Liga Portuguesa
Crónica
Benfica passa nas Aves

Rumo a norte para rumar ao topo

2019/02/18 22:20
Texto por Luís Rocha Rodrigues

Depois dos dois jogos em Guimarães, o desaire em Braga, e antes do importantíssimo jogo no Dragão, o Benfica viajou ao norte para continuar a grande saga de Bruno Lage, com mais uma boa exibição e nova demonstração de força e traquejo. Num jogo onde jogou reduzido a 10 na última meia hora, a turma encarnada resolveu antes disso e voltou a ficar a apenas um ponto do FC Porto.

Dois tiros para abrandar voos

Quer no primeiro, quer no segundo golo, o Benfica estancou da melhor forma que existe os bons momentos que o Aves vivia nessas alturas. Períodos diferentes, soluções idênticas e muito capazes por parte da equipa de Bruno Lage, que voltou a escolher os mais rotinados para este duelo, depois das surpresas na Liga Europa. Havia urgência e prioridade para voltar a repôr a distância de um ponto para o FC Porto. E assim foi.

5 169 espectadores lotaram as Aves ©Vítor Parente / Kapta+
Logo a abrir, depois de dois minutos em que o Aves deu um cheirinho de atrevimento que tinha preparado para este jogo, as águias marcaram no primeiro ataque, num dos dois típicos movimentos de ataque da era Lage: a meio do meio-campo contrário, pela direita, bola longa à procura de referência de área... Seferovic, outrora tentado a rematar de primeira, recebeu de peito, esperou o melhor momento e executou. Descrevemos não para lhe contarmos como foi o golo (isso pôde acompanhar no nosso live), mas sim para que ficasse espelhado o que é, agora, o avançado suíço em termos de confiança e qualidade.

O outro movimento típico pôde ser visto no segundo golo, já perto do intervalo, após duas combinações curtas pela esquerda que resultaram numa infiltração para dentro e remate certeiro de Rafa. Um movimento que, até aí, o Aves estava a estancar muito bem.

Foi uma primeira parte de domínio benfiquista, com Samaris melhor do que Gabriel e com interessantes variações posicionais. Viu-se Rafa ao lado de Seferovic, a tentar fazer mossa na tática de três centrais que Inácio tem usado com bons resultados, depois também na direita, viu-se Pizzi na esquerda e um João Félix vagueando pelos vários pontos de ataque. Mas viu-se um Aves competente.

Seferovic marcou com classe ©Vítor Parente / Kapta+
Depois de 25 minutos (excetuando o tal arranque) de procura de fechar as dinâmicas do Benfica, foi depois uma equipa muito mais arrojada em termos ofensivos. Lage não gostava, notava-se o seu desagrado, e era lógico, pois foram várias as vezes que Luquinhas apareceu com espaço no corredor central e que Derley ganhou a Ferro, deixando a nu algumas fragilidades do lado esquerdo da defesa encarnada.

Só que, tudo espremido, os bons momentos ofensivos resultaram em duas oportunidades em remates de meia distância (estava lá Vlachodimos), seguidos de... golo encarnado.

E, se os benfiquistas estavam descansados ao intervalo, ainda mais ficaram no arranque do segundo tempo, com excelentes 15 minutos pautados por João Félix (excelentes pormenores e capacidade de circulação) e com um golo que, mesmo consentido pela defesa avense, foi todo ele revestido de naturalidade.

Vermelho em sentido

Se a dúvida, na entrada para a última meia hora, era perceber se Lage procuraria a gestão de esforço a contar com o jogo da Liga Europa ou se optaria por continuar a carregar sobre o adversário, um momento inesperado (sim, desta vez foi o inverso) deu um novo sentido ao jogo.

Samaris baixou para central ©Vítor Parente / Kapta+
Ferro foi expulso, ao travar a fuga de Derley, e os encarnados ficaram com menos um, sem outro central para acompanhar Rúben Dias. Baixou Samaris e baixou a equipa, empurrada para o último terço pelas muitas bolas paradas de que o Aves dispôs, embora sem que tal significasse mais do que volume ofensivo.

Vlachodimos cresceu na baliza e foi seguro e, aos poucos, o Aves foi decaindo na crença de ainda conseguir discutir o jogo. Com as substituições, Lage voltou a dar posse à equipa no meio-campo e o jogo voltou a estar sob controlo.

U Segunda, 18 Fevereiro 2019 - 20:15
Estádio do Clube Desportivo das Aves
Hugo Miguel
0-3
Haris Seferović 3'
Rafa Silva 36'
Ferro 59'
Estádio do Clube Desportivo das Aves
Lotação5 441
Medidas100x64
Inauguração1981
FaseCampeonato
JornadaJornada 22
Lances Capitais
GOLO Benfica!
Haris Seferovi? marca
Haris Seferovi? marca o seu 14º golo na prova (19 jogos)
36´
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 7º golo na prova (16 jogos)
59´
GOLO Benfica!
Ferro marca
Ferro marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
A Chave
Segundo golo: numa altura em que o Aves discutia muito bem o jogo, o segundo tento do Benfica, com muito bom recorte coletivo e finalização de Rafa, distanciou definitivamente as equipas no jogo.
O Árbitro
Arbitragem globalmente bem conseguida de Hugo Miguel, com lógica no critério e bem na expulsão de Ferro. Mal apenas ao não expulsar Rúben Dias, perto do fim.
O Melhor
Uma questão de personalidade
Mais uma vez, excelente capacidade para a equipa encarar o jogo com muita sobriedade, a encontrar cedo o golo e a fazer uma boa gestão das diferentes fases da primeira parte para depois voltar a ferir o adversário com eficácia. Há, apesar da juventude (que tem aspetos negativos, como se vê na janela ao lado), muita qualidade e até maturidade. E Félix é um caso à parte, já está mais do que visto.
O Pior
Precipitações centrais
Percebe-se que a juventude e a irreverência impeçam cabeça fria durante todo o jogo, mas Dias e Ferro terão de melhorar esse aspeto. Desta vez, não deu prejuízo à equipa, mas a forma como o 97, que até estava a melhorar, voltou a ser passado numa rotação do avançado e a maneira como Dias, com amarelo e a equipa limitada, se expôs ao segundo (que devia ter visto) são sinais que precisam de ser rapidamente corrigidos.
Forma
Desp. Aves
2018/2019
31J
10V
6E
15D
39-46G
Benfica
2018/2019
42J
29V
6E
7D
90-42G
Sabia que...by playmaker stats
Benfica é a equipa com mais goleadas [6] na Liga NOS 18/19, três delas foram alcançadas nos últimas quatro partidas:
0-3 vs Desp. Aves [BL]
10-0 vs Nacional [BL]
5-1 vs Boavista [BL]
6-2 vs Braga [RV]
4-0 vs Feirense [RV]
0-4 vs Nacional [RV]
Bruno Lage chegou às 10 vitórias em todas as competições, tem 91% de vitórias a % mais elevada de treinadores com pelo menos 10 jogos no clube.

Tem a melhor média de golos de um treinador encarnado na Liga Portuguesa com 4,14 golos/jogo e está 100% vitorioso
Samaris estreou-se a assistir na Liga 2018/19 e João Félix fez o 4.º passe para golo nesta edição do campeonato.

Assistências Liga NOS 18/19 (Benfica):
13 Pizzi (1.º da Liga)
7 André Almeida
5 Grimaldo
4 Seferovic
4 João Félix
Benfica chegou aos 60 golos em 22 jogos na Liga NOS 18/19 (2,72 G/J), termina a jornada com mais 16 golos que o 2.º melhor ataque [44 FC Porto e Sporting]; há 4 épocas que não chegava a este registo à jornada 22 do campeonato
Últimos 50 anos do Benfica com 60+ golos à 22.ª jornada:
2018/19 Bruno Lage [60 G]
2015/16 Rui Vitória [60 G]
1983/84 Sven-Goran Eriksson [64 G]
1975/76 Mário Wilson [63 G]
1972/73 Jimmy Hagan [73 G]
1971/72 Jimmy Hagan [60 G]

Fotografias(30)

Liga NOS: Desp. Aves x Benfica
Liga NOS: Desp. Aves x Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
DESP. AVES
EMPATE
BENFICA
Comentários (96)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Braguilha___com edia
2019-02-19 21h07m por El-Mago-10
Quer dizer, eu é que sou o problema deste site só porque decidi picar-vos um pouco depois de ler uma série de disparates de adeptos portistas que incluiram ameaças a um árbitro caso seja nomeado para o clássico. . . se usassem um pouco mais os neurónios iriam perceber que apenas vos servi do veneno que espalham, mas com boa disposição e alguma ironia, daí no meu comentário seguinte dizer que era entretenimento. . . reparou na reacção imediata dos ofendidos?

Raramente me meto ...ler comentário completo »
BR
zhar
2019-02-19 17h23m por Braguilha___comedia
Sempre fui mais apreciador de PES, mas neste momento FIFA também é bom e o modo online beneficia bastante o jogo. Eu sou ainda daqueles que não mete táticas nem movimentações. É só pôr os jogadores nas posições certas e siga !
ZH
Braguilha___com edia
2019-02-19 17h19m por zhar
compreendo mas para quem quer apenas um jogo com a perspectiva de nao ter que pensar , apenas apreciar e se divertir é diferente. . . é como ir hoje em dia jogar um fifa e perder uma hora de volta das tacticas e movimentaçoes em comparação com um pes a uns anos atras que era so ligar e jogar sem ligar muito a realismos
BR
zhar
2019-02-19 17h14m por Braguilha___comedia
Eu pessoalmente gosto de como o jogo está. Entendes mais vertentes desportivas tendo de a manusear com mais cautelas. Aprecio bastante.
ZH
Braguilha___com edia
2019-02-19 17h12m por zhar
FM é realmente muito bom mas tornou-se demasiado complexo. . . pessoalmente acho que perdeu muito da parte de jogo e puro divertimento. . longe vao os tempos do to madeira , tsigalko , mokoena . . . ainda mais longe vai o tempo do eli foot !
BR
zhar
2019-02-19 17h03m por Braguilha___comedia
Isso é uma coisa que gosto muito, pois jogo tanto OSM como FM. Tento estar sempre a par de tudo, agora tenho tido menos tempo para o FM, mas é um jogo que me apaixona.
BR
zhar
2019-02-19 17h03m por Braguilha___comedia
Sim, eu vejo esses sites e a clubite de quem comenta é mesmo aguda!
Mas aqui penso que o site já esteve mais limpo dessas pessoas, mas por vezes apanha-se cada um, como por exemplo o EL-Mago que não dá para aturar tamanha ceguice.
ZH
. . .
2019-02-19 17h01m por zhar
tambem se entendem quando esta tudo a fazer planeamentos de planteis para as epocas seguintes. . . essas conversas tambem sao interessantes. . especialmente quando começam a falar de jogadores que jogam na america do sul ou campeonatos menos conhecidos
ZH
Braguilha___com edia
2019-02-19 16h59m por zhar
Sinceramente ate acho que o nivel ate nem é mau . . se for abrir os comentarios do record e da bola ate faz impressao . . . aqui ainda se consegue falar minimamente de futebol entre sportinguistas benfiquistas portistas. . . mas sim tem razao que muitas vezes as pessoas puxam a conversa para sitios sem interesse ou vao buscar coisas rebuscadas (para nao lhes chamar outra coisa) . . . mas pronto. . . se for ver quando esta tudo a falar de liga inglesa ate se entendem todos
FR
Lewis80
2019-02-19 16h59m por Fragha
Não é onde o lance acaba, é onde a FALTA acaba. Uma pequena diferença. . .

Sinto aí um medinho. Ai o medinho. . .
BR
ZHAR
2019-02-19 16h54m por Braguilha___comedia
A única coisa que acho que falta neste site, é mais imparcialidade. Nós falamos conforme dá jeito e não conforme o vemos!
Por exemplo, faltas semelhantes, para o nosso clube dizemos que é falta, que o jogador atropelou o nosso e bla bla bla, mas se vestir a camisola do rival, dizemos que não é falta.
FR
Filipe-31
2019-02-19 16h53m por Fragha
Com a diferença que o golo do Maicon foi isso mesmo. . . golo.
Coisa pouca, que fez toda a diferença.

Não deixa de ser engraçado que os adeptos do clube mais beneficiado em Portugal nos últimos 30 anos estejam sempre a acusar os outros. Dava um caso de estudo.

Por cada lance que vocês se consideram "prejudicados" eu arranjo 5 em que fomos escandalosamente roubados contra vocês. Basta começar pelo último jogo para a taça que vocês nunca ganharam. Dois ...ler comentário completo »
ZH
Braguilha___com edia
2019-02-19 16h50m por zhar
Isso é conversa perfeitamente normal entre clubes rivais. . . o que os benfiquistas dizem do felipe dizem os portistas do ruben dias assim como a 15 anos se dizia do couto e do mozer . . . faz parte
BR
zhar
2019-02-19 16h46m por Braguilha___comedia
Eu não me meto nesses assuntos. Falo de futebol jogado dentro das 4 linhas, fora delas falo pouco.
Tento sempre ser o mais imparcial possivel. Aceito quando dizem que Felipe é duro, porque ele o é! Ninguém precisa de o proteger do que ele é. Tal como vocês não precisam de proteger o Ruben. Ele é duro, é! Mas não significa que seja apelidado de Vale Tudo e que mereça ser expulso todos os jogos.
Temos de ser mais ponderados a fazer análises.
ZH
Braguilha___com edia
2019-02-19 16h40m por zhar
uma coisa é discutir futebol , foras de jogo , penaltis . . . conversas de tasca que nao fazem mal a ninguem. . . cada um puxe a agua ao seu moinho. . . quando se vira a conversa para gozar com mortes tragicas e desejar lesoes graves. . . . ai ha problema grave. . . so vos vi a abrir a boca quando um desses personagens foi falar da infeliz morte do Rui Filipe. . .
BR
AHAHAHAHHAha
2019-02-19 16h35m por Braguilha___comedia
Este El-Mago é cá um fanático. O que disseste foi completamente ao lado, nenhum mas nenhuma benfiquista se revê nisso.
Mas que cegueira completa!

E zhar, nós portistas, ao menos tentamos ser imparciais na análise dos lances (pelo menos eu), quanto a vocês, bem, MAS QUE PEROLA DO EL-MAGO em baixo para veres bem a cegueira futebolistica.
ZH
lol
2019-02-19 16h26m por zhar
isto hoje aqui esta giro. . . comico ate! ainda gostava ate de saber quais os padroes para classicar como "o maior fanatico" quando teem "amigos" que veem para noticias do slb gozar com a morte tragica do feher e do rui baiao , que veem espalhar mentiras e ofensas sobre o eusebio , que veem desejar que o felix parta a perna e esteja fora 9 meses . . . so gente boa. . amigos esses que andam aqui todos os dias. . . uns ainda com o mesmo nick , outros ja foram tantas vezes banidos que ja se p...ler comentário completo »
portistas
2019-02-19 15h56m por maiaslb
quando foi o golo em fora do jogo do maicon nao vos vi todos ofendidos, quando o Lizandro se travou na toca da lebre com o yebda por perto e foi penalti nao se choraram voces! rambo Dias? fernando couto, jorge costa, bruno alves. vejam quantas vezes foram estes senhores expulsos em portugal ao longo das suas carreiras, nenhum deles e conhecido pelas suas entradas violentas e pela conduta anti desportiva dentro de campo pois nao? O futebol é isto, porto e benfica sao favorecidos por epocas.
DR
El-Mago-10
2019-02-19 15h13m por Draco_Unreal
Quem é que treme? Isso é nas vossas cabeças.
Quantos jogos ganharam voces ultimamente no Dragão? ou melhor ao FCP?

Como escrevi mais abaixo, estamos borradinhos de medo em pânico e a tremer por todo lado XDD
WU
El mago
2019-02-19 15h08m por wubanga
Pelo historial dos jogos porto vs Benfica quem que deve estar todo tremido são VOCÊS
WU
Como já tinha dito
2019-02-19 15h07m por wubanga
JORGE SOUSA NO CLASSICO
Doença? Não, entretenimento!
2019-02-19 15h06m por El-Mago-10
Só vos estou a distrair um pouco, estão demasiado sérios. . .

Há um mês atrás éramos nós que estávamos demasiado sérios e vocês riam-se. Agora nós estamos com esperanças e vocês tremem.
WU
El mago
2019-02-19 15h06m por wubanga
Olha a que ponto chegaste para tentar justificar o injustificável.
. . .
2019-02-19 15h05m por PedroFCP_RockNRoll
"No tal lance, quem supostamente coloca o Herrera em jogo é o André Almeida junto à linha, mas se deixarmos de ver só linhas virtuais e repararmos bem no lance, no momento em que a bola sobra para o Herrera, o Alex Teles está dentro de campo depois do André Almeida, ou seja, em fora de jogo. "


E eu que aos anos achava que o bitw era o maior fanático deste site parece que agora tem concorrência, o Telles está fora de campo e este tonho vem dizer que estava dentro, ...ler comentário completo »
Filipe-31
2019-02-19 13h41m por CreedEinsteinBratton
A mim deu-me piada a teoria por isso tudo bem.
Agora o seu "apelo" já achei um pouco triste. . .
OUTRAS NOTÍCIAS
Sub-20
com video
Após vitória contra a Inglaterra
Depois do triunfo contra a congénere de Inglaterra, foi possível ouvir intervenientes da seleção portuguesa de sub-20 e desta vez vieram a dobrar. Diogo Queirós, ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
TI
tiagomgd 26-03-2019, 23:17
RJ
RJAR8 26-03-2019, 23:15
RJ
RJAR8 26-03-2019, 23:11
TI
tiagomgd 26-03-2019, 23:10
RJ
RJAR8 26-03-2019, 23:07
TI
tiagomgd 26-03-2019, 23:06
MO
moutinho123 26-03-2019, 23:05
otario007 26-03-2019, 23:00
Davidokas 26-03-2019, 22:33
SL
SLBenfica04 26-03-2019, 22:25
PE
PERAMANCA 26-03-2019, 22:23
vai_a_linha_e_cruza 26-03-2019, 22:18
DANILO_FCP 26-03-2019, 22:17
AN
andrerib 26-03-2019, 22:16
iSMURF4 26-03-2019, 22:15
PA
Pacheco1996 26-03-2019, 22:12