placardpt
    Vitória FC e Portimonense empatam no Bonfim

    Duas cabeçadas para manter distâncias

    O Vitória FC não ultrapassa o Portimonense, mas o Portimonense também não fica muito longe. A distância de um ponto ao início desta jornada vai manter-se pelo menos até à próxima, depois de as duas equipas empatarem (1x1) no Bonfim. Um jogo de nervos, muito influenciado pela classificação, que ganhou emoção a partir do golo de Semedo. Os sadinos já festejavam os três pontos quando Ruster saiu do banco para dar o empate à equipa algarvia.

    Agarrados ao nervosismo

    Não é fácil jogar amarrado. Ainda a lutar pela manutenção, foi desta forma que Vitória FC e Portimonense começaram a partida. Jogou-se pouco, reclamou-se muito e só depois de João Pinheiro tirar os amarelos do bolso é que a partida acalmou. Foram 20 minutos de muitos nervos, claramente influenciados pela situação das duas equipas na tabela.

    A equipa de Folha esperava estar muito mais confortável nesta altura da época, mas está a ser uma segunda metade de temporada difícil para os algarvios. Uma vitória apenas em 10 jogos deixava o Portimonense apenas com um ponto a mais do que os sadinos, que procuravam aproveitar o fator casa para ultrapassar a formação de Portimão e ganhar maior conforto na tabela, sabendo que, ao mesmo tempo, jogavam Tondela e Boavista, também na intensa batalha pela permanência.

    No meio de uma autêntica batalha, o talento algarvio ia-se destacando e a bola andava sempre mais perto da baliza de Makaridze do que da de Ricardo Ferreira. Jackson, Lucas e Wellington não conseguiram inaugurar o marcador e a equipa sadina começou a jogar com mais cabeça. O passar dos minutos deu mais tranquilidade à equipa de Sandro, especialmente quando a bola passava pelos pés de Rúben Micael ou Éber Bessa. 

    Semedo disse «si», mas suplente algarvio foi um luxo

    Numa primeira parte com o Portimonense quase sempre por cima da partida, pertenceu ao Vitória a melhor ocasião da primeira metade, com Nuno Valente a atirar ao ferro da baliza algarvia em cima do período de descontos. Era um sinal para os sadinos, que com mais calma conseguiam criar perigo e aproveitar as conhecidas fragilidades defensivas do Portimonense.

    A equipa de Sandro regressou para a segunda parte com a mesma tranquilidade com que tinha terminado a primeira. Por outro lado, o intervalo não fez bem à equipa de Folha, que perdeu por completo o controlo da partida. Os sadinos sentiram a obrigação de vencer em casa, assumiram o jogo com mais intensidade e acabaram mesmo por chegar à vantagem.

    Ainda assim, as ocasiões de perigo continuavam sem aparecer. Cádiz, o abono de família dos setubalenses, procurou várias movimentações em velocidade nas costas da defensiva algarvia, mas o golo só apareceu num lance de bola parada. Semedo pôs em prática o tempo passado com Cristiano Ronaldo, saltou mais alto do que toda a gente, cabeceou para o fundo das redes e acabou a festejar como o internacional português. O Bonfim gritou a uma só voz: «Siiiii».

    O Vitória FC entregou a iniciativa de jogo ao Portimonense para procurar fechar o resultado no contra-ataque. A estratégia parecia estar a funcionar e os adeptos sadinos já contavam com os três pontos, mas Ruster saiu do banco para imitar Semedo. De cabeça, o médio estreou-se a marcar na Liga e a boa hora para os algarvios, que levam um ponto para Portimão.

    O nervosismo no início da partida fazia adivinhar este desfecho, que agrada mais ao Portimonense, por ser fora de casa e impedir a ultrapassagem do Vitória FC, do que aos sadinos, que viram o Tondela aproximar-se. Um empate que não muda muito nos objetivos das duas equipas. Ainda há quatro finais pela frente.

    jogos históricos
    U Sexta, 19 Abril 2019 - 15:30
    Estádio do Bonfim
    João Pinheiro
    1-1
    José Semedo 63'
    Ruster Santos 87'

    ESTÁDIO

    Estádio do Bonfim
    Lotação18 642
    Medidas105x68
    Inauguração1962
    Lances Capitais
    63´
    GOLO V. Setúbal!
    José Semedo marca
    José Semedo marca o seu 2º golo na prova (28 jogos)
    87´
    GOLO Portimonense!
    Ruster Santos marca
    Ruster Santos marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    Positivo
    Mal menor
    Chegou uma altura em que é proibido perder pontos e em que um empate é mesmo um mal menor para as equipas em situações delicadas. Vitória FC e Portimonense saem desta partida com um ponto que pode fazer toda a diferença nas contas finais da época.
    Negativo
    Pouca qualidade
    Nesta fase da época importam mais os pontos do que a qualidade e a pressão da tabela faz com que os jogadores não se soltem tanto. No Bonfim, assistiu-se a uma partida pobre e sem grandes lances para recordar.
    Forma
    V. Setúbal
    2018/2019
    36J
    9V
    12E
    15D
    35-44G
    Portimonense
    2018/2019
    32J
    9V
    6E
    17D
    40-54G
    O Árbitro
    Na crónica falamos dos nervos das duas equipas, mas a equipa de arbitragem sofreu do mesmo mal. João Pinheiro e os sesus assistentes não mostraram tranquilidade durante a partida e o excesso de faltas marcadas não ajudou ao espetáculo. Alguma dificuldade para gerir o encontro e um lance mal ajuizado. Semedo entrou de pitons sobre Jackson e deveria ter sido expulso ainda na primeira parte.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA FC
    EMPATE
    PORTIMONENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Notas soltas
    2019-04-19 21h25m por Torinha
    Fomos demasiado mansos na forma como não conseguimos segurar uma vantagem preciosa no final. Pareceu-me que os jogadores do Vitória já não acreditavam que o Portimonense conseguisse criar perigo, porque não estavam a conseguir criar muito perigo nessa fase.

    Apesar da loucura com Jhonder Cadiz, Ruben Micael para mim tem-se assumido como o melhor jogador do VFC neste final de época. Sabe sempre o que fazer com a bola. Gostava de poder contar com ele mais uma temporada, mas jo...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...