Liga dos Campeões
Crónica
Real Madrid vence em Amesterdão

Veneno de campeão

2019/02/13 22:06
Texto por Ricardo Lestre

Novo dia, novo jogo de cartaz. A Champions League não pára, exige o máximo e a Johan Cruyff arena vestiu-se de gala para receber o campeão em título. André Rieu brilhou no violino e inspirou um Ajax digno. Digno de Champions, digno de uma vitória que não aconteceu. Valeu a experiência do Real Madrid e uma noite de muito futebol. Ah, uma dica: se não viu o jogo, pense em fazê-lo com o máximo de atenção. Vai valer a pena.

Espetáculo de transições

Uma ode à pressão alta, às transições ofensivas, ao futebol espetáculo. Os primeiros 45 minutos do Ajax foram de sonho. Completamente subjugado, o Real Madrid pouco respirou. Ziyech, Tadic e Neres instalaram o pânico na linha defensiva merengue que transmitiu insegurança máxima para a baliza. É que Courtois, mesmo tendo efetuado duas defesas de alto nível, quase borrou a pintura. Valeu o primeiro golo da história da Liga dos Campeões anulado com recurso ao VAR, uma vez que Dusan Tadic se encontrava em posição irregular.

Ora contra-ataco eu, ora contra-atacas tu. Foi esse o lema da primeira parte, mas sempre com sinal mais para os valentes homens de Amesterdão. Deu sempre mais Ajax, deu poste, deu Courtois. Deu, ainda, para Vinícius assustar Onana por uma ocasião, mas nada mais do que isso. Golos, nem vê-los… Ironia, não é verdade?

Finalmente!

O jogo permaneceu numa toada frenética. De novo um Ajax pressionante, mas um Real Madrid mais bem reforçado. Mais incisivo. Benzema ameaçou, Neres também, só que pouco tempo depois, o francês não perdoou. O samba perfumado nos pés de Vinícius Jr fez estragos da esquerda para o meio e uma finalização fulminante deu a vantagem inicial ao detentor do título.

Tagliafico viu o seu golo ser anulado na primeira parte graças a intervenção do VAR ©Getty /
Ora, o famoso balde de água fria. Estava na frente a equipa menos perigosa, a que menos fez por merecer o prémio. Mas nunca baixou os braços, o Ajax. Depois de tanta insistência, o empate lá surgiu e através de um dos grandes destaques da noite. Ziyech deu o melhor seguimento possível a (mais) uma jogada ofensiva de excelência e levou os adeptos holandeses ao delírio.

Faltavam 15 minutos para o fim e o jogo continuava bem rasgadinho. Ocasiões flagrantes para ambos os lados e do lado madrileno o perigo adensou-se já com Asensio em campo. A poucos minutos dos 90, a substituição dourada de Solari surtiu o efeito desejado. Transição rápida e letal. Desta vez, não houve displicência. A vitória foi para quem a menos mereceu, sim, mas é futebol...

jogos em destaque
U Quarta, 13 Fevereiro 2019 - 20:00
Johan Cruyff Arena
Damir Skomina
1-2
Hakim Ziyech 75'
Karim Benzema 60'
Marco Asensio 87'
ESTÁDIO
Johan Cruyff Arena
Lotação53 748
Medidas105 x 68 m
Inauguração1996
VIDEOS
Positivo
Futebol no seu estado mais puro
Por mais espetáculos como este. Que grande jogo de futebol recebeu a Johan Cruyff Arena com futebol ofensivo, oportunidades de golo, excelentes defesas e duas fantásticas equipas. Aguarda-se ansiosamente pela segunda mão!
Negativo
Campeão dominado
É verdade que saiu vitorioso de Amesterdão, mas o Real Madrid viu o adversário dominar o encontro durante largos minutos, sobretudo na primeira parte. Ainda que nos segundos 45 minutos tenha havido um crescimento notório, a turma merengue necessita de fazer muito mais. E no Bernabéu não vai ser pêra doce...
Forma
Ajax
2018/2019
38J
26V
8E
4D
111-32G
Real Madrid
2018/2019
38J
24V
4E
10D
77-43G
O Árbitro
No geral, arbitragem impecável de Damir Skomina. Recorreu ao VAR num lance de difícil análise a acabou por tomar a melhor decisão ao anular o golo do Ajax, na primeira parte, por fora de jogo de Tadic.

Fotografias(9)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
AJAX
EMPATE
REAL MADRID
Comentários (35)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Filipe-31
2019-02-14 23h19m por Portugues_Patriota
Eu não estou só a ver para um lado amigo, estou a ver a realidade, os factos, Real madrid é mais beneficiado que outras equipas "pequenas", ta como o Benfica, Sporting e Porto são mais beneficiados na liga portuguesa.
Ajax-Real
2019-02-14 14h13m por bludouro
Num jogo exclusivo entre equipas do "Top Europeu" (tome nota Signori Pellegrini) prevaleceu - como teria de prevalecer - a lei do mais forte, numa semana onde os ex-campeões europeus (Man U, Porto e Dortmund) perderam com emblemas que nunca o foram (PSG, Roma e Spurs). Para a semana há mais. . .
Jogo
2019-02-14 13h49m por RN123
Vitória suada do Real Madrid.
Se o Ajax tivesse jogado com os merengues há uns meses atrás, muito provavelmente teriam vencido!
ZA
Filipe-31
2019-02-14 13h42m por Zanatta80
Não é teoria. É um fato. O Tadic não perturba a ação do Courtouis. Isso é óbvio pela própria reação do guarda redes no lance. Ele falha, solta a bola e em nenhum momento reclama que foi atrapalhado pelo jogador do Ajax. Logo, não constitui impedimento (ou fora de jogo, como vocês dizem em Portugal).

Senão vejamos a regra: "O jogador atrapalha ativamente um adversário - porque obstrui sua visão, impede seus movimentos, ou o engana com uma finta de corpo. "

...ler comentário completo »
VAR
2019-02-14 13h15m por bludouro
Desde há muito que digo isto: o VAR existe de facto para tomar as decisões acertadas. . . A FAVOR das equipas certas! Não tenho a mínima dúvida que se os papéis fossem invertidos o golo do Real era limpo, sem necessidade de recorrer ao VAR. Quando eu me lembro do VAR fazer "vista grossa" ao pênalti claríssimo cometido por Boateng frente aos suecos no ultimo Mundial. . . e depois descortinar outros como no Portugal-Irão ou na própria final da prova. . .
GU
É um VAR especial
2019-02-14 12h07m por gui3634
Nao era mais facil no inicio do ano fazerem uma moeda ao ar entre real e barca para ver quem fica com a taça? Mas eu percebo, tem muito mais piada fazer os adeptos do Chelsea (2009 vs Barcelona) ou do Ajax (é o jogo que estou a ver agora e está muito bem encomendado sim sra. ) pagar o bilhete para ver a UEFA A GOZAR COM A SUA EQUIPA !

Tenho dito, temos os piores adeptos de qualquer desporto no mundo só fazia sentido ter os piores dirigentes também. Divirtam-se a serem enganados.

ZA
Regra do impedimento
2019-02-14 12h05m por Zanatta80
Muita gente falando besteira aqui. A regra do impedimento nesse caso fala em o jogador impedido "interferir no lance". Portanto, é subjetivo, a análise que tem que ser feita é se a presença do jogador impedido é suficiente para alterar o resultado da jogada, ou seja, se sem o jogador ali o resultado seria o mesmo. Senão, não há que se falar em interferência.
Por exemplo, o jogador acerta um canhão de fora da área no ângulo, mas um jogador impedido passa correndo na frente da tr...ler comentário completo »
Roubo descarado
2019-02-14 11h29m por Maregooool
Se fosse o fiscal de linha a anular aquele golo por fora-de-jogo ainda se aceitava, apesar de ser um erro agora o golo ser validado e ter sido o próprio VAR com acesso às imagens de vários ângulos a "ver" o fora-de-jogo é completamente ridículo, impunidade total para os colossos que roubam os mais pequenos da forma mais descarada possível.

Veremos ainda o que acontece ao Sergio Ramos que admitiu ter forçado o amarelo, exige-se 2 jogos de suspensão pela atitude anti-desportiva
Filipe-31
2019-02-14 10h15m por Portugues_Patriota
Temos aqui um fanboy acérrimo, é bom não ver só para um lado, e não estou a falar neste jogo.
JO
ZZ
2019-02-14 02h14m por Josec78
"No geral, arbitragem impecável de Damir Skomina. Recorreu ao VAR num lance de difícil análise a acabou por tomar a melhor decisão ao anular o golo do Ajax, na primeira parte, por fora de jogo de Tadic. "

A sério ? Sem comentários.
PE
Filipe-31
2019-02-14 00h24m por PERAMANCA
(E ainda há iluminados a insistir no jogo do ano passado com a Juventus, em que houve um penalti) Sao os mesmos " iluminados "que diziam que Cristiano levava este real as costas , no entanto o Real continua a ganhar , mas com mais 100 milhões no bolso!
Filipe-31
2019-02-14 00h22m por iSMURF4
Pois tinha. . .

Mas tenho quase a certeza que o jogo prosseguia. . . não há cá nada de VAR's não era preciso. . . siga que é golo para o Real. .

E mesmo que fossem ver o VAR eram bem senhores para validar na mesma o golo (bem anulado) do Ajax. . . . ai disso não duvides. . .

O golo foi bem anulado, mas isto é recorrente a favor do Real Madrid, e equipas espanholas diga-se.
MI
VAR
2019-02-14 00h20m por Mika2000
O VAR esteve mal em 3 lances!
O golo do ajax é mal anulado, era 1-0 para o Ajax!
No golo do 1-1 do Ajax começa numa recuperação de bola do Ajax que é falta sobre o Lucas Vasquez logo o golo tinha que ser invalidado!
O golo do 2-1 é golo, vejas as coisas com olhos e não como anti-madrilistas! Quem começa a fazer falta é o jogador do Ajax que agarra no Lucas, o Lucas como tenta se soltar empurra o Van De Beek penso eu que era ele se não estou em erro mas quem começa a fazer...ler comentário completo »
FI
Iluminados
2019-02-14 00h19m por Filipe-31
E ainda há iluminados a insistir no jogo do ano passado com a Juventus, em que houve um penalti QUE É PENALTI EM QUALQUER PARTE DO UNIVERSO!!!
jogo
2019-02-14 00h13m por brahimi
que fraquinho este real madrid xd sempre ajudado impressionante ! vão chegar a final , anotem ! já o tinha dito em outra noticia! Que gosto ver o ajax jogar! futebol atrativo, tabelinhas que lindo , grande equipa! e aquel de jong no barça vai partir tudo que máquina este puto
PE
dragaoazul_18
2019-02-14 00h09m por PERAMANCA
(A jogar assim nem com var vai lá . Apanhando o PSG por exemplo que está uma locomotiva é comido vivo com ou sem árbitros )
Apanha um PSG estas-te a esquecer que o Real apanhou o PSG o ano passado e foi ajudado pelos arbitros , apanhou a juventus e foi ajudado pelos árbitros apanhou o bayern e foi escandalosamente ajudado pelo arbitro!
Filipe-31
2019-02-14 00h07m por iSMURF4
Isso é tudo muito bonito mas pergunto-te se fosse ao contrário?

achas que iam ao VAR? pois. . . eh. . .
Real Madrid
2019-02-13 23h39m por dragaoazul_18
A jogar assim nem com var vai lá . Apanhando o PSG por exemplo que está uma locomotiva é comido vivo com ou sem árbitros . Ajax merecia mais mas já se sabe que há que puxar dos galões para os tubarões todos passarem para dar mais receitas . Futebol está podre e é por isso que as equipas portuguesas aos poucos vão desaparecer destes palcos e infelizmente devido às guerrinhas de poder vamos acabar por cair no esquecimento da alta elite europeia
PE
bigshaq
2019-02-13 23h37m por PERAMANCA
Maioria meu caro? 19 comentários e nem um a defender o real madrid ! O que isto mudou de um ano para o outro!
Real Madrid
2019-02-13 23h36m por Portugues_Patriota
Eternamente beneficiado, têm muito poder. .
Real Madrid a sofrer e aganhar com sorte
2019-02-13 23h17m por bigshaq
Onde é que eu já vi este filme? Mais do mesmo pff. . . .
Quando eu digo que o Real Madrid ganhou as últimas 3 champions league com uma sorte descomunal e sem merecer, a maioria vem com a lenga lenga do Barcelona vs Chelsea em 2009 e com o Barcelona vs PSG em 2017. Sempre foi mais fácil encobrir as roubalheiras do Real Madrid todos os anos em Portugal apenas porque o Cristiano jogava lá. . .
Nem vou falar no golo do Sérgio Ramos aos 90+2 depois de estar a perder o jogo intei...ler comentário completo »
Real e Barça
2019-02-13 22h38m por manso98afl
Abomino tanto um como o outro e se fossem já eliminados nesta ronda para mim era fantástico mas de há uns anos para cá cada vez mais detesto este clube e neste momento até os detesto mais que o Barça, estes últimos 3 anos então tem sido um fartote não jogam nada e mesmo assim ganham a Champions com uma sorte descomunal mais ajuda descomunal dos árbitros e este ano infelizmente prevejo que seja o mesmo filme e com a diferença que este ano há VAR.



Eu já quase que n...ler comentário completo »
Ismurf4
2019-02-13 22h35m por mafraFCP
Wwe ha já muito tempo que não vejo heheh, quanto há CL, só mesmo pelo Porto como tu dizes ou por jogos grandes que não envolvam um Real Madrid, clube mais nojento.
AC
VAR o instrumento do mais forte. . .
2019-02-13 22h35m por AcaroInformatico
Vê-se em Portugal e vê-se na Europa. . . o VAR, ou aVARiado é um excelente instrumento para desnivelar ainda mais o futebol.

Ora se convém ver. . .
"Olha uma falta a meio que ocorreu no inicio da jogada. . . anula!"

Quando não convém. . .
"Siga, siga. . . "

Quando convém. . .
"Epá. . . é nítido, mão na bola, claríssimo. . . penalti!!!"

Quando não convém. . .
"Bola na mão. . . Siga, siga. . . "

Enfim. . . nada de novo, nada de estranho. Entreguem a taça, e dêem a próxima bola de ouro ao Benzema.
Senhor Ceferin!
2019-02-13 22h34m por iSMURF4
De que está à espera de criar a tal superliga europeia?!

afinal de contas o VAR e os arbitros encarregam-se de levar as mesmas equipas de sempre ao colo nesta competição. . .

superliga europeia para ontem!
12
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga Portuguesa
Presidente falou à margem da Gala do Marítimo 2019
Esta quinta-feira foi marcada pela gala anual do Marítimo. Ora, à margem deste evento, Carlos Pereira falou à comunicação social sobre a época que ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
JHendrix 24-05-2019, 02:24
CreedEinsteinBratton 24-05-2019, 01:48
DaniIo_FCP 24-05-2019, 01:28
fjsa20 24-05-2019, 01:20
GI
Ginola 24-05-2019, 01:05
reporter-estrabico 24-05-2019, 00:52
j-f-uite 24-05-2019, 00:37
Chama__Portista 24-05-2019, 00:33
KU
kun 24-05-2019, 00:05
PE
pedrobmv 23-05-2019, 23:59
GI
Ginola 23-05-2019, 23:33
mafraFCP 23-05-2019, 23:27
Chama__Portista 23-05-2019, 23:24
Arshavin_El_10 23-05-2019, 23:18
iSMURF4 23-05-2019, 23:11
SchmeichelSandman 23-05-2019, 23:07