placardpt
    Futura casa da formação portista

    Projeto de nova Academia do FC Porto arranca ainda este ano

    2019/04/24 12:23

    O trabalho das equipas de futebol do FC Porto divide-se nesta altura entre o Olival, em Vila Nova de Gaia, e a Constituição, no coração da Invicta, mas isso irá mudar com a construção de uma nova Academia. Segundo o jornal O Jogo, o projeto irá arrancar ainda este ano.

    O diário informa que o processo tem conhecido avanços e o local em que a nova Academia será edificada será desvendado ainda antes do início da temporada 2019/20. O objetivo passa por juntar todos os escalões etários num único espaço, à imagem do que acontece em clubes como Benfica, Sporting ou Braga, e o projeto é um dos grandes objetivos de Pinto da Costa no atual mandato, que termina em 2020.

    Além de a divisão dos trabalhos entre Olival e Constituição provocar dificuldades logísticas, há ainda um número limitado de relvados no Olival para os jovens, já que três são de uso exclusivo da equipa principal, e não há capacidade para albergar no atual centro de estágio os jovens atletas que residem fora da área metropolitana do Porto. O clube dispõe apenas da Casa do Dragão, na rua de Costa Cabral e a curta distância do Estádio do Dragão, com a capacidade de 15 quartos.

    O clube portista tem conseguido resultados relevantes a nível da formação, como o apuramento para a final four da Youth League em duas épocas consecutivas (2017/18 e 2018/19). Jogadores oriundos da formação como Diogo Costa, Diogo Leite, Bruno Costa ou André Pereira trabalham com frequência às ordens de Sérgio Conceição na equipa principal.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PO
    Opinião
    2019-04-25 10h42m por portista76
    A nivel de criação e negociação de obra, projeto , estrutura , o nosso presidente , e um expert na materia. Essa parte é a que menos me preocupa. Tem provas dadas , estadio , pavilhão , negociação do centro treinos. A parte desportiva, essas sim , preocupa-me muito. Gastamos milhares no tempo do Antero Henrique, com o projeto 115. Resultado:
    Nem um unico jogador titular de uma grande equipa europeia.
    JS
    Parece-me mais um projeto
    2019-04-25 10h04m por jsilva77
    Ambicioso, e talvez o último, do Presidente Pinto da Costa, que pelos vistos quer sair com a casa e património arrumados . . .

    Este é um processo vital para o crescimento do clube, mas que não se pode esgotar aqui e deve passar pelos clubes satélites de formação e de proximidade, com várias regiões do país celebrando protocolos, como já tem vindo a ser feito.

    Uma coisa que me agrada é o facto de se estar a discutir possibilidades com a CMP. Isto significa q...ler comentário completo »
    PO
    Opinião
    2019-04-25 08h43m por portista76
    A minha opinião acerca da formação do porto é bem diferente. A nivel de instalações, estamos a anos luz do nosso riva, logo se ve no rendimento das equipas de iniciados e juvenis. Em sub 19 conseguimos equilibrar, com a ajuda dos estrangeiros que tem alguma qualidade.
    A nossa formação, e prospecção, nao pode ser a base de familia e amigos de familia. De ex jogadores diretores e olheiros que levam filhos e amigos de filhos.
    Temos que ter olheiros profissionais , sem intere...ler comentário completo »
    Continuação
    2019-04-25 00h16m por CreedEinsteinBratton
    Podem sempre tentar copiar obviamente.

    É mandar mais uns Catões lá ao Seixal. . .
    FC Porto - Academia
    2019-04-25 00h15m por CreedEinsteinBratton
    Finalmente. Tanto talento no norte, situação financeira frágil e mesmo assim preferem JPs, Evandros, Waris e muitos outros. . .

    TODOS os grandes terão de tomar o caminho da formação. O SL Benfica já está capacitado para isso e ainda vai crescer bastante. O Sporting CP e o FC Porto, por motivos diferentes, partem bem atrás e a isto acresce a menor capacidade (estratégia e dinheiro) destes para fazer o que o SL Benfica está a fazer. . .
    AR
    Ultras-__FCP
    2019-04-24 23h26m por armando30
    o Porto já há muito que tem uma "academia" e não me referi ao Olival como tal, a diferença é que no caso do Porto não está tudo concentrado num só local, são diversas instalações com o intuito de possibilitar aos jovens um local para desenvolverem o seu potencial mas não esquecendo os estudos, aliás o artigo refere os mesmos locais
    não me lembro em que ano mas nos últimos 6~7 anos um dos canais generalistas fez uma reportagem sobre um dos locais onde os jovens dormem e são acompanhados...ler comentário completo »
    RI
    acedemia??
    2019-04-24 21h39m por Ricardo_Gomes
    o que é isto? nao nao nao nao, os futuros jogadores jovens do porto estao na america do sul ou na asia, formaçao é so cepos mancos ou pinos.
    Ahly|armando30
    2019-04-24 21h25m por PedroFCP_RockNRoll
    No centro da cidade está fora de questão mas não faltam terrenos planos como por ex. na Foz agora o problema é como bem disseste anos mais tarde poderiam querer construir algum empreendedimento (tipo prédio, hotel, etc. ) e isso poderia atrapalhar. E se formos por aí então Gondomar/Rio Tinto também está fora de questão até porque é onde atualmente vivo e à muitas inclinações ou descidas.

    A Maia creio que seja a maior candidata e Espinho também era boa hipótese e também ainda ...ler comentário completo »
    armando30
    2019-04-24 19h42m por Ultras-__FCP
    Quando digo que não há espaço para os jovens pernoitarem refiro-me a uma situação mais permanente claro.
    armando30
    2019-04-24 19h39m por Ultras-__FCP
    Dificilmente podes chamar academia ao Olival, muito pequeno, poucos relvados, bastante limitado, não ha um espaço onde os jovens possam pernoitar, por exemplo, comparando com a Academia do Seixal deixamos muito a desejar e se queremos apostar na formação temos primeiro que investir nela e aí tiro o chapéu ao Benfica e ao Vieira, felizmente é algo que vai ser corrigido ainda este ano e fico feliz por ser algo reconstruido do 0, o clube precisa urgentemente disso.
    Academia
    2019-04-24 19h34m por Ultras-__FCP
    Tiro o chapéu ao Benfica neste aspeto, temos que apostar e investir a fundo na formação, basta olhar para o Benfica, os retornos são inegáveis porque os jogadores tugas têm efetivamente muita qualidade, quanto ao Sporting julgo que devia seguir o exemplo e investir em Alcochete que está completamente obsoleto.
    AR
    Rsoares67
    2019-04-24 18h59m por armando30
    as CMs têm sempre que estar envolvidas no processo pois há algo chamado «plano director municipal», e as CMs também ajudam com outras coisas
    eu que sou de Braga sei, por exemplo, que o SC Braga teve umas complicações pois ordenou o corte de sobreiros (espécie protegida) 4~5 meses antes de receber autorização do INF e chegou a ser ponderada a suspensão da construção da academia, "em cima da mesa" esteve uma suspensão de 25 anos MAS como é o Mundo do futebol nada aconteceu, claro que a...ler comentário completo »
    PedroFCP_RockNR oll
    2019-04-24 18h34m por Ahly
    A construção da Academia estará fora de hipótese dentro do concelho do Porto, está fortemente urbanizado, e o pouco espaço que teria disponível, não daria para expansões futuras! Depois existe outro grande problema que ainda ninguém se lembrou, são raros os terrenos planos no Grande Porto. Ao analisar estes dois pontos essenciais, o Porto terá que se deslocar para fora do grande tecido urbano da AMP, por isso creio que a zona de Espinho e a zona a norte da Cidade da Maia, serão potencias candidatas!
    Nova Academia
    2019-04-24 17h46m por PedroFCP_RockNRoll
    Já não era sem tempo, já há anos que se fala nisto e até agora não houve qualquer avanço só isto também é demonstrativo de como a estrutura tem dado "atenção" à formação em comparação com os outros dois e até outros clubes com muito menos dinheiro que o Porto, espero que seja um indicativo que daqui para a frente se começe a valorizar mais alguns jogadores e a dar oportunidades aos que demosntram ter talento em vez de ir comprar estrangeiros de qualidade duvidosa para algumas dessas posições. ...ler comentário completo »
    calabote2017
    2019-04-24 17h31m por Ahly
    Vou-me rir muito depois do teu comentário com as respostas de alguns comentários!

    Quanto à notícias em si, tenho pena que o FC Porto ainda não tenha uma Academia onde reúna todas as equipas de futebol! Até o meu Feirense, clube pequeno, tem um excelente Centro de Formação! Esteve imensos anos com as obras paradas, mas tinha os balneários prontos e os relvados para as equipas treinarem! Só agora é que está a conseguir finalizar o resto do edifício! Mas o projecto do Parque desp...ler comentário completo »
    Será na Maia
    2019-04-24 17h19m por Farquad
    O Pinto da Costa já tinha dito há um par de anos que seria quase de certeza na Maia.
    furiosovp
    2019-04-24 16h57m por calabote2017
    https:// desporto. sapo. pt/ futebol/primeira-liga/artigos/ antonio-costa-sem-duvidas-sobr e-isencao-de-taxas-ao-benfica r

    A conversa nem era comigo mas como vocês são uns candeeiros engraçados. . .
    Rsoares67
    2019-04-24 16h45m por tcb9277
    O que não faltam são terrenos de privados aí à venda e por explorar e não tenho pena nenhuma de um clube que recebe de receitas da Liga dos Campeões cerca de 78 milhões de euros só este ano, que cobra 50€ (como preço mínimo!) por bilhete para sócios num FC Porto x Benfica.

    Sou sócio desde 1995 do FC Porto, tenho as quotas todas em dia e mesmo assim praticam desses preços aos sócios.

    Portanto eles que paguem rendas decentes e justas, que têm possibilidades para ...ler comentário completo »
    FU
    tiagomgd
    2019-04-24 16h33m por Furiosovp
    Põe aí o link de um benefício fiscal ao Benfica, não venhas cá com o Vieira e outras pessoas, mostra um link em que a câmara de Lisboa ou do Porto aprove qualquer isenção fiscal ao Benfica!
    miguelamaro68
    2019-04-24 16h15m por tcb9277
    Nem mais.

    A resposta do "tiagomgd" não podia ter chegado em melhor altura :D
    Eu só espero é que paguem o que devem. . .
    2019-04-24 15h52m por tcb9277
    . . . sem favorecimentos de Câmaras Municipais.

    Estou farto de ver clubes serem favorecidos, clubes que geram milhões com receitas de patrocínios, bilheteira e ainda nas competições europeias, andarem aí a pagar rendas miseráveis pelas suas infraestruturas.

    O FC Porto no Olival, por uma infraestrutura que custou cerca de 16 milhões de euros ao Estado (que muitos se esquecem que o Estado somos todos nós), a pagar 500€ de renda?

    Vão gozar com a...ler comentário completo »
    TO
    armando30
    2019-04-24 15h43m por toupeira69
    Sim eu sei amigo, expressei-me mal :)
    ZH
    armando30
    2019-04-24 14h43m por zhar
    o Porto ate por acaso foi o 1º clube a completar o pagamento integral do estadio. . . em fevereiro de 2017. . ou seja a 2 anos e 2 meses . . . .
    em relaçao ao hotel. . . apesar de ir ser propriedade da sad Futebol Clube do Porto vai ser concessionada por 20 anos a outra sociedade e é essa quem entra com o capital nas obras. . .
    Armando30
    2019-04-24 14h37m por petitor
    Jesualdo e o homem certo concordo contigo
    AR
    para a toupeirada ler
    2019-04-24 14h29m por armando30
    eles estão tão "preocupados" que o Porto esteja a "falir" mas em menos de 1 ano já houve 3 investimentos significativos por parte do clube:
    » completar o pagamento do Estádio do Dragão
    » obras no hótel
    » nova academia
    clube que não tem dinheiro não faz este tipo de investimento, ainda para mais sem dinheiros públicos como a academia do Seixal paga pela CGD que ainda há pouco foi alvo de recapitalização com dinheiro dos contribuintes

    mas concordo com o...ler comentário completo »
    12
    Tópicos Relacionados
    Equipa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13
    moumu 25-04-2024, 04:11
    moumu 25-04-2024, 04:08
    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36