placardpt
      Chaves e Rio Ave empatam na abertura da jornada 25

      Amarelo aqui, expulsão ali e os três pontos não foram para ninguém

      2019/03/08 22:40

      *com Miguel Simões

      O regresso de Daniel Ramos a Trás-os-Montes não começou da melhor forma, mas o técnico esteve perto de conseguir uma vitória há muito desejada. Num jogo marcado pelos duelos físicos e pelos muitos cartões amarelos distribuídos, Niltinho estragou a festa dos vilacondenses - em inferioridade numérica desde cedo - que se preparavam para regressar aos triunfos depois de três derrotas consecutivas. 

      Resposta vilacondense à expulsão

      Num início de jogo meio turbulento, as equipas procuraram posicionar-se no terreno de acordo com as estratégias que Tiago Fernandes e Daniel Ramos pretendiam impôr. O Chaves num 4x3x3 com William na frente, apoiado por Niltinho e Luther Singh nas laterais, diante de um Rio Ave num 4x4x2 com Bruno Moreira e Ronan David (estreia a titular) na frente de ataque, numa tentativa de apostar na velocidade de Galeno pelo corredor esquerdo.

      ©Vítor Parente / Kapta+
      Faltas, faltas e mais faltas... Nos primeiros 25 minutos, Rui Costa foi seis vezes com a mão ao bolso, para mostrar cinco amarelos e um vermelho. Do lado da formação da casa, William, Djavan e Costinha não escaparam à sanção por parte do árbitro da partida. Do outro lado, Filipe Augusto cometeu duas faltas e foi amarelado em ambas, tendo sido expulso a meio do primeiro tempo, na sequência de um lance com Luther Singh. Ele que, recorde-se, já havia sido expulso no Bessa. Regressou às opções e não tardou em voltar a ver o cartão vermelho, com novo comportamento imprudente.

      A jogar pela terceira vez consecutiva em inferioridade numérica, a formação de Daniel Ramos não baixou os braços e reagiu com um golo apontado cinco minutos após a expulsão. Foi na sequência de um livre direto que, ao cruzamento de Fábio Coentrão, correspondeu o cabeceamento certeiro de Rúben Semedo.

      Na tentativa de restabelecer a igualdade antes do intervalo, o Chaves ainda dispôs de duas investidas ofensivas por intermédio de Nikola Maras e Bruno Gallo, mas nenhum dos jogadores revelou a frieza necessária na hora de finalizar. A primeira parte, refira-se, terminou com um total de nove cartões amarelos.

      Um filme já esperado...

      ©Vítor Parente / Kapta+
      A jogar com mais um elemento, os transmontanos protagonizaram uma entrada avassaladora no segundo tempo. Para isso, muito contribuiu a dupla alteração feita por Tiago Fernandes com as entradas de Bressan e Ghazaryan para os lugares de Costinha e Jefferson, respetivamente. Em busca da profundidade ofensiva, William foi o primeiro a testar as luvas de Léo Jardim e, mais tarde, foi a vez de Campi atirar do meio da rua para defesa incompleta do guardião vilacondense.

      Depois de um período mais calmo, André Luís foi a jogo e mexeu com o encontro. Não marcou ele numa das ocasiões mais flagrantes, marcou Niltinho dois minutos depois, para alegria dos quase três mil transmontanos presentes nas bancadas. 

      A formação de Tiago Fernandes ainda causou mossa na área contrária, mas foi ao Rio Ave que pertenceu a última ocasião do encontro num lance em que Gabrielzinho esteve muito perto de gelar (ainda mais) a região de Trás-os-Montes, já em período de descontos. Desfecho: um ponto para cada lado. O Chaves soma o quinto jogo sem vencer e permanece em zona de descida, já o Rio Ave continua a meio da tabela.

      jogos históricos
      U Sexta, 08 Março 2019 - 20:30
      Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
      Rui Costa
      1-1
      Niltinho 81'
      Rúben Semedo 27'

      ESTÁDIO

      Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
      Lotação8 400
      Medidas103x68m
      Inauguração1949
      Lances Capitais
      27´
      GOLO Rio Ave!
      Rúben Semedo marca
      Rúben Semedo marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
      81´
      GOLO Chaves!
      Niltinho marca
      Niltinho marca o seu 3º golo na prova (19 jogos)
      Positivo
      Segunda parte
      Em virtude da superioridade numérica, o Chaves foi dono e senhor do segundo tempo, depois de uma primeira parte com apenas um remate à baliza (o do golo). As substituições foram mexendo com o ritmo da partida num jogo emocionante até ao derradeiro suspiro.
      Negativo
      Imprudência de Filipe Augusto
      Depois de ter visto um cartão amarelo numa fase madrugadora do encontro por falta sobre William, Filipe Augusto voltou a fazer das suas ao travar Luther Singh no meio campo. Rui Costa não perdoou e expulsou o médio que acabara de regressar de castigo ao «onze» após a expulsão no Bessa.
      Forma
      Chaves
      2018/2019
      32J
      9V
      8E
      15D
      29-42G
      Rio Ave
      2018/2019
      34J
      10V
      10E
      14D
      57-55G
      O Árbitro
      Desde cedo apertado no critério disciplinar, Rui Costa não teve travão nos cartões que foi retirando do bolso, tanto que no final do primeiro tempo já havia mostrado dez cartões, um deles vermelho. 

      Fotografias(15)

      Liga NOS: Chaves x Rio Ave
      Liga NOS: Chaves x Rio Ave
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      GD CHAVES
      EMPATE
      RIO AVE

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      da_ni82 e bitw
      2019-03-09 12h38m por voltou_apito_dourado
      já muito se escreveu sobre o GR mas a mim não me convence.
      fora dos 3 grandes para mim os melhores são: muriel, jonathan e charles.
      DS
      Tiago Fernandes
      2019-03-09 02h17m por DS_SCP
      Entao onde andam os iluminados sportinguistas que queriam este como treinador do Sporting por ter conseguido empatar com as reservas do Arsenal?
      i_am_back
      2019-03-08 23h35m por 7iag0
      Desculpa mas não posso concordar contigo!
      Uma equipa que joga 70 min com menos um foi claramente a mais beneficiada com o empate. . .

      De salientar a incapacidade (novamente) do treinador Tiago Fernandes. O Rio Ave com menos um desde os 21 min e o Chaves continua a jogar miseravelmente mal quando devia procurar a vitória a todo o custo!
      Se o Rio Ave continuasse com os rasgos que teve na primeira parte iria acabar por marcar mais um golo (mas também percebo que o pul...ler comentário completo »
      BITW
      2019-03-08 23h00m por PedroFCP_RockNRoll
      Concordo excelente GR sem dúvida mas já cometeu alguns erros que custaram pontos ao Rio Ave (hoje não foi o caso) ainda assim acho que o Helton Leite tem sido melhor e já safou o Boavista em várias ocasiões embora também tenha alguams fragilidades (nomeadamente no jogo de pés).
      FU
      Campeonato "português"
      2019-03-08 22h46m por FutJusticeiro
      Chaves acabou com UM (!!) português em campo, curiosamente (ou não, ou se calhar não) a sua situação não melhora com executantes de tão bela "craveira". Também os meus "parabéns" ao Rio Ave, acabou com uns espectaculares TRÊS (ah, e nos suplentes nem um era nacional)!!

      Parabéns ao "senhores" treinadores e dirigentes (tanto de clubes individuais como federativos), isto está cada vez "melhor". . . Força Tondela (aquela equipa que já vi aqui várias vezes dizer que não faz falt...ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Francês
      Jovem está a dar os primeiros passos em Paris
      Um dos grandes objetivos da época do Paris SG pode ser conquistado esta semana. Em caso de vitória diante do Lorient (e se o Monaco não triunfar diante do Lille), os parisienses ...