placardpt
    Portugal empata diante da Ucrânia

    Não foi à campeão

    Foi com um empate (0x0) que Portugal arrancou a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2020. A seleção portuguesa jogou praticamente noventa minutos no meio-campo da Ucrânia, mas foi sempre ineficaz na altura de procurar o golo. Quando os espaços apareceram, apareceu também Piatov. O guarda-redes ucraniano manchou o regresso de Cristiano Ronaldo, com duas defesas que impediram os festejos portugueses ainda na primeira parte.

    A segunda parte foi ligeiramente melhor nos momentos com bola, mas igualmente ineficaz na hora de finalizar. No entanto, o empate acaba por ficar manchado por um lance já nos descontos, quando o árbitro francês não assinalou grande penalidade após falta de Dyego Sousa. Podia ter sido um começo bem melhor, podia...

    Duelo de capitães na procura da referência

    Foi saborosa a conquista do Europeu de 2016, mas os portugueses querem mais e olham para o Campeonato da Europa de 2020 com ambição. A caminhada começou no Estádio da Luz, onde Portugal tem sido feliz, e onde se procurava um arranque positivo para evitar as contas tão características de um passado não tão distante quanto isso. Ganhar em casa, diante de um dos candidatos, era obrigatório. Se não o fosse pela primeira jornada, pelo menos pelo estatuto com que Portugal entra para esta fase de qualificação.

    Não é só o estatuto. Portugal parece, hoje, uma equipa mais consolidada, com mais qualidade individual e mais capaz no processo coletivo. Pelo menos era isso que os jogos mais recentes nos diziam. Antes da partida olhou-se muito para o regresso de Cristiano Ronaldo e menos para o grupo, que pareceu sentir as diferenças com o regresso do capitão. Não por culpa de Cristiano Ronaldo, mas pareceu uma espécie de tendência natural. O capitão resolve, pensava-se.

    Cristiano foi perdendo o duelo com Pyatov ©Carlos Alberto Costa

    Portugal entrou forte no jogo e muito capaz na pressão, perante uma seleção ucraniana com dificuldades para criar jogo com bola. Limitados desde trás, os jogadores ucranianos foram cometendo algumas falhas e Cristiano foi quem as procurou aproveitar. Mas se a defesa ucraniana estava longe de estar no ponto, o mesmo não se pode dizer do guarda-redes. Piatov mostrou capacidade de liderança e num duelo de capitães foi levando a melhor, mostrando reflexos para travar dois remates de Cristiano ao primeiro poste.

    Houve uma superioridade clara da equipa portuguesa, mas faltou qualidade atacante. A tal procura em excesso da referência juntou-se a uma quantidade exagerada de futebol direto. Com isto, Bernardo Silva estava desaparecido e Cancelo não estava a conseguir dar a preciosa ajuda ofensiva que costuma dar, ao contrário do que vinha fazendo Raphael Guerreiro no lado oposto. Com o nulo, Fernando Santos sabia o que era preciso para pôr a equipa a jogar e Portugal entrou igualmente dominante (Rui Patrício teve uma das partidas mais tranquilas dos últimos tempos), mas um pouco menos ansiosa quando tinha bola. Pelo menos enquanto o tempo não ia apertando.

    ©Carlos Alberto Costa

    Correções insuficientes

    Ainda antes de fazer substituições, Fernando Santos procurou mexer um pouco as peças. Bernardo Silva encontrou a influência que não tinha tido no primeiro tempo, mas a companhia continuou a faltar. William e Moutinho ficaram mais próximos no miolo e isso acrescentou qualidade com bola, só que foi sempre faltando maior agressividade no momento de atacar a baliza de Piatov, capacidade individual e rasgos no um para um. Portugal ia desaparecendo numa teia defensiva ucraniana, orientada por um ex-avançado que mostrou saber defender.

    Mais de 58 mil nas bancadas ©Carlos Alberto Costa

    À procura de dar mais verticalidade e velocidade, Fernando Santos lançou Rafa e retirou Rúben Neves. A alteração teve impacto nos minutos que se seguiram, mas uma vez mais acabou por ser inconsequente. William subiu muito de rendimento e procurou mais passes verticais, mas a partir da área ucraniana parecia que nada funcionava. Cristiano foi desaparecendo e André Silva só se viu com um remate que elevou Piatov a homem do jogo. As correções de Fernando Santos iam tendo algum efeito, mas Portugal continuava a ser inconsequente com bola e o passar do tempo só fez com que isso fosse piorando.

    Sem cabeça e com coração, Portugal foi à procura de um golo da vitória que nunca surgiu. Dyego Sousa ainda caiu na área e acalentou as esperanças dos portugueses, que pediam grande penalidade sobre o recém-internacional português. Turpin não entendeu assim e Portugal acaba por empatar no arranque da caminhada. Não foi à campeão.

    U Sexta, 22 Março 2019 - 19:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Clément Turpin
    0-0
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo B
    A Chave
    Esteve longe de ser uma exibição brilhante no ataque português, mas Piatov acabou por ser a chave do empate. Três boas defesas que impediram Portugal de somar os três pontos no arranque da qualificação.
    O Árbitro
    Clément Turpin não teve um impacto positivo no jogo, bem pelo contrário. A atuação do árbitro não estava a ser muito famosa na primeira parte, mas na segunda parte foi piorando, com destaque para os descontos. Dyego Sousa foi travado em falta por Mykolenko, mas o árbitro entendeu que não houve nada. Depois de ver as imagens, parece-nos uma má decisão.
    O Melhor
    Reação à perda
    Foi a melhor característica da seleção portuguesa, que mostrou capacidade para recuperar a bola em terrenos avançados e isso ajudou a que Portugal estivesse quase sempre ao ataque. Faltou juntar a capacidade de definição à capacidade de pressão.
    O Pior
    Indefinição
    A seleção portuguesa ia ganhando a bola sempre no seu meio-campo, mas depois não havia processos que ajudassem a definir melhor as jogadas para chegar com perigo à baliza de Piatov. Por isso não é de estranhar que os lances de golo tivessem surgido na sequência de jogadas individuais. 
    Forma
    Portugal
    2018/2019
    5J
    2V
    3E
    0D
    5-3G
    Ucrânia
    2018/2019
    5J
    3V
    1E
    1D
    5-5G
    Sabia que...by playmaker stats
    Terceiro empate consecutivo de Portugal:
    E 0-0 Ucrânia [Qual. Euro 2020]
    E 1-1 Polónia [Nations League]
    E 0-0 Itália [Nations League]

    É a pior sequência desde a fase de grupos no Euro 2016 [3 empates]
    É a 3.ª vez consecutiva que Portugal não abre a qualificação com um triunfo:
    E 0-0 Ucrânia [C], Euro 2020
    D 2-0 Suíça [F], Mundial 2018
    D 0-1 Albânia [C], Euro 2016
    Nas quatro últimas qualificações para o Campeonato da Europa, Portugal nunca venceu:
    E 0-0 Ucrânia, Euro 2020, ?
    D 0-1 Albânia, Euro 2016, Campeão da Europa
    E 4-4 Chipre, Euro 2012, chegou às Meias-finais
    E 1-1 Finlândia, Euro 2008, chegou aos 1/4 final
    Fernando Santos chegou aos 60 jogos ao serviço da Seleção Nacional:
    36 V (60%), 14 E (23%) e 10 D (17%).

    Top 5 maior % de empates com 40+ jogos na Seleção:
    32 Carlos Queiroz
    24 Scolari
    23 F. Santos
    23 Paulo Bento
    22 António Oliveira
    22 Juca
    Há 31 anos que Portugal não vence a partida de abertura de uma qualificação a jogar em casa:
    E 0-0 Ucrânia, Euro 2020
    D 0-1 Albânia, Euro 2016
    E 4-4 Chipre, Euro 2012
    V 1-0 Luxemburgo, Mundial 90 (falhou qualificação)
    Início das qualificações (2000):
    E0-0 Ucrânia [C] EU'20
    D2-0 Suíça [F] WC'18
    D0-1 Albânia [C] EU'16
    V1-2 Luxemburgo [F] WC'14
    E4-4 Chipre [C] EU'12
    V0-4 Malta [F] WC'10
    E1-1 Finlândia [F] EU'08
    V0-2 Letónia [F] WC'06
    V1-3 Estónia [F] WC'02
    V1-3 Hungria [F] EU'00

    Fotografias(29)

    Portugal x Ucrânia - Apuramento Euro 2020 - Fase de Grupos Grupo B
    Portugal x Ucrânia - Apuramento Euro 2020 - Fase de Grupos Grupo B
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    UCRÂNIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RN
    ZZTUGA
    2019-03-23 17h44m por RN123
    :)
    JO
    Tutaemeia
    2019-03-23 14h25m por josebrito123
    Bruno fernandes nao jogou porque foi embora da seleçao devido a lesão, tão simples quanto isso.
    Ver as noticias antes de falar costuma ajudar
    JO
    Nando acorda!
    2019-03-23 13h44m por joaots
    O Guardiola mete o Bernardo a jogar no meio muitas vezes. O Bernardo joga muito bem. O Fernando Santos vai e mete o a Extremo. Ele não joga mal mas quando vai para o meio é outra coisa.
    Jogar com 2 médios defensivos contra uma ucránia? Era Ruben Neves-Bernardo-Moutinho e siga para cima deles.
    E parem de só jogar para o Ronaldo pá!
    RN123
    2019-03-23 13h03m por ZZTUGA
    Wishful Thinking! :)

    É uma expressão idiomática que sempre gostei e que uso muito. Acho que pode ser uma boa ferramenta para se ver as coisas tipo copo meio-cheio.

    «Em português a expressão, "vontade de crer" reproduz com precisão a ideia de "wishful thinking": "impulso que conduz o ser humano à crença em determinadas suposições, tais como os princípios da religião ou do livre-arbítrio, cuja legitimidade não depende de qualquer comprovação obtenível por meio d...ler comentário completo »
    RN
    ZZTUGA
    2019-03-23 11h53m por RN123
    Espero que sim!
    Não custa nada crer!
    É como tudo na vida.
    Vale a pena fazermos coisas que não acreditamos?
    RN123
    2019-03-23 11h48m por ZZTUGA
    E vamos conquistar. . . eu acredito!!! :)
    RN
    ZZTUGA
    2019-03-23 11h45m por RN123
    Exatamente.
    Infelizmente o povo português tem a mania de estar sempre a queixar-se, e que nada está bem. . .
    Seria ótimo conquistarmos a UEFA NATIONS LEAGUE, ainda por cima jogamos em casa. . .
    RN123
    2019-03-23 11h42m por ZZTUGA
    Os Anti-FS não dão tréguas e aproveitam qualquer circunstância para meter ferro. Quero muito acreditar que daqui a 3 meses vamos carimbar o passaporte que nos leverá ao Euro 2020 através da conquista da Liga das Nações. . e nessa altura vou estar atento para ver o que dizem/escrevem/inventam os haters dos selecionadores, das seleções nacionais, do Cristiano Ronaldo, etc.
    RN
    Jogo
    2019-03-23 11h35m por RN123
    Resultado claramente negativo.
    Com todo o respeito pela Ucrânia, Portugal deveria ter-se imposto de uma forma mais atacante, "agressiva", sem medos, já que é o Campeão Europeu.
    Alguns jogadores estiveram num nível muito aquém do esperado, como o João Cancelo, o Bernardo Silva e o André Silva.
    O Fernando Santos esteve muito mal nas substituições, não entendo porque é que não colocou atacantes como o Diogo Jota, João Félix e etc.
    Creio que aquele lance dos d...ler comentário completo »
    JO
    BlueTupperware
    2019-03-23 11h07m por josebrito123
    Sim entre o cancelo e o nelson semedo qualquer um serve.
    Em relação ao ataque escolhi o felix porque precisamos de alguem para desmontar o autocarro, furar aquela defesa com passes a descobrir os colegas, tabelinhas, finta curta e boa finalização.
    É o jogador ideal para jogar atras do ronaldo. . .
    E é o papel dele no benfica, e apesar de ele so ter 12 golos e umas 6 assistencias pelo benfica esta epoca, todo o futebol e todos os lances de perigo passam pelos pés dele...ler comentário completo »
    BL
    Josebrito123
    2019-03-23 10h29m por BlueTupperware
    Apoio esse onze, só mudava o felix pelo dyego sousa e o cancelo pelo nelson semedo (não gosto muito dele mas o cancelo hoje também não teve bem) que já merece uma oportunidade, se nunca jogar não sabemos o que pode dar à seleção e afinal de contas joga no Barcelona
    JO
    XI para a servia
    2019-03-23 10h13m por josebrito123
    Patricio

    Cancelo
    Pep e
    R. Dias
    Raphael guerreiro

    Ruben neves
    Moutinho
    Pizzi
    Bernardo

    Felix
    Ronal do
    O golo
    2019-03-23 09h13m por ZZTUGA
    Para o bem e para o mal 1 golo faz (ou pode fazer) toda a diferença no desfecho dum jogo de futebol e na leitura e análises desse jogo.

    Objectivamente, sem esquecer que o resultado 0-0 não foi o desejado, a realidade é que a equipa de Portugal se superiorizou à Ucrânia em termos de iniciativa, procura do golo, posse/circulação de bola e movimentação dos jogadores, remates à baliza, oportunidades de golo, cantos a favor, etc. Faltou o mais importante: marcar golo(s). Mé...ler comentário completo »
    Mais arroz
    2019-03-23 06h50m por Rakitskiy
    Mais do mesmo, Bernardo sempre a jogar na Ala Fernando Santos n viu o bem a diferença do jogo do Bernardo no mundial entre jogos a MD e os 20 mim +-que fez a jogar a criativo contra o Uruguai só nos é que vimos? Fica o jota e o rafa no banco q podiam fazer a posição para jogar com William Neves e Mourinho? Tira o William e mete um extremo alguém q de velocidade q rasgue a defesa abra espaços se jogamos assim contra a Ucrânia até tenho medo contra a Sérvia q tem uma equipa superior
    Com e sem ronaldo
    2019-03-23 01h56m por Stronder
    Aqui se vê a diferença entre a seleção com e sem Ronaldo, uma equipa que joga apenas e só para um jogador. Com excepção talvez de Bernando e Rafa quando entrou. E sendo que este já não têm a magia de outros tempos, não podemos estar sempre a contar com ele, sem claro, tirar mérito ao jogador.

    O outro problema é mesmo Fernando Santos. . Não podemos criticar, levou-nos à conquista, mas este futebol é muito defensivo, a seleção têm jogadores para utilizar outro tipo de pla...ler comentário completo »
    PI
    Portugal
    2019-03-22 23h49m por Pinho352
    Então onde andou o Cri Cri, o auto-proclamado melhor jogador de sempre? Pois, não andou, faltou o penalti da ordem para merecer destaque.
    Futebol previsível, festival de cruzamentos para ver se um deles dá golo e mais nada, é bola no flanco e bola na área a ver o que dá e se a defesa falha.
    Que futebol tão fraco e penoso de se ver. Este treinador já se viu há muito, foca-se na defesa e no ataque reza à sorte ou a uma individualidade para decidir o jogo. Depois é uma equip...ler comentário completo »
    BL
    Portugal
    2019-03-22 23h48m por BlueTupperware
    não estivemos mal, mas também não estivemos bem. Portugal em termos de defesa está ótimo, recomenda-se. Quando o Rúben Dias é mais atinado joga muito, aquele corte porra, e o Pepe sempre bem, temos defesa para dar e vender. Mas fomos desastrados à frente, não conseguimos fazer golo por falta pontaria e porque facilitamos. Só isso, claro que contra uma Ucrânia tínhamos de ser mais ofensivos, Pizzi devia ter jogado de início, tinha corrido melhor. Mas atenção, este meio campo contr...ler comentário completo »
    Odilo_Globocnik
    2019-03-22 23h32m por Tarik_10
    Eheh Boas soce

    Não tenho vindo aqui com frequência mas quando venho nunca te encontrava. Afinal ainda andas por aqui. Eheh

    Abraço.
    Pedro3KSCP
    2019-03-22 22h44m por slbmeireles
    Concordo com a parte que ainda é cedo para joao felix jogar, visto que na seleção tem jogadores que podem fazer melhor a posição dele atualmente.
    Agora controla a azia, la porque o rapaz vos fez gato sapato e joga bem, nao queiras ja degrenir a imagem dele. Não será um proximo ronaldo, alias duvido que algum dia Portugal venha a ter um jogador como o Ronaldo. Mas não tenho duvidas que ira ser um dos nossos melhores jogadores.
    Félix
    2019-03-22 22h43m por CreedEinsteinBratton
    Ainda bem que não entrou para não dizerem que empataram por estar a fazer favores ao SL Benfica lol

    Pareceu-me penalti sobre o Dyego.
    Rafa, neste momento, é o melhor extremo português com alguma margem.
    Jogar em casa (e sendo claro favorito) com Wiliam, RN e Moutinho em simultaneo não faz sentido.
    Fernando Santos rua!
    2019-03-22 22h41m por Tarik_10
    Com o melhor do mundo à disposição e não o mete. . . Rua!!
    Continua
    2019-03-22 22h39m por Pedro3KSCP
    A hype pelo piscineiro felix, ficou no banco e bem, tem tiques de vedeta e ainda nao mostrou nada por aí alem, mas com a CS que temos (zz incluído) ja é o próximo Ronaldo. . .
    E vamos lá ver. . .
    2019-03-22 22h37m por O_Imparcial_Justo
    O problema também reside no lugar cativo e na casmurrice.

    Por exemplo. Quanto tempo ele demorou a perceber que os convocados para a lateral direita teriam que ser Cancelo e Semedo/Ricardo Pereira??? Cédric era convocado como quem quer fazer um favor ao jogador.

    E isso vê-se por exemplo agora no William Carvalho. Ou joga o Rúben ou joga o William. É um conjunto de ideias. A vontade de querer meter o nosso melhor médio defensivo com a vontade de não querer tirar...ler comentário completo »
    SO
    Jogo
    2019-03-22 22h36m por sofintas
    Do que vi (não vi todo o jogo - sobretudo, não vi de forma continuada) foi um bom jogo, com boa intensidade e qualidade técnica. Há muito que não via a Ucrânia, fiquei com uma impressão agradável (verdade que parti de uma fasquia não alta). Bons defensivamente e com vários jogadores com qualidade técnica, com boas saídas para o ataque (faltou-lhe mais arrojo e convicção, para sair com mais gente e com mais objectividade).

    Portugal esteve muito bem em alguns aspectos do jo...ler comentário completo »
    GE
    Bernardo Silva
    2019-03-22 22h35m por genial_25
    Para quem diz que o Bernardo na seleção não faz nada ou é só hype, digo só uma coisa: vejam futebol. E se o virem percebem que só não rende porque não joga na sua posição e porque Portugal não joga futebol apoiado, se jogas num ritmo rápido e o resto da tua equipa é monótona, lenta e previsível não a consegues contagiar
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Destino: Saudade
    Podcast
    Rui Miguel Tovar no zerozero
    O futebol é muitas vezes um elemento de memória coletiva de uma família, de um país, do Mundo. É por isso que o zerozero, em associação com Rui Miguel ...