placardpt
    Rio Ave regressa às vitórias

    Um velho ditado que se aplica na perfeição

    Conhece o ditado futebolístico que diz que quem não marca arrisca-se a sofrer. Se não conhecia, passou a conhecer e o Nacional da Madeira também. A equipa insular esteve quase sempre por cima do Rio Ave, mas acabou por perder por 0x1 na única ocasião de golo da equipa de Daniel Ramos, que pode agradecer a Léo Jardim pelos três pontos e regresso às vitórias, quatro jogos depois.

    Nacional não consegue afastar-se da luta pela manutenção ©Catarina Morais / Kapta +

    Foi um início de jogo equilibrado, mas com ascendente insular. Faltou apenas aproveitar as ofertas defensivas que vinham de Messias e que Rúben Semedo e Léo Jardim tratavam de corrigir, juntamente com a indefinição atacante da equipa de Costinha, que pecou por uma vez na defesa e deu espaço a Ronan, que na primeira oportunidade fez um golo, após passe de Galeno. Mais não se pode pedir a um avançado que acabou por não ter mais oportunidades para visar a baliza contrária.

    Se antes do golo havia algum equilíbrio, esse equilíbrio transformou-se em domínio completo na segunda parte, toda ela a pertencer ao Nacional e com a defesa do Rio Ave, que tinha vacilado na primeira parte, a conseguir travar as iniciativas madeirenses, que durante meia hora se resumiram a despejar bola na grande área dos vilacondenses, que iam agradecendo.

    Com o passar do tempo e com algumas mexidas - Fábio Coentrão acabou por sair lesionado a 15 minutos do fim -, o Nacional começou a encontrar brechas na defesa do Rio Ave. Riascos foi o quebra-cabeças habitual depois de sair do banco, ele que viu um golo ser-lhe anulado já nos descontos, por alegado fora de jogo de Diogo Coelho. O árbitro assinou, o VAR confirmou, mas os sete minutos de compensação trouxeram muita animação.

    Léo Jardim salvou os três pontos já nos descontos ©Catarina Morais / Kapta +

    A realizar uma partida irrepreensível, Léo Jardim segurou os três pontos com uma defesa impressionante a cabeceamento de Rashidov, que vai ter pesadelos com o guardião brasileiro, sempre um passo à frente do avançado usbeque, que voltou a tentar num dos últimos lances do encontro, novamente ao lado da baliza do Rio Ave.

    Depois de três derrotas e um empate, o Rio Ave volta finalmente às vitórias e Daniel Ramos pode respirar melhor, ainda que a partida deste domingo não dê grandes motivos para isso. Os insulares foram melhores, mas pecaram muito no último terço e quando acertaram na definição encontraram em Léo Jardim um adversário intransponível. A zona de descida está apenas a dois pontos de distância... por agora.

    jogos históricos
    U Domingo, 17 Março 2019 - 15:00
    Estádio da Madeira
    António Nobre
    0-1
    Ronan David 36'

    ESTÁDIO

    Estádio da Madeira
    Estádio da Madeira
    Portugal
    Choupana - Funchal
    Lotação5 586
    Medidas105x66
    Inauguração1998
    Lances Capitais
    36´
    GOLO Rio Ave!
    Ronan David marca
    Ronan David marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    90´
    +2
    GOLO INVALIDADO Nacional
    Riascos rematou para o fundo das redes de Léo Jardim, depois de um mau remate de Palocevic, mas António Nobre anulou por alegado fora de jogo. VAR entra em ação.
    Positivo
    Léo Jardim
    Há guarda-redes que dão pontos e foi isso que Léo Jardim fez nos descontos. Durante a partida mostrou qualidade e concentração para corrigir alguns erros dos colegas, mas guardou o brilho para os instantes finais, quando conseguiu parar o empate que parecia quase certo.
    Negativo
    Houve espaço, faltou capacidade
    Não foi por falta de tentativas que a equipa de Costinha não chegou ao empate. Ao todo foram 17 remates, 13 cantos e muitos cruzamentos, mas poucos com grande perigo. A falta de capacidade para definir os lances de ataque impediu os madeirenses de chegarem ao empate, em parte por culpa própria.
    Forma
    Nacional
    2018/2019
    31J
    8V
    6E
    17D
    37-70G
    Rio Ave
    2018/2019
    35J
    11V
    10E
    14D
    58-55G
    O Árbitro
    Exibição sólida da equipa de arbitragem que teve no golo anulado a Riascos a decisão mais complicada. Diogo Coelho está, efetivamente, fora de jogo, mas o marcador do golo está em posição regular. O VAR e António Nobre interpretaram que o capitão do Nacional se faz ao lance e por isso decidaram anulá-lo. Parece-nos que de forma correta.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Nacional x Rio Ave
    Liga NOS: Nacional x Rio Ave
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    NACIONAL
    EMPATE
    RIO AVE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Termina a partida! Emoção até ao apito final em Barcelos, com a equipa gilista a chegar ao 2-2 já nos descontos, depois de ter estado a perder 2-0 com o FC Arouca. O bis de Cristo González (47' e ...