projeto de Armand Lopes no Créteil-Lusitanos, abdicando inclusive de propostas bem mais vantajosas.

    Viveu alguns dos melhores anos do Créteil, enquanto jogador, durante cinco temporadas, e regressou este ano para assumir o papel de diretor desportivo, num dos momentos mais complicados da história de vida do emblema francês.

    «O presidente sabe que me dedico de corpo e alma a tudo o que faço. É uma situação nova para mim, mas aproveitei muita bagagem que ganhei enquanto jogador. Acho que para um principiante, nestas funções, não correu nada mal. Foi-me pedido que fizesse a ligação entre treinador, jogadores e direção e que metesse em prática certos valores que aprendi no futebol», conta Pataca ao nosso site.

    Rui Pataca
    Ligue 1
    53 Jogos  3353 Minutos
    15   5   0   02x

    ver mais »
    O primeiro passo está dado. A subida de divisão está consumada, mas até onde pode ir o projeto?

    «Estamos ainda muito concentrados em terminar o Campeonato. Não podemos permitir que certos níveis de euforia perturbem a prestação dos jogadores. Queremos ir com uma certa estabilidade para a divisão acima e será necessária uma nova reestruturação. Mas vamos apoiar-nos no que temos», alerta o diretor desportivo.

    «A mensagem que passei aos jogadores foi simples: a última imagem é a que fica. Queremos terminar bem a temporada», remata.

    • Parte II - Os quatro Lusitanos que descobriram um novo mundo em Créteil: aqui

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NandoTobias
    2019-04-26 17h38m por CriadorDeEstorias
    Faltam 4 jornadas para o fim e o Créteil tem 5 pontos de avanço para o Lille B. Caso o Lille B pudesse subir, a subida nao estaria ainda garantida dado haver ainda 12 pontos em jogo.
    De facto, o Crétéil ja subiu porque o Lille B nao pode subir ao terceiro escalao do futebol francês e o primeiro clube seguinte que é eligivel a uma subida esta a 12 pontos sendo que o Créteil tem vantagem particular (dupla vitoria).
    Creteil
    2019-04-26 14h20m por Onil
    Não tinha conhecimento desta equipa, ainda menos que é filial do Boavista.
    CriadorDeEstori as
    2019-04-26 13h20m por NandoTobias
    Não sei se as Bs podem subir ou não, mas msm q fosse outra equipa qq que não uma B o Creteil subia na msm e o segundo continuaria sem subir porque só sobe um, lol ainda estou a tentar entender o teu comentario. Pq é que o Creteil 1º classificado iria deixar de subir de divisão se o 2º pudesse? não faz o minimo sentido lol
    Créteil sobe de divisao
    2019-04-26 13h14m por CriadorDeEstorias
    Porque o segundo classificado nao tem direito à subida, dado ser a equipa B do Lille. As equipas B nao podem jogar no campeonato National.
    jogos históricos
    U Sábado, 20 Abril 2019 - 17:00
    Stade Louis-Dugauguez
    Damien Rossini
    0-2

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Após derrota com o Everton
    O Liverpool perdeu, esta quarta-feira, diante do Everton, por 2-0, e pode ter hipotecado as hipóteses de chegar ao título inglês. Em termos matemáticos, a distância ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41