placardpt
    FC Porto derrota Vitória FC

    Salva de dois tiros pelo sub-capitão

    2019/02/16 22:32

    Eram três jogos seguidos sem ganhar, a pior fase da época para o FC Porto, mas a série negativa terminou com dois golos sem resposta para o campeão nacional contra uma equipa que luta para não descer. Num jogo em que Danilo Pereira se juntou à lista de lesionados que inclui vários jogadores-chave dos dragões, houve golos de Herrera e Soares em honra do sub-capitão.

    Com Militão a voltar ao centro da defesa, ao lado de Felipe, e Pepe a ser relegado para o banco de suplentes, abriu-se espaço à entrada no onze de Wilson Manafá (que grande jogo fez como lateral-direito) e ainda deu para Adrián ter lugar no onze pela primeira vez nesta Liga, depois do golo em Roma, face às baixas no ataque.

    Contra onze já parecia simples

    Frente a uma equipa também muito desfalcada, o FC Porto começou a exercer o domínio cedo. Controlo total dos acontecimentos, Iker Casillas como espectador, embora com algumas dificuldades na busca de espaços lá na frente e com um futebol algo lento. O regressado Corona foi o primeiro a tentar, com um remate muito desenquadrado que mereceu aplausos pela intenção e foi ele mesmo quem lançou a jogada do único golo de uma primeira metade de sentido único.

    Fuga pela esquerda, no espaço por onde costuma andar Brahimi, paciência no um para um com Gustavo Cascardo e atraso para Adrián rematar. Estava lá Vasco Fernandes para travar a tentativa, mas também estava lá Herrera para a recarga de cabeça que Cristiano não conseguiu segurar.

    Danilo saiu lesionado no primeiro tempo ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Era o primeiro tiro num Vitória que não mostrava grandes argumentos para travar o líder. O que se seguiu ao golo mostrou isso mesmo: pressão quase constante dos portistas, as cabeças de Soares e Adrián a ameaçarem muito o segundo golo que não chegaria na primeira parte mas não escaparia ao Dragão. 

    Também nessa primeira parte, no entanto, houve a má notícia do jogo para Sérgio Conceição: Danilo sofreu um primeiro toque, acabou por insistir e continuar em campo mas sucumbiu mesmo e saiu sob um coro de aplausos. Tinha regressado há pouco à competição e chegou agora novo contratempo.

    Contra dez, então...

    O FC Porto já estava bem por cima no jogo, até se podia queixar de só ter um golo de vantagem, e viu a tarefa ficar um pouco mais facilitada poucos minutos depois do arranque do segundo capítulo do encontro: Éber Bessa a cair na grande área, a levantar-se de imediato com os braços erguidos como que a pedir desculpa ao árbitro mas a não se livrar do segundo amarelo por simulação, que deixava o Vitória FC a correr atrás do resultado com menos um par de pernas.

    Estava ainda mais aberto o caminho rumo à baliza de Cristiano. Éder Militão partiu do eixo defensivo para posição de remate a meia distância e viu Cristiano negar a tentativa, Corona viu a bola chegar-lhe redondinha vinda do pé de Manafá mas não aproveitou com a cabeça, coisa que Soares, mais habituado a isto das bolas aéreas, aproveitou na perfeição.

    Marcaram dois, podiam ter sido mais ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Depois de Cádiz falhar uma de poucas boas ocasiões dos sadinos, num lance de bola parada, Alex Telles cruzou com conta, peso e medida (voltou aos bons jogos neste aspeto ofensivo) e lá apareceu a referência do ataque portista a bater Cristiano e, mesmo com quase meia hora ainda por jogar, a dar a sensação de que tudo estava sentenciado.

    Os portistas mantiveram o controlo, andaram a rondar a grande área sadina em busca do golo que daria mais robustez ao marcador mas ficaram-se pelos dois. Numa jornada em que duas outras equipas espreitavam o topo, o campeão vedou-lhes o caminho.

    U Sábado, 16 Fevereiro 2019 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Nuno Almeida
    2-0
    Héctor Herrera 15'
    Tiquinho Soares 65'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 22
    Lances Capitais
    15´
    GOLO FC Porto!
    Héctor Herrera marca
    Héctor Herrera marca o seu 3º golo na prova (22 jogos)
    65´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 10º golo na prova (17 jogos)
    A Chave
    Minuto 65: o Vitória já estava reduzido a dez e o FC Porto ficou com dois golos de vantagem. Cruzamento de Telles, cabeça de Soares e tudo encaminhado no Dragão.
    O Árbitro
    Durante muito tempo, algo brando no capítulo disciplinar, a tentar controlar a situação de forma diplomática. O segundo amarelo a Éber Bessa parece um pouco forçado, até porque o jogador não pede a falta, mas aceita-se a decisão dada a queda (tendo em conta que é difícil, pelas imagens, ter a certeza absoluta de que não tenha havido toque). De qualquer forma, o médio podia ter visto outro cartão mais cedo, por falta sobre Danilo.
    O Melhor
    Virtudes nas laterais
    Belíssimo jogo dos laterais portistas, num jogo com mudanças na linha defensiva. Alex Telles não acusou o desgaste e voltou às grandes noites no que toca aos cruzamentos, Manafá foi novidade e trouxe memórias de Ricardo Pereira. Ambos a grande nível no ataque, sem grandes tarefas defensivas.
    O Pior
    Mais um na lista de baixas
    Será ainda preciso conhecer o diagnóstico, mas parece provável que Danilo se junte à lista de lesionados para os próximos tempos. O médio defensivo tinha regressado no passado recente e voltou a lesionar-se, juntando-se na lista a jogadores como Aboubakar, Marega e Brahimi.
    Forma
    FC Porto
    2018/2019
    39J
    30V
    6E
    3D
    88-31G
    V. Setúbal
    2018/2019
    28J
    7V
    8E
    13D
    28-36G
    Sabia que...by playmaker stats
    Dois golos de cabeça do FC Porto na vitória por 2-0 frente ao Vitória de Setúbal, faz subir os dragões na tabela das equipas com mais golos de cabeça na Liga NOS 18/19:
    12 FC Porto
    12 SC Braga
    11 Benfica
    9 Sporting
    9 Santa Clara
    FC Porto chegou às 30 vitórias em 39 jogos [77% aproveitamento de triunfos].

    Sérgio Conceição precisou de menos um jogo em relação à época transacta para chegar aos 30 triunfos pelo FC Porto:
    2018/19 30V em 39J
    2017/18 30V em 40J [75% de aproveitamento de vitórias]
    Três jogos depois o FC Porto volta a não sofrer golos.

    Após quatro jogos os azuis e brancos regressam às vitórias [2-0] e o último triunfo sem golos sofridos tinha sido em casa frente ao Belenenses [3-0]

    Iker Casillas está na 14.ª "clean sheet" de 30 jogos na temporada
    FC Porto de Sérgio Conceição a reagir com triunfos após derrota europeia:
    2-1 Roma - V 2-0 V. Setúbal
    0-5 Liverpool - V 5-0 Rio Ave
    3-2 RB Leipzig - V 6-1 Paços Ferreira
    1-3 Besiktas - V 1-2 Rio Ave

    Fotografias(24)

    Liga NOS: FC Porto x Vit. Setubal
    Liga NOS: FC Porto x Vit. Setubal
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    VITÓRIA FC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    BITW
    2019-02-17 18h56m por PedroFCP_RockNRoll
    "claro que nao. Mas 6-2 de uma das 3 melhores equipas na holanda e ligeiramente menos mau que um 7-1 duma equipa de meio da tabela. "

    Ok mas não deixa de ser uma humilhação até porque o Feyenoord ainda assim está a mais de 10 pontos do Ajax.


    Sobre os jogadores com que jogaram na Turquia fala-se em várias supresas mas para mim as únicas grandes surpresas foram mesmo a ausência do Grimaldo e do Pizzi e as apostas no Yuri e no Florentino, Gedson como já dito...ler comentário completo »
    BITW
    2019-02-17 16h13m por PedroFCP_RockNRoll
    "Uma equipa que levou 7 da fiorentina nao pode ser um colosso. . . . "


    Já uma equipa que leva 6 do Feyenoord aos olhos de alguns continua a ser uma equipa de topo mundial.


    Sobre o Galatasaray ser uma equipa de topo não vi nenhum portista a dizer isso aliás só vi foi benfqiuistas a menosprezá-los durante meses e assim que lhes calhou e mesmo antes do jogo lembro-me de ler prognósticos a dizer que iria ser um jogo difícil e depois do jogo já vieram...ler comentário completo »
    WU
    Jorge sousa
    2019-02-17 16h09m por wubanga
    Irá apitar o PORTO vs Benfica. Escrevam o que vos digo. Desde o ano passado depois do clássico da vergonha foi constantmente elogiado pelo Benfica. Voltou a três semanas atrás e apitou o porto na jornada passada, voltou a ser AMOROSAMENTE ELOGIADO pelo Antônio rola na btv, algo que nunca tinha visto. Creio que foram criadas todas as condições pelo Benfica para este senhor apita o classico, que seria uma VERGONHA.
    Este arbitro era conotado como portista pertencente a claque dos super dragões mas ami parece mais uma TOUPEIRA infiltrada
    SO
    fcpISEP20
    2019-02-17 14h22m por sofintas
    Como na altura te disse, não resido no Porto ou em Gaia (não estou longe, mas vou poucas vezes ao Porto). Também não tenho facebook.

    Na altura, deixei-te o meu número de tlm. Sempre que quiseres ligar, está totalmente à vontade.


    E que tudo corra bem. Optimismo, valorizar as coisas boas (por vezes, há coisas que damos por adquiridas, que nem valorizamos - só se viessem a faltar. . . ) e. . . que a vida te sorria. Uma sugestão (não é conselho, ...ler comentário completo »
    WU
    Bitw
    2019-02-17 13h53m por wubanga
    Eu acho que devias ter muito cuidado em falar da DESGRAÇA de certas equipas visto que a sua equipa nos últimos anos tem sido um fartote de chacota a nivel internacional.
    Mas pronto é isso que dá ter telhados de vidro.
    WU
    Bitw
    2019-02-17 13h50m por wubanga
    O Benfica também não é nenhum colosso pq já levou 7 do celta de Vigo.
    Frente a Roma tas a esquecer o remate perigosíssimo do Herrera que quase deu golo
    WU
    Manafa esteve muito bem
    2019-02-17 12h34m por wubanga
    Excepto no lance do 2° golo em que era o ultimo homem na defesa e driblou o heldiberto antes de abrir na direita, para o cruzamento que deu o golo. pq se ele perdesse a bola naquela situação era golo quase certo. O lance terminou bem mas podia ter terminado mal.
    Quando somos o ultimo homem não podemos fintar naquela situação.
    Não sei se vocês repararam nessa situação???
    WU
    erwinsanchezfre king
    2019-02-17 12h29m por wubanga
    O porto jogou na defesa em roma?????? Dou- lhe um desconto Pela hora que escreveste o comentário.
    O porto teve mais bola que a Roma como é que o porto estava com o autocarro em Roma? Não sei que jogo estavas a ver
    Erwin
    2019-02-17 11h17m por PedroFCP_RockNRoll
    Quem te ouça falar até parece que a Roma massacrou imenso durante o jogo bastava ter Brahimi a bola que eles nem sabiam o que fazer basta ver o que acontece depois de ele sair.

    Uma coisa é jogar com cautelas o que é normal no Porto contra equipas do mesmo nível ou superior (tipo Barça, Real, City, United, Liverpool, Juventus, Bayern, etc. ) agora no Dragão irá ter que correr contra o prejuízo e basta apenas marcar 1 golo e não sofrer outra diferente é jogar com 6 defesas (...ler comentário completo »
    HA
    Jogo
    2019-02-17 10h49m por Halibut
    A ver se o Conceição se deixa de tretas e Manafá é titular e ponto final!!, Precisamos de mais largura e velocidade e assim conseguimos, temos pena mas só 1 central entre Pepe e Felipe pode ser titular o Militão é o melhor que temos logo. . . e ainda uma pena o Mbemba estar tapado pois também é bom. . .

    Eu continuo a achar que seria importante dar descanso ao Telles, e a meu ver seria já no próximo jogo, passava o Manafá para a esquerda e Maxi na direita, na zona central me...ler comentário completo »
    Erwin
    2019-02-17 10h34m por jfs79
    De autocarros em frente à baliza entendes tu. . . o FCP alguma vez jogou para o pontinho? Não me lembro! Agora que temos jogos mais difíceis, sim, equipas que jogam bem, sim, nunca irás entender! Reza para não ires parar à 2a
    Expulsão bem ajuizada
    2019-02-17 09h21m por Tubaraoportista
    Sentiu o contato e caiu. Se não tivesse simulado, não teria caído (e da forma que foi então). Percebendo que ia ser expulso tentou amenizar a situação. Mas, arrependimento quase todos o sentem após cometer os actos menos lícitos.
    SO
    MisterRuiBarros
    2019-02-17 02h14m por sofintas
    Obrigado, amigo. :) Boa noite também para ti.
    SO
    MisterRuiBarros
    2019-02-17 02h02m por sofintas
    Ó mister, não é boa hora para desenvolver (tentar fundamentar). Quero ir jogar uma futebolada de manhã. . . xD

    Com mais tempo, noutra oportunidade, se não te importas.


    Mas dizer que estou longe de ser uma pessoa com legitimidade para dizer o que disse com segurança, pois devo ser dos que vê menos jogos do campeonato português (disse pelo que vi. . . pelos futebóis praticados. . . ).

    Há quem use o "argumento" quem está à frente e que...ler comentário completo »
    SO
    Corrigindo
    2019-02-17 01h41m por sofintas
    44, 5 % para o Benfica; 10% para o Braga (assim é que perfaz 100).
    SO
    fcpSEP
    2019-02-17 01h33m por sofintas
    1 - Claro que não.
    2 - Sim. Qualquer equipa do mundo pode travar outra (mas o Aves pode dar boa luta e criar tropeços, sim).
    3 - Sim. Que pergunta! Tem os créditos da época passada e esta tb não está a correr mal (apesar da equipa estar espremidinha, talvez pronta a ser comida - valeu serem aqueles ""miseráveis futebolisticamente" dos italianos).
    4 - Sim. Todas as equipas do mundo são mais fortes em casa do que fora. Sem ir ver estatística, arrisco dizer que ela ...ler comentário completo »
    Força porto
    2019-02-17 01h14m por petitor
    Correção Adrian em torno de 1 pl
    Força porto
    2019-02-17 01h13m por petitor
    Não entendo algumas opções, adoro o mister mas não entendo.

    Adrian tem de jogar solto em torno de 1 plantel, tem Boa finalização e é muito inteligente, não deve jogar na ala

    Corona brilha muito mais na ala a assistir, até acho que e melhor na esquerda mas aí temos brahimi

    Otávio desde que está no Porto teve o seu melhor momento para com NES na ala esquerda ou no banco a entrar neste início de época não gosto de o ver sobre a direita

    ler comentário completo »
    Anti-jogo
    2019-02-17 00h27m por moreno07
    O plano do setubal era defender e fazer anti-jogo, a sorte é que marcamos cedo e logo aí o plano deles acabou e ficaram sem fazer nada o jogo todo. No primeiro quarto de hora 25s cada pontapé de baliza do vitória. . Quanto ao porto foi um bom jogo pois não deixamos o adversário rematar e só por isso vi logo que ia dar vitória para o nosso lado.
    MA
    PedroFCP_RockNR oll
    2019-02-17 00h18m por Markes88
    Bom, eu falo do que vejo. Eu nem sempre vejo os jogos do Fcp, sou do Benfica e é nesses que me foco obviamente, mas hoje vi o jogo todo do Fcp. . . . se existiu falta sobre o Soares semana passada foi erro do VAR ou do árbitro principal? De qualquer maneira, o Moreirense pelo que li por aqui no Zerozero fez um grande jogo, não foi como hoje os tipos do Setúbal, que meteu 50 médios e defesas a tentar levar no máximo um empate, algo que pela história dos confrontos certamente não iria acon...ler comentário completo »
    Markes88
    2019-02-17 00h06m por PedroFCP_RockNRoll
    "o Herrera puxa o braço direito do avançado sadino com a mão esquerda. . . "


    Curiosidade, o Soares a semana passada também foi puxado pelo braço e nada foi assinalado e aí já não nos vi tão indignados. Como desta vez foi com o Porto já tinha que ser penalti.


    Quanto à expulsão já disse que concordo que foi forçada naquele contexto já que parece apenas jogar-se para a perna do Herrera e não protesta penalti mas já devia ter amarelo o 2º amarelo ainda antes do intervalo em que aquele 1º amarelo que leva deveria ter sido o 2º.
    Arbitragem
    2019-02-17 00h06m por gagg
    Muito mau. . . E nem é para o preto nem para o Setúbal, é mesmo para o jogo em geral.
    Nem porto nem Setúbal têm jogado particularmente bem. Logo aí ninguém esperava grande jogo. A juntar a isso há um sujeito com apito que não o conseguia tirar da boca. Os jogadores sabem que podem cair que é sempre falta.
    Um lance tem de ser ajuizado da seguinte forma, uma falta tanto o é no meio campo como dentro de uma área. E a quantidade de faltas marcadas em zonas sem nenhum perigo é ...ler comentário completo »
    TY
    jorslb3
    2019-02-17 00h00m por TYSAN64
    Pensei seriamente se devia de responder. . Mas como acho tão estranho o que estas aqui a escrever, pergunto te, estas a brincar nao estas ? Simplesmente estas a tentar enganar as pessoas que nao viram o jogo e vêm aqui ler os comentários e como muitos até são do teu clube ou de satélites, depois cria se a ideia que uma equipa com 77% de posse 20 remates, 6 à baliza, não jogou para marcar mais do que até dois golos. Por favor deixem se destas campanhas sem sentido e ganha vergonha. . <...ler comentário completo »
    FC Porto
    2019-02-17 00h00m por CreedEinsteinBratton
    Não vi o jogo mas vitória normal.
    SL Benfica tem de responder bem na Vila das Aves.
    JO
    dkslash_afterba n
    2019-02-16 23h57m por jorslb3
    Nao desejo lesoes a nenhum desportista, muito menos aos de azul!
    Não quero ouvir desculpas no fim do campeonato.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Triunfo do Manchester City
    45 minutos de alta rotação valeram uma grande vitória ao Manchester City! Os comandados de Pep Guardiola, na visita ao Brighton, triunfaram por 0-4, tendo resolvido o jogo nos ...