placardpt
    Sporting vence em Chaves

    Uma boa dose de tudo... até de Luiz Phellype

    2019/03/30 20:06

    O 1x3 não o dá a entender, mas o triunfo foi arrancado a ferros. Com o homem do costume, cuja titularidade nem era certa, metido ao barulho e uma outra surpresa a dobrar. A meia distância de Bruno Fernandes e o bis de Luiz Phellype fizeram a diferença num jogo apertado e com duas partes completamente distintas. A tarefa foi dificultada por um valente Chaves que nunca virou a cara à luta, nem em inferioridade numérica. Até final o jogo não se livrou de uma grande dose de polémica com Manuel Mota, expulsões, VAR e empurrões entre protagonistas no epicentro da confusão. 

    A estreia de Phellype

    A primeira parte iniciou com superioridade leonina e prolongou-se, com alguma naturalidade, até ao final da mesma. Raphinha mostrou aptidão para as bolas em profundidade e, como uma carraça, obrigou, em algumas ocasiões, os centrais flavienses a esforços redobrados.

    O Chaves conseguiu, por momentos, equilibrar o encontro, mas, com bola, e apesar de alguns passes falhados, o adversário mostrou mais critério sobretudo no centro do terreno. Daí, longe da baliza de António Filipe, Gudelj tentou a sua sorte e abriu as hostes na estatística dos remates enquadrados. A cor era maioritariamente verde e branca, só que as transições defensivas voltaram a ser, uma vez mais, o tendão de Aquiles dos leões. Faltou maior definição e aproveitamento dos transmontanos nesse momento do jogo.

    Luiz Phellype marcou o primeiro golo com a camisola do Sporting ©Catarina Morais / Kapta +
    Por volta do minuto 20 surgiu o primeiro grande momento. As gentes de Chaves exigiram grande penalidade por mão na bola de Ristovski e Manuel Mota nada assinalou. Passados poucos minutos... o Sporting não perdoou. Bruno Fernandes descobriu Ristovski na direita, o macedónio assistiu de bandeja e Luiz Phellype empurrou para o fundo das redes. Ao 12º encontro envergando o símbolo do leão, o ex-Paços de Ferreira estreou-se a marcar.

    Estava desfeito o nulo e o golo surgiu, curiosamente, do lado menos ativo. É que Borja e Acuña aproveitaram o espaço concedido por um ofensivo Paulinho e criaram constantes jogadas de perigo pelo flanco esquerdo durante largos minutos. No meio, Wendel e Bruno Fernandes deram várias amostras de classe com e sem bola e beneficiaram da pouco conseguida pressão contrária no momento da recuperação.

    À exceção de um corte arriscadíssimo de Coates, o Chaves pouco ou nada incomodou Renan Ribeiro. E o Sporting, no capítulo da finalização, deixou muito a desejar, pese algumas excelentes combinações.

    Ah, valentes!

    Não houve inversão de papéis, mas sim muito mais Chaves logo após o apito de Manuel Mota. Destemidos, os flavienses baralharam a confusa linha defensiva visitante e provocaram uma explosão no Municipal.

    António Filipe saiu de maca ©Catarina Morais / Kapta +
    O Sporting, por sua vez, entrou apático e acabou, com toda a justiça, por pagar a fava. A má gestão do jogo e a gritante permeabilidade defensiva das laterais ditaram o empate. E, note-se, contra 10 elementos. É que Jefferson, com uma entrada dura, recebeu duplo amarelo e rumou aos balneários bem cedo.

    Campi cheirou a igualdade e André Luis tratou mesmo de a carimbar. Tudo começou na visão de jogo magnífica de Gallo e terminou na forma como o brasileiro retirou Renan do caminho. Como seria de esperar, o 1x1 despertou o Sporting e a corda, já rompida, foi-se partindo ainda mais. Bruno Fernandes  tentou manter-se como um dos destaques, ao invés da sociedade Borja-Acuña, Raphinha procurou trocar as voltas a Luis Martins e Marcel Keizer aproveitou para lançar os mais frescos.

    Já com Ricardo em campo, uma vez que uma lesão delicada impossibilitou António Filipe de permanecer em campo, a meia distância fez a diferença. É preciso mencionar o nome? Bruno Fernandes, pois claro! Até final a polémica tomou conta da partida, sendo que Ristovski, antes dos 90', recebeu ordem de expulsão e Luiz Phellype, em dose dupla, sentenciou o resultado.

    U Sábado, 30 Março 2019 - 18:00
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Manuel Mota
    1-3
    André Luís 60'
    Luiz Phellype 24' 90'
    Bruno Fernandes 80'
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Lotação8 400
    Medidas103x68m
    Inauguração1949
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 27
    Lances Capitais
    24´
    GOLO Sporting!
    Luiz Phellype marca
    Luiz Phellype marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
    60´
    GOLO Chaves!
    André Luís marca
    André Luís marca o seu 3º golo na prova (14 jogos)
    80´
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 14º golo na prova (26 jogos)
    90´
    +11
    GOLO Sporting!
    Luiz Phellype marca
    Luiz Phellype marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
    A Chave
    Minuto 28: A importância do corte não é discutível, mas no caso de autogolo a aflição seria bem maior para o leão. 
    O Árbitro
    Manuel Mota não teve a tarefa facilitada desde o início e no fim a polémica instalou-se por completo. Disse não à mão involutária de Ristovski no primeiro tempo, deixou a desejar no capitulo disciplinar - a expulsão de Jefferson é acertada - e no final retificou uma decisão, por um vermelho errado a Maras, da pior forma, uma vez que o amarelo faria mais sentido para sancionar o lateral macedónio dos leões.
    O Melhor
    Bruno Fernandes
    Já não é talismã. Bruno Fernandes é, de longe, a grande figura deste Sporting versão 2018/19 e decidiu, desta vez, um dificílimo encontro em Chaves com um belo pontapé de meia distância. E isto falando de um jogador que até esteve para não entrar de início.
    O Pior
    Permeabilidade defensiva dos leões
    É difícil compreender a forma como o leão sofre para defender. Viu-se aflito numa fase em que o adversário jogava apenas com 10 elementos e, no decorrer do encontro, deixou evidentes vários lapsos de concentração no setor mais recuado.
    Forma
    Chaves
    2018/2019
    34J
    10V
    8E
    16D
    31-45G
    Sporting
    2018/2019
    45J
    28V
    8E
    9D
    91-45G
    Sabia que...by playmaker stats
    Desde a 15.ª jornada que o Sporting não estava no pódio da Liga
    O Sporting não perde há 7 jogos (6 vitórias e um empate): melhor registo dos leões na Liga NOS 2018/19
    Sporting sobe ao 3.º lugar da Liga NOS, ultrapassando o SC Braga (as duas equipas têm os mesmo pontos, mas os leões têm vantagem no confronto direto)
    Sporting iguala o número de vitórias do Chaves em casa dos transmontanos: as duas equipas somam 5 vitórias
    2.ª vitória consecutiva fora do Sporting neste campeonato, o que acontece apenas pela 2.ª vez

    Fotografias(35)

    Liga NOS: Chaves x Sporting
    Liga NOS: Chaves x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GD CHAVES
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Schmeichel
    2019-03-30 20h26m por andrerib
    Não digo qe 3 claríssimo. . . Mas é duvidoso
    Sporting
    2019-03-30 20h21m por CreedEinsteinBratton
    4ª é obviamente jogo de tripla mas este Sporting não mete medo. Acabará por ficar em 3º apesar de ter-se de contar com a sua derrota na ultima jornada já que este SC Braga também deve cair (estava num patamar superior à 4/5 anos).
    J F suite
    2019-03-30 20h17m por andrerib
    Sem querer a voltar a bater no ceguinho. . . Mas gostaste de ver mais. Uma "bela" exibição do Gudelj?
    Acuna
    2019-03-30 20h16m por andrerib
    Que alta paragem cerebral teve. . . Como é possível um gajo destes dar aquele empurrão?????

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Sobre o jogo em Faro
    O jogo em Faro, disputado na última segunda-feira, causou transtorno às águias, apesar da vitória tranquila (1-3). Na noite desta sexta-feira, o Benfica foi multado ...