Liga dos Campeões
Crónica
Juventus dá a volta à eliminatória

Pum, pum, pum! A lei de Cristiano

2019/03/12 21:56
Texto por Luís Rocha Rodrigues

Incrível! Fabuloso! Impressionante! Mais uma eliminatória de Champions, mais um desafio aos criadores de adjetivos para Cristiano Ronaldo. Já poucos acreditavam, muitos duvidavam e correu tinta sobre um suposto fracasso. Nada disso. Impressionante jogo do português e da renascida Juventus, que tirou ao Atlético o sonho da final no seu estádio.

O início foi o mote

Três minutos e golo. Foi anulado, por supostamente Ronaldo ter tirado a bola das mãos de Oblak, mas não podia ter sido melhor mote para a Juventus, catapultado por um Juventus Stadium a fervilhar desde o épico anúncio dos jogadores e impulsionado pelos pedidos de apoio do português.

Ambiente fantástico em Turim ©Getty /
Inicialmente, o Atlético Madrid até conseguiu estancar as tentativas da Vecchia Signora, que exagerou nos lances individuais e que não conseguiu ser suficientemente desequilibradora no último terço. Só que depois surgiu o homem das decisões.

Bernardeschi, que apareceu no onze deixando Dybala no banco, cavalgou até ao cruzamento com a medida certa para a cabeça de Ronaldo, que superou a marcação e atirou para a baliza.

Ele, sempre ele

A evolução do jogo dizia tudo: a Juventus estava com a corda toda, com a pujança máxima e com toda a capacidade para minimizar um Atlético vulgarizado depois da vantagem de 2x0 na primeira-mão.

Oblak ia sendo a última barreira e até parecia que tinha sido ele o obreiro de mais um travão milagroso, mas valeu a tecnologia a indicar que a bola tinha passado completamente a linha. 49 minutos e a eliminatória estava igualada.

Dois foram de cabeça, outro de penálti ©Getty /
Reação colchonera? Nem por isso. Griezmann não conseguia espaço, Morata perdia-se entre os centrais e o setor intermédio não era capaz de ter qualidade na posse. Por outro lado, Allegri tirava um lateral e metia Dybala, Porque era um sinal extra de que a confiança na reviravolta era total. E tinha razões para isso.

Com um Cancelo muito preciso nos cruzamentos e um grande Bernardeschi nas incursões com bola, o terceiro ficou guardado paraperto do fim, depois de um lance da autoria do italiano que deu em penálti. Para quem? Ele mesmo.

Super-Ronaldo inverteu uma eliminatória que deu conversa precoce de fracasso da sua ida para Itália e trouxe mais uma página mágica para o português. Ainda há adjetivos?

jogos em destaque
U Terça, 12 Março 2019 - 20:00
Juventus Stadium
Björn Kuipers
3-0
Cristiano Ronaldo 27' 49' 86' (g.p.)
ESTÁDIO
Juventus Stadium
Lotação41 475
Medidas105x68
Inauguração2011
Lances Capitais
GOLO INVALIDADO Juventus
Contacto entre Oblak e Cristiano Ronaldo na pequena área, com o árbitro a entender que o contacto foi faltoso. Ficam algumas dúvidas
27´
GOLO Juventus!
Cristiano Ronaldo marca
Cristiano Ronaldo marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
48´
GOLO Juventus!
Cristiano Ronaldo marca
Cristiano Ronaldo marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
86´
GOLO Juventus
Cristiano Ronaldo marca de grande penalidade!
Cristiano Ronaldo marca o seu 4º golo na prova (7 jogos)
Positivo
Jogaço de Bernardeschi
Passámos a crónica a falar de Ronaldo, pelo que isto é apenas uma nota suplementar. Belíssimo jogo do camisola 33, a desbravar caminho para a Juventus, com uma assistência e um penálti ganho. O complemento perfeito para o português, que esteve num nível superlativo.
Negativo
Zero remates à baliza?
Tudo bem que o 2x0 convidava a defender com prudência, mas foi realmente pouco o que fez o Atlético de Madrid. Bastante pouco para os muitos elogios depois do jogo da primeira-mão. Fez três remates, zero à baliza e sujeitou-se ao que aconteceu, porque ter boa organização defensiva não basta se não se souber aproveitar os momentos com bola.
Forma
Juventus
2018/2019
38J
31V
3E
4D
74-26G
Atlético Madrid
2018/2019
40J
24V
11E
5D
63-32G
O Árbitro
Arbitragem correta num jogo bastante complicado. A tecnologia, uma vez mais está provado, também veio dar uma grande ajuda, como fica bem visível no segundo golo. Em suma, uma arbitragem à altura.

Fotografias(10)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
JUVENTUS
EMPATE
ATLÉTICO MADRID
Comentários (188)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
BR
PERAMANCA
2019-03-13 19h24m por Braguilha___comedia
Lamento, mas ontem ele foi assim, não o faz muitas vezes como Messi, mas negar que ele ontem fez isso. . . . Mas lá está tens a tua opinião e eu respeito. Agora também tens de respeitar que os outros têm opiniões diferentes. E não vou entrar em debates de quem é melhor, como já houve nesta noticia.
BR
sofintas
2019-03-13 19h22m por Braguilha___comedia
Não faz mal, mas eu tento dar a minha opinião e de acordo com aquilo que vejo e ontem sim ele esteve muito bem para além dos golos, para um senhor de 34 anos, não está nada mal a época que está a fazer xD
SO
PERAMANCA
2019-03-13 19h21m por sofintas
A Sergi Roberto basta estar a 70% de Nelson Semedo para ser o eleito. É escusado. . . !
SO
PERAMANCA
2019-03-13 19h20m por sofintas
Eu sei que tinhas dito que não era penalty. Quem se enganou em relação ao lance fui eu (e o árbitro, etc, etc, etc).


O melhor goleador, assistente, driblador, criador de chances e. . . "melhor VAR do mundo" é só um, mais nenhum.

https://www. mundodeportivo. com/futbol/fc-barcelona/201903 11/46972400042/otro-grandisimo -ejemplo-de-fair-play-de-messi . html

Otro grandísimo ejemplo de ‘fair play’ de Messi

•Leo dijo a M...ler comentário completo »
PE
sofintas
2019-03-13 19h10m por PERAMANCA
Semedo tem cido dos melhores vai jogar Sergio Roberto a defesa direito!E nestes pormenores que me tira a confiança!
PE
sofintas
2019-03-13 18h57m por PERAMANCA
Eu acho que foi alguém que se meteu na conversa e disse isso , mas se eu disse isso enganei-me porque a minha opinião e que nao era penalti !
PE
Braguilha___com edia
2019-03-13 18h55m por PERAMANCA
Estamos de acordo que Cristiano foi decisivo e tem nota 10, agora esse exagero que voçes tentam depois meter é que é errado, jogou e fez jogar ?mas que jogo viste tu?Quem jogou e fez jogar foi o Bernardeschi, Cristiano marcou o golos , essa panca voça de querer fazer de Cristiano algo que ele nao é, é inacreditável , como sabem que Messi é tudo isso querem tentar dar esse credito que Cristiano nao tem!
SO
PERAMANCA
2019-03-13 18h54m por sofintas
Sim, sei que tinhas dito que não era penalty. A mim é que me pareceu, ontem. Hoje, vi melhor e fiquei com ideia diferente.
SO
Braguilha_comed ia
2019-03-13 18h51m por sofintas
Ainda não tinha lido o teu comentário quando escrevi o meu último (eu não escrevo rápido). Não foi dardo. xD
PE
sofintas
2019-03-13 18h50m por PERAMANCA
Nao meu caro, nao fui eu que disse isso , na minha opinião nao era penalti!
SO
PERAMANCA
2019-03-13 18h49m por sofintas
"Meu caro Cristiano ja anda nisto a uns anos, nao precisa fazer grandes exibições basta fazer nos jogos certos"

Ele grandes exibições, na acepção que a expressão deve ter (por mais deteriorada/diluída que esteja, não faz há seis anos, pelo menos). Pode é ter jogos importantes de golos. Mas percebi que foi uma questão de menor atenção à expressão usada. :)
BR
sofintas
2019-03-13 18h47m por Braguilha___comedia
Para mim Ronaldo ontem esteve a um excelente nivel, desiquilibrou, jogou, fez jogar, marcou, decidiu. Quanto a isso ninguém pode negar.
Quanto ao Benfica mau era para Portugal ser eliminados assim por uma equipa tão fraca.
SO
PERAMANCA
2019-03-13 18h44m por sofintas
Ontem, disse-te que achava que era penalty, que teria havido intensidade suficiente, mas hoje vi o lance em noticiários e fiquei com ideia diferente. Há toque, mas Bernardeschi aproveita logo, não sendo uma queda normal para o tipo de toque. Não me parece ter havido intensidade para a queda e para o tirar ou condicionar na condução da bola. Ia na horizontal, o perigo era quase nulo, ele aproveitou para sacra penalty.

E o primeiro golo deixa muitas dúvidas. Sobre Juanfran. . .
SO
PERAMANCA
2019-03-13 18h37m por sofintas
Sim, na frente o Lyon é forte. E hoje estará completo, o que não sucedeu na primeira-mão . . . está Fékir, um gajo bom e cheio de confiança.
SO
Braguilha_comed ia
2019-03-13 18h34m por sofintas
Sobre o Benfica, passa na boa. D. Zagreb é mesmo fracote. De sétimo para baixo na liga portuguesa, e descia, sem hipóteses, na liga espanhola (o enrascado na liga Villarreal, por exemplo, não lhes daria chances).

Agora. . . é preciso voltar a fazer equipas "normais". Com extremos e incluindo um médio com capacidade criativa. Nada de Gedson e Krovi nas alas e não colocar uma dupla Florentino/Samaris (posso até apreciar os dois, mas não em simultâneo).
PE
sofintas
2019-03-13 18h27m por PERAMANCA
Meu caro a sensação que da este barça é que Messi pode estar excelente e mesmo assim o barça nao passar! Sim um pessimismo baseado nos muitos jogos que tenho visto! Quem leu os meus comentários na época de Guardiola era precisamente o contrario um confiança brutal !
Se te lembras na primeira mao o barça so nao esta a levar duas bolas nos primeiros 15 minutos porque tiveram sorte! este Lyon tem muito golo que fora vale dois nao te esqueças!
SO
PERAMANCA
2019-03-13 18h24m por sofintas
Sim, profundamente erradas as apreciações/análises das coisas, mas é mesmo como dizes neste comentário das 18h10.

Pontapé de bicicleta depois de tentar tantos, tantos, centenas mesmo. Na Marca costumava ler comentários "a Cristina há intentado 326894 chilenas e no ha marcado!" - sobretudo ali por 2014/2015 e 2015/2016, épocas em que até tentava mais).
SO
PERAMANCA
2019-03-13 18h19m por sofintas
Por outro lado, não alinho em tanto pessimismo e negativismo (não querendo dizer que o Barça, por exemplo, que o Barça não possa ser eliminado hoje).

Pelo que vi ontem e pelo que vi em muitos jogos desta época, um bom Barça de Messi é superior a esta Juventus. Um Barça de Messi e. . . muito importante também, com Arthur ao nível que estava antes da lesão (estará brevemente). Este moço veio dar uma consistência e capacidade de posse notáveis, sendo um jogador fundamental...ler comentário completo »
PE
sofintas
2019-03-13 18h10m por PERAMANCA
Meu caro Cristiano ja anda nisto a uns anos, nao precisa fazer grandes exibições basta fazer nos jogos certos , porque la esta quando não aparece tem sempre algum colega que lhe vai safando !Imagina que nos próximos jogos Cristiano nao marca , e a Juventus acaba por ganhar a champions o que vai ficar lembrado é esta exibição contra o atletico, o ano passado por exemplo fez boa exibição contra a Juventus no primeiro jogo , no segundo nem se viu so no penalti que da a eliminação da Juve e na meia...ler comentário completo »
SO
Agora
2019-03-13 18h06m por sofintas
Para esta terça/quarta ser perfeita, e o êxtase luso ser total, é o Barça empatar 1-1 ou 2-2 (Lyon tem gente para golos), hoje, com golo(s) de Suárez, e com Messi a falhar um penalty aos 87 minutos e um livre aos 92, mesmo que coloque várias vezes os colegas na cara do golo (como sucedeu no Juve 3, Barça 0 de há duas épocas - os colegas não marcaram, ao contrário de outros noutras equipas em situações difíceis).

Palpite: 3-1 ganha o Barça.
SO
Braguilha_Comed ia
2019-03-13 17h59m por sofintas
Jogou bem/quase muito bem, mas não a alto nível (isso não conseguirá mesmo. . . - estou a dizer jogar, jogar. . . diversamente, conjugar bons jogos com golos ainda dá para os mediatismos, parangonas e êxtases), e tendo havido melhores. Por exemplo, nos primeiros 20/25 minutos, em que CR esteve mais pela esquerda (depois, foi mais para onde deve estar, para ser verdadeiramente útil e para poder estar no topo), quem saltava à vista em dribles a criar espaços e deixar adversários para ...ler comentário completo »
PE
cabraZZcega
2019-03-13 17h56m por PERAMANCA
100% de acordo e duvido muito que o barça passe hoje !
.
2019-03-13 16h58m por cabraZZcega
E sim tou a contar com o barcelona. Uma equipa que depende de um jogador não me parece que dure muito tempo na champions. Se apanhar mos o messi numa fase má, nunca se sabe
. . . pedrofcp
2019-03-13 16h56m por cabraZZcega
Apanhar um city e levar 6 ou 7
Para perder tinha de ser com dignidade. Equipas impossíveis para o porto seriam o city, juve, liverpool ou bayern, eu acho que com o resto podia haver um gracinha. Mas com as de cima lelavamos uma coça que nem era bom.
Pedrofcp
2019-03-13 16h54m por cabraZZcega
Eu só não quero é
OUTRAS NOTÍCIAS
PORTUGAL
Análise
Dupla pode estrear-se pela seleção
No dia que pode marcar a estreia de Cristiano Ronaldo e João Félix na Seleção Nacional
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
CreedEinsteinBratton 22-03-2019, 17:15
CreedEinsteinBratton 22-03-2019, 17:10
BITWrld 22-03-2019, 17:03
Chama__Portista 22-03-2019, 17:01
CreedEinsteinBratton 22-03-2019, 17:01
azul_e_branco96cnls 22-03-2019, 17:01
Arshavin_El_10 22-03-2019, 17:00
Markes88 22-03-2019, 16:59
iSMURF4 22-03-2019, 16:59
bludouro 22-03-2019, 16:57
BITWrld 22-03-2019, 16:56
ZZTUGA 22-03-2019, 16:56
CreedEinsteinBratton 22-03-2019, 16:54
iSMURF4 22-03-2019, 16:53
AT
atumatum 22-03-2019, 16:52
iSMURF4 22-03-2019, 16:51